Hortas escolares na educação geográfica: reflexões sobre um modo de fazer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marchesan, Larissa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Selhane, Lívia de Souza C., Preve, Ana Maria Hoepers
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2555
Resumo: O presente texto resulta de uma metodologia com horta numa escola pública estadual em Florianópolis (Santa Catarina). Por aproximadamente três anos exercitamos um trabalho com a geografia e com as hortas nesta escola com o objetivo de refletir sobre a ocupação das plantas e de nossas práticas dada a imagem que tínhamos de hortas. Descreveremos o que acontece quando canteiros ordenados não sustentam mais uma ideia, uma imagem. Em nossas narrativas aparecem os momentos desse processo, inclusive o que está no meio, uma zona de fronteira. Utilizamos da prática das oficinas para pouco a pouco transformar uma horta escolar em uma hortajardim. Vemos a hortajardim como uma possibilidade para a construção de saberes geográficos tanto para os estudantes como para os professores. Este espaço nos permitiu refletir sobre o estudar, preparar aulas de geografia, exercitar aulas, brincar com os alunos em contato direto com a terra. A atenção a este procedimento nos permitiu relacionar as hortas escolares a uma série de outros procedimentos e funcionamentos escolares.O presente texto resulta de uma metodologia com horta numa escola pública estadual em Florianópolis (Santa Catarina). Por aproximadamente três anos exercitamos um trabalho com a geografia e com as hortas nesta escola com o objetivo de refletir sobre a ocupação das plantas e de nossas práticas dada a imagem que tínhamos de hortas. Descreveremos o que acontece quando canteiros ordenados não sustentam mais uma ideia, uma imagem. Em nossas narrativas aparecem os momentos desse processo, inclusive o que está no meio, uma zona de fronteira. Utilizamos da prática das oficinas para pouco a pouco transformar uma horta escolar em uma hortajardim. Vemos a hortajardim como uma possibilidade para a construção de saberes geográficos tanto para os estudantes como para os professores. Este espaço nos permitiu refletir sobre o estudar, preparar aulas de geografia, exercitar aulas, brincar com os alunos em contato direto com a terra. A atenção a este procedimento nos permitiu relacionar as hortas escolares a uma série de outros procedimentos e funcionamentos escolares.
id CP2-1_09c64509d5ad2294a3a1948afafd9839
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2555
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Hortas escolares na educação geográfica: reflexões sobre um modo de fazerEducação AmbientalEducação em GeografiaHorta EscolarJardimEscola.Ensino de GeografiaEducação GeográficaO presente texto resulta de uma metodologia com horta numa escola pública estadual em Florianópolis (Santa Catarina). Por aproximadamente três anos exercitamos um trabalho com a geografia e com as hortas nesta escola com o objetivo de refletir sobre a ocupação das plantas e de nossas práticas dada a imagem que tínhamos de hortas. Descreveremos o que acontece quando canteiros ordenados não sustentam mais uma ideia, uma imagem. Em nossas narrativas aparecem os momentos desse processo, inclusive o que está no meio, uma zona de fronteira. Utilizamos da prática das oficinas para pouco a pouco transformar uma horta escolar em uma hortajardim. Vemos a hortajardim como uma possibilidade para a construção de saberes geográficos tanto para os estudantes como para os professores. Este espaço nos permitiu refletir sobre o estudar, preparar aulas de geografia, exercitar aulas, brincar com os alunos em contato direto com a terra. A atenção a este procedimento nos permitiu relacionar as hortas escolares a uma série de outros procedimentos e funcionamentos escolares.O presente texto resulta de uma metodologia com horta numa escola pública estadual em Florianópolis (Santa Catarina). Por aproximadamente três anos exercitamos um trabalho com a geografia e com as hortas nesta escola com o objetivo de refletir sobre a ocupação das plantas e de nossas práticas dada a imagem que tínhamos de hortas. Descreveremos o que acontece quando canteiros ordenados não sustentam mais uma ideia, uma imagem. Em nossas narrativas aparecem os momentos desse processo, inclusive o que está no meio, uma zona de fronteira. Utilizamos da prática das oficinas para pouco a pouco transformar uma horta escolar em uma hortajardim. Vemos a hortajardim como uma possibilidade para a construção de saberes geográficos tanto para os estudantes como para os professores. Este espaço nos permitiu refletir sobre o estudar, preparar aulas de geografia, exercitar aulas, brincar com os alunos em contato direto com a terra. A atenção a este procedimento nos permitiu relacionar as hortas escolares a uma série de outros procedimentos e funcionamentos escolares.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2555Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 4 n. 8 (2017): GIRAMUNDO, OITAVA EDIÇÃO; 17-252358-446710.33025/grgcp2.v4i8reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2555/1663Marchesan, LarissaSelhane, Lívia de Souza C.Preve, Ana Maria Hoepersinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-08T17:29:58Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2555Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-06-08T17:29:58Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Hortas escolares na educação geográfica: reflexões sobre um modo de fazer
title Hortas escolares na educação geográfica: reflexões sobre um modo de fazer
spellingShingle Hortas escolares na educação geográfica: reflexões sobre um modo de fazer
Marchesan, Larissa
Educação Ambiental
Educação em Geografia
Horta Escolar
Jardim
Escola.
Ensino de Geografia
Educação Geográfica
title_short Hortas escolares na educação geográfica: reflexões sobre um modo de fazer
title_full Hortas escolares na educação geográfica: reflexões sobre um modo de fazer
title_fullStr Hortas escolares na educação geográfica: reflexões sobre um modo de fazer
title_full_unstemmed Hortas escolares na educação geográfica: reflexões sobre um modo de fazer
title_sort Hortas escolares na educação geográfica: reflexões sobre um modo de fazer
author Marchesan, Larissa
author_facet Marchesan, Larissa
Selhane, Lívia de Souza C.
Preve, Ana Maria Hoepers
author_role author
author2 Selhane, Lívia de Souza C.
Preve, Ana Maria Hoepers
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marchesan, Larissa
Selhane, Lívia de Souza C.
Preve, Ana Maria Hoepers
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Educação em Geografia
Horta Escolar
Jardim
Escola.
Ensino de Geografia
Educação Geográfica
topic Educação Ambiental
Educação em Geografia
Horta Escolar
Jardim
Escola.
Ensino de Geografia
Educação Geográfica
description O presente texto resulta de uma metodologia com horta numa escola pública estadual em Florianópolis (Santa Catarina). Por aproximadamente três anos exercitamos um trabalho com a geografia e com as hortas nesta escola com o objetivo de refletir sobre a ocupação das plantas e de nossas práticas dada a imagem que tínhamos de hortas. Descreveremos o que acontece quando canteiros ordenados não sustentam mais uma ideia, uma imagem. Em nossas narrativas aparecem os momentos desse processo, inclusive o que está no meio, uma zona de fronteira. Utilizamos da prática das oficinas para pouco a pouco transformar uma horta escolar em uma hortajardim. Vemos a hortajardim como uma possibilidade para a construção de saberes geográficos tanto para os estudantes como para os professores. Este espaço nos permitiu refletir sobre o estudar, preparar aulas de geografia, exercitar aulas, brincar com os alunos em contato direto com a terra. A atenção a este procedimento nos permitiu relacionar as hortas escolares a uma série de outros procedimentos e funcionamentos escolares.O presente texto resulta de uma metodologia com horta numa escola pública estadual em Florianópolis (Santa Catarina). Por aproximadamente três anos exercitamos um trabalho com a geografia e com as hortas nesta escola com o objetivo de refletir sobre a ocupação das plantas e de nossas práticas dada a imagem que tínhamos de hortas. Descreveremos o que acontece quando canteiros ordenados não sustentam mais uma ideia, uma imagem. Em nossas narrativas aparecem os momentos desse processo, inclusive o que está no meio, uma zona de fronteira. Utilizamos da prática das oficinas para pouco a pouco transformar uma horta escolar em uma hortajardim. Vemos a hortajardim como uma possibilidade para a construção de saberes geográficos tanto para os estudantes como para os professores. Este espaço nos permitiu refletir sobre o estudar, preparar aulas de geografia, exercitar aulas, brincar com os alunos em contato direto com a terra. A atenção a este procedimento nos permitiu relacionar as hortas escolares a uma série de outros procedimentos e funcionamentos escolares.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2555
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2555
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2555/1663
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 4 n. 8 (2017): GIRAMUNDO, OITAVA EDIÇÃO; 17-25
2358-4467
10.33025/grgcp2.v4i8
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177065910272