GÊNERO E A NATURALIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/637 |
Resumo: | Este artigo discute a naturalização das diferenças de gênero e sua relação com as aulas de Educação Física, a partir de significados construídos por estudantes. Esta naturalização acaba influenciando o ensino/aprendizagem de conteúdos curriculares, como é o caso do futebol. Para buscar um melhor entendimento sobre o tema, são analisadas as questões de gênero e como ocorre a construção cultural do masculino e do feminino. O estudo foi realizado em uma escola estadual em Nova Iguaçu-RJ e os dados foram obtidos através da realização de entrevistas com dez alunos/as do terceiro ano do ensino médio. Após a utilização da técnica de análise de conteúdo, os resultados demonstram que ao final do ensino médio na escola estudada, a Educação Física atua reforçando estereótipos, com os/as alunos/as representando o masculino como superior e as mulheres como frágeis. Outra descoberta foi que a habilidade motora é importante critério de inclusão/exclusão independente do sexo. |
id |
CP2-1_490251e7cf7392e87c73f2a8ab7a4f0c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/637 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
GÊNERO E A NATURALIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLARGêneroEducação FísicaEscolaEstereótipoFutebolFutsalEste artigo discute a naturalização das diferenças de gênero e sua relação com as aulas de Educação Física, a partir de significados construídos por estudantes. Esta naturalização acaba influenciando o ensino/aprendizagem de conteúdos curriculares, como é o caso do futebol. Para buscar um melhor entendimento sobre o tema, são analisadas as questões de gênero e como ocorre a construção cultural do masculino e do feminino. O estudo foi realizado em uma escola estadual em Nova Iguaçu-RJ e os dados foram obtidos através da realização de entrevistas com dez alunos/as do terceiro ano do ensino médio. Após a utilização da técnica de análise de conteúdo, os resultados demonstram que ao final do ensino médio na escola estudada, a Educação Física atua reforçando estereótipos, com os/as alunos/as representando o masculino como superior e as mulheres como frágeis. Outra descoberta foi que a habilidade motora é importante critério de inclusão/exclusão independente do sexo.Imperial Editora do Colégio Pedro II2016-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empíricaapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/637Temas em Educação Física Escolar; v. 1 n. 1 (2016): ABR/DEZ 2016; 53-712525-591610.33025/tefe.v1i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/637/542Monteiro, Marcos Vinicius Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-15T22:07:38Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/637Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2019-06-15T22:07:38Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
GÊNERO E A NATURALIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title |
GÊNERO E A NATURALIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
spellingShingle |
GÊNERO E A NATURALIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Monteiro, Marcos Vinicius Pereira Gênero Educação Física Escola Estereótipo Futebol Futsal |
title_short |
GÊNERO E A NATURALIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title_full |
GÊNERO E A NATURALIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title_fullStr |
GÊNERO E A NATURALIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
GÊNERO E A NATURALIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title_sort |
GÊNERO E A NATURALIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
author |
Monteiro, Marcos Vinicius Pereira |
author_facet |
Monteiro, Marcos Vinicius Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Marcos Vinicius Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero Educação Física Escola Estereótipo Futebol Futsal |
topic |
Gênero Educação Física Escola Estereótipo Futebol Futsal |
description |
Este artigo discute a naturalização das diferenças de gênero e sua relação com as aulas de Educação Física, a partir de significados construídos por estudantes. Esta naturalização acaba influenciando o ensino/aprendizagem de conteúdos curriculares, como é o caso do futebol. Para buscar um melhor entendimento sobre o tema, são analisadas as questões de gênero e como ocorre a construção cultural do masculino e do feminino. O estudo foi realizado em uma escola estadual em Nova Iguaçu-RJ e os dados foram obtidos através da realização de entrevistas com dez alunos/as do terceiro ano do ensino médio. Após a utilização da técnica de análise de conteúdo, os resultados demonstram que ao final do ensino médio na escola estudada, a Educação Física atua reforçando estereótipos, com os/as alunos/as representando o masculino como superior e as mulheres como frágeis. Outra descoberta foi que a habilidade motora é importante critério de inclusão/exclusão independente do sexo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Empírica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/637 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/637 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/637/542 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Temas em Educação Física Escolar; v. 1 n. 1 (2016): ABR/DEZ 2016; 53-71 2525-5916 10.33025/tefe.v1i1 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042178352513024 |