CINEMA E SOCIOLOGIA: CRÍTICA E DESCOLONIZAÇÃO DA IMAGEM
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1329 |
Resumo: | O presente trabalho pretende trazer as contribuições de algumas teorias sobre cinema para o ensino de Sociologia. As interfaces possíveis entre o conhecimento e os métodos sociológicos/antropológicos e o cinema passam pela análise crítica das imagens, os estudos sobre diversidade cultural e a construção de narrativas. Sendo assim, as aproximações com teorias críticas da imagem e da cultura são elementos que fazem convergir, no campo teórico, o cinema e a sociologia. Na dimensão prática, as propostas de como “fazer cinema” e a construção do objeto a ser filmado possuem afinidades eletivas com a própria forma de “fazer sociologia”. Neste trabalho, portanto, apresentaremos diálogos que temos explorado entre Cinema (em particular o documentário) e Ciências Sociais a partir do projeto de documentário feito com alunos no Colégio Pedro II, do Rio de Janeiro.PALAVRAS-CHAVE: Ensino de sociologia; cinema e educação; pedagogia decolonial. |
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CINEMA E SOCIOLOGIA: CRÍTICA E DESCOLONIZAÇÃO DA IMAGEMO presente trabalho pretende trazer as contribuições de algumas teorias sobre cinema para o ensino de Sociologia. As interfaces possíveis entre o conhecimento e os métodos sociológicos/antropológicos e o cinema passam pela análise crítica das imagens, os estudos sobre diversidade cultural e a construção de narrativas. Sendo assim, as aproximações com teorias críticas da imagem e da cultura são elementos que fazem convergir, no campo teórico, o cinema e a sociologia. Na dimensão prática, as propostas de como “fazer cinema” e a construção do objeto a ser filmado possuem afinidades eletivas com a própria forma de “fazer sociologia”. Neste trabalho, portanto, apresentaremos diálogos que temos explorado entre Cinema (em particular o documentário) e Ciências Sociais a partir do projeto de documentário feito com alunos no Colégio Pedro II, do Rio de Janeiro.PALAVRAS-CHAVE: Ensino de sociologia; cinema e educação; pedagogia decolonial.Imperial Editora do Colégio Pedro II2017-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1329Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 18: Ensino de Sociologia Decolonial; 3-121983-007610.33025/rps.v0i18reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1329/980Santos, Paula Cristina MenezesSantos, Clarissa Tagliariinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-13T21:55:28Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1329Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2017-10-13T21:55:28Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
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