ENSINO DE FÍSICA COM ENFOQUE CTS: CONTRIBUIÇÕES ENTRE CIÊNCIAS E A LEI 10.639/2003

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Marcelo Vilela
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Capossoli, Eduardo Folco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3062
Resumo: O presente trabalho se propõe a desenvolver ações formativas que contemplem as relações compreendidas entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS), no âmbito da disciplina de física - nos ensinos fundamental e médio, com intuito de trabalhar transversalmente a Lei 10.639/2003, e, portanto, os conteúdos de história e cultura africana e afro-brasileira, nos currículos escolares. Além disso, o artigo tem como objetivo a superação dos desafios encontrados e enfrentados no interior do sistema educacional a fim de tornar possível, aos estudantes do ensino médio, um conhecimento a respeito das contribuições que as sociedades africanas deram para a ciência e a tecnologia. O procedimento metodológico incluiu um questionário escrito pré e pós-teste, ambos, com os estudantes. Os resultados encontrados foram analisados qualitativamente, e demostraram considerável relevância para se trabalhar, em sala de aula, as relações étnico-raciais.
id CP2-1_07cfc165e24e52fc7a00ec9a5cd1d00c
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3062
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling ENSINO DE FÍSICA COM ENFOQUE CTS: CONTRIBUIÇÕES ENTRE CIÊNCIAS E A LEI 10.639/2003O presente trabalho se propõe a desenvolver ações formativas que contemplem as relações compreendidas entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS), no âmbito da disciplina de física - nos ensinos fundamental e médio, com intuito de trabalhar transversalmente a Lei 10.639/2003, e, portanto, os conteúdos de história e cultura africana e afro-brasileira, nos currículos escolares. Além disso, o artigo tem como objetivo a superação dos desafios encontrados e enfrentados no interior do sistema educacional a fim de tornar possível, aos estudantes do ensino médio, um conhecimento a respeito das contribuições que as sociedades africanas deram para a ciência e a tecnologia. O procedimento metodológico incluiu um questionário escrito pré e pós-teste, ambos, com os estudantes. Os resultados encontrados foram analisados qualitativamente, e demostraram considerável relevância para se trabalhar, em sala de aula, as relações étnico-raciais.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3062Cadernos de Educação Básica; v. 5 n. 3 (2020); 198-2172525-28792525-287910.33025/ceb.v5i3reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3062/1911da Silva, Marcelo VilelaCapossoli, Eduardo Folcoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-12T15:27:37Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3062Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-02-12T15:27:37Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO DE FÍSICA COM ENFOQUE CTS: CONTRIBUIÇÕES ENTRE CIÊNCIAS E A LEI 10.639/2003
title ENSINO DE FÍSICA COM ENFOQUE CTS: CONTRIBUIÇÕES ENTRE CIÊNCIAS E A LEI 10.639/2003
spellingShingle ENSINO DE FÍSICA COM ENFOQUE CTS: CONTRIBUIÇÕES ENTRE CIÊNCIAS E A LEI 10.639/2003
da Silva, Marcelo Vilela
title_short ENSINO DE FÍSICA COM ENFOQUE CTS: CONTRIBUIÇÕES ENTRE CIÊNCIAS E A LEI 10.639/2003
title_full ENSINO DE FÍSICA COM ENFOQUE CTS: CONTRIBUIÇÕES ENTRE CIÊNCIAS E A LEI 10.639/2003
title_fullStr ENSINO DE FÍSICA COM ENFOQUE CTS: CONTRIBUIÇÕES ENTRE CIÊNCIAS E A LEI 10.639/2003
title_full_unstemmed ENSINO DE FÍSICA COM ENFOQUE CTS: CONTRIBUIÇÕES ENTRE CIÊNCIAS E A LEI 10.639/2003
title_sort ENSINO DE FÍSICA COM ENFOQUE CTS: CONTRIBUIÇÕES ENTRE CIÊNCIAS E A LEI 10.639/2003
author da Silva, Marcelo Vilela
author_facet da Silva, Marcelo Vilela
Capossoli, Eduardo Folco
author_role author
author2 Capossoli, Eduardo Folco
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Marcelo Vilela
Capossoli, Eduardo Folco
description O presente trabalho se propõe a desenvolver ações formativas que contemplem as relações compreendidas entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS), no âmbito da disciplina de física - nos ensinos fundamental e médio, com intuito de trabalhar transversalmente a Lei 10.639/2003, e, portanto, os conteúdos de história e cultura africana e afro-brasileira, nos currículos escolares. Além disso, o artigo tem como objetivo a superação dos desafios encontrados e enfrentados no interior do sistema educacional a fim de tornar possível, aos estudantes do ensino médio, um conhecimento a respeito das contribuições que as sociedades africanas deram para a ciência e a tecnologia. O procedimento metodológico incluiu um questionário escrito pré e pós-teste, ambos, com os estudantes. Os resultados encontrados foram analisados qualitativamente, e demostraram considerável relevância para se trabalhar, em sala de aula, as relações étnico-raciais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3062
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3062
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3062/1911
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 5 n. 3 (2020); 198-217
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v5i3
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180626874368