A CONSTRUÇÃO DE JOGOS COLETIVOS COMO CAMINHO POTENTE PARA UMA EDUCAÇÃO DIGITAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Angélica Lima de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Geraldo, Débora Sabina da Silva, Costa, Leandro Martins, Santos, Liana Pereira Borba dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2315
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar vivências pedagógicas relacionadas à construção dos jogos coletivos, com uso de recursos digitais e midiáticos, em uma turma de Educação Infantil composta por 18 crianças com 5 e 6 anos de idade matriculadas em uma instituição federal de ensino. Nesse projeto, articulamos o interesse das crianças por elementos da natureza e por jogos como Uno e Super Trunfo. Para tal, consideramos a disposição legal de que as propostas pedagógicas na Educação Infantil devem ter como eixos as interações e as brincadeiras (DCNEI, 2009) e avaliamos que a construção de jogos consistia em um potente caminho de articulação de diversos campos de saberes. Como resultados, constatamos que o uso das tecnologias digitais possibilitou a concretização das ideias das crianças na elaboração de jogos e potencializou a ampliação de seu repertório cultural. Em suma, neste projeto professores de Educação Infantil, Informática Educativa e Educação Física integraram diferentes mídias e linguagens (corporal, tecnológica, linguística, lógico-matemática, dentre outras) para a concretização das ideias levantadas das crianças e para a construção de novos conhecimentos pelo grupo.
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