Hortas escolares na educação geográfica: reflexões sobre um modo de fazer
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2555 |
Resumo: | O presente texto resulta de uma metodologia com horta numa escola pública estadual em Florianópolis (Santa Catarina). Por aproximadamente três anos exercitamos um trabalho com a geografia e com as hortas nesta escola com o objetivo de refletir sobre a ocupação das plantas e de nossas práticas dada a imagem que tínhamos de hortas. Descreveremos o que acontece quando canteiros ordenados não sustentam mais uma ideia, uma imagem. Em nossas narrativas aparecem os momentos desse processo, inclusive o que está no meio, uma zona de fronteira. Utilizamos da prática das oficinas para pouco a pouco transformar uma horta escolar em uma hortajardim. Vemos a hortajardim como uma possibilidade para a construção de saberes geográficos tanto para os estudantes como para os professores. Este espaço nos permitiu refletir sobre o estudar, preparar aulas de geografia, exercitar aulas, brincar com os alunos em contato direto com a terra. A atenção a este procedimento nos permitiu relacionar as hortas escolares a uma série de outros procedimentos e funcionamentos escolares.O presente texto resulta de uma metodologia com horta numa escola pública estadual em Florianópolis (Santa Catarina). Por aproximadamente três anos exercitamos um trabalho com a geografia e com as hortas nesta escola com o objetivo de refletir sobre a ocupação das plantas e de nossas práticas dada a imagem que tínhamos de hortas. Descreveremos o que acontece quando canteiros ordenados não sustentam mais uma ideia, uma imagem. Em nossas narrativas aparecem os momentos desse processo, inclusive o que está no meio, uma zona de fronteira. Utilizamos da prática das oficinas para pouco a pouco transformar uma horta escolar em uma hortajardim. Vemos a hortajardim como uma possibilidade para a construção de saberes geográficos tanto para os estudantes como para os professores. Este espaço nos permitiu refletir sobre o estudar, preparar aulas de geografia, exercitar aulas, brincar com os alunos em contato direto com a terra. A atenção a este procedimento nos permitiu relacionar as hortas escolares a uma série de outros procedimentos e funcionamentos escolares. |
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