O Computador na Educação Musical: Transformação ou Conservadorismo?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1532 |
Resumo: | Visando ao ensino da música, o estudo buscou a relação do Computador com a Educação Musical, e a descrição e análise dos objetivos de softwares americanos produzidos especificamente para essa área, categorizados em "tutoriais", e outros, produzidos para músicos profissionais, categorizados em "composição e edição". O estudo também abordou a informática na educação e o papel do professor e da escola nesse contexto. Para a análise foram usados como referenciais teóricos: a) na Educação Musical, Paynter, Shafer e Gainza; b) na teoria da aprendizagem, Bruner, Piaget e Skinner; c) na educação, Saviani e Caldart entre outros; d) na Informática na Educação, Almeida e Papert. Concluiu-se que os softwares tutoriais para educação musical não são adequados para a aprendizagem musical, pois têm base numa proposta behaviorista de treinamento, e que os softwares para composição e edição são baseados na linha cognitivista e portanto, adequados, porém, para a utilização por iniciantes, devem ser desmembrados em programas simples e de complexidade crescente. Concluiu-se, também, pela necessidade da transformação do professor e da escola frente a este novo caminho e da elaboração por equipes brasileiras de programas graduados em níveis diferentes de dificuldade na linha dos softwares para composição e edição.The purpose of this study was to find out the relationship between the computer and Musical Education aiming the teaching of music. It was also to describe and analyse only Americans softwares especifically produced to this area, classified as “tutorials” but also others produced to professional musicians, classifieds as “composition and edition”. This study also approached the computer in education and the hole of the teacher and school in this context. The theoretical references to the analyses were: a) In Musical Education: Paynter, Shafer and Gainza; b) in the development theory: Bruner, Piaget and Skinner; c) in the education: Saviani, Caldart among others; d) in the Computer in Education: Almeida e Papert. We conclude that the “tutorials” softwares are not adequate to the teaching of music because they have a behaviorist treatment. The “Composition and Edition” softwares are based on a cognitive line so, they are adequate. It is important to observe that when used by beginners they have to be divided into simple programmers and with increasing complexity. We also conclude that school and the teacher have to change as this scientific way came to our life. We also have to form Brasilian terms to prepare this programmes with increasing difficulties in the “composition and edition” softwares. |
id |
CP2-1_0873d64527af58e9885bd3efb449a0bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1532 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
O Computador na Educação Musical: Transformação ou Conservadorismo?Educação MusicalComputador na Educação MusicalInformática Educativa.Visando ao ensino da música, o estudo buscou a relação do Computador com a Educação Musical, e a descrição e análise dos objetivos de softwares americanos produzidos especificamente para essa área, categorizados em "tutoriais", e outros, produzidos para músicos profissionais, categorizados em "composição e edição". O estudo também abordou a informática na educação e o papel do professor e da escola nesse contexto. Para a análise foram usados como referenciais teóricos: a) na Educação Musical, Paynter, Shafer e Gainza; b) na teoria da aprendizagem, Bruner, Piaget e Skinner; c) na educação, Saviani e Caldart entre outros; d) na Informática na Educação, Almeida e Papert. Concluiu-se que os softwares tutoriais para educação musical não são adequados para a aprendizagem musical, pois têm base numa proposta behaviorista de treinamento, e que os softwares para composição e edição são baseados na linha cognitivista e portanto, adequados, porém, para a utilização por iniciantes, devem ser desmembrados em programas simples e de complexidade crescente. Concluiu-se, também, pela necessidade da transformação do professor e da escola frente a este novo caminho e da elaboração por equipes brasileiras de programas graduados em níveis diferentes de dificuldade na linha dos softwares para composição e edição.The purpose of this study was to find out the relationship between the computer and Musical Education aiming the teaching of music. It was also to describe and analyse only Americans softwares especifically produced to this area, classified as “tutorials” but also others produced to professional musicians, classifieds as “composition and edition”. This study also approached the computer in education and the hole of the teacher and school in this context. The theoretical references to the analyses were: a) In Musical Education: Paynter, Shafer and Gainza; b) in the development theory: Bruner, Piaget and Skinner; c) in the education: Saviani, Caldart among others; d) in the Computer in Education: Almeida e Papert. We conclude that the “tutorials” softwares are not adequate to the teaching of music because they have a behaviorist treatment. The “Composition and Edition” softwares are based on a cognitive line so, they are adequate. It is important to observe that when used by beginners they have to be divided into simple programmers and with increasing complexity. We also conclude that school and the teacher have to change as this scientific way came to our life. We also have to form Brasilian terms to prepare this programmes with increasing difficulties in the “composition and edition” softwares.Colégio Pedro II2018-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1532Interlúdio - Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; v. 2 n. 2 (2011): Interlúdio: Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; 88-892594407X2236121910.33025/irdemcp2.v2i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1532/1097Repsold, Mônicainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-25T10:50:41Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1532Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2018-03-25T10:50:41Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Computador na Educação Musical: Transformação ou Conservadorismo? |
title |
O Computador na Educação Musical: Transformação ou Conservadorismo? |
spellingShingle |
O Computador na Educação Musical: Transformação ou Conservadorismo? Repsold, Mônica Educação Musical Computador na Educação Musical Informática Educativa. |
title_short |
O Computador na Educação Musical: Transformação ou Conservadorismo? |
title_full |
O Computador na Educação Musical: Transformação ou Conservadorismo? |
title_fullStr |
O Computador na Educação Musical: Transformação ou Conservadorismo? |
title_full_unstemmed |
O Computador na Educação Musical: Transformação ou Conservadorismo? |
title_sort |
O Computador na Educação Musical: Transformação ou Conservadorismo? |
author |
Repsold, Mônica |
author_facet |
Repsold, Mônica |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Repsold, Mônica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Musical Computador na Educação Musical Informática Educativa. |
topic |
Educação Musical Computador na Educação Musical Informática Educativa. |
description |
Visando ao ensino da música, o estudo buscou a relação do Computador com a Educação Musical, e a descrição e análise dos objetivos de softwares americanos produzidos especificamente para essa área, categorizados em "tutoriais", e outros, produzidos para músicos profissionais, categorizados em "composição e edição". O estudo também abordou a informática na educação e o papel do professor e da escola nesse contexto. Para a análise foram usados como referenciais teóricos: a) na Educação Musical, Paynter, Shafer e Gainza; b) na teoria da aprendizagem, Bruner, Piaget e Skinner; c) na educação, Saviani e Caldart entre outros; d) na Informática na Educação, Almeida e Papert. Concluiu-se que os softwares tutoriais para educação musical não são adequados para a aprendizagem musical, pois têm base numa proposta behaviorista de treinamento, e que os softwares para composição e edição são baseados na linha cognitivista e portanto, adequados, porém, para a utilização por iniciantes, devem ser desmembrados em programas simples e de complexidade crescente. Concluiu-se, também, pela necessidade da transformação do professor e da escola frente a este novo caminho e da elaboração por equipes brasileiras de programas graduados em níveis diferentes de dificuldade na linha dos softwares para composição e edição.The purpose of this study was to find out the relationship between the computer and Musical Education aiming the teaching of music. It was also to describe and analyse only Americans softwares especifically produced to this area, classified as “tutorials” but also others produced to professional musicians, classifieds as “composition and edition”. This study also approached the computer in education and the hole of the teacher and school in this context. The theoretical references to the analyses were: a) In Musical Education: Paynter, Shafer and Gainza; b) in the development theory: Bruner, Piaget and Skinner; c) in the education: Saviani, Caldart among others; d) in the Computer in Education: Almeida e Papert. We conclude that the “tutorials” softwares are not adequate to the teaching of music because they have a behaviorist treatment. The “Composition and Edition” softwares are based on a cognitive line so, they are adequate. It is important to observe that when used by beginners they have to be divided into simple programmers and with increasing complexity. We also conclude that school and the teacher have to change as this scientific way came to our life. We also have to form Brasilian terms to prepare this programmes with increasing difficulties in the “composition and edition” softwares. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1532 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1532 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1532/1097 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interlúdio - Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; v. 2 n. 2 (2011): Interlúdio: Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; 88-89 2594407X 22361219 10.33025/irdemcp2.v2i2 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042181035819008 |