A "audiência pública simulada" em sala de aula como prática para abordar conflitos territoriais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1668 |
Resumo: | O presente trabalho é resultado de uma experiência de "audiência pública simulada" realizada como atividade didática da disciplina Sociedade e Natureza (2o período do curso de Licenciatura em Geografia do IEAR/UFF). O objetivo da atividade foi abordar uma situação de conflito territorial e socioambiental no qual se pudesse explorar temas relevantes da disciplina, como a gestão de unidades de conservação, a ideia de justiça ambiental, os gêneros de vida, o manejo de recursos naturais, as comunidades tradicionais, etc. A abordagem sobre o conflito buscou também explorar possibilidades de uma geopolítica renovada no ensino de geografia, considerando práticas pedagógicas que auxiliem a desdobrar assuntos pouco usuais entre o temário tradicional da geopolítica nas escolas. Apresentamos, pois, um roteiro de trabalho com o planejamento, a execução e a avaliação da atividade, de modo que esta possa servir de exemplo para contribuir na adoção de novas práticas pedagógicas no ensino da geopolítica. |
id |
CP2-1_167727627f90e6fec84e2d85aac7f4e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1668 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
A "audiência pública simulada" em sala de aula como prática para abordar conflitos territoriaisGeopolíticaConflitos TerritoriaisJúri Simulado.Ensino de GeografiaEducaçãoGeopolítica.O presente trabalho é resultado de uma experiência de "audiência pública simulada" realizada como atividade didática da disciplina Sociedade e Natureza (2o período do curso de Licenciatura em Geografia do IEAR/UFF). O objetivo da atividade foi abordar uma situação de conflito territorial e socioambiental no qual se pudesse explorar temas relevantes da disciplina, como a gestão de unidades de conservação, a ideia de justiça ambiental, os gêneros de vida, o manejo de recursos naturais, as comunidades tradicionais, etc. A abordagem sobre o conflito buscou também explorar possibilidades de uma geopolítica renovada no ensino de geografia, considerando práticas pedagógicas que auxiliem a desdobrar assuntos pouco usuais entre o temário tradicional da geopolítica nas escolas. Apresentamos, pois, um roteiro de trabalho com o planejamento, a execução e a avaliação da atividade, de modo que esta possa servir de exemplo para contribuir na adoção de novas práticas pedagógicas no ensino da geopolítica.Imperial Editora do Colégio Pedro II2018-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1668Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 3 n. 6 (2016): GIRAMUNDO, SEXTA EDIÇÃO; 81-902358-446710.33025/grgcp2.v3i6reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1668/1193Monteiro, Licio Caetano do Regoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-29T20:55:26Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1668Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2018-06-29T20:55:26Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A "audiência pública simulada" em sala de aula como prática para abordar conflitos territoriais |
title |
A "audiência pública simulada" em sala de aula como prática para abordar conflitos territoriais |
spellingShingle |
A "audiência pública simulada" em sala de aula como prática para abordar conflitos territoriais Monteiro, Licio Caetano do Rego Geopolítica Conflitos Territoriais Júri Simulado. Ensino de Geografia Educação Geopolítica. |
title_short |
A "audiência pública simulada" em sala de aula como prática para abordar conflitos territoriais |
title_full |
A "audiência pública simulada" em sala de aula como prática para abordar conflitos territoriais |
title_fullStr |
A "audiência pública simulada" em sala de aula como prática para abordar conflitos territoriais |
title_full_unstemmed |
A "audiência pública simulada" em sala de aula como prática para abordar conflitos territoriais |
title_sort |
A "audiência pública simulada" em sala de aula como prática para abordar conflitos territoriais |
author |
Monteiro, Licio Caetano do Rego |
author_facet |
Monteiro, Licio Caetano do Rego |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Licio Caetano do Rego |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geopolítica Conflitos Territoriais Júri Simulado. Ensino de Geografia Educação Geopolítica. |
topic |
Geopolítica Conflitos Territoriais Júri Simulado. Ensino de Geografia Educação Geopolítica. |
description |
O presente trabalho é resultado de uma experiência de "audiência pública simulada" realizada como atividade didática da disciplina Sociedade e Natureza (2o período do curso de Licenciatura em Geografia do IEAR/UFF). O objetivo da atividade foi abordar uma situação de conflito territorial e socioambiental no qual se pudesse explorar temas relevantes da disciplina, como a gestão de unidades de conservação, a ideia de justiça ambiental, os gêneros de vida, o manejo de recursos naturais, as comunidades tradicionais, etc. A abordagem sobre o conflito buscou também explorar possibilidades de uma geopolítica renovada no ensino de geografia, considerando práticas pedagógicas que auxiliem a desdobrar assuntos pouco usuais entre o temário tradicional da geopolítica nas escolas. Apresentamos, pois, um roteiro de trabalho com o planejamento, a execução e a avaliação da atividade, de modo que esta possa servir de exemplo para contribuir na adoção de novas práticas pedagógicas no ensino da geopolítica. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1668 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1668 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1668/1193 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 3 n. 6 (2016): GIRAMUNDO, SEXTA EDIÇÃO; 81-90 2358-4467 10.33025/grgcp2.v3i6 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042176696811520 |