“Se perguntarem, tá tudo ligado, estão monitorando tudo”: breves considerações acerca da instalação de câmeras na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargas, Lívia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1663
Resumo: Nas últimas décadas, placas com a informação “Sorria, você está sendo filmado!” se tornaram comuns nos variados locais das cidades brasileiras: bancos, shoppings, ruas, praças, condomínios fechados, hospitais. Os questionamentos sobre a vigilância ampliada no espaço cotidiano se voltam aqui para um território específico: a escola, que é, tal qual as prisões e os hospícios, categorizada por Foucault (1987) enquanto uma instituição disciplinar onde os mecanismos de poder, capazes de controlar o espaço, se destacam. O presente trabalho tem por objetivo evidenciar o papel do monitoramento por câmeras na escola e compreender a maneira com a qual elas intensificam a dinâmica de vigilância no espaço escolar. Do ponto de vista empírico, este artigo se constrói a partir de uma observação participante realizada em uma escola estadual na periferia da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
id CP2-1_4c5385cd412f2d8c1566e6483ee7630f
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1663
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling “Se perguntarem, tá tudo ligado, estão monitorando tudo”: breves considerações acerca da instalação de câmeras na escolaEscolaCâmerasVigilânciaMonitoramentoBiopolítica.Nas últimas décadas, placas com a informação “Sorria, você está sendo filmado!” se tornaram comuns nos variados locais das cidades brasileiras: bancos, shoppings, ruas, praças, condomínios fechados, hospitais. Os questionamentos sobre a vigilância ampliada no espaço cotidiano se voltam aqui para um território específico: a escola, que é, tal qual as prisões e os hospícios, categorizada por Foucault (1987) enquanto uma instituição disciplinar onde os mecanismos de poder, capazes de controlar o espaço, se destacam. O presente trabalho tem por objetivo evidenciar o papel do monitoramento por câmeras na escola e compreender a maneira com a qual elas intensificam a dinâmica de vigilância no espaço escolar. Do ponto de vista empírico, este artigo se constrói a partir de uma observação participante realizada em uma escola estadual na periferia da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.Imperial Editora do Colégio Pedro II2018-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1663Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 3 n. 6 (2016): GIRAMUNDO, SEXTA EDIÇÃO; 50-612358-446710.33025/grgcp2.v3i6reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1663/1190Vargas, Líviainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-29T20:55:26Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1663Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2018-06-29T20:55:26Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv “Se perguntarem, tá tudo ligado, estão monitorando tudo”: breves considerações acerca da instalação de câmeras na escola
title “Se perguntarem, tá tudo ligado, estão monitorando tudo”: breves considerações acerca da instalação de câmeras na escola
spellingShingle “Se perguntarem, tá tudo ligado, estão monitorando tudo”: breves considerações acerca da instalação de câmeras na escola
Vargas, Lívia
Escola
Câmeras
Vigilância
Monitoramento
Biopolítica.
title_short “Se perguntarem, tá tudo ligado, estão monitorando tudo”: breves considerações acerca da instalação de câmeras na escola
title_full “Se perguntarem, tá tudo ligado, estão monitorando tudo”: breves considerações acerca da instalação de câmeras na escola
title_fullStr “Se perguntarem, tá tudo ligado, estão monitorando tudo”: breves considerações acerca da instalação de câmeras na escola
title_full_unstemmed “Se perguntarem, tá tudo ligado, estão monitorando tudo”: breves considerações acerca da instalação de câmeras na escola
title_sort “Se perguntarem, tá tudo ligado, estão monitorando tudo”: breves considerações acerca da instalação de câmeras na escola
author Vargas, Lívia
author_facet Vargas, Lívia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vargas, Lívia
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Câmeras
Vigilância
Monitoramento
Biopolítica.
topic Escola
Câmeras
Vigilância
Monitoramento
Biopolítica.
description Nas últimas décadas, placas com a informação “Sorria, você está sendo filmado!” se tornaram comuns nos variados locais das cidades brasileiras: bancos, shoppings, ruas, praças, condomínios fechados, hospitais. Os questionamentos sobre a vigilância ampliada no espaço cotidiano se voltam aqui para um território específico: a escola, que é, tal qual as prisões e os hospícios, categorizada por Foucault (1987) enquanto uma instituição disciplinar onde os mecanismos de poder, capazes de controlar o espaço, se destacam. O presente trabalho tem por objetivo evidenciar o papel do monitoramento por câmeras na escola e compreender a maneira com a qual elas intensificam a dinâmica de vigilância no espaço escolar. Do ponto de vista empírico, este artigo se constrói a partir de uma observação participante realizada em uma escola estadual na periferia da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1663
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1663
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1663/1190
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 3 n. 6 (2016): GIRAMUNDO, SEXTA EDIÇÃO; 50-61
2358-4467
10.33025/grgcp2.v3i6
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042176690520064