Tornando os alunos pesquisadores: o recurso da pesquisa nas aulas de Sociologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fraga, Alexandre Barbosa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lage, Giselle Carino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/596
Resumo: Este artigo busca refletir sobre a importância e as possibilidades da utilização do recurso da pesquisa nas aulas de Sociologia do Ensino Médio. Nosso objetivo é discutir alguns aspectos envolvidos no uso da pesquisa e ressaltar algumasexperiências concretas de sala de aula. Para tal, observamos atividades propostas por professores de Sociologia em duas escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro a fim de compreender como a pesquisa pode se tornar uma importante estratégia para exercitar a imaginação necessária ao pensamento sociológico. Procuramos demonstrar que ensinar Sociologia requer, além da apresentação de temas, teorias e conceitos sociológicos, a explicitação das questões que os sociólogos se fizeram e que os levaram a pensar, investigar e desenvolver instrumentos teóricos e modelos explicativos. Dessa forma, autilização do recurso da pesquisa nas aulas permite que os alunos formulem as suas próprias perguntas, de forma que seja possível formar com a Sociologia e com os autores clássicos e modernos um elo: a busca pelos “comos” e “porquês” da vida social.
id CP2-1_17729d19be6d28e0fa9bfc6fd9edefdc
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/596
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Tornando os alunos pesquisadores: o recurso da pesquisa nas aulas de SociologiaEste artigo busca refletir sobre a importância e as possibilidades da utilização do recurso da pesquisa nas aulas de Sociologia do Ensino Médio. Nosso objetivo é discutir alguns aspectos envolvidos no uso da pesquisa e ressaltar algumasexperiências concretas de sala de aula. Para tal, observamos atividades propostas por professores de Sociologia em duas escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro a fim de compreender como a pesquisa pode se tornar uma importante estratégia para exercitar a imaginação necessária ao pensamento sociológico. Procuramos demonstrar que ensinar Sociologia requer, além da apresentação de temas, teorias e conceitos sociológicos, a explicitação das questões que os sociólogos se fizeram e que os levaram a pensar, investigar e desenvolver instrumentos teóricos e modelos explicativos. Dessa forma, autilização do recurso da pesquisa nas aulas permite que os alunos formulem as suas próprias perguntas, de forma que seja possível formar com a Sociologia e com os autores clássicos e modernos um elo: a busca pelos “comos” e “porquês” da vida social.Imperial Editora do Colégio Pedro II2016-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/596Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 5/6: Cidade, política e sociedade: reflexões sobre Sociologia Urbana1983-007610.33025/rps.v1i5/6reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/596/509Fraga, Alexandre BarbosaLage, Giselle Carinoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-13T17:40:46Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/596Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2017-10-13T17:40:46Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Tornando os alunos pesquisadores: o recurso da pesquisa nas aulas de Sociologia
title Tornando os alunos pesquisadores: o recurso da pesquisa nas aulas de Sociologia
spellingShingle Tornando os alunos pesquisadores: o recurso da pesquisa nas aulas de Sociologia
Fraga, Alexandre Barbosa
title_short Tornando os alunos pesquisadores: o recurso da pesquisa nas aulas de Sociologia
title_full Tornando os alunos pesquisadores: o recurso da pesquisa nas aulas de Sociologia
title_fullStr Tornando os alunos pesquisadores: o recurso da pesquisa nas aulas de Sociologia
title_full_unstemmed Tornando os alunos pesquisadores: o recurso da pesquisa nas aulas de Sociologia
title_sort Tornando os alunos pesquisadores: o recurso da pesquisa nas aulas de Sociologia
author Fraga, Alexandre Barbosa
author_facet Fraga, Alexandre Barbosa
Lage, Giselle Carino
author_role author
author2 Lage, Giselle Carino
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fraga, Alexandre Barbosa
Lage, Giselle Carino
description Este artigo busca refletir sobre a importância e as possibilidades da utilização do recurso da pesquisa nas aulas de Sociologia do Ensino Médio. Nosso objetivo é discutir alguns aspectos envolvidos no uso da pesquisa e ressaltar algumasexperiências concretas de sala de aula. Para tal, observamos atividades propostas por professores de Sociologia em duas escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro a fim de compreender como a pesquisa pode se tornar uma importante estratégia para exercitar a imaginação necessária ao pensamento sociológico. Procuramos demonstrar que ensinar Sociologia requer, além da apresentação de temas, teorias e conceitos sociológicos, a explicitação das questões que os sociólogos se fizeram e que os levaram a pensar, investigar e desenvolver instrumentos teóricos e modelos explicativos. Dessa forma, autilização do recurso da pesquisa nas aulas permite que os alunos formulem as suas próprias perguntas, de forma que seja possível formar com a Sociologia e com os autores clássicos e modernos um elo: a busca pelos “comos” e “porquês” da vida social.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/596
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/596/509
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 5/6: Cidade, política e sociedade: reflexões sobre Sociologia Urbana
1983-0076
10.33025/rps.v1i5/6
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042175396577280