Ensinar e aprender geografia com/nas redes sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tonetto, Élida Pasini
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Tonini, Ivaine Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/221
Resumo: Este estudo trata de refletir sobre as potencialidades/operacionalidades das práticas pedagógicas da Geografia na apropriação das redes sociais online. Para isso, analisamos possíveis potencialidades oferecidas pelas redes sociais online para a Geografia e como podem ser operacionalizadas nas práticas pedagógicas com as redes sociais online seu ensino e, também, pensar como elas podem contribuir para ensinar e aprender com mais significância Geografia. Os fios teóricos da pesquisa estão tramados no entendimento de aprendizagem online para emaranhar os conceitos de espaço e ciberespaço, transitando por dois locais fundamentais: o da escola e o das redes. A abordagem metodológica é construída nas trilhas das pesquisas pós-críticas em educação, onde o Facebook é o lócus para analisar as novas formas de comunicar que subjetivam os sujeitos e engendram novos formatos de ensinagem. Os resultados apontam diferentes potencialidades e operacionalidades das redes sociais online, mas que não representam apenas o uso da técnica em sala de aula, mas sim como parte da agenda de busca pela construção de processos de aprendizagens significativos em Geografia, através das redes sociais, que representam uma forma contemporânea de comunicar/interagir presente no cotidiano dos alunos.
id CP2-1_1864211e78e7ed010e0c418b554303cb
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/221
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Ensinar e aprender geografia com/nas redes sociaisGeografia OnlineTecnologiasPráticas EscolaresEnsino de GeografiaEste estudo trata de refletir sobre as potencialidades/operacionalidades das práticas pedagógicas da Geografia na apropriação das redes sociais online. Para isso, analisamos possíveis potencialidades oferecidas pelas redes sociais online para a Geografia e como podem ser operacionalizadas nas práticas pedagógicas com as redes sociais online seu ensino e, também, pensar como elas podem contribuir para ensinar e aprender com mais significância Geografia. Os fios teóricos da pesquisa estão tramados no entendimento de aprendizagem online para emaranhar os conceitos de espaço e ciberespaço, transitando por dois locais fundamentais: o da escola e o das redes. A abordagem metodológica é construída nas trilhas das pesquisas pós-críticas em educação, onde o Facebook é o lócus para analisar as novas formas de comunicar que subjetivam os sujeitos e engendram novos formatos de ensinagem. Os resultados apontam diferentes potencialidades e operacionalidades das redes sociais online, mas que não representam apenas o uso da técnica em sala de aula, mas sim como parte da agenda de busca pela construção de processos de aprendizagens significativos em Geografia, através das redes sociais, que representam uma forma contemporânea de comunicar/interagir presente no cotidiano dos alunos.Imperial Editora do Colégio Pedro II2015-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/221Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 2 n. 3 (2015): GIRAMUNDO, TERCEIRA EDIÇÃO; 87-962358-446710.33025/grgcp2.v2i3reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/221/209Tonetto, Élida PasiniTonini, Ivaine Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-06T12:30:14Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/221Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2016-04-06T12:30:14Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensinar e aprender geografia com/nas redes sociais
title Ensinar e aprender geografia com/nas redes sociais
spellingShingle Ensinar e aprender geografia com/nas redes sociais
Tonetto, Élida Pasini
Geografia Online
Tecnologias
Práticas Escolares
Ensino de Geografia
title_short Ensinar e aprender geografia com/nas redes sociais
title_full Ensinar e aprender geografia com/nas redes sociais
title_fullStr Ensinar e aprender geografia com/nas redes sociais
title_full_unstemmed Ensinar e aprender geografia com/nas redes sociais
title_sort Ensinar e aprender geografia com/nas redes sociais
author Tonetto, Élida Pasini
author_facet Tonetto, Élida Pasini
Tonini, Ivaine Maria
author_role author
author2 Tonini, Ivaine Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tonetto, Élida Pasini
Tonini, Ivaine Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia Online
Tecnologias
Práticas Escolares
Ensino de Geografia
topic Geografia Online
Tecnologias
Práticas Escolares
Ensino de Geografia
description Este estudo trata de refletir sobre as potencialidades/operacionalidades das práticas pedagógicas da Geografia na apropriação das redes sociais online. Para isso, analisamos possíveis potencialidades oferecidas pelas redes sociais online para a Geografia e como podem ser operacionalizadas nas práticas pedagógicas com as redes sociais online seu ensino e, também, pensar como elas podem contribuir para ensinar e aprender com mais significância Geografia. Os fios teóricos da pesquisa estão tramados no entendimento de aprendizagem online para emaranhar os conceitos de espaço e ciberespaço, transitando por dois locais fundamentais: o da escola e o das redes. A abordagem metodológica é construída nas trilhas das pesquisas pós-críticas em educação, onde o Facebook é o lócus para analisar as novas formas de comunicar que subjetivam os sujeitos e engendram novos formatos de ensinagem. Os resultados apontam diferentes potencialidades e operacionalidades das redes sociais online, mas que não representam apenas o uso da técnica em sala de aula, mas sim como parte da agenda de busca pela construção de processos de aprendizagens significativos em Geografia, através das redes sociais, que representam uma forma contemporânea de comunicar/interagir presente no cotidiano dos alunos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/221
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/221/209
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 2 n. 3 (2015): GIRAMUNDO, TERCEIRA EDIÇÃO; 87-96
2358-4467
10.33025/grgcp2.v2i3
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042176627605504