Cordisburgo germânico: aproximações entre Hannah Arendt e Guimarães Rosa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardes, Ana Maria
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/deslimites/article/view/1723
Resumo: Neste ensaio, proponho uma leitura do conto de Guimarães Rosa intitulado “Tapiiraiauara”, presente em Tutameia – Terceiras Estórias (1967), buscando mostrar como, nessa narrativa, por meio do discurso astucioso, o narrador-protagonista é capaz de reverter uma situação de violência iminente. A cena narrada é inserida no contexto do século XX, com a aproximação entre esta estória e as ideias de Hannah Arendt, pensadora fundamental daquele período. A atuação dos dois autores na resistência ao antissemitismo também é levada em conta nesta leitura, que estabelece ainda um diálogo com os mestres Ronaldes de Melo e Sousa e Ronaldo Lima Lins.
id CP2-1_12a9946b08612e754837651a87ba28d4
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1723
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Cordisburgo germânico: aproximações entre Hannah Arendt e Guimarães RosaNeste ensaio, proponho uma leitura do conto de Guimarães Rosa intitulado “Tapiiraiauara”, presente em Tutameia – Terceiras Estórias (1967), buscando mostrar como, nessa narrativa, por meio do discurso astucioso, o narrador-protagonista é capaz de reverter uma situação de violência iminente. A cena narrada é inserida no contexto do século XX, com a aproximação entre esta estória e as ideias de Hannah Arendt, pensadora fundamental daquele período. A atuação dos dois autores na resistência ao antissemitismo também é levada em conta nesta leitura, que estabelece ainda um diálogo com os mestres Ronaldes de Melo e Sousa e Ronaldo Lima Lins.Revista DeSlimites – Revista de Linguagens do Colégio Pedro II2018-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/deslimites/article/view/1723Revista DeSlimites – Revista de Linguagens do Colégio Pedro II; v. 1 n. 1 (2018): Revista DeSlimites - Revista de Linguagens do Colégio Pedro II25954792reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/deslimites/article/view/1723/1241Bernardes, Ana Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T10:10:01Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1723Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-10-21T10:10:01Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Cordisburgo germânico: aproximações entre Hannah Arendt e Guimarães Rosa
title Cordisburgo germânico: aproximações entre Hannah Arendt e Guimarães Rosa
spellingShingle Cordisburgo germânico: aproximações entre Hannah Arendt e Guimarães Rosa
Bernardes, Ana Maria
title_short Cordisburgo germânico: aproximações entre Hannah Arendt e Guimarães Rosa
title_full Cordisburgo germânico: aproximações entre Hannah Arendt e Guimarães Rosa
title_fullStr Cordisburgo germânico: aproximações entre Hannah Arendt e Guimarães Rosa
title_full_unstemmed Cordisburgo germânico: aproximações entre Hannah Arendt e Guimarães Rosa
title_sort Cordisburgo germânico: aproximações entre Hannah Arendt e Guimarães Rosa
author Bernardes, Ana Maria
author_facet Bernardes, Ana Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardes, Ana Maria
description Neste ensaio, proponho uma leitura do conto de Guimarães Rosa intitulado “Tapiiraiauara”, presente em Tutameia – Terceiras Estórias (1967), buscando mostrar como, nessa narrativa, por meio do discurso astucioso, o narrador-protagonista é capaz de reverter uma situação de violência iminente. A cena narrada é inserida no contexto do século XX, com a aproximação entre esta estória e as ideias de Hannah Arendt, pensadora fundamental daquele período. A atuação dos dois autores na resistência ao antissemitismo também é levada em conta nesta leitura, que estabelece ainda um diálogo com os mestres Ronaldes de Melo e Sousa e Ronaldo Lima Lins.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/deslimites/article/view/1723
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/deslimites/article/view/1723
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/deslimites/article/view/1723/1241
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista DeSlimites – Revista de Linguagens do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Revista DeSlimites – Revista de Linguagens do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Revista DeSlimites – Revista de Linguagens do Colégio Pedro II; v. 1 n. 1 (2018): Revista DeSlimites - Revista de Linguagens do Colégio Pedro II
25954792
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042182037209088