As questões étnico-raciais nas aulas de Geografia: uma contribuição a partir da literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3485 |
Resumo: | Em meio às discussões sobre as questões étnico-raciais no âmbito da educação básica brasileira a partir da Lei 10.639/03, o presente artigo procura contribuir para o entendimento deste tema da representatividade do negro na sociedade brasileira e suas heranças culturais nas aulas de geografia, por meio da literatura brasileira. O objetivo do texto é apresentar uma proposta didática que aborda temas da educação para as questões étnico-raciais, relacionando geografia e literatura como linguagem didático-pedagógica. O livro apresentado é “Meu avô africano” (Campos, 2011), que traz em sua narrativa literária, o cotidiano de uma família de afro-brasileiros, que ao resgatar seus antepassados, durante diálogos entre avô e neto, evidenciam o quanto tem-se de herança africana na formação social e cultural do Brasil. |
id |
CP2-1_60ba725073151f27709977f0d858f26f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3485 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
As questões étnico-raciais nas aulas de Geografia: uma contribuição a partir da literaturaEducaçãoGeografiaQuestões étnico-racialLiteraturaPrática Pedagógica.Ensino de GeografiaGeografia EscolarEm meio às discussões sobre as questões étnico-raciais no âmbito da educação básica brasileira a partir da Lei 10.639/03, o presente artigo procura contribuir para o entendimento deste tema da representatividade do negro na sociedade brasileira e suas heranças culturais nas aulas de geografia, por meio da literatura brasileira. O objetivo do texto é apresentar uma proposta didática que aborda temas da educação para as questões étnico-raciais, relacionando geografia e literatura como linguagem didático-pedagógica. O livro apresentado é “Meu avô africano” (Campos, 2011), que traz em sua narrativa literária, o cotidiano de uma família de afro-brasileiros, que ao resgatar seus antepassados, durante diálogos entre avô e neto, evidenciam o quanto tem-se de herança africana na formação social e cultural do Brasil.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3485Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 8 n. 15 (2021): GEOGRAFIAS NEGRAS NO ESPAÇO ESCOLAR (PARTE 1); 57-652358-446710.33025/grgcp2.v8i15reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3485/2348Rodrigues, Aline de LimaDall'Agnese, JúliaCardoso Bueno, Laurainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-03T14:44:38Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3485Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2022-10-03T14:44:38Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As questões étnico-raciais nas aulas de Geografia: uma contribuição a partir da literatura |
title |
As questões étnico-raciais nas aulas de Geografia: uma contribuição a partir da literatura |
spellingShingle |
As questões étnico-raciais nas aulas de Geografia: uma contribuição a partir da literatura Rodrigues, Aline de Lima Educação Geografia Questões étnico-racial Literatura Prática Pedagógica. Ensino de Geografia Geografia Escolar |
title_short |
As questões étnico-raciais nas aulas de Geografia: uma contribuição a partir da literatura |
title_full |
As questões étnico-raciais nas aulas de Geografia: uma contribuição a partir da literatura |
title_fullStr |
As questões étnico-raciais nas aulas de Geografia: uma contribuição a partir da literatura |
title_full_unstemmed |
As questões étnico-raciais nas aulas de Geografia: uma contribuição a partir da literatura |
title_sort |
As questões étnico-raciais nas aulas de Geografia: uma contribuição a partir da literatura |
author |
Rodrigues, Aline de Lima |
author_facet |
Rodrigues, Aline de Lima Dall'Agnese, Júlia Cardoso Bueno, Laura |
author_role |
author |
author2 |
Dall'Agnese, Júlia Cardoso Bueno, Laura |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Aline de Lima Dall'Agnese, Júlia Cardoso Bueno, Laura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Geografia Questões étnico-racial Literatura Prática Pedagógica. Ensino de Geografia Geografia Escolar |
topic |
Educação Geografia Questões étnico-racial Literatura Prática Pedagógica. Ensino de Geografia Geografia Escolar |
description |
Em meio às discussões sobre as questões étnico-raciais no âmbito da educação básica brasileira a partir da Lei 10.639/03, o presente artigo procura contribuir para o entendimento deste tema da representatividade do negro na sociedade brasileira e suas heranças culturais nas aulas de geografia, por meio da literatura brasileira. O objetivo do texto é apresentar uma proposta didática que aborda temas da educação para as questões étnico-raciais, relacionando geografia e literatura como linguagem didático-pedagógica. O livro apresentado é “Meu avô africano” (Campos, 2011), que traz em sua narrativa literária, o cotidiano de uma família de afro-brasileiros, que ao resgatar seus antepassados, durante diálogos entre avô e neto, evidenciam o quanto tem-se de herança africana na formação social e cultural do Brasil. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3485 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3485 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3485/2348 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 8 n. 15 (2021): GEOGRAFIAS NEGRAS NO ESPAÇO ESCOLAR (PARTE 1); 57-65 2358-4467 10.33025/grgcp2.v8i15 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177527283712 |