Construção de jogos como metodologia de ensino: as produções do Núcleo de pesquisa em Práticas de Ensino de Geografia do Colégio Pedro II (NUPPEG – CP2)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2641 |
Resumo: | Diante do desafio de produzir pesquisa no ambiente escolar, o Núcleo de Pesquisa em Práticas de Ensino de Geografia do Colégio Pedro II (NUPPEG – CP2) vem buscando aprofundar os estudos sobre as metodologias de ensino. Este relato apresenta algumas das produções deste núcleo, voltadas para o desenvolvimento de jogos didáticos. Nas experiências aqui apresentadas, a produção de conteúdos de jogos de tabuleiro pelos estudantes estruturou o trabalho curricular. A idealização do jogo pelas professoras definiu as tarefas que foram direcionadas aos alunos e alunas, a partir das quais os trabalhos de pesquisa embasaram a produção autoral na elaboração do material dos jogos. Mais do que jogar, o principal objetivo foi usar a construção dos jogos como motivação para apresentar os conteúdos escolares. O resultado foi um grande envolvimento dos estudantes e um acervo material para a escola. |
id |
CP2-1_56e8208e3b8534b60eae636e1686f93c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2641 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Construção de jogos como metodologia de ensino: as produções do Núcleo de pesquisa em Práticas de Ensino de Geografia do Colégio Pedro II (NUPPEG – CP2)Jogos DidáticosEnsino de GeografiaConhecimento Escolar.Ensino de GeografiaDiante do desafio de produzir pesquisa no ambiente escolar, o Núcleo de Pesquisa em Práticas de Ensino de Geografia do Colégio Pedro II (NUPPEG – CP2) vem buscando aprofundar os estudos sobre as metodologias de ensino. Este relato apresenta algumas das produções deste núcleo, voltadas para o desenvolvimento de jogos didáticos. Nas experiências aqui apresentadas, a produção de conteúdos de jogos de tabuleiro pelos estudantes estruturou o trabalho curricular. A idealização do jogo pelas professoras definiu as tarefas que foram direcionadas aos alunos e alunas, a partir das quais os trabalhos de pesquisa embasaram a produção autoral na elaboração do material dos jogos. Mais do que jogar, o principal objetivo foi usar a construção dos jogos como motivação para apresentar os conteúdos escolares. O resultado foi um grande envolvimento dos estudantes e um acervo material para a escola.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2641Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 5 n. 9 (2018): GIRAMUNDO, NONA EDIÇÃO; 75-852358-446710.33025/grgcp2.v5i9reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2641/1708Vilela, Carolina Limainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T14:41:50Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2641Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-07-14T14:41:50Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção de jogos como metodologia de ensino: as produções do Núcleo de pesquisa em Práticas de Ensino de Geografia do Colégio Pedro II (NUPPEG – CP2) |
title |
Construção de jogos como metodologia de ensino: as produções do Núcleo de pesquisa em Práticas de Ensino de Geografia do Colégio Pedro II (NUPPEG – CP2) |
spellingShingle |
Construção de jogos como metodologia de ensino: as produções do Núcleo de pesquisa em Práticas de Ensino de Geografia do Colégio Pedro II (NUPPEG – CP2) Vilela, Carolina Lima Jogos Didáticos Ensino de Geografia Conhecimento Escolar. Ensino de Geografia |
title_short |
Construção de jogos como metodologia de ensino: as produções do Núcleo de pesquisa em Práticas de Ensino de Geografia do Colégio Pedro II (NUPPEG – CP2) |
title_full |
Construção de jogos como metodologia de ensino: as produções do Núcleo de pesquisa em Práticas de Ensino de Geografia do Colégio Pedro II (NUPPEG – CP2) |
title_fullStr |
Construção de jogos como metodologia de ensino: as produções do Núcleo de pesquisa em Práticas de Ensino de Geografia do Colégio Pedro II (NUPPEG – CP2) |
title_full_unstemmed |
Construção de jogos como metodologia de ensino: as produções do Núcleo de pesquisa em Práticas de Ensino de Geografia do Colégio Pedro II (NUPPEG – CP2) |
title_sort |
Construção de jogos como metodologia de ensino: as produções do Núcleo de pesquisa em Práticas de Ensino de Geografia do Colégio Pedro II (NUPPEG – CP2) |
author |
Vilela, Carolina Lima |
author_facet |
Vilela, Carolina Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vilela, Carolina Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos Didáticos Ensino de Geografia Conhecimento Escolar. Ensino de Geografia |
topic |
Jogos Didáticos Ensino de Geografia Conhecimento Escolar. Ensino de Geografia |
description |
Diante do desafio de produzir pesquisa no ambiente escolar, o Núcleo de Pesquisa em Práticas de Ensino de Geografia do Colégio Pedro II (NUPPEG – CP2) vem buscando aprofundar os estudos sobre as metodologias de ensino. Este relato apresenta algumas das produções deste núcleo, voltadas para o desenvolvimento de jogos didáticos. Nas experiências aqui apresentadas, a produção de conteúdos de jogos de tabuleiro pelos estudantes estruturou o trabalho curricular. A idealização do jogo pelas professoras definiu as tarefas que foram direcionadas aos alunos e alunas, a partir das quais os trabalhos de pesquisa embasaram a produção autoral na elaboração do material dos jogos. Mais do que jogar, o principal objetivo foi usar a construção dos jogos como motivação para apresentar os conteúdos escolares. O resultado foi um grande envolvimento dos estudantes e um acervo material para a escola. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2641 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2641 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2641/1708 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 5 n. 9 (2018): GIRAMUNDO, NONA EDIÇÃO; 75-85 2358-4467 10.33025/grgcp2.v5i9 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177097367552 |