DO “NÃO GOSTO DE ESTUDOS SOCIAIS” AO “TEMOS MESMO QUE DESCER PRO RECREIO?”: RELATOS DE UMA JORNADA DE DESCOBERTAS COM TURMAS DE 5O ANO EM SÃO CRISTÓVÃO I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CANCELLA, Karina
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2232
Resumo: O presente texto é um relato de experiência sobre propostas realizadas nas aulas de Estudos Sociais em turmas de 5o ano do campus São Cristóvão I do Colégio Pedro II. As abordagens tiveram como objetivo principal promover uma mudança de percepção dos estudantes com relação a essa área de conhecimento tendo como base a perspectiva de descolonização do currículo com a colocação de temáticas sobre história e cultura dos povos africanos e afro-brasileiros no centro dos debates. O desinteresse manifestado pelos estudantes nos primeiros momentos do ano foi entendido como desafio coletivo e motivou a construção de propostas diversificadas que priorizassem problematizações e ações para uma compreensão mais efetiva sobre as práticas e conhecimentos produzidos nas Ciências Humanas e Sociais. Ao longo do processo, foi possível perceber uma gradativa aproximação dos estudantes com as temáticas e discussões propostas a partir da atribuição de novos sentidos e significados aos saberes compartilhados.
id CP2-1_0fca95c668a56076b7ef5b11b7f71dd7
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2232
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling DO “NÃO GOSTO DE ESTUDOS SOCIAIS” AO “TEMOS MESMO QUE DESCER PRO RECREIO?”: RELATOS DE UMA JORNADA DE DESCOBERTAS COM TURMAS DE 5O ANO EM SÃO CRISTÓVÃO IEducação BásicaEstudos Sociaiscurrículo descolonizado.O presente texto é um relato de experiência sobre propostas realizadas nas aulas de Estudos Sociais em turmas de 5o ano do campus São Cristóvão I do Colégio Pedro II. As abordagens tiveram como objetivo principal promover uma mudança de percepção dos estudantes com relação a essa área de conhecimento tendo como base a perspectiva de descolonização do currículo com a colocação de temáticas sobre história e cultura dos povos africanos e afro-brasileiros no centro dos debates. O desinteresse manifestado pelos estudantes nos primeiros momentos do ano foi entendido como desafio coletivo e motivou a construção de propostas diversificadas que priorizassem problematizações e ações para uma compreensão mais efetiva sobre as práticas e conhecimentos produzidos nas Ciências Humanas e Sociais. Ao longo do processo, foi possível perceber uma gradativa aproximação dos estudantes com as temáticas e discussões propostas a partir da atribuição de novos sentidos e significados aos saberes compartilhados.Anos Iniciais em Revista2019-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2232Anos Iniciais em Revista; v. 3 n. 3 (2019): DOSSIÊ “Anos Iniciais: estrutura, diversidade, democracia e carreira docente”2526-7191reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2232/1529CANCELLA, Karinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-10T13:42:15Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2232Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2019-12-10T13:42:15Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv DO “NÃO GOSTO DE ESTUDOS SOCIAIS” AO “TEMOS MESMO QUE DESCER PRO RECREIO?”: RELATOS DE UMA JORNADA DE DESCOBERTAS COM TURMAS DE 5O ANO EM SÃO CRISTÓVÃO I
title DO “NÃO GOSTO DE ESTUDOS SOCIAIS” AO “TEMOS MESMO QUE DESCER PRO RECREIO?”: RELATOS DE UMA JORNADA DE DESCOBERTAS COM TURMAS DE 5O ANO EM SÃO CRISTÓVÃO I
spellingShingle DO “NÃO GOSTO DE ESTUDOS SOCIAIS” AO “TEMOS MESMO QUE DESCER PRO RECREIO?”: RELATOS DE UMA JORNADA DE DESCOBERTAS COM TURMAS DE 5O ANO EM SÃO CRISTÓVÃO I
CANCELLA, Karina
Educação Básica
Estudos Sociais
currículo descolonizado.
title_short DO “NÃO GOSTO DE ESTUDOS SOCIAIS” AO “TEMOS MESMO QUE DESCER PRO RECREIO?”: RELATOS DE UMA JORNADA DE DESCOBERTAS COM TURMAS DE 5O ANO EM SÃO CRISTÓVÃO I
title_full DO “NÃO GOSTO DE ESTUDOS SOCIAIS” AO “TEMOS MESMO QUE DESCER PRO RECREIO?”: RELATOS DE UMA JORNADA DE DESCOBERTAS COM TURMAS DE 5O ANO EM SÃO CRISTÓVÃO I
title_fullStr DO “NÃO GOSTO DE ESTUDOS SOCIAIS” AO “TEMOS MESMO QUE DESCER PRO RECREIO?”: RELATOS DE UMA JORNADA DE DESCOBERTAS COM TURMAS DE 5O ANO EM SÃO CRISTÓVÃO I
title_full_unstemmed DO “NÃO GOSTO DE ESTUDOS SOCIAIS” AO “TEMOS MESMO QUE DESCER PRO RECREIO?”: RELATOS DE UMA JORNADA DE DESCOBERTAS COM TURMAS DE 5O ANO EM SÃO CRISTÓVÃO I
title_sort DO “NÃO GOSTO DE ESTUDOS SOCIAIS” AO “TEMOS MESMO QUE DESCER PRO RECREIO?”: RELATOS DE UMA JORNADA DE DESCOBERTAS COM TURMAS DE 5O ANO EM SÃO CRISTÓVÃO I
author CANCELLA, Karina
author_facet CANCELLA, Karina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CANCELLA, Karina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Básica
Estudos Sociais
currículo descolonizado.
topic Educação Básica
Estudos Sociais
currículo descolonizado.
description O presente texto é um relato de experiência sobre propostas realizadas nas aulas de Estudos Sociais em turmas de 5o ano do campus São Cristóvão I do Colégio Pedro II. As abordagens tiveram como objetivo principal promover uma mudança de percepção dos estudantes com relação a essa área de conhecimento tendo como base a perspectiva de descolonização do currículo com a colocação de temáticas sobre história e cultura dos povos africanos e afro-brasileiros no centro dos debates. O desinteresse manifestado pelos estudantes nos primeiros momentos do ano foi entendido como desafio coletivo e motivou a construção de propostas diversificadas que priorizassem problematizações e ações para uma compreensão mais efetiva sobre as práticas e conhecimentos produzidos nas Ciências Humanas e Sociais. Ao longo do processo, foi possível perceber uma gradativa aproximação dos estudantes com as temáticas e discussões propostas a partir da atribuição de novos sentidos e significados aos saberes compartilhados.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2232
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2232/1529
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Anos Iniciais em Revista
publisher.none.fl_str_mv Anos Iniciais em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Anos Iniciais em Revista; v. 3 n. 3 (2019): DOSSIÊ “Anos Iniciais: estrutura, diversidade, democracia e carreira docente”
2526-7191
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180120412160