LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS DE AÇÕES PRÁTICAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Valéria da Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: dos Anjos, Maylta Brandão, Rôças, Giselle -
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3145
Resumo: Este trabalho é um recorte da Tese de Doutorado da primeira autora. Representa frutos de vivências, estudos e inquietações sobre como inserir a criança pequena no universo literário por meio da Contação de Histórias. Para isso, debruçamos nas leituras que precedem ao trabalho docente e apresentamos uma experiência de um trabalho desenvolvido por uma professora da Educação Infantil com o livro “A Ponte” de Eliandro França e ilustrações de Paulo Thumé (2018). O trabalho com a literatura infantil demanda formação, estudo e leituras diversas a fim de rompermos com práticas que defendem o reducionismo literário, que limitam perguntas e, consequentemente, respostas. Inúmeras são as possibilidades do trabalho com a literatura infantil, para isso é necessário formação e leituras com autores que versam sobre a formação do leitor como Freire (2017), Sisto (2012), Parreiras (2012) e uma sensibilidade refinada para trabalhar com eles. Isso é adquirido na vontade e na percepção de se afinar com e no outro. As atividades realizadas, as dicas de trabalhos por meio de contações de histórias, leituras individuais e coletivas fortalecem as práticas em sala de aula. Concluímos que as histórias enriquecem a literatura, a vida, auxiliam o ensino e favorecem a imaginação, fantasia e formação de leitores nas infâncias.
id CP2-1_5016aedc9180eec3a6a7e686112b1a9b
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3145
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS DE AÇÕES PRÁTICAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITORExperiências docentesContação de HistóriasLivros literáriosSugestões de leituras.Este trabalho é um recorte da Tese de Doutorado da primeira autora. Representa frutos de vivências, estudos e inquietações sobre como inserir a criança pequena no universo literário por meio da Contação de Histórias. Para isso, debruçamos nas leituras que precedem ao trabalho docente e apresentamos uma experiência de um trabalho desenvolvido por uma professora da Educação Infantil com o livro “A Ponte” de Eliandro França e ilustrações de Paulo Thumé (2018). O trabalho com a literatura infantil demanda formação, estudo e leituras diversas a fim de rompermos com práticas que defendem o reducionismo literário, que limitam perguntas e, consequentemente, respostas. Inúmeras são as possibilidades do trabalho com a literatura infantil, para isso é necessário formação e leituras com autores que versam sobre a formação do leitor como Freire (2017), Sisto (2012), Parreiras (2012) e uma sensibilidade refinada para trabalhar com eles. Isso é adquirido na vontade e na percepção de se afinar com e no outro. As atividades realizadas, as dicas de trabalhos por meio de contações de histórias, leituras individuais e coletivas fortalecem as práticas em sala de aula. Concluímos que as histórias enriquecem a literatura, a vida, auxiliam o ensino e favorecem a imaginação, fantasia e formação de leitores nas infâncias.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3145Cadernos de Educação Básica; v. 7 n. 1 (2022); 42-542525-28792525-287910.33025/ceb.v7i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3145/2280Lima, Valéria da Silvados Anjos, Maylta BrandãoRôças, Giselle -info:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-20T16:26:05Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3145Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2022-05-20T16:26:05Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS DE AÇÕES PRÁTICAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR
title LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS DE AÇÕES PRÁTICAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR
spellingShingle LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS DE AÇÕES PRÁTICAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR
Lima, Valéria da Silva
Experiências docentes
Contação de Histórias
Livros literários
Sugestões de leituras.
title_short LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS DE AÇÕES PRÁTICAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR
title_full LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS DE AÇÕES PRÁTICAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR
title_fullStr LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS DE AÇÕES PRÁTICAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR
title_full_unstemmed LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS DE AÇÕES PRÁTICAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR
title_sort LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS DE AÇÕES PRÁTICAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR
author Lima, Valéria da Silva
author_facet Lima, Valéria da Silva
dos Anjos, Maylta Brandão
Rôças, Giselle -
author_role author
author2 dos Anjos, Maylta Brandão
Rôças, Giselle -
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Valéria da Silva
dos Anjos, Maylta Brandão
Rôças, Giselle -
dc.subject.por.fl_str_mv Experiências docentes
Contação de Histórias
Livros literários
Sugestões de leituras.
topic Experiências docentes
Contação de Histórias
Livros literários
Sugestões de leituras.
description Este trabalho é um recorte da Tese de Doutorado da primeira autora. Representa frutos de vivências, estudos e inquietações sobre como inserir a criança pequena no universo literário por meio da Contação de Histórias. Para isso, debruçamos nas leituras que precedem ao trabalho docente e apresentamos uma experiência de um trabalho desenvolvido por uma professora da Educação Infantil com o livro “A Ponte” de Eliandro França e ilustrações de Paulo Thumé (2018). O trabalho com a literatura infantil demanda formação, estudo e leituras diversas a fim de rompermos com práticas que defendem o reducionismo literário, que limitam perguntas e, consequentemente, respostas. Inúmeras são as possibilidades do trabalho com a literatura infantil, para isso é necessário formação e leituras com autores que versam sobre a formação do leitor como Freire (2017), Sisto (2012), Parreiras (2012) e uma sensibilidade refinada para trabalhar com eles. Isso é adquirido na vontade e na percepção de se afinar com e no outro. As atividades realizadas, as dicas de trabalhos por meio de contações de histórias, leituras individuais e coletivas fortalecem as práticas em sala de aula. Concluímos que as histórias enriquecem a literatura, a vida, auxiliam o ensino e favorecem a imaginação, fantasia e formação de leitores nas infâncias.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3145
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3145/2280
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 7 n. 1 (2022); 42-54
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v7i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180908941312