Educação Libertadora: o papel das escolas nas comunidades quilombolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Augusto, Giulia Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rodrigues, Isadora Pereira Sá, Marins, Isis Paiva de, Santos, Laísa Maressa Ferreira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2262
Resumo: A educação é uma arma libertadora que nos dá o conhecimento do mundo, portanto ela se torna o centro da questão nas escolas quilombolas proporcionando um ensino de qualidade, conquistado pela resistência e reconhecimento de seu povo, fazendo com que possam lutar pelos seus direitos. Desta forma, não podemos deixar de lado os aspectos culturais que moldam essa sociedade, mostrando a importância dessa cultura em um ensino diferenciado. No presente artigo, apresentaremos as experiências realizadas pelos alunos/pesquisadores do IFRJ, campus Engenheiro Paulo de Frontin, a partir de uma pesquisa de campo no Quilombo São José da Serra, realizada com objetivo de conhecer uma cultura tão perto, mas tão longe de nós. Por conseguinte, buscamos relatar nossas experiências, apoiando-nos em leis e dados relacionados à educação escolar quilombola, bem como em autores e pesquisadores que permitem analisar a educação de modo objetivo. Concluímos a importância da educação escolar quilombola como uma das formas que os remanescentes possuem de compartilhar e perpetuar seus estilos de vida e seus conhecimentos, e de formar indivíduos conscientes de sua realidade.
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