Educação Libertadora: o papel das escolas nas comunidades quilombolas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2262 |
Resumo: | A educação é uma arma libertadora que nos dá o conhecimento do mundo, portanto ela se torna o centro da questão nas escolas quilombolas proporcionando um ensino de qualidade, conquistado pela resistência e reconhecimento de seu povo, fazendo com que possam lutar pelos seus direitos. Desta forma, não podemos deixar de lado os aspectos culturais que moldam essa sociedade, mostrando a importância dessa cultura em um ensino diferenciado. No presente artigo, apresentaremos as experiências realizadas pelos alunos/pesquisadores do IFRJ, campus Engenheiro Paulo de Frontin, a partir de uma pesquisa de campo no Quilombo São José da Serra, realizada com objetivo de conhecer uma cultura tão perto, mas tão longe de nós. Por conseguinte, buscamos relatar nossas experiências, apoiando-nos em leis e dados relacionados à educação escolar quilombola, bem como em autores e pesquisadores que permitem analisar a educação de modo objetivo. Concluímos a importância da educação escolar quilombola como uma das formas que os remanescentes possuem de compartilhar e perpetuar seus estilos de vida e seus conhecimentos, e de formar indivíduos conscientes de sua realidade. |
id |
CP2-1_0926b3c6bd353f6c3c504fcd2f7b2539 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2262 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Libertadora: o papel das escolas nas comunidades quilombolasA educação é uma arma libertadora que nos dá o conhecimento do mundo, portanto ela se torna o centro da questão nas escolas quilombolas proporcionando um ensino de qualidade, conquistado pela resistência e reconhecimento de seu povo, fazendo com que possam lutar pelos seus direitos. Desta forma, não podemos deixar de lado os aspectos culturais que moldam essa sociedade, mostrando a importância dessa cultura em um ensino diferenciado. No presente artigo, apresentaremos as experiências realizadas pelos alunos/pesquisadores do IFRJ, campus Engenheiro Paulo de Frontin, a partir de uma pesquisa de campo no Quilombo São José da Serra, realizada com objetivo de conhecer uma cultura tão perto, mas tão longe de nós. Por conseguinte, buscamos relatar nossas experiências, apoiando-nos em leis e dados relacionados à educação escolar quilombola, bem como em autores e pesquisadores que permitem analisar a educação de modo objetivo. Concluímos a importância da educação escolar quilombola como uma das formas que os remanescentes possuem de compartilhar e perpetuar seus estilos de vida e seus conhecimentos, e de formar indivíduos conscientes de sua realidade.Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de estudanteapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2262Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 24: A Sociologia no Ensino Médio: uma relação necessária; 76-811983-007610.33025/rps.v0i24reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2262/1550Augusto, Giulia RodriguesRodrigues, Isadora Pereira SáMarins, Isis Paiva deSantos, Laísa Maressa Ferreira dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-11T11:54:35Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2262Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-01-11T11:54:35Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Libertadora: o papel das escolas nas comunidades quilombolas |
title |
Educação Libertadora: o papel das escolas nas comunidades quilombolas |
spellingShingle |
Educação Libertadora: o papel das escolas nas comunidades quilombolas Augusto, Giulia Rodrigues |
title_short |
Educação Libertadora: o papel das escolas nas comunidades quilombolas |
title_full |
Educação Libertadora: o papel das escolas nas comunidades quilombolas |
title_fullStr |
Educação Libertadora: o papel das escolas nas comunidades quilombolas |
title_full_unstemmed |
Educação Libertadora: o papel das escolas nas comunidades quilombolas |
title_sort |
Educação Libertadora: o papel das escolas nas comunidades quilombolas |
author |
Augusto, Giulia Rodrigues |
author_facet |
Augusto, Giulia Rodrigues Rodrigues, Isadora Pereira Sá Marins, Isis Paiva de Santos, Laísa Maressa Ferreira dos |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Isadora Pereira Sá Marins, Isis Paiva de Santos, Laísa Maressa Ferreira dos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Augusto, Giulia Rodrigues Rodrigues, Isadora Pereira Sá Marins, Isis Paiva de Santos, Laísa Maressa Ferreira dos |
description |
A educação é uma arma libertadora que nos dá o conhecimento do mundo, portanto ela se torna o centro da questão nas escolas quilombolas proporcionando um ensino de qualidade, conquistado pela resistência e reconhecimento de seu povo, fazendo com que possam lutar pelos seus direitos. Desta forma, não podemos deixar de lado os aspectos culturais que moldam essa sociedade, mostrando a importância dessa cultura em um ensino diferenciado. No presente artigo, apresentaremos as experiências realizadas pelos alunos/pesquisadores do IFRJ, campus Engenheiro Paulo de Frontin, a partir de uma pesquisa de campo no Quilombo São José da Serra, realizada com objetivo de conhecer uma cultura tão perto, mas tão longe de nós. Por conseguinte, buscamos relatar nossas experiências, apoiando-nos em leis e dados relacionados à educação escolar quilombola, bem como em autores e pesquisadores que permitem analisar a educação de modo objetivo. Concluímos a importância da educação escolar quilombola como uma das formas que os remanescentes possuem de compartilhar e perpetuar seus estilos de vida e seus conhecimentos, e de formar indivíduos conscientes de sua realidade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de estudante |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2262 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2262 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2262/1550 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 24: A Sociologia no Ensino Médio: uma relação necessária; 76-81 1983-0076 10.33025/rps.v0i24 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042176147357696 |