Redes sociais: oportunidade de buscar evidências nas informações compartilhadas pelos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Leandro Trindade
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Figueiredo, Viviane Arena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2345
Resumo: A proposta do trabalho consiste em desenvolver a formação docente com base em dois vieses: desenvolver a habilidade do professor em conhecer e explorar os mitos científicos conhecidos pelos alunos e ensinar a usar a ferramenta da internet para começar a questionar a veracidade de tais mitos. Para tal, foi feito um levantamento junto aos alunos em informações de suas redes sociais de alguns temas em Ciências que eles compartilhavam na internet. Desta forma foi solicitado que eles pesquisassem alguns temas apresentados por eles e fontes destas informações. Ao se realizar a análise de conteúdo dos discursos dos alunos sobre os temas pesquisados por eles na internet como a cura do câncer, alimentos milagrosos e febre amarela foi possível observar a dificuldade de alguns em procurar fontes e sites confiáveis, basear-se em evidências e não em crenças. A análise dos resultados mostra a necessidade do professor trabalhar com os alunos essa importante fonte de informação que é a internet propondo esclarecimentos sobre a natureza do trabalho científico e uma posição crítica sobre os conteúdos pesquisados.
id CP2-1_0ee88038b6d166445c05f26df12ae139
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2345
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Redes sociais: oportunidade de buscar evidências nas informações compartilhadas pelos alunosA proposta do trabalho consiste em desenvolver a formação docente com base em dois vieses: desenvolver a habilidade do professor em conhecer e explorar os mitos científicos conhecidos pelos alunos e ensinar a usar a ferramenta da internet para começar a questionar a veracidade de tais mitos. Para tal, foi feito um levantamento junto aos alunos em informações de suas redes sociais de alguns temas em Ciências que eles compartilhavam na internet. Desta forma foi solicitado que eles pesquisassem alguns temas apresentados por eles e fontes destas informações. Ao se realizar a análise de conteúdo dos discursos dos alunos sobre os temas pesquisados por eles na internet como a cura do câncer, alimentos milagrosos e febre amarela foi possível observar a dificuldade de alguns em procurar fontes e sites confiáveis, basear-se em evidências e não em crenças. A análise dos resultados mostra a necessidade do professor trabalhar com os alunos essa importante fonte de informação que é a internet propondo esclarecimentos sobre a natureza do trabalho científico e uma posição crítica sobre os conteúdos pesquisados.Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais2020-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2345Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais; v. 2 n. 2 (2020): Seminário Mídias e Educação 20192594-5580reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2345/1589Pinto, Leandro TrindadeFigueiredo, Viviane Arenainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-10T10:46:49Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2345Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-11-10T10:46:49Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Redes sociais: oportunidade de buscar evidências nas informações compartilhadas pelos alunos
title Redes sociais: oportunidade de buscar evidências nas informações compartilhadas pelos alunos
spellingShingle Redes sociais: oportunidade de buscar evidências nas informações compartilhadas pelos alunos
Pinto, Leandro Trindade
title_short Redes sociais: oportunidade de buscar evidências nas informações compartilhadas pelos alunos
title_full Redes sociais: oportunidade de buscar evidências nas informações compartilhadas pelos alunos
title_fullStr Redes sociais: oportunidade de buscar evidências nas informações compartilhadas pelos alunos
title_full_unstemmed Redes sociais: oportunidade de buscar evidências nas informações compartilhadas pelos alunos
title_sort Redes sociais: oportunidade de buscar evidências nas informações compartilhadas pelos alunos
author Pinto, Leandro Trindade
author_facet Pinto, Leandro Trindade
Figueiredo, Viviane Arena
author_role author
author2 Figueiredo, Viviane Arena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Leandro Trindade
Figueiredo, Viviane Arena
description A proposta do trabalho consiste em desenvolver a formação docente com base em dois vieses: desenvolver a habilidade do professor em conhecer e explorar os mitos científicos conhecidos pelos alunos e ensinar a usar a ferramenta da internet para começar a questionar a veracidade de tais mitos. Para tal, foi feito um levantamento junto aos alunos em informações de suas redes sociais de alguns temas em Ciências que eles compartilhavam na internet. Desta forma foi solicitado que eles pesquisassem alguns temas apresentados por eles e fontes destas informações. Ao se realizar a análise de conteúdo dos discursos dos alunos sobre os temas pesquisados por eles na internet como a cura do câncer, alimentos milagrosos e febre amarela foi possível observar a dificuldade de alguns em procurar fontes e sites confiáveis, basear-se em evidências e não em crenças. A análise dos resultados mostra a necessidade do professor trabalhar com os alunos essa importante fonte de informação que é a internet propondo esclarecimentos sobre a natureza do trabalho científico e uma posição crítica sobre os conteúdos pesquisados.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2345
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2345/1589
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais
publisher.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais; v. 2 n. 2 (2020): Seminário Mídias e Educação 2019
2594-5580
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042181815959552