LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS DE AÇÕES PRÁTICAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3145 |
Resumo: | Este trabalho é um recorte da Tese de Doutorado da primeira autora. Representa frutos de vivências, estudos e inquietações sobre como inserir a criança pequena no universo literário por meio da Contação de Histórias. Para isso, debruçamos nas leituras que precedem ao trabalho docente e apresentamos uma experiência de um trabalho desenvolvido por uma professora da Educação Infantil com o livro “A Ponte” de Eliandro França e ilustrações de Paulo Thumé (2018). O trabalho com a literatura infantil demanda formação, estudo e leituras diversas a fim de rompermos com práticas que defendem o reducionismo literário, que limitam perguntas e, consequentemente, respostas. Inúmeras são as possibilidades do trabalho com a literatura infantil, para isso é necessário formação e leituras com autores que versam sobre a formação do leitor como Freire (2017), Sisto (2012), Parreiras (2012) e uma sensibilidade refinada para trabalhar com eles. Isso é adquirido na vontade e na percepção de se afinar com e no outro. As atividades realizadas, as dicas de trabalhos por meio de contações de histórias, leituras individuais e coletivas fortalecem as práticas em sala de aula. Concluímos que as histórias enriquecem a literatura, a vida, auxiliam o ensino e favorecem a imaginação, fantasia e formação de leitores nas infâncias. |
id |
CP2-1_5016aedc9180eec3a6a7e686112b1a9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3145 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS DE AÇÕES PRÁTICAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITORExperiências docentesContação de HistóriasLivros literáriosSugestões de leituras.Este trabalho é um recorte da Tese de Doutorado da primeira autora. Representa frutos de vivências, estudos e inquietações sobre como inserir a criança pequena no universo literário por meio da Contação de Histórias. Para isso, debruçamos nas leituras que precedem ao trabalho docente e apresentamos uma experiência de um trabalho desenvolvido por uma professora da Educação Infantil com o livro “A Ponte” de Eliandro França e ilustrações de Paulo Thumé (2018). O trabalho com a literatura infantil demanda formação, estudo e leituras diversas a fim de rompermos com práticas que defendem o reducionismo literário, que limitam perguntas e, consequentemente, respostas. Inúmeras são as possibilidades do trabalho com a literatura infantil, para isso é necessário formação e leituras com autores que versam sobre a formação do leitor como Freire (2017), Sisto (2012), Parreiras (2012) e uma sensibilidade refinada para trabalhar com eles. Isso é adquirido na vontade e na percepção de se afinar com e no outro. As atividades realizadas, as dicas de trabalhos por meio de contações de histórias, leituras individuais e coletivas fortalecem as práticas em sala de aula. Concluímos que as histórias enriquecem a literatura, a vida, auxiliam o ensino e favorecem a imaginação, fantasia e formação de leitores nas infâncias.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3145Cadernos de Educação Básica; v. 7 n. 1 (2022); 42-542525-28792525-287910.33025/ceb.v7i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3145/2280Lima, Valéria da Silvados Anjos, Maylta BrandãoRôças, Giselle -info:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-20T16:26:05Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3145Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2022-05-20T16:26:05Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS DE AÇÕES PRÁTICAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR |
title |
LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS DE AÇÕES PRÁTICAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR |
spellingShingle |
LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS DE AÇÕES PRÁTICAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR Lima, Valéria da Silva Experiências docentes Contação de Histórias Livros literários Sugestões de leituras. |
title_short |
LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS DE AÇÕES PRÁTICAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR |
title_full |
LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS DE AÇÕES PRÁTICAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR |
title_fullStr |
LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS DE AÇÕES PRÁTICAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR |
title_full_unstemmed |
LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS DE AÇÕES PRÁTICAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR |
title_sort |
LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS DE AÇÕES PRÁTICAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR |
author |
Lima, Valéria da Silva |
author_facet |
Lima, Valéria da Silva dos Anjos, Maylta Brandão Rôças, Giselle - |
author_role |
author |
author2 |
dos Anjos, Maylta Brandão Rôças, Giselle - |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Valéria da Silva dos Anjos, Maylta Brandão Rôças, Giselle - |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Experiências docentes Contação de Histórias Livros literários Sugestões de leituras. |
topic |
Experiências docentes Contação de Histórias Livros literários Sugestões de leituras. |
description |
Este trabalho é um recorte da Tese de Doutorado da primeira autora. Representa frutos de vivências, estudos e inquietações sobre como inserir a criança pequena no universo literário por meio da Contação de Histórias. Para isso, debruçamos nas leituras que precedem ao trabalho docente e apresentamos uma experiência de um trabalho desenvolvido por uma professora da Educação Infantil com o livro “A Ponte” de Eliandro França e ilustrações de Paulo Thumé (2018). O trabalho com a literatura infantil demanda formação, estudo e leituras diversas a fim de rompermos com práticas que defendem o reducionismo literário, que limitam perguntas e, consequentemente, respostas. Inúmeras são as possibilidades do trabalho com a literatura infantil, para isso é necessário formação e leituras com autores que versam sobre a formação do leitor como Freire (2017), Sisto (2012), Parreiras (2012) e uma sensibilidade refinada para trabalhar com eles. Isso é adquirido na vontade e na percepção de se afinar com e no outro. As atividades realizadas, as dicas de trabalhos por meio de contações de histórias, leituras individuais e coletivas fortalecem as práticas em sala de aula. Concluímos que as histórias enriquecem a literatura, a vida, auxiliam o ensino e favorecem a imaginação, fantasia e formação de leitores nas infâncias. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3145 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3145 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3145/2280 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 7 n. 1 (2022); 42-54 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v7i1 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180908941312 |