ABRE A RODA, VAMOS CONVERSAR...
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1154 |
Resumo: | Este trabalho surge do desejo de refletir sobre a roda de conversa na Educação Infantil do Colégio Pedro II, buscando revelar a concepção de infância e de Educação Infantil que norteiam a proposta pedagógica desta instituição, além de apresentar as experiências vividas por nós professoras, Renata Santos e Fernanda Vendas, na turma 33, ao longo do ano de 2015. Na primeira parte, contextualizamos a proposta pedagógica da Unidade de Educação Infantil (UEI), justificando a escolha da roda de conversa como uma estratégia desta proposta, em seguida, abordamos o conceito de roda de conversa adotada pela UEI. Na última parte, trazemos alguns episódios de nossa experiência com as crianças, refletindo sobre a roda de conversa como um dispositivo para o projeto de trabalho da turma. |
id |
CP2-1_4da2113ea317ad252dc034e71b9d2b40 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1154 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
ABRE A RODA, VAMOS CONVERSAR...Roda de ConversaEducação InfantilEscutaRotinaEste trabalho surge do desejo de refletir sobre a roda de conversa na Educação Infantil do Colégio Pedro II, buscando revelar a concepção de infância e de Educação Infantil que norteiam a proposta pedagógica desta instituição, além de apresentar as experiências vividas por nós professoras, Renata Santos e Fernanda Vendas, na turma 33, ao longo do ano de 2015. Na primeira parte, contextualizamos a proposta pedagógica da Unidade de Educação Infantil (UEI), justificando a escolha da roda de conversa como uma estratégia desta proposta, em seguida, abordamos o conceito de roda de conversa adotada pela UEI. Na última parte, trazemos alguns episódios de nossa experiência com as crianças, refletindo sobre a roda de conversa como um dispositivo para o projeto de trabalho da turma.Imperial Editora do Colégio Pedro II2017-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1154Práticas em Educação Infantil; v. 2 n. 2 (2017)2447-620Xreponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1154/850Vendas, FernandaSantos, Renatainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-26T09:16:49Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1154Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2018-09-26T09:16:49Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
ABRE A RODA, VAMOS CONVERSAR... |
title |
ABRE A RODA, VAMOS CONVERSAR... |
spellingShingle |
ABRE A RODA, VAMOS CONVERSAR... Vendas, Fernanda Roda de Conversa Educação Infantil Escuta Rotina |
title_short |
ABRE A RODA, VAMOS CONVERSAR... |
title_full |
ABRE A RODA, VAMOS CONVERSAR... |
title_fullStr |
ABRE A RODA, VAMOS CONVERSAR... |
title_full_unstemmed |
ABRE A RODA, VAMOS CONVERSAR... |
title_sort |
ABRE A RODA, VAMOS CONVERSAR... |
author |
Vendas, Fernanda |
author_facet |
Vendas, Fernanda Santos, Renata |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Renata |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vendas, Fernanda Santos, Renata |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Roda de Conversa Educação Infantil Escuta Rotina |
topic |
Roda de Conversa Educação Infantil Escuta Rotina |
description |
Este trabalho surge do desejo de refletir sobre a roda de conversa na Educação Infantil do Colégio Pedro II, buscando revelar a concepção de infância e de Educação Infantil que norteiam a proposta pedagógica desta instituição, além de apresentar as experiências vividas por nós professoras, Renata Santos e Fernanda Vendas, na turma 33, ao longo do ano de 2015. Na primeira parte, contextualizamos a proposta pedagógica da Unidade de Educação Infantil (UEI), justificando a escolha da roda de conversa como uma estratégia desta proposta, em seguida, abordamos o conceito de roda de conversa adotada pela UEI. Na última parte, trazemos alguns episódios de nossa experiência com as crianças, refletindo sobre a roda de conversa como um dispositivo para o projeto de trabalho da turma. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1154 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1154 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1154/850 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práticas em Educação Infantil; v. 2 n. 2 (2017) 2447-620X reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177980268544 |