As questões étnico-raciais nas aulas de Geografia: uma contribuição a partir da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Aline de Lima
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Dall'Agnese, Júlia, Cardoso Bueno, Laura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3485
Resumo: Em meio às discussões sobre as questões étnico-raciais no âmbito da educação básica brasileira a partir da Lei 10.639/03, o presente artigo procura contribuir para o entendimento deste tema da representatividade do negro na sociedade brasileira e suas heranças culturais nas aulas de geografia, por meio da literatura brasileira.  O objetivo do texto é apresentar uma proposta didática que aborda temas da educação para as questões étnico-raciais, relacionando geografia e literatura como linguagem didático-pedagógica. O livro apresentado é “Meu avô africano” (Campos, 2011), que traz em sua narrativa literária, o cotidiano de uma família de afro-brasileiros, que ao resgatar seus antepassados, durante diálogos entre avô e neto, evidenciam o quanto tem-se de herança africana na formação social e cultural do Brasil.
id CP2-1_60ba725073151f27709977f0d858f26f
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3485
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling As questões étnico-raciais nas aulas de Geografia: uma contribuição a partir da literaturaEducaçãoGeografiaQuestões étnico-racialLiteraturaPrática Pedagógica.Ensino de GeografiaGeografia EscolarEm meio às discussões sobre as questões étnico-raciais no âmbito da educação básica brasileira a partir da Lei 10.639/03, o presente artigo procura contribuir para o entendimento deste tema da representatividade do negro na sociedade brasileira e suas heranças culturais nas aulas de geografia, por meio da literatura brasileira.  O objetivo do texto é apresentar uma proposta didática que aborda temas da educação para as questões étnico-raciais, relacionando geografia e literatura como linguagem didático-pedagógica. O livro apresentado é “Meu avô africano” (Campos, 2011), que traz em sua narrativa literária, o cotidiano de uma família de afro-brasileiros, que ao resgatar seus antepassados, durante diálogos entre avô e neto, evidenciam o quanto tem-se de herança africana na formação social e cultural do Brasil.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3485Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 8 n. 15 (2021): GEOGRAFIAS NEGRAS NO ESPAÇO ESCOLAR (PARTE 1); 57-652358-446710.33025/grgcp2.v8i15reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3485/2348Rodrigues, Aline de LimaDall'Agnese, JúliaCardoso Bueno, Laurainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-03T14:44:38Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3485Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2022-10-03T14:44:38Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv As questões étnico-raciais nas aulas de Geografia: uma contribuição a partir da literatura
title As questões étnico-raciais nas aulas de Geografia: uma contribuição a partir da literatura
spellingShingle As questões étnico-raciais nas aulas de Geografia: uma contribuição a partir da literatura
Rodrigues, Aline de Lima
Educação
Geografia
Questões étnico-racial
Literatura
Prática Pedagógica.
Ensino de Geografia
Geografia Escolar
title_short As questões étnico-raciais nas aulas de Geografia: uma contribuição a partir da literatura
title_full As questões étnico-raciais nas aulas de Geografia: uma contribuição a partir da literatura
title_fullStr As questões étnico-raciais nas aulas de Geografia: uma contribuição a partir da literatura
title_full_unstemmed As questões étnico-raciais nas aulas de Geografia: uma contribuição a partir da literatura
title_sort As questões étnico-raciais nas aulas de Geografia: uma contribuição a partir da literatura
author Rodrigues, Aline de Lima
author_facet Rodrigues, Aline de Lima
Dall'Agnese, Júlia
Cardoso Bueno, Laura
author_role author
author2 Dall'Agnese, Júlia
Cardoso Bueno, Laura
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Aline de Lima
Dall'Agnese, Júlia
Cardoso Bueno, Laura
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Geografia
Questões étnico-racial
Literatura
Prática Pedagógica.
Ensino de Geografia
Geografia Escolar
topic Educação
Geografia
Questões étnico-racial
Literatura
Prática Pedagógica.
Ensino de Geografia
Geografia Escolar
description Em meio às discussões sobre as questões étnico-raciais no âmbito da educação básica brasileira a partir da Lei 10.639/03, o presente artigo procura contribuir para o entendimento deste tema da representatividade do negro na sociedade brasileira e suas heranças culturais nas aulas de geografia, por meio da literatura brasileira.  O objetivo do texto é apresentar uma proposta didática que aborda temas da educação para as questões étnico-raciais, relacionando geografia e literatura como linguagem didático-pedagógica. O livro apresentado é “Meu avô africano” (Campos, 2011), que traz em sua narrativa literária, o cotidiano de uma família de afro-brasileiros, que ao resgatar seus antepassados, durante diálogos entre avô e neto, evidenciam o quanto tem-se de herança africana na formação social e cultural do Brasil.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3485
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3485/2348
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 8 n. 15 (2021): GEOGRAFIAS NEGRAS NO ESPAÇO ESCOLAR (PARTE 1); 57-65
2358-4467
10.33025/grgcp2.v8i15
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177527283712