DO “NÃO GOSTO DE ESTUDOS SOCIAIS” AO “TEMOS MESMO QUE DESCER PRO RECREIO?”: RELATOS DE UMA JORNADA DE DESCOBERTAS COM TURMAS DE 5O ANO EM SÃO CRISTÓVÃO I
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2232 |
Resumo: | O presente texto é um relato de experiência sobre propostas realizadas nas aulas de Estudos Sociais em turmas de 5o ano do campus São Cristóvão I do Colégio Pedro II. As abordagens tiveram como objetivo principal promover uma mudança de percepção dos estudantes com relação a essa área de conhecimento tendo como base a perspectiva de descolonização do currículo com a colocação de temáticas sobre história e cultura dos povos africanos e afro-brasileiros no centro dos debates. O desinteresse manifestado pelos estudantes nos primeiros momentos do ano foi entendido como desafio coletivo e motivou a construção de propostas diversificadas que priorizassem problematizações e ações para uma compreensão mais efetiva sobre as práticas e conhecimentos produzidos nas Ciências Humanas e Sociais. Ao longo do processo, foi possível perceber uma gradativa aproximação dos estudantes com as temáticas e discussões propostas a partir da atribuição de novos sentidos e significados aos saberes compartilhados. |
id |
CP2-1_0fca95c668a56076b7ef5b11b7f71dd7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2232 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
DO “NÃO GOSTO DE ESTUDOS SOCIAIS” AO “TEMOS MESMO QUE DESCER PRO RECREIO?”: RELATOS DE UMA JORNADA DE DESCOBERTAS COM TURMAS DE 5O ANO EM SÃO CRISTÓVÃO IEducação BásicaEstudos Sociaiscurrículo descolonizado.O presente texto é um relato de experiência sobre propostas realizadas nas aulas de Estudos Sociais em turmas de 5o ano do campus São Cristóvão I do Colégio Pedro II. As abordagens tiveram como objetivo principal promover uma mudança de percepção dos estudantes com relação a essa área de conhecimento tendo como base a perspectiva de descolonização do currículo com a colocação de temáticas sobre história e cultura dos povos africanos e afro-brasileiros no centro dos debates. O desinteresse manifestado pelos estudantes nos primeiros momentos do ano foi entendido como desafio coletivo e motivou a construção de propostas diversificadas que priorizassem problematizações e ações para uma compreensão mais efetiva sobre as práticas e conhecimentos produzidos nas Ciências Humanas e Sociais. Ao longo do processo, foi possível perceber uma gradativa aproximação dos estudantes com as temáticas e discussões propostas a partir da atribuição de novos sentidos e significados aos saberes compartilhados.Anos Iniciais em Revista2019-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2232Anos Iniciais em Revista; v. 3 n. 3 (2019): DOSSIÊ “Anos Iniciais: estrutura, diversidade, democracia e carreira docente”2526-7191reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2232/1529CANCELLA, Karinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-10T13:42:15Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2232Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2019-12-10T13:42:15Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
DO “NÃO GOSTO DE ESTUDOS SOCIAIS” AO “TEMOS MESMO QUE DESCER PRO RECREIO?”: RELATOS DE UMA JORNADA DE DESCOBERTAS COM TURMAS DE 5O ANO EM SÃO CRISTÓVÃO I |
title |
DO “NÃO GOSTO DE ESTUDOS SOCIAIS” AO “TEMOS MESMO QUE DESCER PRO RECREIO?”: RELATOS DE UMA JORNADA DE DESCOBERTAS COM TURMAS DE 5O ANO EM SÃO CRISTÓVÃO I |
spellingShingle |
DO “NÃO GOSTO DE ESTUDOS SOCIAIS” AO “TEMOS MESMO QUE DESCER PRO RECREIO?”: RELATOS DE UMA JORNADA DE DESCOBERTAS COM TURMAS DE 5O ANO EM SÃO CRISTÓVÃO I CANCELLA, Karina Educação Básica Estudos Sociais currículo descolonizado. |
title_short |
DO “NÃO GOSTO DE ESTUDOS SOCIAIS” AO “TEMOS MESMO QUE DESCER PRO RECREIO?”: RELATOS DE UMA JORNADA DE DESCOBERTAS COM TURMAS DE 5O ANO EM SÃO CRISTÓVÃO I |
title_full |
DO “NÃO GOSTO DE ESTUDOS SOCIAIS” AO “TEMOS MESMO QUE DESCER PRO RECREIO?”: RELATOS DE UMA JORNADA DE DESCOBERTAS COM TURMAS DE 5O ANO EM SÃO CRISTÓVÃO I |
title_fullStr |
DO “NÃO GOSTO DE ESTUDOS SOCIAIS” AO “TEMOS MESMO QUE DESCER PRO RECREIO?”: RELATOS DE UMA JORNADA DE DESCOBERTAS COM TURMAS DE 5O ANO EM SÃO CRISTÓVÃO I |
title_full_unstemmed |
DO “NÃO GOSTO DE ESTUDOS SOCIAIS” AO “TEMOS MESMO QUE DESCER PRO RECREIO?”: RELATOS DE UMA JORNADA DE DESCOBERTAS COM TURMAS DE 5O ANO EM SÃO CRISTÓVÃO I |
title_sort |
DO “NÃO GOSTO DE ESTUDOS SOCIAIS” AO “TEMOS MESMO QUE DESCER PRO RECREIO?”: RELATOS DE UMA JORNADA DE DESCOBERTAS COM TURMAS DE 5O ANO EM SÃO CRISTÓVÃO I |
author |
CANCELLA, Karina |
author_facet |
CANCELLA, Karina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CANCELLA, Karina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Básica Estudos Sociais currículo descolonizado. |
topic |
Educação Básica Estudos Sociais currículo descolonizado. |
description |
O presente texto é um relato de experiência sobre propostas realizadas nas aulas de Estudos Sociais em turmas de 5o ano do campus São Cristóvão I do Colégio Pedro II. As abordagens tiveram como objetivo principal promover uma mudança de percepção dos estudantes com relação a essa área de conhecimento tendo como base a perspectiva de descolonização do currículo com a colocação de temáticas sobre história e cultura dos povos africanos e afro-brasileiros no centro dos debates. O desinteresse manifestado pelos estudantes nos primeiros momentos do ano foi entendido como desafio coletivo e motivou a construção de propostas diversificadas que priorizassem problematizações e ações para uma compreensão mais efetiva sobre as práticas e conhecimentos produzidos nas Ciências Humanas e Sociais. Ao longo do processo, foi possível perceber uma gradativa aproximação dos estudantes com as temáticas e discussões propostas a partir da atribuição de novos sentidos e significados aos saberes compartilhados. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2232 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2232 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2232/1529 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Anos Iniciais em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Anos Iniciais em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Anos Iniciais em Revista; v. 3 n. 3 (2019): DOSSIÊ “Anos Iniciais: estrutura, diversidade, democracia e carreira docente” 2526-7191 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180120412160 |