Tornando os alunos pesquisadores: o recurso da pesquisa nas aulas de Sociologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/596 |
Resumo: | Este artigo busca refletir sobre a importância e as possibilidades da utilização do recurso da pesquisa nas aulas de Sociologia do Ensino Médio. Nosso objetivo é discutir alguns aspectos envolvidos no uso da pesquisa e ressaltar algumasexperiências concretas de sala de aula. Para tal, observamos atividades propostas por professores de Sociologia em duas escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro a fim de compreender como a pesquisa pode se tornar uma importante estratégia para exercitar a imaginação necessária ao pensamento sociológico. Procuramos demonstrar que ensinar Sociologia requer, além da apresentação de temas, teorias e conceitos sociológicos, a explicitação das questões que os sociólogos se fizeram e que os levaram a pensar, investigar e desenvolver instrumentos teóricos e modelos explicativos. Dessa forma, autilização do recurso da pesquisa nas aulas permite que os alunos formulem as suas próprias perguntas, de forma que seja possível formar com a Sociologia e com os autores clássicos e modernos um elo: a busca pelos “comos” e “porquês” da vida social. |
id |
CP2-1_17729d19be6d28e0fa9bfc6fd9edefdc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/596 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Tornando os alunos pesquisadores: o recurso da pesquisa nas aulas de SociologiaEste artigo busca refletir sobre a importância e as possibilidades da utilização do recurso da pesquisa nas aulas de Sociologia do Ensino Médio. Nosso objetivo é discutir alguns aspectos envolvidos no uso da pesquisa e ressaltar algumasexperiências concretas de sala de aula. Para tal, observamos atividades propostas por professores de Sociologia em duas escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro a fim de compreender como a pesquisa pode se tornar uma importante estratégia para exercitar a imaginação necessária ao pensamento sociológico. Procuramos demonstrar que ensinar Sociologia requer, além da apresentação de temas, teorias e conceitos sociológicos, a explicitação das questões que os sociólogos se fizeram e que os levaram a pensar, investigar e desenvolver instrumentos teóricos e modelos explicativos. Dessa forma, autilização do recurso da pesquisa nas aulas permite que os alunos formulem as suas próprias perguntas, de forma que seja possível formar com a Sociologia e com os autores clássicos e modernos um elo: a busca pelos “comos” e “porquês” da vida social.Imperial Editora do Colégio Pedro II2016-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/596Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 5/6: Cidade, política e sociedade: reflexões sobre Sociologia Urbana1983-007610.33025/rps.v1i5/6reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/596/509Fraga, Alexandre BarbosaLage, Giselle Carinoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-13T17:40:46Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/596Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2017-10-13T17:40:46Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tornando os alunos pesquisadores: o recurso da pesquisa nas aulas de Sociologia |
title |
Tornando os alunos pesquisadores: o recurso da pesquisa nas aulas de Sociologia |
spellingShingle |
Tornando os alunos pesquisadores: o recurso da pesquisa nas aulas de Sociologia Fraga, Alexandre Barbosa |
title_short |
Tornando os alunos pesquisadores: o recurso da pesquisa nas aulas de Sociologia |
title_full |
Tornando os alunos pesquisadores: o recurso da pesquisa nas aulas de Sociologia |
title_fullStr |
Tornando os alunos pesquisadores: o recurso da pesquisa nas aulas de Sociologia |
title_full_unstemmed |
Tornando os alunos pesquisadores: o recurso da pesquisa nas aulas de Sociologia |
title_sort |
Tornando os alunos pesquisadores: o recurso da pesquisa nas aulas de Sociologia |
author |
Fraga, Alexandre Barbosa |
author_facet |
Fraga, Alexandre Barbosa Lage, Giselle Carino |
author_role |
author |
author2 |
Lage, Giselle Carino |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fraga, Alexandre Barbosa Lage, Giselle Carino |
description |
Este artigo busca refletir sobre a importância e as possibilidades da utilização do recurso da pesquisa nas aulas de Sociologia do Ensino Médio. Nosso objetivo é discutir alguns aspectos envolvidos no uso da pesquisa e ressaltar algumasexperiências concretas de sala de aula. Para tal, observamos atividades propostas por professores de Sociologia em duas escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro a fim de compreender como a pesquisa pode se tornar uma importante estratégia para exercitar a imaginação necessária ao pensamento sociológico. Procuramos demonstrar que ensinar Sociologia requer, além da apresentação de temas, teorias e conceitos sociológicos, a explicitação das questões que os sociólogos se fizeram e que os levaram a pensar, investigar e desenvolver instrumentos teóricos e modelos explicativos. Dessa forma, autilização do recurso da pesquisa nas aulas permite que os alunos formulem as suas próprias perguntas, de forma que seja possível formar com a Sociologia e com os autores clássicos e modernos um elo: a busca pelos “comos” e “porquês” da vida social. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/596 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/596 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/596/509 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 5/6: Cidade, política e sociedade: reflexões sobre Sociologia Urbana 1983-0076 10.33025/rps.v1i5/6 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042175396577280 |