A favela sob o olhar de alunos de classes populares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/57 |
Resumo: | O texto apresenta uma experiência didática realizada em 2007 na Escola de Espetáculo: Spetáculus. Trata-se de uma escola que tem como objetivo a capacitação profissional de jovens de 17 a 21 anos, oriundos da rede pública de ensino e moradores de áreas de vulnerabilidade social no Grande Rio. A “visão da favela” constituía o tema da aula que ministrei como professor convidado e fazia parte de um projeto em desenvolvimento pela escola. A partir da realização de uma dinâmica para apresentar o tema foi possível sistematizar as respostas acerca do significado de favelas e destacar os elementos significativos para a compreensão da percepção de cada um sobre este tipo de agrupamento.Entre os diversos aspectos relevantes mencionados no presente artigo, podemos destacar que os resultados mostram que o espaço vivido se sobrepões ao espaço construído ao analisarmos os diversos elementos que constituem a percepção dos alunos sobre a favela. |
id |
CP2-1_1c2a3bd630913921837c1d8b27e3974a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/57 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
A favela sob o olhar de alunos de classes popularesFavelaPercepçãoLugarCulturaTerritório.Ensino de GeografiaO texto apresenta uma experiência didática realizada em 2007 na Escola de Espetáculo: Spetáculus. Trata-se de uma escola que tem como objetivo a capacitação profissional de jovens de 17 a 21 anos, oriundos da rede pública de ensino e moradores de áreas de vulnerabilidade social no Grande Rio. A “visão da favela” constituía o tema da aula que ministrei como professor convidado e fazia parte de um projeto em desenvolvimento pela escola. A partir da realização de uma dinâmica para apresentar o tema foi possível sistematizar as respostas acerca do significado de favelas e destacar os elementos significativos para a compreensão da percepção de cada um sobre este tipo de agrupamento.Entre os diversos aspectos relevantes mencionados no presente artigo, podemos destacar que os resultados mostram que o espaço vivido se sobrepões ao espaço construído ao analisarmos os diversos elementos que constituem a percepção dos alunos sobre a favela. Imperial Editora do Colégio Pedro II2015-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/57Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 1 n. 2 (2014): GIRAMUNDO, SEGUNDA EDIÇÃO; 114-1172358-446710.33025/grgcp2.v1i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/57/30Costa, Valéria Graceinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-06T14:13:16Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/57Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2016-04-06T14:13:16Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A favela sob o olhar de alunos de classes populares |
title |
A favela sob o olhar de alunos de classes populares |
spellingShingle |
A favela sob o olhar de alunos de classes populares Costa, Valéria Grace Favela Percepção Lugar Cultura Território. Ensino de Geografia |
title_short |
A favela sob o olhar de alunos de classes populares |
title_full |
A favela sob o olhar de alunos de classes populares |
title_fullStr |
A favela sob o olhar de alunos de classes populares |
title_full_unstemmed |
A favela sob o olhar de alunos de classes populares |
title_sort |
A favela sob o olhar de alunos de classes populares |
author |
Costa, Valéria Grace |
author_facet |
Costa, Valéria Grace |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Valéria Grace |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Favela Percepção Lugar Cultura Território. Ensino de Geografia |
topic |
Favela Percepção Lugar Cultura Território. Ensino de Geografia |
description |
O texto apresenta uma experiência didática realizada em 2007 na Escola de Espetáculo: Spetáculus. Trata-se de uma escola que tem como objetivo a capacitação profissional de jovens de 17 a 21 anos, oriundos da rede pública de ensino e moradores de áreas de vulnerabilidade social no Grande Rio. A “visão da favela” constituía o tema da aula que ministrei como professor convidado e fazia parte de um projeto em desenvolvimento pela escola. A partir da realização de uma dinâmica para apresentar o tema foi possível sistematizar as respostas acerca do significado de favelas e destacar os elementos significativos para a compreensão da percepção de cada um sobre este tipo de agrupamento.Entre os diversos aspectos relevantes mencionados no presente artigo, podemos destacar que os resultados mostram que o espaço vivido se sobrepões ao espaço construído ao analisarmos os diversos elementos que constituem a percepção dos alunos sobre a favela. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/57 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/57 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/57/30 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 1 n. 2 (2014): GIRAMUNDO, SEGUNDA EDIÇÃO; 114-117 2358-4467 10.33025/grgcp2.v1i2 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042176605585408 |