Redes sociais: oportunidade de buscar evidências nas informações compartilhadas pelos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2345 |
Resumo: | A proposta do trabalho consiste em desenvolver a formação docente com base em dois vieses: desenvolver a habilidade do professor em conhecer e explorar os mitos científicos conhecidos pelos alunos e ensinar a usar a ferramenta da internet para começar a questionar a veracidade de tais mitos. Para tal, foi feito um levantamento junto aos alunos em informações de suas redes sociais de alguns temas em Ciências que eles compartilhavam na internet. Desta forma foi solicitado que eles pesquisassem alguns temas apresentados por eles e fontes destas informações. Ao se realizar a análise de conteúdo dos discursos dos alunos sobre os temas pesquisados por eles na internet como a cura do câncer, alimentos milagrosos e febre amarela foi possível observar a dificuldade de alguns em procurar fontes e sites confiáveis, basear-se em evidências e não em crenças. A análise dos resultados mostra a necessidade do professor trabalhar com os alunos essa importante fonte de informação que é a internet propondo esclarecimentos sobre a natureza do trabalho científico e uma posição crítica sobre os conteúdos pesquisados. |
id |
CP2-1_0ee88038b6d166445c05f26df12ae139 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2345 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Redes sociais: oportunidade de buscar evidências nas informações compartilhadas pelos alunosA proposta do trabalho consiste em desenvolver a formação docente com base em dois vieses: desenvolver a habilidade do professor em conhecer e explorar os mitos científicos conhecidos pelos alunos e ensinar a usar a ferramenta da internet para começar a questionar a veracidade de tais mitos. Para tal, foi feito um levantamento junto aos alunos em informações de suas redes sociais de alguns temas em Ciências que eles compartilhavam na internet. Desta forma foi solicitado que eles pesquisassem alguns temas apresentados por eles e fontes destas informações. Ao se realizar a análise de conteúdo dos discursos dos alunos sobre os temas pesquisados por eles na internet como a cura do câncer, alimentos milagrosos e febre amarela foi possível observar a dificuldade de alguns em procurar fontes e sites confiáveis, basear-se em evidências e não em crenças. A análise dos resultados mostra a necessidade do professor trabalhar com os alunos essa importante fonte de informação que é a internet propondo esclarecimentos sobre a natureza do trabalho científico e uma posição crítica sobre os conteúdos pesquisados.Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais2020-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2345Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais; v. 2 n. 2 (2020): Seminário Mídias e Educação 20192594-5580reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2345/1589Pinto, Leandro TrindadeFigueiredo, Viviane Arenainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-10T10:46:49Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2345Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-11-10T10:46:49Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Redes sociais: oportunidade de buscar evidências nas informações compartilhadas pelos alunos |
title |
Redes sociais: oportunidade de buscar evidências nas informações compartilhadas pelos alunos |
spellingShingle |
Redes sociais: oportunidade de buscar evidências nas informações compartilhadas pelos alunos Pinto, Leandro Trindade |
title_short |
Redes sociais: oportunidade de buscar evidências nas informações compartilhadas pelos alunos |
title_full |
Redes sociais: oportunidade de buscar evidências nas informações compartilhadas pelos alunos |
title_fullStr |
Redes sociais: oportunidade de buscar evidências nas informações compartilhadas pelos alunos |
title_full_unstemmed |
Redes sociais: oportunidade de buscar evidências nas informações compartilhadas pelos alunos |
title_sort |
Redes sociais: oportunidade de buscar evidências nas informações compartilhadas pelos alunos |
author |
Pinto, Leandro Trindade |
author_facet |
Pinto, Leandro Trindade Figueiredo, Viviane Arena |
author_role |
author |
author2 |
Figueiredo, Viviane Arena |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Leandro Trindade Figueiredo, Viviane Arena |
description |
A proposta do trabalho consiste em desenvolver a formação docente com base em dois vieses: desenvolver a habilidade do professor em conhecer e explorar os mitos científicos conhecidos pelos alunos e ensinar a usar a ferramenta da internet para começar a questionar a veracidade de tais mitos. Para tal, foi feito um levantamento junto aos alunos em informações de suas redes sociais de alguns temas em Ciências que eles compartilhavam na internet. Desta forma foi solicitado que eles pesquisassem alguns temas apresentados por eles e fontes destas informações. Ao se realizar a análise de conteúdo dos discursos dos alunos sobre os temas pesquisados por eles na internet como a cura do câncer, alimentos milagrosos e febre amarela foi possível observar a dificuldade de alguns em procurar fontes e sites confiáveis, basear-se em evidências e não em crenças. A análise dos resultados mostra a necessidade do professor trabalhar com os alunos essa importante fonte de informação que é a internet propondo esclarecimentos sobre a natureza do trabalho científico e uma posição crítica sobre os conteúdos pesquisados. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2345 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2345 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2345/1589 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais; v. 2 n. 2 (2020): Seminário Mídias e Educação 2019 2594-5580 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042181815959552 |