Para onde caminha o ensino da Matemática na Escola Básica?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temaseconexoes/article/view/215 |
Resumo: | Este trabalho objetiva refletir acerca de questões relativas ao ensino e à aprendizagem de Matemática por meio da metodologia de Resolução de Problemas - próprias do caminhar na Educação Básica -, tomando como referencial teórico a Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau. Apresentam=se caracterizações acerca da utilização dessa teoria quando sequências didáticas são preparadas para permitir a autonomia do educando na construção de seus saberes e proporciona condições favoráveis ao professor para, entre outras tarefas, preparar-se para elaborar, aplicar, acompanhar e realizar análises quando elabora uma sequência didática em que o aluno é convidado a construir saberes relativo a um conteúdo matemático, sem a interferência direta do professor nessa construção. |
id |
CP2-1_29668dca25bc2c898e22d1ec8eaa8b4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/215 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Para onde caminha o ensino da Matemática na Escola Básica?Este trabalho objetiva refletir acerca de questões relativas ao ensino e à aprendizagem de Matemática por meio da metodologia de Resolução de Problemas - próprias do caminhar na Educação Básica -, tomando como referencial teórico a Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau. Apresentam=se caracterizações acerca da utilização dessa teoria quando sequências didáticas são preparadas para permitir a autonomia do educando na construção de seus saberes e proporciona condições favoráveis ao professor para, entre outras tarefas, preparar-se para elaborar, aplicar, acompanhar e realizar análises quando elabora uma sequência didática em que o aluno é convidado a construir saberes relativo a um conteúdo matemático, sem a interferência direta do professor nessa construção.Temas & Conexões2015-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temaseconexoes/article/view/215Temas & Conexões; n. 2 (2017): Temas & Conexões Nº2 (2017)2447-0457reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temaseconexoes/article/view/215/161Teixeira, Paulo Jorge Magalhãesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-24T10:27:11Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/215Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2017-10-24T10:27:11Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Para onde caminha o ensino da Matemática na Escola Básica? |
title |
Para onde caminha o ensino da Matemática na Escola Básica? |
spellingShingle |
Para onde caminha o ensino da Matemática na Escola Básica? Teixeira, Paulo Jorge Magalhães |
title_short |
Para onde caminha o ensino da Matemática na Escola Básica? |
title_full |
Para onde caminha o ensino da Matemática na Escola Básica? |
title_fullStr |
Para onde caminha o ensino da Matemática na Escola Básica? |
title_full_unstemmed |
Para onde caminha o ensino da Matemática na Escola Básica? |
title_sort |
Para onde caminha o ensino da Matemática na Escola Básica? |
author |
Teixeira, Paulo Jorge Magalhães |
author_facet |
Teixeira, Paulo Jorge Magalhães |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Paulo Jorge Magalhães |
description |
Este trabalho objetiva refletir acerca de questões relativas ao ensino e à aprendizagem de Matemática por meio da metodologia de Resolução de Problemas - próprias do caminhar na Educação Básica -, tomando como referencial teórico a Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau. Apresentam=se caracterizações acerca da utilização dessa teoria quando sequências didáticas são preparadas para permitir a autonomia do educando na construção de seus saberes e proporciona condições favoráveis ao professor para, entre outras tarefas, preparar-se para elaborar, aplicar, acompanhar e realizar análises quando elabora uma sequência didática em que o aluno é convidado a construir saberes relativo a um conteúdo matemático, sem a interferência direta do professor nessa construção. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temaseconexoes/article/view/215 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temaseconexoes/article/view/215 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temaseconexoes/article/view/215/161 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Temas & Conexões |
publisher.none.fl_str_mv |
Temas & Conexões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Temas & Conexões; n. 2 (2017): Temas & Conexões Nº2 (2017) 2447-0457 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177958248449 |