GÊNERO E A NATURALIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Marcos Vinicius Pereira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/637
Resumo: Este artigo discute a naturalização das diferenças de gênero e sua relação com as aulas de Educação Física, a partir de significados construídos por estudantes. Esta naturalização acaba influenciando o ensino/aprendizagem de conteúdos curriculares, como é o caso do futebol. Para buscar um melhor entendimento sobre o tema, são analisadas as questões de gênero e como ocorre a construção cultural do masculino e do feminino. O estudo foi realizado em uma escola estadual em Nova Iguaçu-RJ e os dados foram obtidos através da realização de entrevistas com dez alunos/as do terceiro ano do ensino médio. Após a utilização da técnica de análise de conteúdo, os resultados demonstram que ao final do ensino médio na escola estudada, a Educação Física atua reforçando estereótipos, com os/as alunos/as representando o masculino como superior e as mulheres como frágeis. Outra descoberta foi que a habilidade motora é importante critério de inclusão/exclusão independente do sexo.
id CP2-1_490251e7cf7392e87c73f2a8ab7a4f0c
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/637
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling GÊNERO E A NATURALIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLARGêneroEducação FísicaEscolaEstereótipoFutebolFutsalEste artigo discute a naturalização das diferenças de gênero e sua relação com as aulas de Educação Física, a partir de significados construídos por estudantes. Esta naturalização acaba influenciando o ensino/aprendizagem de conteúdos curriculares, como é o caso do futebol. Para buscar um melhor entendimento sobre o tema, são analisadas as questões de gênero e como ocorre a construção cultural do masculino e do feminino. O estudo foi realizado em uma escola estadual em Nova Iguaçu-RJ e os dados foram obtidos através da realização de entrevistas com dez alunos/as do terceiro ano do ensino médio. Após a utilização da técnica de análise de conteúdo, os resultados demonstram que ao final do ensino médio na escola estudada, a Educação Física atua reforçando estereótipos, com os/as alunos/as representando o masculino como superior e as mulheres como frágeis. Outra descoberta foi que a habilidade motora é importante critério de inclusão/exclusão independente do sexo.Imperial Editora do Colégio Pedro II2016-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empíricaapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/637Temas em Educação Física Escolar; v. 1 n. 1 (2016): ABR/DEZ 2016; 53-712525-591610.33025/tefe.v1i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/637/542Monteiro, Marcos Vinicius Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-15T22:07:38Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/637Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2019-06-15T22:07:38Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv GÊNERO E A NATURALIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
title GÊNERO E A NATURALIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
spellingShingle GÊNERO E A NATURALIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Monteiro, Marcos Vinicius Pereira
Gênero
Educação Física
Escola
Estereótipo
Futebol
Futsal
title_short GÊNERO E A NATURALIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
title_full GÊNERO E A NATURALIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
title_fullStr GÊNERO E A NATURALIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
title_full_unstemmed GÊNERO E A NATURALIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
title_sort GÊNERO E A NATURALIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
author Monteiro, Marcos Vinicius Pereira
author_facet Monteiro, Marcos Vinicius Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Marcos Vinicius Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Educação Física
Escola
Estereótipo
Futebol
Futsal
topic Gênero
Educação Física
Escola
Estereótipo
Futebol
Futsal
description Este artigo discute a naturalização das diferenças de gênero e sua relação com as aulas de Educação Física, a partir de significados construídos por estudantes. Esta naturalização acaba influenciando o ensino/aprendizagem de conteúdos curriculares, como é o caso do futebol. Para buscar um melhor entendimento sobre o tema, são analisadas as questões de gênero e como ocorre a construção cultural do masculino e do feminino. O estudo foi realizado em uma escola estadual em Nova Iguaçu-RJ e os dados foram obtidos através da realização de entrevistas com dez alunos/as do terceiro ano do ensino médio. Após a utilização da técnica de análise de conteúdo, os resultados demonstram que ao final do ensino médio na escola estudada, a Educação Física atua reforçando estereótipos, com os/as alunos/as representando o masculino como superior e as mulheres como frágeis. Outra descoberta foi que a habilidade motora é importante critério de inclusão/exclusão independente do sexo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/637
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/637
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/637/542
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Temas em Educação Física Escolar; v. 1 n. 1 (2016): ABR/DEZ 2016; 53-71
2525-5916
10.33025/tefe.v1i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042178352513024