“Se perguntarem, tá tudo ligado, estão monitorando tudo”: breves considerações acerca da instalação de câmeras na escola
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1663 |
Resumo: | Nas últimas décadas, placas com a informação “Sorria, você está sendo filmado!” se tornaram comuns nos variados locais das cidades brasileiras: bancos, shoppings, ruas, praças, condomínios fechados, hospitais. Os questionamentos sobre a vigilância ampliada no espaço cotidiano se voltam aqui para um território específico: a escola, que é, tal qual as prisões e os hospícios, categorizada por Foucault (1987) enquanto uma instituição disciplinar onde os mecanismos de poder, capazes de controlar o espaço, se destacam. O presente trabalho tem por objetivo evidenciar o papel do monitoramento por câmeras na escola e compreender a maneira com a qual elas intensificam a dinâmica de vigilância no espaço escolar. Do ponto de vista empírico, este artigo se constrói a partir de uma observação participante realizada em uma escola estadual na periferia da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. |
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“Se perguntarem, tá tudo ligado, estão monitorando tudo”: breves considerações acerca da instalação de câmeras na escolaEscolaCâmerasVigilânciaMonitoramentoBiopolítica.Nas últimas décadas, placas com a informação “Sorria, você está sendo filmado!” se tornaram comuns nos variados locais das cidades brasileiras: bancos, shoppings, ruas, praças, condomínios fechados, hospitais. Os questionamentos sobre a vigilância ampliada no espaço cotidiano se voltam aqui para um território específico: a escola, que é, tal qual as prisões e os hospícios, categorizada por Foucault (1987) enquanto uma instituição disciplinar onde os mecanismos de poder, capazes de controlar o espaço, se destacam. O presente trabalho tem por objetivo evidenciar o papel do monitoramento por câmeras na escola e compreender a maneira com a qual elas intensificam a dinâmica de vigilância no espaço escolar. Do ponto de vista empírico, este artigo se constrói a partir de uma observação participante realizada em uma escola estadual na periferia da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.Imperial Editora do Colégio Pedro II2018-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1663Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 3 n. 6 (2016): GIRAMUNDO, SEXTA EDIÇÃO; 50-612358-446710.33025/grgcp2.v3i6reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1663/1190Vargas, Líviainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-29T20:55:26Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1663Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2018-06-29T20:55:26Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
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