JOGOS DE MANCALA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: POSSIBILIDADES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Foganholi, Claudia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Julio Cesar da, Fernandes, Pedro Borges, Vaz, Paulo Vieira dos Santos, Silva, Moisés Teixeira da, Ferreira, Matheus Garcia de Alvarenga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2436
Resumo: Este trabalho teve o objetivo de relatar a experiência de um Projeto de Extensão realizado pelo Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense que buscou proporcionar o conhecimento e a vivência dos Jogos de Mancala, uma família de jogos de tabuleiros de origem Africana. O relato está baseado nos registros realizados pelos estudantes de curso de graduação em Educação Física que fazem parte do projeto que organizaram e conduziram a vivência realizada em uma praça pública no município de Niterói-RJ. Os resultados obtidos nesta vivência apontam para as possibilidades de abordagem da história e das culturas africanas, bem como do diálogo sobre a educação das Relações Étnico-Raciais na Educação Física a partir dos Jogos de Mancala.
id CP2-1_30d8e1a09f0257a603e142a06f836540
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2436
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling JOGOS DE MANCALA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: POSSIBILIDADES DE UM PROJETO DE EXTENSÃOJogos de MancalaLei 10.639/03Educação FísicaHistória e Culturas AfricanasEducação das relações étnico-raciais.Este trabalho teve o objetivo de relatar a experiência de um Projeto de Extensão realizado pelo Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense que buscou proporcionar o conhecimento e a vivência dos Jogos de Mancala, uma família de jogos de tabuleiros de origem Africana. O relato está baseado nos registros realizados pelos estudantes de curso de graduação em Educação Física que fazem parte do projeto que organizaram e conduziram a vivência realizada em uma praça pública no município de Niterói-RJ. Os resultados obtidos nesta vivência apontam para as possibilidades de abordagem da história e das culturas africanas, bem como do diálogo sobre a educação das Relações Étnico-Raciais na Educação Física a partir dos Jogos de Mancala.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2436Temas em Educação Física Escolar; v. 4 n. 2 (2019): AGO/DEZ 2019; 159-1702525-591610.33025/tefe.v4i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2436/1631Foganholi, ClaudiaSilva, Julio Cesar daFernandes, Pedro BorgesVaz, Paulo Vieira dos SantosSilva, Moisés Teixeira daFerreira, Matheus Garcia de Alvarengainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-03T09:38:14Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2436Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-03T09:38:14Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv JOGOS DE MANCALA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: POSSIBILIDADES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO
title JOGOS DE MANCALA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: POSSIBILIDADES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO
spellingShingle JOGOS DE MANCALA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: POSSIBILIDADES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO
Foganholi, Claudia
Jogos de Mancala
Lei 10.639/03
Educação Física
História e Culturas Africanas
Educação das relações étnico-raciais.
title_short JOGOS DE MANCALA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: POSSIBILIDADES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO
title_full JOGOS DE MANCALA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: POSSIBILIDADES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO
title_fullStr JOGOS DE MANCALA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: POSSIBILIDADES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO
title_full_unstemmed JOGOS DE MANCALA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: POSSIBILIDADES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO
title_sort JOGOS DE MANCALA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: POSSIBILIDADES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO
author Foganholi, Claudia
author_facet Foganholi, Claudia
Silva, Julio Cesar da
Fernandes, Pedro Borges
Vaz, Paulo Vieira dos Santos
Silva, Moisés Teixeira da
Ferreira, Matheus Garcia de Alvarenga
author_role author
author2 Silva, Julio Cesar da
Fernandes, Pedro Borges
Vaz, Paulo Vieira dos Santos
Silva, Moisés Teixeira da
Ferreira, Matheus Garcia de Alvarenga
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Foganholi, Claudia
Silva, Julio Cesar da
Fernandes, Pedro Borges
Vaz, Paulo Vieira dos Santos
Silva, Moisés Teixeira da
Ferreira, Matheus Garcia de Alvarenga
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos de Mancala
Lei 10.639/03
Educação Física
História e Culturas Africanas
Educação das relações étnico-raciais.
topic Jogos de Mancala
Lei 10.639/03
Educação Física
História e Culturas Africanas
Educação das relações étnico-raciais.
description Este trabalho teve o objetivo de relatar a experiência de um Projeto de Extensão realizado pelo Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense que buscou proporcionar o conhecimento e a vivência dos Jogos de Mancala, uma família de jogos de tabuleiros de origem Africana. O relato está baseado nos registros realizados pelos estudantes de curso de graduação em Educação Física que fazem parte do projeto que organizaram e conduziram a vivência realizada em uma praça pública no município de Niterói-RJ. Os resultados obtidos nesta vivência apontam para as possibilidades de abordagem da história e das culturas africanas, bem como do diálogo sobre a educação das Relações Étnico-Raciais na Educação Física a partir dos Jogos de Mancala.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2436
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2436/1631
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Temas em Educação Física Escolar; v. 4 n. 2 (2019): AGO/DEZ 2019; 159-170
2525-5916
10.33025/tefe.v4i2
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042178518188032