Construção de jogos como metodologia de ensino: as produções do Núcleo de pesquisa em Práticas de Ensino de Geografia do Colégio Pedro II (NUPPEG – CP2)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilela, Carolina Lima
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2641
Resumo: Diante do desafio de produzir pesquisa no ambiente escolar, o Núcleo de Pesquisa em Práticas de Ensino de Geografia do Colégio Pedro II (NUPPEG – CP2) vem buscando aprofundar os estudos sobre as metodologias de ensino. Este relato apresenta algumas das produções deste núcleo, voltadas para o desenvolvimento de jogos didáticos. Nas experiências aqui apresentadas, a produção de conteúdos de jogos de tabuleiro pelos estudantes estruturou o trabalho curricular. A idealização do jogo pelas professoras definiu as tarefas que foram direcionadas aos alunos e alunas, a partir das quais os trabalhos de pesquisa embasaram a produção autoral na elaboração do material dos jogos. Mais do que jogar, o principal objetivo foi usar a construção dos jogos como motivação para apresentar os conteúdos escolares. O resultado foi um grande envolvimento dos estudantes e um acervo material para a escola.
id CP2-1_56e8208e3b8534b60eae636e1686f93c
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2641
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Construção de jogos como metodologia de ensino: as produções do Núcleo de pesquisa em Práticas de Ensino de Geografia do Colégio Pedro II (NUPPEG – CP2)Jogos DidáticosEnsino de GeografiaConhecimento Escolar.Ensino de GeografiaDiante do desafio de produzir pesquisa no ambiente escolar, o Núcleo de Pesquisa em Práticas de Ensino de Geografia do Colégio Pedro II (NUPPEG – CP2) vem buscando aprofundar os estudos sobre as metodologias de ensino. Este relato apresenta algumas das produções deste núcleo, voltadas para o desenvolvimento de jogos didáticos. Nas experiências aqui apresentadas, a produção de conteúdos de jogos de tabuleiro pelos estudantes estruturou o trabalho curricular. A idealização do jogo pelas professoras definiu as tarefas que foram direcionadas aos alunos e alunas, a partir das quais os trabalhos de pesquisa embasaram a produção autoral na elaboração do material dos jogos. Mais do que jogar, o principal objetivo foi usar a construção dos jogos como motivação para apresentar os conteúdos escolares. O resultado foi um grande envolvimento dos estudantes e um acervo material para a escola.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2641Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 5 n. 9 (2018): GIRAMUNDO, NONA EDIÇÃO; 75-852358-446710.33025/grgcp2.v5i9reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2641/1708Vilela, Carolina Limainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T14:41:50Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2641Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-07-14T14:41:50Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Construção de jogos como metodologia de ensino: as produções do Núcleo de pesquisa em Práticas de Ensino de Geografia do Colégio Pedro II (NUPPEG – CP2)
title Construção de jogos como metodologia de ensino: as produções do Núcleo de pesquisa em Práticas de Ensino de Geografia do Colégio Pedro II (NUPPEG – CP2)
spellingShingle Construção de jogos como metodologia de ensino: as produções do Núcleo de pesquisa em Práticas de Ensino de Geografia do Colégio Pedro II (NUPPEG – CP2)
Vilela, Carolina Lima
Jogos Didáticos
Ensino de Geografia
Conhecimento Escolar.
Ensino de Geografia
title_short Construção de jogos como metodologia de ensino: as produções do Núcleo de pesquisa em Práticas de Ensino de Geografia do Colégio Pedro II (NUPPEG – CP2)
title_full Construção de jogos como metodologia de ensino: as produções do Núcleo de pesquisa em Práticas de Ensino de Geografia do Colégio Pedro II (NUPPEG – CP2)
title_fullStr Construção de jogos como metodologia de ensino: as produções do Núcleo de pesquisa em Práticas de Ensino de Geografia do Colégio Pedro II (NUPPEG – CP2)
title_full_unstemmed Construção de jogos como metodologia de ensino: as produções do Núcleo de pesquisa em Práticas de Ensino de Geografia do Colégio Pedro II (NUPPEG – CP2)
title_sort Construção de jogos como metodologia de ensino: as produções do Núcleo de pesquisa em Práticas de Ensino de Geografia do Colégio Pedro II (NUPPEG – CP2)
author Vilela, Carolina Lima
author_facet Vilela, Carolina Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilela, Carolina Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos Didáticos
Ensino de Geografia
Conhecimento Escolar.
Ensino de Geografia
topic Jogos Didáticos
Ensino de Geografia
Conhecimento Escolar.
Ensino de Geografia
description Diante do desafio de produzir pesquisa no ambiente escolar, o Núcleo de Pesquisa em Práticas de Ensino de Geografia do Colégio Pedro II (NUPPEG – CP2) vem buscando aprofundar os estudos sobre as metodologias de ensino. Este relato apresenta algumas das produções deste núcleo, voltadas para o desenvolvimento de jogos didáticos. Nas experiências aqui apresentadas, a produção de conteúdos de jogos de tabuleiro pelos estudantes estruturou o trabalho curricular. A idealização do jogo pelas professoras definiu as tarefas que foram direcionadas aos alunos e alunas, a partir das quais os trabalhos de pesquisa embasaram a produção autoral na elaboração do material dos jogos. Mais do que jogar, o principal objetivo foi usar a construção dos jogos como motivação para apresentar os conteúdos escolares. O resultado foi um grande envolvimento dos estudantes e um acervo material para a escola.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2641
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2641
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2641/1708
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 5 n. 9 (2018): GIRAMUNDO, NONA EDIÇÃO; 75-85
2358-4467
10.33025/grgcp2.v5i9
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177097367552