Além do senso comum: ensino de Sociologia e conhecimento científico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3083 |
Resumo: | Chegamos à 26ª edição da Perspectiva Sociológica: A revista de professores de Sociologia no final desse difícil, triste e enlutado ano de 2020. Infelizmente, muitas das questões e incertezas trazidas no nosso editorial de julho ainda permanecem tanto no que se refere à educação quanto às políticas públicas para esse cenário pandêmico. Além de todos os desafios decorrentes do aumento da precariedade das condições de vida de muitos brasileiros e brasileiras, temos que lidar com angústias relacionadas ao medo do contágio pela COVID-19, à falta de um plano consistente de vacinação quando temos quase 200 mil mortos somente no Brasil e, não menos problemático, a um negacionismo em relação à ciência.Nesse cenário angustiante e delicado, publicações como a nossa e a Sociologia como disciplina escolar possuem grande importância para a desconstrução de determinados sensos comuns e para a compreensão das etapas e do rigor que caracterizam o conhecimento científico. Isso posto, esta edição, intitulada Além do senso comum: ensino de Sociologia e conhecimento científico, traz em suas diversas seções reflexões pautadas pelo conhecimento da tríade das Ciências Sociais sobre temas muito presentes no senso comum, como família, direitos humanos, violência e arte de rua. |
id |
CP2-1_681b7d1a5efe0908ee9a05de7d680229 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3083 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Além do senso comum: ensino de Sociologia e conhecimento científicoChegamos à 26ª edição da Perspectiva Sociológica: A revista de professores de Sociologia no final desse difícil, triste e enlutado ano de 2020. Infelizmente, muitas das questões e incertezas trazidas no nosso editorial de julho ainda permanecem tanto no que se refere à educação quanto às políticas públicas para esse cenário pandêmico. Além de todos os desafios decorrentes do aumento da precariedade das condições de vida de muitos brasileiros e brasileiras, temos que lidar com angústias relacionadas ao medo do contágio pela COVID-19, à falta de um plano consistente de vacinação quando temos quase 200 mil mortos somente no Brasil e, não menos problemático, a um negacionismo em relação à ciência.Nesse cenário angustiante e delicado, publicações como a nossa e a Sociologia como disciplina escolar possuem grande importância para a desconstrução de determinados sensos comuns e para a compreensão das etapas e do rigor que caracterizam o conhecimento científico. Isso posto, esta edição, intitulada Além do senso comum: ensino de Sociologia e conhecimento científico, traz em suas diversas seções reflexões pautadas pelo conhecimento da tríade das Ciências Sociais sobre temas muito presentes no senso comum, como família, direitos humanos, violência e arte de rua. Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3083Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 26: Além do senso comum: ensino de Sociologia e conhecimento científico; 1-41983-007610.33025/rps.v0i26reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3083/1931Fontes, Barbarainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-23T16:57:03Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3083Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-12-23T16:57:03Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Além do senso comum: ensino de Sociologia e conhecimento científico |
title |
Além do senso comum: ensino de Sociologia e conhecimento científico |
spellingShingle |
Além do senso comum: ensino de Sociologia e conhecimento científico Fontes, Barbara |
title_short |
Além do senso comum: ensino de Sociologia e conhecimento científico |
title_full |
Além do senso comum: ensino de Sociologia e conhecimento científico |
title_fullStr |
Além do senso comum: ensino de Sociologia e conhecimento científico |
title_full_unstemmed |
Além do senso comum: ensino de Sociologia e conhecimento científico |
title_sort |
Além do senso comum: ensino de Sociologia e conhecimento científico |
author |
Fontes, Barbara |
author_facet |
Fontes, Barbara |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fontes, Barbara |
description |
Chegamos à 26ª edição da Perspectiva Sociológica: A revista de professores de Sociologia no final desse difícil, triste e enlutado ano de 2020. Infelizmente, muitas das questões e incertezas trazidas no nosso editorial de julho ainda permanecem tanto no que se refere à educação quanto às políticas públicas para esse cenário pandêmico. Além de todos os desafios decorrentes do aumento da precariedade das condições de vida de muitos brasileiros e brasileiras, temos que lidar com angústias relacionadas ao medo do contágio pela COVID-19, à falta de um plano consistente de vacinação quando temos quase 200 mil mortos somente no Brasil e, não menos problemático, a um negacionismo em relação à ciência.Nesse cenário angustiante e delicado, publicações como a nossa e a Sociologia como disciplina escolar possuem grande importância para a desconstrução de determinados sensos comuns e para a compreensão das etapas e do rigor que caracterizam o conhecimento científico. Isso posto, esta edição, intitulada Além do senso comum: ensino de Sociologia e conhecimento científico, traz em suas diversas seções reflexões pautadas pelo conhecimento da tríade das Ciências Sociais sobre temas muito presentes no senso comum, como família, direitos humanos, violência e arte de rua. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3083 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3083 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3083/1931 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 26: Além do senso comum: ensino de Sociologia e conhecimento científico; 1-4 1983-0076 10.33025/rps.v0i26 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042176191397888 |