Mapeando o Programa Gira Mundo: novas práticas pedagógicas, posturas organizacionais e políticas educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2527 |
Resumo: | O Programa Gira Mundo é avaliado dentro da perspectiva de três eixos: ensino, pesquisa e extensão. O objetivo é verificar os impactos das ações do programa e seus reflexos nos participantes, nas escolas e comunidades de atuação. Os dados para a pesquisa advém de (i) questionário aplicado com turmas que foram para a Finlândia em 2016, 2017, 2018 e 2019, e turmas que foram para dois kibutz em Israel em 2018 e 2019; (ii) exame de 30 (trinta) títulos dos projetos de desenvolvimento publicados no sítio do programa. No total 246 professores efetivos da rede estadual de ensino da Paraíba foram capacitados entre 2016 e 2019. Na esteira que arrola os desafios, apontamos como as práticas de capacitação internacionais fomentam um aumento no foco da resolução de problemas em ambientes áridos por meio de metodologias ativas da aprendizagem, que amalgamam as relações e as práticas profissionais de todos os atores educacionais. A indissociabilidade do trinômio axial reflete novas posturas organizacionais, práticas pedagógicas, êxito no planejamento e execução de projetos que tem o aluno no centro da aprendizagem, (re)posicionamentos identitários em termos de valores e posturas profissionais do docente. Ante as recorrentes dificuldades que a educação vem sofrendo percebemos que na Paraíba as condutas sinalizam um caminho profícuo para a formação cidadã do Século XXI. A mudança é contingente e dependente e os egressos do programa, enquanto agentes dessa mudança, traçam estratégias empoderadoras de ações perenes e sustentáveis abrangendo todo seu território. |
id |
CP2-1_4a52fe145e38fe2ceb5b9e4122fff074 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2527 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Mapeando o Programa Gira Mundo: novas práticas pedagógicas, posturas organizacionais e políticas educacionaisPrograma Gira MundoFormação DocenteParaíbaCapacitação InternacionalEducação.EducaçãoO Programa Gira Mundo é avaliado dentro da perspectiva de três eixos: ensino, pesquisa e extensão. O objetivo é verificar os impactos das ações do programa e seus reflexos nos participantes, nas escolas e comunidades de atuação. Os dados para a pesquisa advém de (i) questionário aplicado com turmas que foram para a Finlândia em 2016, 2017, 2018 e 2019, e turmas que foram para dois kibutz em Israel em 2018 e 2019; (ii) exame de 30 (trinta) títulos dos projetos de desenvolvimento publicados no sítio do programa. No total 246 professores efetivos da rede estadual de ensino da Paraíba foram capacitados entre 2016 e 2019. Na esteira que arrola os desafios, apontamos como as práticas de capacitação internacionais fomentam um aumento no foco da resolução de problemas em ambientes áridos por meio de metodologias ativas da aprendizagem, que amalgamam as relações e as práticas profissionais de todos os atores educacionais. A indissociabilidade do trinômio axial reflete novas posturas organizacionais, práticas pedagógicas, êxito no planejamento e execução de projetos que tem o aluno no centro da aprendizagem, (re)posicionamentos identitários em termos de valores e posturas profissionais do docente. Ante as recorrentes dificuldades que a educação vem sofrendo percebemos que na Paraíba as condutas sinalizam um caminho profícuo para a formação cidadã do Século XXI. A mudança é contingente e dependente e os egressos do programa, enquanto agentes dessa mudança, traçam estratégias empoderadoras de ações perenes e sustentáveis abrangendo todo seu território.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2527Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 5 n. 10 (2018): GIRAMUNDO, DÉCIMA EDIÇÃO; 73-882358-446710.33025/grgcp2.v5i10reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2527/1717Rebouças Ouverney-King, JamylleSouza, José Luiz Amado de Menezes einfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-17T11:40:10Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2527Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-07-17T11:40:10Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mapeando o Programa Gira Mundo: novas práticas pedagógicas, posturas organizacionais e políticas educacionais |
title |
Mapeando o Programa Gira Mundo: novas práticas pedagógicas, posturas organizacionais e políticas educacionais |
spellingShingle |
Mapeando o Programa Gira Mundo: novas práticas pedagógicas, posturas organizacionais e políticas educacionais Rebouças Ouverney-King, Jamylle Programa Gira Mundo Formação Docente Paraíba Capacitação Internacional Educação. Educação |
title_short |
Mapeando o Programa Gira Mundo: novas práticas pedagógicas, posturas organizacionais e políticas educacionais |
title_full |
Mapeando o Programa Gira Mundo: novas práticas pedagógicas, posturas organizacionais e políticas educacionais |
title_fullStr |
Mapeando o Programa Gira Mundo: novas práticas pedagógicas, posturas organizacionais e políticas educacionais |
title_full_unstemmed |
Mapeando o Programa Gira Mundo: novas práticas pedagógicas, posturas organizacionais e políticas educacionais |
title_sort |
Mapeando o Programa Gira Mundo: novas práticas pedagógicas, posturas organizacionais e políticas educacionais |
author |
Rebouças Ouverney-King, Jamylle |
author_facet |
Rebouças Ouverney-King, Jamylle Souza, José Luiz Amado de Menezes e |
author_role |
author |
author2 |
Souza, José Luiz Amado de Menezes e |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rebouças Ouverney-King, Jamylle Souza, José Luiz Amado de Menezes e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa Gira Mundo Formação Docente Paraíba Capacitação Internacional Educação. Educação |
topic |
Programa Gira Mundo Formação Docente Paraíba Capacitação Internacional Educação. Educação |
description |
O Programa Gira Mundo é avaliado dentro da perspectiva de três eixos: ensino, pesquisa e extensão. O objetivo é verificar os impactos das ações do programa e seus reflexos nos participantes, nas escolas e comunidades de atuação. Os dados para a pesquisa advém de (i) questionário aplicado com turmas que foram para a Finlândia em 2016, 2017, 2018 e 2019, e turmas que foram para dois kibutz em Israel em 2018 e 2019; (ii) exame de 30 (trinta) títulos dos projetos de desenvolvimento publicados no sítio do programa. No total 246 professores efetivos da rede estadual de ensino da Paraíba foram capacitados entre 2016 e 2019. Na esteira que arrola os desafios, apontamos como as práticas de capacitação internacionais fomentam um aumento no foco da resolução de problemas em ambientes áridos por meio de metodologias ativas da aprendizagem, que amalgamam as relações e as práticas profissionais de todos os atores educacionais. A indissociabilidade do trinômio axial reflete novas posturas organizacionais, práticas pedagógicas, êxito no planejamento e execução de projetos que tem o aluno no centro da aprendizagem, (re)posicionamentos identitários em termos de valores e posturas profissionais do docente. Ante as recorrentes dificuldades que a educação vem sofrendo percebemos que na Paraíba as condutas sinalizam um caminho profícuo para a formação cidadã do Século XXI. A mudança é contingente e dependente e os egressos do programa, enquanto agentes dessa mudança, traçam estratégias empoderadoras de ações perenes e sustentáveis abrangendo todo seu território. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2527 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2527 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2527/1717 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 5 n. 10 (2018): GIRAMUNDO, DÉCIMA EDIÇÃO; 73-88 2358-4467 10.33025/grgcp2.v5i10 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177047035904 |