A CONSTRUÇÃO DE JOGOS COLETIVOS COMO CAMINHO POTENTE PARA UMA EDUCAÇÃO DIGITAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2315 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo apresentar vivências pedagógicas relacionadas à construção dos jogos coletivos, com uso de recursos digitais e midiáticos, em uma turma de Educação Infantil composta por 18 crianças com 5 e 6 anos de idade matriculadas em uma instituição federal de ensino. Nesse projeto, articulamos o interesse das crianças por elementos da natureza e por jogos como Uno e Super Trunfo. Para tal, consideramos a disposição legal de que as propostas pedagógicas na Educação Infantil devem ter como eixos as interações e as brincadeiras (DCNEI, 2009) e avaliamos que a construção de jogos consistia em um potente caminho de articulação de diversos campos de saberes. Como resultados, constatamos que o uso das tecnologias digitais possibilitou a concretização das ideias das crianças na elaboração de jogos e potencializou a ampliação de seu repertório cultural. Em suma, neste projeto professores de Educação Infantil, Informática Educativa e Educação Física integraram diferentes mídias e linguagens (corporal, tecnológica, linguística, lógico-matemática, dentre outras) para a concretização das ideias levantadas das crianças e para a construção de novos conhecimentos pelo grupo. |
id |
CP2-1_11899f7c98613da41f2635fbe150395d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2315 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
A CONSTRUÇÃO DE JOGOS COLETIVOS COMO CAMINHO POTENTE PARA UMA EDUCAÇÃO DIGITAL NA PRIMEIRA INFÂNCIAEste trabalho tem por objetivo apresentar vivências pedagógicas relacionadas à construção dos jogos coletivos, com uso de recursos digitais e midiáticos, em uma turma de Educação Infantil composta por 18 crianças com 5 e 6 anos de idade matriculadas em uma instituição federal de ensino. Nesse projeto, articulamos o interesse das crianças por elementos da natureza e por jogos como Uno e Super Trunfo. Para tal, consideramos a disposição legal de que as propostas pedagógicas na Educação Infantil devem ter como eixos as interações e as brincadeiras (DCNEI, 2009) e avaliamos que a construção de jogos consistia em um potente caminho de articulação de diversos campos de saberes. Como resultados, constatamos que o uso das tecnologias digitais possibilitou a concretização das ideias das crianças na elaboração de jogos e potencializou a ampliação de seu repertório cultural. Em suma, neste projeto professores de Educação Infantil, Informática Educativa e Educação Física integraram diferentes mídias e linguagens (corporal, tecnológica, linguística, lógico-matemática, dentre outras) para a concretização das ideias levantadas das crianças e para a construção de novos conhecimentos pelo grupo.Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais2020-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2315Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais; v. 2 n. 2 (2020): Seminário Mídias e Educação 20192594-5580reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2315/1560Moraes, Angélica Lima deGeraldo, Débora Sabina da SilvaCosta, Leandro MartinsSantos, Liana Pereira Borba dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-10T10:46:49Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2315Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-11-10T10:46:49Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CONSTRUÇÃO DE JOGOS COLETIVOS COMO CAMINHO POTENTE PARA UMA EDUCAÇÃO DIGITAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA |
title |
A CONSTRUÇÃO DE JOGOS COLETIVOS COMO CAMINHO POTENTE PARA UMA EDUCAÇÃO DIGITAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA |
spellingShingle |
A CONSTRUÇÃO DE JOGOS COLETIVOS COMO CAMINHO POTENTE PARA UMA EDUCAÇÃO DIGITAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA Moraes, Angélica Lima de |
title_short |
A CONSTRUÇÃO DE JOGOS COLETIVOS COMO CAMINHO POTENTE PARA UMA EDUCAÇÃO DIGITAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA |
title_full |
A CONSTRUÇÃO DE JOGOS COLETIVOS COMO CAMINHO POTENTE PARA UMA EDUCAÇÃO DIGITAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA |
title_fullStr |
A CONSTRUÇÃO DE JOGOS COLETIVOS COMO CAMINHO POTENTE PARA UMA EDUCAÇÃO DIGITAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA |
title_full_unstemmed |
A CONSTRUÇÃO DE JOGOS COLETIVOS COMO CAMINHO POTENTE PARA UMA EDUCAÇÃO DIGITAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA |
title_sort |
A CONSTRUÇÃO DE JOGOS COLETIVOS COMO CAMINHO POTENTE PARA UMA EDUCAÇÃO DIGITAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA |
author |
Moraes, Angélica Lima de |
author_facet |
Moraes, Angélica Lima de Geraldo, Débora Sabina da Silva Costa, Leandro Martins Santos, Liana Pereira Borba dos |
author_role |
author |
author2 |
Geraldo, Débora Sabina da Silva Costa, Leandro Martins Santos, Liana Pereira Borba dos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Angélica Lima de Geraldo, Débora Sabina da Silva Costa, Leandro Martins Santos, Liana Pereira Borba dos |
description |
Este trabalho tem por objetivo apresentar vivências pedagógicas relacionadas à construção dos jogos coletivos, com uso de recursos digitais e midiáticos, em uma turma de Educação Infantil composta por 18 crianças com 5 e 6 anos de idade matriculadas em uma instituição federal de ensino. Nesse projeto, articulamos o interesse das crianças por elementos da natureza e por jogos como Uno e Super Trunfo. Para tal, consideramos a disposição legal de que as propostas pedagógicas na Educação Infantil devem ter como eixos as interações e as brincadeiras (DCNEI, 2009) e avaliamos que a construção de jogos consistia em um potente caminho de articulação de diversos campos de saberes. Como resultados, constatamos que o uso das tecnologias digitais possibilitou a concretização das ideias das crianças na elaboração de jogos e potencializou a ampliação de seu repertório cultural. Em suma, neste projeto professores de Educação Infantil, Informática Educativa e Educação Física integraram diferentes mídias e linguagens (corporal, tecnológica, linguística, lógico-matemática, dentre outras) para a concretização das ideias levantadas das crianças e para a construção de novos conhecimentos pelo grupo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2315 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2315 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2315/1560 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais; v. 2 n. 2 (2020): Seminário Mídias e Educação 2019 2594-5580 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042181776113664 |