Criatividade e educação: articulação possível?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/1618 |
Resumo: | Este artigo busca refletir acerca do espaço educacional e a formação de professores a partir do que entendemos por criatividade e educação. As discussões teóricas e os campos de análise apresentados são parte das vivências e estudos empreendidos pelas autoras e o grupo de pesquisa Criar e Brincar: o lúdico no processo de ensino-aprendizagem (LUPEA), vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sendo, portanto, nossa metodologia pautada no relato de experiência e ilustrada por falas ou cenas vividas. Já nosso referencial teórico está calcado na psicopedagogia psicanalítica de Paín (2008, 2009) e Fernández (2001, 2010) e na concepção de viver criativo de Winnicott (1975, 1982). |
id |
CP2-1_685e7d7c7e337687905d796be4f68613 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1618 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Criatividade e educação: articulação possível?Este artigo busca refletir acerca do espaço educacional e a formação de professores a partir do que entendemos por criatividade e educação. As discussões teóricas e os campos de análise apresentados são parte das vivências e estudos empreendidos pelas autoras e o grupo de pesquisa Criar e Brincar: o lúdico no processo de ensino-aprendizagem (LUPEA), vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sendo, portanto, nossa metodologia pautada no relato de experiência e ilustrada por falas ou cenas vividas. Já nosso referencial teórico está calcado na psicopedagogia psicanalítica de Paín (2008, 2009) e Fernández (2001, 2010) e na concepção de viver criativo de Winnicott (1975, 1982).Imperial Editora do Colégio Pedro II2017-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/1618Cadernos de Educação Básica; v. 2 n. 2 (2017)2525-28792525-287910.33025/ceb.v2i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/1618/1163Maia, Maria Vitoria Campos MamedeNagem, Camilainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-13T17:11:29Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1618Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-13T17:11:29Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criatividade e educação: articulação possível? |
title |
Criatividade e educação: articulação possível? |
spellingShingle |
Criatividade e educação: articulação possível? Maia, Maria Vitoria Campos Mamede |
title_short |
Criatividade e educação: articulação possível? |
title_full |
Criatividade e educação: articulação possível? |
title_fullStr |
Criatividade e educação: articulação possível? |
title_full_unstemmed |
Criatividade e educação: articulação possível? |
title_sort |
Criatividade e educação: articulação possível? |
author |
Maia, Maria Vitoria Campos Mamede |
author_facet |
Maia, Maria Vitoria Campos Mamede Nagem, Camila |
author_role |
author |
author2 |
Nagem, Camila |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maia, Maria Vitoria Campos Mamede Nagem, Camila |
description |
Este artigo busca refletir acerca do espaço educacional e a formação de professores a partir do que entendemos por criatividade e educação. As discussões teóricas e os campos de análise apresentados são parte das vivências e estudos empreendidos pelas autoras e o grupo de pesquisa Criar e Brincar: o lúdico no processo de ensino-aprendizagem (LUPEA), vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sendo, portanto, nossa metodologia pautada no relato de experiência e ilustrada por falas ou cenas vividas. Já nosso referencial teórico está calcado na psicopedagogia psicanalítica de Paín (2008, 2009) e Fernández (2001, 2010) e na concepção de viver criativo de Winnicott (1975, 1982). |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/1618 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/1618 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/1618/1163 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 2 n. 2 (2017) 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v2i2 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180179132416 |