EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA PARA A AÇÃO EMANCIPATÓRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Natália Braga
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Carneiro, Silzane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1475
Resumo: Este trabalho oferece uma reflexão sobre a Educação em Direitos Humanos (EDH) e a contribuição da Sociologia no Ensino Médio na construção de um campo analítico e metodológico para sua efetivação, promovendo uma ação solidária, responsável e transformadora, portanto emancipatória, junto aos alunos, ao representar uma educação para a “desbarbarização”, expressão sugerida por Theodor Adorno (2003), estimulando a colaboração.Palavras-Chave: Educação em Direitos Humanos, Ensino de Sociologia, Cidadania, Direitos Humanos.
id CP2-1_664ca435274e0285565ba90d7dca7c71
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1475
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA PARA A AÇÃO EMANCIPATÓRIAEste trabalho oferece uma reflexão sobre a Educação em Direitos Humanos (EDH) e a contribuição da Sociologia no Ensino Médio na construção de um campo analítico e metodológico para sua efetivação, promovendo uma ação solidária, responsável e transformadora, portanto emancipatória, junto aos alunos, ao representar uma educação para a “desbarbarização”, expressão sugerida por Theodor Adorno (2003), estimulando a colaboração.Palavras-Chave: Educação em Direitos Humanos, Ensino de Sociologia, Cidadania, Direitos Humanos.Imperial Editora do Colégio Pedro II2017-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1475Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 20: Ensino de Sociologia, Direitos Humanos e Educação; 66-771983-007610.33025/rps.v0i20reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1475/1069de Oliveira, Natália BragaCarneiro, Silzaneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-10T13:38:50Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1475Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2017-12-10T13:38:50Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA PARA A AÇÃO EMANCIPATÓRIA
title EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA PARA A AÇÃO EMANCIPATÓRIA
spellingShingle EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA PARA A AÇÃO EMANCIPATÓRIA
de Oliveira, Natália Braga
title_short EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA PARA A AÇÃO EMANCIPATÓRIA
title_full EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA PARA A AÇÃO EMANCIPATÓRIA
title_fullStr EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA PARA A AÇÃO EMANCIPATÓRIA
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA PARA A AÇÃO EMANCIPATÓRIA
title_sort EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA PARA A AÇÃO EMANCIPATÓRIA
author de Oliveira, Natália Braga
author_facet de Oliveira, Natália Braga
Carneiro, Silzane
author_role author
author2 Carneiro, Silzane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Natália Braga
Carneiro, Silzane
description Este trabalho oferece uma reflexão sobre a Educação em Direitos Humanos (EDH) e a contribuição da Sociologia no Ensino Médio na construção de um campo analítico e metodológico para sua efetivação, promovendo uma ação solidária, responsável e transformadora, portanto emancipatória, junto aos alunos, ao representar uma educação para a “desbarbarização”, expressão sugerida por Theodor Adorno (2003), estimulando a colaboração.Palavras-Chave: Educação em Direitos Humanos, Ensino de Sociologia, Cidadania, Direitos Humanos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1475
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1475/1069
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 20: Ensino de Sociologia, Direitos Humanos e Educação; 66-77
1983-0076
10.33025/rps.v0i20
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042175822299136