A MÚSICA COMO LUGAR DE ENCONTRO E AFETO COM AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLÉGIO PEDRO II DURANTE A QUARENTENA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2935 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo compartilhar um relato de experiência que narra fazeres musicais para e com as crianças do Centro de Referência em Educação Infantil (CREIR) do Colégio Pedro II durante a quarentena imposta pela Pandemia do COVID-19. Em um momento tão desafiador para nossas crianças e famílias os professores do Departamento de Educação Musical sentiram a necessidade de estabelecer um contato com a comunidade escolar e promover encontros musicais através do meio virtual. Considerando a vigente conjuntura e levando em conta a faixa etária das crianças da Educação Infantil, não caberia promover uma Educação à Distância (EaD). Deste modo, diversas propostas lúdicas foram surgindo de modo a propiciar estes momentos de cantoria e alegria. Contando com a colaboração de outros professores, da secretaria e com grande apoio da Direção do CREIR e da Chefia de Departamento de Educação Musical, as propostas vêm acontecendo desde a segunda semana de março, trazendo um retorno muito significativo das famílias, o que aponta para a continuidade desta iniciativa ao longo do período de quarentena. A partir destas vivências foram trazidas reflexões acerca das "Gotículas de Afeto musicais" experienciadas, tendo como base os documentos oficiais do governo, fundamentos da Educação Infantil e do papel da música como fator de desenvolvimento humano. Os desafios e potências de cada ação foram compartilhados, sempre na perspectiva da incompletude do ser humano e de um refazer da praxis docente (FREIRE, 2016). Compreendemos tais experiências musicais vivenciadas como possibilidade de encontro, afeto e transformação. |
id |
CP2-1_48b2fb5a30537ca6f4370c95d3fcbd06 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2935 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
A MÚSICA COMO LUGAR DE ENCONTRO E AFETO COM AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLÉGIO PEDRO II DURANTE A QUARENTENACriançasmúsicaeducação musicalO presente artigo tem por objetivo compartilhar um relato de experiência que narra fazeres musicais para e com as crianças do Centro de Referência em Educação Infantil (CREIR) do Colégio Pedro II durante a quarentena imposta pela Pandemia do COVID-19. Em um momento tão desafiador para nossas crianças e famílias os professores do Departamento de Educação Musical sentiram a necessidade de estabelecer um contato com a comunidade escolar e promover encontros musicais através do meio virtual. Considerando a vigente conjuntura e levando em conta a faixa etária das crianças da Educação Infantil, não caberia promover uma Educação à Distância (EaD). Deste modo, diversas propostas lúdicas foram surgindo de modo a propiciar estes momentos de cantoria e alegria. Contando com a colaboração de outros professores, da secretaria e com grande apoio da Direção do CREIR e da Chefia de Departamento de Educação Musical, as propostas vêm acontecendo desde a segunda semana de março, trazendo um retorno muito significativo das famílias, o que aponta para a continuidade desta iniciativa ao longo do período de quarentena. A partir destas vivências foram trazidas reflexões acerca das "Gotículas de Afeto musicais" experienciadas, tendo como base os documentos oficiais do governo, fundamentos da Educação Infantil e do papel da música como fator de desenvolvimento humano. Os desafios e potências de cada ação foram compartilhados, sempre na perspectiva da incompletude do ser humano e de um refazer da praxis docente (FREIRE, 2016). Compreendemos tais experiências musicais vivenciadas como possibilidade de encontro, afeto e transformação.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2935Práticas em Educação Infantil; v. 5 n. 6 (2020)2447-620Xreponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2935/1854Cotrim, Ronaldo Murtinho BragaHenriques, Wasti Silvério Ciszevskiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-30T10:43:44Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2935Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-11-30T10:43:44Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A MÚSICA COMO LUGAR DE ENCONTRO E AFETO COM AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLÉGIO PEDRO II DURANTE A QUARENTENA |
title |
A MÚSICA COMO LUGAR DE ENCONTRO E AFETO COM AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLÉGIO PEDRO II DURANTE A QUARENTENA |
spellingShingle |
A MÚSICA COMO LUGAR DE ENCONTRO E AFETO COM AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLÉGIO PEDRO II DURANTE A QUARENTENA Cotrim, Ronaldo Murtinho Braga Crianças música educação musical |
title_short |
A MÚSICA COMO LUGAR DE ENCONTRO E AFETO COM AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLÉGIO PEDRO II DURANTE A QUARENTENA |
title_full |
A MÚSICA COMO LUGAR DE ENCONTRO E AFETO COM AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLÉGIO PEDRO II DURANTE A QUARENTENA |
title_fullStr |
A MÚSICA COMO LUGAR DE ENCONTRO E AFETO COM AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLÉGIO PEDRO II DURANTE A QUARENTENA |
title_full_unstemmed |
A MÚSICA COMO LUGAR DE ENCONTRO E AFETO COM AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLÉGIO PEDRO II DURANTE A QUARENTENA |
title_sort |
A MÚSICA COMO LUGAR DE ENCONTRO E AFETO COM AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLÉGIO PEDRO II DURANTE A QUARENTENA |
author |
Cotrim, Ronaldo Murtinho Braga |
author_facet |
Cotrim, Ronaldo Murtinho Braga Henriques, Wasti Silvério Ciszevski |
author_role |
author |
author2 |
Henriques, Wasti Silvério Ciszevski |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cotrim, Ronaldo Murtinho Braga Henriques, Wasti Silvério Ciszevski |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças música educação musical |
topic |
Crianças música educação musical |
description |
O presente artigo tem por objetivo compartilhar um relato de experiência que narra fazeres musicais para e com as crianças do Centro de Referência em Educação Infantil (CREIR) do Colégio Pedro II durante a quarentena imposta pela Pandemia do COVID-19. Em um momento tão desafiador para nossas crianças e famílias os professores do Departamento de Educação Musical sentiram a necessidade de estabelecer um contato com a comunidade escolar e promover encontros musicais através do meio virtual. Considerando a vigente conjuntura e levando em conta a faixa etária das crianças da Educação Infantil, não caberia promover uma Educação à Distância (EaD). Deste modo, diversas propostas lúdicas foram surgindo de modo a propiciar estes momentos de cantoria e alegria. Contando com a colaboração de outros professores, da secretaria e com grande apoio da Direção do CREIR e da Chefia de Departamento de Educação Musical, as propostas vêm acontecendo desde a segunda semana de março, trazendo um retorno muito significativo das famílias, o que aponta para a continuidade desta iniciativa ao longo do período de quarentena. A partir destas vivências foram trazidas reflexões acerca das "Gotículas de Afeto musicais" experienciadas, tendo como base os documentos oficiais do governo, fundamentos da Educação Infantil e do papel da música como fator de desenvolvimento humano. Os desafios e potências de cada ação foram compartilhados, sempre na perspectiva da incompletude do ser humano e de um refazer da praxis docente (FREIRE, 2016). Compreendemos tais experiências musicais vivenciadas como possibilidade de encontro, afeto e transformação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2935 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2935 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2935/1854 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práticas em Educação Infantil; v. 5 n. 6 (2020) 2447-620X reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042178041085952 |