Mapeando o Programa Gira Mundo: novas práticas pedagógicas, posturas organizacionais e políticas educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebouças Ouverney-King, Jamylle
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Souza, José Luiz Amado de Menezes e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2527
Resumo: O Programa Gira Mundo é avaliado dentro da perspectiva de três eixos: ensino, pesquisa e extensão. O objetivo é verificar os impactos das ações do programa e seus reflexos nos participantes, nas escolas e comunidades de atuação. Os dados para a pesquisa advém de (i) questionário aplicado com turmas que foram para a Finlândia em 2016, 2017, 2018 e 2019, e turmas que foram para dois kibutz em Israel em 2018 e 2019; (ii) exame de 30 (trinta) títulos dos projetos de desenvolvimento publicados no sítio do programa. No total 246 professores efetivos da rede estadual de ensino da Paraíba foram capacitados entre 2016 e 2019. Na esteira que arrola os desafios, apontamos como as práticas de capacitação internacionais fomentam um aumento no foco da resolução de problemas em ambientes áridos por meio de metodologias ativas da aprendizagem, que amalgamam as relações e as práticas profissionais de todos os atores educacionais. A indissociabilidade do trinômio axial reflete novas posturas organizacionais, práticas pedagógicas, êxito no planejamento e execução de projetos que tem o aluno no centro da aprendizagem, (re)posicionamentos identitários em termos de valores e posturas profissionais do docente. Ante as recorrentes dificuldades que a educação vem sofrendo percebemos que na Paraíba as condutas sinalizam um caminho profícuo para a formação cidadã do Século XXI. A mudança é contingente e dependente e os egressos do programa, enquanto agentes dessa mudança, traçam estratégias empoderadoras de ações perenes e sustentáveis abrangendo todo seu território.
id CP2-1_4a52fe145e38fe2ceb5b9e4122fff074
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2527
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Mapeando o Programa Gira Mundo: novas práticas pedagógicas, posturas organizacionais e políticas educacionaisPrograma Gira MundoFormação DocenteParaíbaCapacitação InternacionalEducação.EducaçãoO Programa Gira Mundo é avaliado dentro da perspectiva de três eixos: ensino, pesquisa e extensão. O objetivo é verificar os impactos das ações do programa e seus reflexos nos participantes, nas escolas e comunidades de atuação. Os dados para a pesquisa advém de (i) questionário aplicado com turmas que foram para a Finlândia em 2016, 2017, 2018 e 2019, e turmas que foram para dois kibutz em Israel em 2018 e 2019; (ii) exame de 30 (trinta) títulos dos projetos de desenvolvimento publicados no sítio do programa. No total 246 professores efetivos da rede estadual de ensino da Paraíba foram capacitados entre 2016 e 2019. Na esteira que arrola os desafios, apontamos como as práticas de capacitação internacionais fomentam um aumento no foco da resolução de problemas em ambientes áridos por meio de metodologias ativas da aprendizagem, que amalgamam as relações e as práticas profissionais de todos os atores educacionais. A indissociabilidade do trinômio axial reflete novas posturas organizacionais, práticas pedagógicas, êxito no planejamento e execução de projetos que tem o aluno no centro da aprendizagem, (re)posicionamentos identitários em termos de valores e posturas profissionais do docente. Ante as recorrentes dificuldades que a educação vem sofrendo percebemos que na Paraíba as condutas sinalizam um caminho profícuo para a formação cidadã do Século XXI. A mudança é contingente e dependente e os egressos do programa, enquanto agentes dessa mudança, traçam estratégias empoderadoras de ações perenes e sustentáveis abrangendo todo seu território.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2527Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 5 n. 10 (2018): GIRAMUNDO, DÉCIMA EDIÇÃO; 73-882358-446710.33025/grgcp2.v5i10reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2527/1717Rebouças Ouverney-King, JamylleSouza, José Luiz Amado de Menezes einfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-17T11:40:10Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2527Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-07-17T11:40:10Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Mapeando o Programa Gira Mundo: novas práticas pedagógicas, posturas organizacionais e políticas educacionais
title Mapeando o Programa Gira Mundo: novas práticas pedagógicas, posturas organizacionais e políticas educacionais
spellingShingle Mapeando o Programa Gira Mundo: novas práticas pedagógicas, posturas organizacionais e políticas educacionais
Rebouças Ouverney-King, Jamylle
Programa Gira Mundo
Formação Docente
Paraíba
Capacitação Internacional
Educação.
Educação
title_short Mapeando o Programa Gira Mundo: novas práticas pedagógicas, posturas organizacionais e políticas educacionais
title_full Mapeando o Programa Gira Mundo: novas práticas pedagógicas, posturas organizacionais e políticas educacionais
title_fullStr Mapeando o Programa Gira Mundo: novas práticas pedagógicas, posturas organizacionais e políticas educacionais
title_full_unstemmed Mapeando o Programa Gira Mundo: novas práticas pedagógicas, posturas organizacionais e políticas educacionais
title_sort Mapeando o Programa Gira Mundo: novas práticas pedagógicas, posturas organizacionais e políticas educacionais
author Rebouças Ouverney-King, Jamylle
author_facet Rebouças Ouverney-King, Jamylle
Souza, José Luiz Amado de Menezes e
author_role author
author2 Souza, José Luiz Amado de Menezes e
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rebouças Ouverney-King, Jamylle
Souza, José Luiz Amado de Menezes e
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Gira Mundo
Formação Docente
Paraíba
Capacitação Internacional
Educação.
Educação
topic Programa Gira Mundo
Formação Docente
Paraíba
Capacitação Internacional
Educação.
Educação
description O Programa Gira Mundo é avaliado dentro da perspectiva de três eixos: ensino, pesquisa e extensão. O objetivo é verificar os impactos das ações do programa e seus reflexos nos participantes, nas escolas e comunidades de atuação. Os dados para a pesquisa advém de (i) questionário aplicado com turmas que foram para a Finlândia em 2016, 2017, 2018 e 2019, e turmas que foram para dois kibutz em Israel em 2018 e 2019; (ii) exame de 30 (trinta) títulos dos projetos de desenvolvimento publicados no sítio do programa. No total 246 professores efetivos da rede estadual de ensino da Paraíba foram capacitados entre 2016 e 2019. Na esteira que arrola os desafios, apontamos como as práticas de capacitação internacionais fomentam um aumento no foco da resolução de problemas em ambientes áridos por meio de metodologias ativas da aprendizagem, que amalgamam as relações e as práticas profissionais de todos os atores educacionais. A indissociabilidade do trinômio axial reflete novas posturas organizacionais, práticas pedagógicas, êxito no planejamento e execução de projetos que tem o aluno no centro da aprendizagem, (re)posicionamentos identitários em termos de valores e posturas profissionais do docente. Ante as recorrentes dificuldades que a educação vem sofrendo percebemos que na Paraíba as condutas sinalizam um caminho profícuo para a formação cidadã do Século XXI. A mudança é contingente e dependente e os egressos do programa, enquanto agentes dessa mudança, traçam estratégias empoderadoras de ações perenes e sustentáveis abrangendo todo seu território.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2527
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2527/1717
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 5 n. 10 (2018): GIRAMUNDO, DÉCIMA EDIÇÃO; 73-88
2358-4467
10.33025/grgcp2.v5i10
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177047035904