Ensinar e aprender geografia com/nas redes sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/221 |
Resumo: | Este estudo trata de refletir sobre as potencialidades/operacionalidades das práticas pedagógicas da Geografia na apropriação das redes sociais online. Para isso, analisamos possíveis potencialidades oferecidas pelas redes sociais online para a Geografia e como podem ser operacionalizadas nas práticas pedagógicas com as redes sociais online seu ensino e, também, pensar como elas podem contribuir para ensinar e aprender com mais significância Geografia. Os fios teóricos da pesquisa estão tramados no entendimento de aprendizagem online para emaranhar os conceitos de espaço e ciberespaço, transitando por dois locais fundamentais: o da escola e o das redes. A abordagem metodológica é construída nas trilhas das pesquisas pós-críticas em educação, onde o Facebook é o lócus para analisar as novas formas de comunicar que subjetivam os sujeitos e engendram novos formatos de ensinagem. Os resultados apontam diferentes potencialidades e operacionalidades das redes sociais online, mas que não representam apenas o uso da técnica em sala de aula, mas sim como parte da agenda de busca pela construção de processos de aprendizagens significativos em Geografia, através das redes sociais, que representam uma forma contemporânea de comunicar/interagir presente no cotidiano dos alunos. |
id |
CP2-1_1864211e78e7ed010e0c418b554303cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/221 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensinar e aprender geografia com/nas redes sociaisGeografia OnlineTecnologiasPráticas EscolaresEnsino de GeografiaEste estudo trata de refletir sobre as potencialidades/operacionalidades das práticas pedagógicas da Geografia na apropriação das redes sociais online. Para isso, analisamos possíveis potencialidades oferecidas pelas redes sociais online para a Geografia e como podem ser operacionalizadas nas práticas pedagógicas com as redes sociais online seu ensino e, também, pensar como elas podem contribuir para ensinar e aprender com mais significância Geografia. Os fios teóricos da pesquisa estão tramados no entendimento de aprendizagem online para emaranhar os conceitos de espaço e ciberespaço, transitando por dois locais fundamentais: o da escola e o das redes. A abordagem metodológica é construída nas trilhas das pesquisas pós-críticas em educação, onde o Facebook é o lócus para analisar as novas formas de comunicar que subjetivam os sujeitos e engendram novos formatos de ensinagem. Os resultados apontam diferentes potencialidades e operacionalidades das redes sociais online, mas que não representam apenas o uso da técnica em sala de aula, mas sim como parte da agenda de busca pela construção de processos de aprendizagens significativos em Geografia, através das redes sociais, que representam uma forma contemporânea de comunicar/interagir presente no cotidiano dos alunos.Imperial Editora do Colégio Pedro II2015-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/221Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 2 n. 3 (2015): GIRAMUNDO, TERCEIRA EDIÇÃO; 87-962358-446710.33025/grgcp2.v2i3reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/221/209Tonetto, Élida PasiniTonini, Ivaine Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-06T12:30:14Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/221Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2016-04-06T12:30:14Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensinar e aprender geografia com/nas redes sociais |
title |
Ensinar e aprender geografia com/nas redes sociais |
spellingShingle |
Ensinar e aprender geografia com/nas redes sociais Tonetto, Élida Pasini Geografia Online Tecnologias Práticas Escolares Ensino de Geografia |
title_short |
Ensinar e aprender geografia com/nas redes sociais |
title_full |
Ensinar e aprender geografia com/nas redes sociais |
title_fullStr |
Ensinar e aprender geografia com/nas redes sociais |
title_full_unstemmed |
Ensinar e aprender geografia com/nas redes sociais |
title_sort |
Ensinar e aprender geografia com/nas redes sociais |
author |
Tonetto, Élida Pasini |
author_facet |
Tonetto, Élida Pasini Tonini, Ivaine Maria |
author_role |
author |
author2 |
Tonini, Ivaine Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tonetto, Élida Pasini Tonini, Ivaine Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia Online Tecnologias Práticas Escolares Ensino de Geografia |
topic |
Geografia Online Tecnologias Práticas Escolares Ensino de Geografia |
description |
Este estudo trata de refletir sobre as potencialidades/operacionalidades das práticas pedagógicas da Geografia na apropriação das redes sociais online. Para isso, analisamos possíveis potencialidades oferecidas pelas redes sociais online para a Geografia e como podem ser operacionalizadas nas práticas pedagógicas com as redes sociais online seu ensino e, também, pensar como elas podem contribuir para ensinar e aprender com mais significância Geografia. Os fios teóricos da pesquisa estão tramados no entendimento de aprendizagem online para emaranhar os conceitos de espaço e ciberespaço, transitando por dois locais fundamentais: o da escola e o das redes. A abordagem metodológica é construída nas trilhas das pesquisas pós-críticas em educação, onde o Facebook é o lócus para analisar as novas formas de comunicar que subjetivam os sujeitos e engendram novos formatos de ensinagem. Os resultados apontam diferentes potencialidades e operacionalidades das redes sociais online, mas que não representam apenas o uso da técnica em sala de aula, mas sim como parte da agenda de busca pela construção de processos de aprendizagens significativos em Geografia, através das redes sociais, que representam uma forma contemporânea de comunicar/interagir presente no cotidiano dos alunos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/221 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/221 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/221/209 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 2 n. 3 (2015): GIRAMUNDO, TERCEIRA EDIÇÃO; 87-96 2358-4467 10.33025/grgcp2.v2i3 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042176627605504 |