ENSINO DE FÍSICA COM ENFOQUE CTS: CONTRIBUIÇÕES ENTRE CIÊNCIAS E A LEI 10.639/2003
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3062 |
Resumo: | O presente trabalho se propõe a desenvolver ações formativas que contemplem as relações compreendidas entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS), no âmbito da disciplina de física - nos ensinos fundamental e médio, com intuito de trabalhar transversalmente a Lei 10.639/2003, e, portanto, os conteúdos de história e cultura africana e afro-brasileira, nos currículos escolares. Além disso, o artigo tem como objetivo a superação dos desafios encontrados e enfrentados no interior do sistema educacional a fim de tornar possível, aos estudantes do ensino médio, um conhecimento a respeito das contribuições que as sociedades africanas deram para a ciência e a tecnologia. O procedimento metodológico incluiu um questionário escrito pré e pós-teste, ambos, com os estudantes. Os resultados encontrados foram analisados qualitativamente, e demostraram considerável relevância para se trabalhar, em sala de aula, as relações étnico-raciais. |
id |
CP2-1_07cfc165e24e52fc7a00ec9a5cd1d00c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3062 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO DE FÍSICA COM ENFOQUE CTS: CONTRIBUIÇÕES ENTRE CIÊNCIAS E A LEI 10.639/2003O presente trabalho se propõe a desenvolver ações formativas que contemplem as relações compreendidas entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS), no âmbito da disciplina de física - nos ensinos fundamental e médio, com intuito de trabalhar transversalmente a Lei 10.639/2003, e, portanto, os conteúdos de história e cultura africana e afro-brasileira, nos currículos escolares. Além disso, o artigo tem como objetivo a superação dos desafios encontrados e enfrentados no interior do sistema educacional a fim de tornar possível, aos estudantes do ensino médio, um conhecimento a respeito das contribuições que as sociedades africanas deram para a ciência e a tecnologia. O procedimento metodológico incluiu um questionário escrito pré e pós-teste, ambos, com os estudantes. Os resultados encontrados foram analisados qualitativamente, e demostraram considerável relevância para se trabalhar, em sala de aula, as relações étnico-raciais.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3062Cadernos de Educação Básica; v. 5 n. 3 (2020); 198-2172525-28792525-287910.33025/ceb.v5i3reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3062/1911da Silva, Marcelo VilelaCapossoli, Eduardo Folcoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-12T15:27:37Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3062Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-02-12T15:27:37Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO DE FÍSICA COM ENFOQUE CTS: CONTRIBUIÇÕES ENTRE CIÊNCIAS E A LEI 10.639/2003 |
title |
ENSINO DE FÍSICA COM ENFOQUE CTS: CONTRIBUIÇÕES ENTRE CIÊNCIAS E A LEI 10.639/2003 |
spellingShingle |
ENSINO DE FÍSICA COM ENFOQUE CTS: CONTRIBUIÇÕES ENTRE CIÊNCIAS E A LEI 10.639/2003 da Silva, Marcelo Vilela |
title_short |
ENSINO DE FÍSICA COM ENFOQUE CTS: CONTRIBUIÇÕES ENTRE CIÊNCIAS E A LEI 10.639/2003 |
title_full |
ENSINO DE FÍSICA COM ENFOQUE CTS: CONTRIBUIÇÕES ENTRE CIÊNCIAS E A LEI 10.639/2003 |
title_fullStr |
ENSINO DE FÍSICA COM ENFOQUE CTS: CONTRIBUIÇÕES ENTRE CIÊNCIAS E A LEI 10.639/2003 |
title_full_unstemmed |
ENSINO DE FÍSICA COM ENFOQUE CTS: CONTRIBUIÇÕES ENTRE CIÊNCIAS E A LEI 10.639/2003 |
title_sort |
ENSINO DE FÍSICA COM ENFOQUE CTS: CONTRIBUIÇÕES ENTRE CIÊNCIAS E A LEI 10.639/2003 |
author |
da Silva, Marcelo Vilela |
author_facet |
da Silva, Marcelo Vilela Capossoli, Eduardo Folco |
author_role |
author |
author2 |
Capossoli, Eduardo Folco |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Marcelo Vilela Capossoli, Eduardo Folco |
description |
O presente trabalho se propõe a desenvolver ações formativas que contemplem as relações compreendidas entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS), no âmbito da disciplina de física - nos ensinos fundamental e médio, com intuito de trabalhar transversalmente a Lei 10.639/2003, e, portanto, os conteúdos de história e cultura africana e afro-brasileira, nos currículos escolares. Além disso, o artigo tem como objetivo a superação dos desafios encontrados e enfrentados no interior do sistema educacional a fim de tornar possível, aos estudantes do ensino médio, um conhecimento a respeito das contribuições que as sociedades africanas deram para a ciência e a tecnologia. O procedimento metodológico incluiu um questionário escrito pré e pós-teste, ambos, com os estudantes. Os resultados encontrados foram analisados qualitativamente, e demostraram considerável relevância para se trabalhar, em sala de aula, as relações étnico-raciais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3062 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3062 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3062/1911 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 5 n. 3 (2020); 198-217 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v5i3 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180626874368 |