Juventude, trabalho e sonhos: perspectivas de uma escola pública na pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3556 |
Resumo: | Este artigo é uma análise exploratória que visou entender a relação dos jovens estudantes diante do Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP), em uma escola da rede pública de Minas Gerais. Tal modalidade de estudo vem sendo proposta em função da pandemia de Covid-19 causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). Buscou-se compreender as dificuldades de aprendizagem, a relação entre escola e trabalho, bem como as perspectivas dos alunos para os projetos de vida após a conclusão do Ensino Médio. Para isso, realizou-se uma pesquisa por meio de questionário semiestruturado, disponibilizado via Google Forms e distribuído via Whatsapp para os alunos do Ensino Médio inseridos em uma escola pública de Contagem. Parte das discussões teóricas do trabalho se constituíram por meio das leituras propostas dentro do Programa Residência Pedagógica de Sociologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, que permitiram uma reflexão sobre as desigualdades da educação pública brasileira. |
id |
CP2-1_670038f84c8cf5fdcd8a32fdee34b39c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3556 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Juventude, trabalho e sonhos: perspectivas de uma escola pública na pandemiaEste artigo é uma análise exploratória que visou entender a relação dos jovens estudantes diante do Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP), em uma escola da rede pública de Minas Gerais. Tal modalidade de estudo vem sendo proposta em função da pandemia de Covid-19 causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). Buscou-se compreender as dificuldades de aprendizagem, a relação entre escola e trabalho, bem como as perspectivas dos alunos para os projetos de vida após a conclusão do Ensino Médio. Para isso, realizou-se uma pesquisa por meio de questionário semiestruturado, disponibilizado via Google Forms e distribuído via Whatsapp para os alunos do Ensino Médio inseridos em uma escola pública de Contagem. Parte das discussões teóricas do trabalho se constituíram por meio das leituras propostas dentro do Programa Residência Pedagógica de Sociologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, que permitiram uma reflexão sobre as desigualdades da educação pública brasileira.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3556Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 28: "É preciso estar atento e forte!"; 98-1131983-007610.33025/rps.v0i28reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3556/2208dos Santos, AndréiaBarbosa, Emilly Vitória RibeiroPereira, Lavínia Bárbara do Coutoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-21T16:24:57Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3556Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-12-21T16:24:57Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Juventude, trabalho e sonhos: perspectivas de uma escola pública na pandemia |
title |
Juventude, trabalho e sonhos: perspectivas de uma escola pública na pandemia |
spellingShingle |
Juventude, trabalho e sonhos: perspectivas de uma escola pública na pandemia dos Santos, Andréia |
title_short |
Juventude, trabalho e sonhos: perspectivas de uma escola pública na pandemia |
title_full |
Juventude, trabalho e sonhos: perspectivas de uma escola pública na pandemia |
title_fullStr |
Juventude, trabalho e sonhos: perspectivas de uma escola pública na pandemia |
title_full_unstemmed |
Juventude, trabalho e sonhos: perspectivas de uma escola pública na pandemia |
title_sort |
Juventude, trabalho e sonhos: perspectivas de uma escola pública na pandemia |
author |
dos Santos, Andréia |
author_facet |
dos Santos, Andréia Barbosa, Emilly Vitória Ribeiro Pereira, Lavínia Bárbara do Couto |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Emilly Vitória Ribeiro Pereira, Lavínia Bárbara do Couto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Andréia Barbosa, Emilly Vitória Ribeiro Pereira, Lavínia Bárbara do Couto |
description |
Este artigo é uma análise exploratória que visou entender a relação dos jovens estudantes diante do Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP), em uma escola da rede pública de Minas Gerais. Tal modalidade de estudo vem sendo proposta em função da pandemia de Covid-19 causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). Buscou-se compreender as dificuldades de aprendizagem, a relação entre escola e trabalho, bem como as perspectivas dos alunos para os projetos de vida após a conclusão do Ensino Médio. Para isso, realizou-se uma pesquisa por meio de questionário semiestruturado, disponibilizado via Google Forms e distribuído via Whatsapp para os alunos do Ensino Médio inseridos em uma escola pública de Contagem. Parte das discussões teóricas do trabalho se constituíram por meio das leituras propostas dentro do Programa Residência Pedagógica de Sociologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, que permitiram uma reflexão sobre as desigualdades da educação pública brasileira. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3556 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3556 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3556/2208 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 28: "É preciso estar atento e forte!"; 98-113 1983-0076 10.33025/rps.v0i28 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042176235438080 |