Maracanã: impressões e percepções dos alunos com deficiência visual do Instituto Benjamin Constant (IBC) durante visita guiada ao estádio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Fernando da Costa
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Arruda, Luciana Maria Santos de, Freitas Junior, Robson Lopes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/44
Resumo: Dotado de uma forte centralidade tanto física quanto simbólica, o estádio de futebol constitui-se num dos principais ícones arquitetônicos presentes no espaço urbano, fixo por onde circulam fluxos de pessoas, capitais e emoções. O presente relato de experiência tem como objetivo principal colher, por meio de questionários aplicados em sala de aula, as impressões e percepções dos alunos cegos e com baixa visão do Instituto Benjamin Constant, construídas a partir das informações a eles transmitidas durante as visitas guiadas ao Estádio do Maracanã realizadas durante o mês de março de 2014. A surpreendente procura por parte dos nossos educandos demonstra o fascínio exercido pela nossa principal praça de esportes mesmo entre aqueles que não se interessam pelo futebol.
id CP2-1_112387d6f94439c70ba75a7cfbf7b671
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/44
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Maracanã: impressões e percepções dos alunos com deficiência visual do Instituto Benjamin Constant (IBC) durante visita guiada ao estádioMaracanãImpressõesPercepçõesDeficiência VisualEstádio.RELATO DE EXPERIÊNCIADotado de uma forte centralidade tanto física quanto simbólica, o estádio de futebol constitui-se num dos principais ícones arquitetônicos presentes no espaço urbano, fixo por onde circulam fluxos de pessoas, capitais e emoções. O presente relato de experiência tem como objetivo principal colher, por meio de questionários aplicados em sala de aula, as impressões e percepções dos alunos cegos e com baixa visão do Instituto Benjamin Constant, construídas a partir das informações a eles transmitidas durante as visitas guiadas ao Estádio do Maracanã realizadas durante o mês de março de 2014. A surpreendente procura por parte dos nossos educandos demonstra o fascínio exercido pela nossa principal praça de esportes mesmo entre aqueles que não se interessam pelo futebol.Imperial Editora do Colégio Pedro II2015-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/44Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 1 n. 2 (2014): GIRAMUNDO, SEGUNDA EDIÇÃO; 109-1132358-446710.33025/grgcp2.v1i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/44/29Ferreira, Fernando da CostaArruda, Luciana Maria Santos deFreitas Junior, Robson Lopes deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-06T14:11:45Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/44Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2016-04-06T14:11:45Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Maracanã: impressões e percepções dos alunos com deficiência visual do Instituto Benjamin Constant (IBC) durante visita guiada ao estádio
title Maracanã: impressões e percepções dos alunos com deficiência visual do Instituto Benjamin Constant (IBC) durante visita guiada ao estádio
spellingShingle Maracanã: impressões e percepções dos alunos com deficiência visual do Instituto Benjamin Constant (IBC) durante visita guiada ao estádio
Ferreira, Fernando da Costa
Maracanã
Impressões
Percepções
Deficiência Visual
Estádio.
RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_short Maracanã: impressões e percepções dos alunos com deficiência visual do Instituto Benjamin Constant (IBC) durante visita guiada ao estádio
title_full Maracanã: impressões e percepções dos alunos com deficiência visual do Instituto Benjamin Constant (IBC) durante visita guiada ao estádio
title_fullStr Maracanã: impressões e percepções dos alunos com deficiência visual do Instituto Benjamin Constant (IBC) durante visita guiada ao estádio
title_full_unstemmed Maracanã: impressões e percepções dos alunos com deficiência visual do Instituto Benjamin Constant (IBC) durante visita guiada ao estádio
title_sort Maracanã: impressões e percepções dos alunos com deficiência visual do Instituto Benjamin Constant (IBC) durante visita guiada ao estádio
author Ferreira, Fernando da Costa
author_facet Ferreira, Fernando da Costa
Arruda, Luciana Maria Santos de
Freitas Junior, Robson Lopes de
author_role author
author2 Arruda, Luciana Maria Santos de
Freitas Junior, Robson Lopes de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Fernando da Costa
Arruda, Luciana Maria Santos de
Freitas Junior, Robson Lopes de
dc.subject.por.fl_str_mv Maracanã
Impressões
Percepções
Deficiência Visual
Estádio.
RELATO DE EXPERIÊNCIA
topic Maracanã
Impressões
Percepções
Deficiência Visual
Estádio.
RELATO DE EXPERIÊNCIA
description Dotado de uma forte centralidade tanto física quanto simbólica, o estádio de futebol constitui-se num dos principais ícones arquitetônicos presentes no espaço urbano, fixo por onde circulam fluxos de pessoas, capitais e emoções. O presente relato de experiência tem como objetivo principal colher, por meio de questionários aplicados em sala de aula, as impressões e percepções dos alunos cegos e com baixa visão do Instituto Benjamin Constant, construídas a partir das informações a eles transmitidas durante as visitas guiadas ao Estádio do Maracanã realizadas durante o mês de março de 2014. A surpreendente procura por parte dos nossos educandos demonstra o fascínio exercido pela nossa principal praça de esportes mesmo entre aqueles que não se interessam pelo futebol.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/44
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/44
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/44/29
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 1 n. 2 (2014): GIRAMUNDO, SEGUNDA EDIÇÃO; 109-113
2358-4467
10.33025/grgcp2.v1i2
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042176597196800