A MÚSICA COMO LUGAR DE ENCONTRO E AFETO COM AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLÉGIO PEDRO II DURANTE A QUARENTENA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cotrim, Ronaldo Murtinho Braga
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Henriques, Wasti Silvério Ciszevski
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2935
Resumo: O presente artigo tem por objetivo compartilhar um relato de experiência que narra fazeres musicais para e com as crianças do Centro de Referência em Educação Infantil (CREIR) do Colégio Pedro II durante a quarentena imposta pela Pandemia do COVID-19. Em um momento tão desafiador para nossas crianças e famílias os professores do Departamento de Educação Musical sentiram a necessidade de estabelecer um contato com a comunidade escolar e promover encontros musicais através do meio virtual.  Considerando a vigente conjuntura e levando em conta a faixa etária das crianças da Educação Infantil, não caberia promover uma Educação à Distância (EaD).  Deste modo, diversas propostas lúdicas foram surgindo de modo a propiciar estes momentos de cantoria e alegria. Contando com a colaboração de outros professores, da secretaria e com grande apoio da Direção do CREIR e da Chefia de Departamento de Educação Musical, as propostas vêm acontecendo desde a segunda semana de março, trazendo um retorno muito significativo das famílias, o que aponta para a continuidade desta iniciativa ao longo do período de quarentena. A partir destas vivências foram trazidas reflexões acerca das "Gotículas de Afeto musicais" experienciadas, tendo como base os documentos oficiais do governo, fundamentos da Educação Infantil e do papel da música como fator de desenvolvimento humano. Os desafios e potências de cada ação foram compartilhados, sempre na perspectiva da incompletude do ser humano e de um refazer da praxis docente (FREIRE, 2016). Compreendemos tais experiências musicais vivenciadas como possibilidade de encontro, afeto e transformação.
id CP2-1_48b2fb5a30537ca6f4370c95d3fcbd06
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2935
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling A MÚSICA COMO LUGAR DE ENCONTRO E AFETO COM AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLÉGIO PEDRO II DURANTE A QUARENTENACriançasmúsicaeducação musicalO presente artigo tem por objetivo compartilhar um relato de experiência que narra fazeres musicais para e com as crianças do Centro de Referência em Educação Infantil (CREIR) do Colégio Pedro II durante a quarentena imposta pela Pandemia do COVID-19. Em um momento tão desafiador para nossas crianças e famílias os professores do Departamento de Educação Musical sentiram a necessidade de estabelecer um contato com a comunidade escolar e promover encontros musicais através do meio virtual.  Considerando a vigente conjuntura e levando em conta a faixa etária das crianças da Educação Infantil, não caberia promover uma Educação à Distância (EaD).  Deste modo, diversas propostas lúdicas foram surgindo de modo a propiciar estes momentos de cantoria e alegria. Contando com a colaboração de outros professores, da secretaria e com grande apoio da Direção do CREIR e da Chefia de Departamento de Educação Musical, as propostas vêm acontecendo desde a segunda semana de março, trazendo um retorno muito significativo das famílias, o que aponta para a continuidade desta iniciativa ao longo do período de quarentena. A partir destas vivências foram trazidas reflexões acerca das "Gotículas de Afeto musicais" experienciadas, tendo como base os documentos oficiais do governo, fundamentos da Educação Infantil e do papel da música como fator de desenvolvimento humano. Os desafios e potências de cada ação foram compartilhados, sempre na perspectiva da incompletude do ser humano e de um refazer da praxis docente (FREIRE, 2016). Compreendemos tais experiências musicais vivenciadas como possibilidade de encontro, afeto e transformação.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2935Práticas em Educação Infantil; v. 5 n. 6 (2020)2447-620Xreponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2935/1854Cotrim, Ronaldo Murtinho BragaHenriques, Wasti Silvério Ciszevskiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-30T10:43:44Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2935Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-11-30T10:43:44Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv A MÚSICA COMO LUGAR DE ENCONTRO E AFETO COM AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLÉGIO PEDRO II DURANTE A QUARENTENA
title A MÚSICA COMO LUGAR DE ENCONTRO E AFETO COM AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLÉGIO PEDRO II DURANTE A QUARENTENA
spellingShingle A MÚSICA COMO LUGAR DE ENCONTRO E AFETO COM AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLÉGIO PEDRO II DURANTE A QUARENTENA
Cotrim, Ronaldo Murtinho Braga
Crianças
música
educação musical
title_short A MÚSICA COMO LUGAR DE ENCONTRO E AFETO COM AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLÉGIO PEDRO II DURANTE A QUARENTENA
title_full A MÚSICA COMO LUGAR DE ENCONTRO E AFETO COM AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLÉGIO PEDRO II DURANTE A QUARENTENA
title_fullStr A MÚSICA COMO LUGAR DE ENCONTRO E AFETO COM AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLÉGIO PEDRO II DURANTE A QUARENTENA
title_full_unstemmed A MÚSICA COMO LUGAR DE ENCONTRO E AFETO COM AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLÉGIO PEDRO II DURANTE A QUARENTENA
title_sort A MÚSICA COMO LUGAR DE ENCONTRO E AFETO COM AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLÉGIO PEDRO II DURANTE A QUARENTENA
author Cotrim, Ronaldo Murtinho Braga
author_facet Cotrim, Ronaldo Murtinho Braga
Henriques, Wasti Silvério Ciszevski
author_role author
author2 Henriques, Wasti Silvério Ciszevski
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cotrim, Ronaldo Murtinho Braga
Henriques, Wasti Silvério Ciszevski
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
música
educação musical
topic Crianças
música
educação musical
description O presente artigo tem por objetivo compartilhar um relato de experiência que narra fazeres musicais para e com as crianças do Centro de Referência em Educação Infantil (CREIR) do Colégio Pedro II durante a quarentena imposta pela Pandemia do COVID-19. Em um momento tão desafiador para nossas crianças e famílias os professores do Departamento de Educação Musical sentiram a necessidade de estabelecer um contato com a comunidade escolar e promover encontros musicais através do meio virtual.  Considerando a vigente conjuntura e levando em conta a faixa etária das crianças da Educação Infantil, não caberia promover uma Educação à Distância (EaD).  Deste modo, diversas propostas lúdicas foram surgindo de modo a propiciar estes momentos de cantoria e alegria. Contando com a colaboração de outros professores, da secretaria e com grande apoio da Direção do CREIR e da Chefia de Departamento de Educação Musical, as propostas vêm acontecendo desde a segunda semana de março, trazendo um retorno muito significativo das famílias, o que aponta para a continuidade desta iniciativa ao longo do período de quarentena. A partir destas vivências foram trazidas reflexões acerca das "Gotículas de Afeto musicais" experienciadas, tendo como base os documentos oficiais do governo, fundamentos da Educação Infantil e do papel da música como fator de desenvolvimento humano. Os desafios e potências de cada ação foram compartilhados, sempre na perspectiva da incompletude do ser humano e de um refazer da praxis docente (FREIRE, 2016). Compreendemos tais experiências musicais vivenciadas como possibilidade de encontro, afeto e transformação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2935
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2935/1854
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Práticas em Educação Infantil; v. 5 n. 6 (2020)
2447-620X
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042178041085952