Além do senso comum: ensino de Sociologia e conhecimento científico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontes, Barbara
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3083
Resumo: Chegamos à 26ª edição da Perspectiva Sociológica: A revista de professores de Sociologia no final desse difícil, triste e enlutado ano de 2020. Infelizmente, muitas das questões e incertezas trazidas no nosso editorial de julho ainda permanecem tanto no que se refere à educação quanto às políticas públicas para esse cenário pandêmico. Além de todos os desafios decorrentes do aumento da precariedade das condições de vida de muitos brasileiros e brasileiras, temos que lidar com angústias relacionadas ao medo do contágio pela COVID-19, à falta de um plano consistente de vacinação quando temos quase 200 mil mortos somente no Brasil e, não menos problemático, a um negacionismo em relação à ciência.Nesse cenário angustiante e delicado, publicações como a nossa e a Sociologia como disciplina escolar possuem grande importância para a desconstrução de determinados sensos comuns e para a compreensão das etapas e do rigor que caracterizam o conhecimento científico. Isso posto, esta edição, intitulada Além do senso comum: ensino de Sociologia e conhecimento científico, traz em suas diversas seções reflexões pautadas pelo conhecimento da tríade das Ciências Sociais sobre temas muito presentes no senso comum, como família, direitos humanos, violência e arte de rua. 
id CP2-1_681b7d1a5efe0908ee9a05de7d680229
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3083
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Além do senso comum: ensino de Sociologia e conhecimento científicoChegamos à 26ª edição da Perspectiva Sociológica: A revista de professores de Sociologia no final desse difícil, triste e enlutado ano de 2020. Infelizmente, muitas das questões e incertezas trazidas no nosso editorial de julho ainda permanecem tanto no que se refere à educação quanto às políticas públicas para esse cenário pandêmico. Além de todos os desafios decorrentes do aumento da precariedade das condições de vida de muitos brasileiros e brasileiras, temos que lidar com angústias relacionadas ao medo do contágio pela COVID-19, à falta de um plano consistente de vacinação quando temos quase 200 mil mortos somente no Brasil e, não menos problemático, a um negacionismo em relação à ciência.Nesse cenário angustiante e delicado, publicações como a nossa e a Sociologia como disciplina escolar possuem grande importância para a desconstrução de determinados sensos comuns e para a compreensão das etapas e do rigor que caracterizam o conhecimento científico. Isso posto, esta edição, intitulada Além do senso comum: ensino de Sociologia e conhecimento científico, traz em suas diversas seções reflexões pautadas pelo conhecimento da tríade das Ciências Sociais sobre temas muito presentes no senso comum, como família, direitos humanos, violência e arte de rua. Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3083Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 26: Além do senso comum: ensino de Sociologia e conhecimento científico; 1-41983-007610.33025/rps.v0i26reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3083/1931Fontes, Barbarainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-23T16:57:03Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3083Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-12-23T16:57:03Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Além do senso comum: ensino de Sociologia e conhecimento científico
title Além do senso comum: ensino de Sociologia e conhecimento científico
spellingShingle Além do senso comum: ensino de Sociologia e conhecimento científico
Fontes, Barbara
title_short Além do senso comum: ensino de Sociologia e conhecimento científico
title_full Além do senso comum: ensino de Sociologia e conhecimento científico
title_fullStr Além do senso comum: ensino de Sociologia e conhecimento científico
title_full_unstemmed Além do senso comum: ensino de Sociologia e conhecimento científico
title_sort Além do senso comum: ensino de Sociologia e conhecimento científico
author Fontes, Barbara
author_facet Fontes, Barbara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontes, Barbara
description Chegamos à 26ª edição da Perspectiva Sociológica: A revista de professores de Sociologia no final desse difícil, triste e enlutado ano de 2020. Infelizmente, muitas das questões e incertezas trazidas no nosso editorial de julho ainda permanecem tanto no que se refere à educação quanto às políticas públicas para esse cenário pandêmico. Além de todos os desafios decorrentes do aumento da precariedade das condições de vida de muitos brasileiros e brasileiras, temos que lidar com angústias relacionadas ao medo do contágio pela COVID-19, à falta de um plano consistente de vacinação quando temos quase 200 mil mortos somente no Brasil e, não menos problemático, a um negacionismo em relação à ciência.Nesse cenário angustiante e delicado, publicações como a nossa e a Sociologia como disciplina escolar possuem grande importância para a desconstrução de determinados sensos comuns e para a compreensão das etapas e do rigor que caracterizam o conhecimento científico. Isso posto, esta edição, intitulada Além do senso comum: ensino de Sociologia e conhecimento científico, traz em suas diversas seções reflexões pautadas pelo conhecimento da tríade das Ciências Sociais sobre temas muito presentes no senso comum, como família, direitos humanos, violência e arte de rua. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3083
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3083/1931
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 26: Além do senso comum: ensino de Sociologia e conhecimento científico; 1-4
1983-0076
10.33025/rps.v0i26
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042176191397888