ENSINO DE BOTÂNICA: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA ESCOLA RIBEIRINHA NO SUDOESTE DO AMAZONAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3577 |
Resumo: | A botânica é a ciência que estuda todas as características morfológicas, genéticas, fisiológicas e evolutivas dos vegetais, sendo seus conhecimentos essenciais para humanidade, uma vez que existe uma relação mútua com os seres vivos. Com a importância da botânica como ciência, este artigo apresenta uma análise da inserção de atividades didáticas no ensino de ciências naturais em uma escola ribeirinha no sudoeste do Amazonas, sendo o público-alvo estudantes de 7º, 8º e 9º ano da escola. A metodologia consistiu em uma breve análise do conteúdo sobre os vegetais no livro adotado pela escola, desenvolvimento de atividades práticas, como coleta de material botânico para a produção de exsicatas, aula prática de microscopia e o ensino lúdico, os dados foram analisados qualitativamente buscando refletir sobre o ensino de botânica na escola ribeirinha de São Miguel. Os resultados apontaram a importância da utilização de atividades práticas no processo de ensino de estudantes ribeirinhos, bem como as contribuições das atividades para a educação científica, além da necessidade de articulações de conhecimentos tradicionais e escolares. Diante dos resultados, é primordial que professores pensem em estratégias de interligação de conhecimento no ensino de ciências, principalmente ao considerar o público-alvo dessa pesquisa. |
id |
CP2-1_6989cc12f27dbec18e72618f77b436b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3577 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO DE BOTÂNICA: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA ESCOLA RIBEIRINHA NO SUDOESTE DO AMAZONASBiologia Vegetal. Ensino de Botânica. Educação Científica.A botânica é a ciência que estuda todas as características morfológicas, genéticas, fisiológicas e evolutivas dos vegetais, sendo seus conhecimentos essenciais para humanidade, uma vez que existe uma relação mútua com os seres vivos. Com a importância da botânica como ciência, este artigo apresenta uma análise da inserção de atividades didáticas no ensino de ciências naturais em uma escola ribeirinha no sudoeste do Amazonas, sendo o público-alvo estudantes de 7º, 8º e 9º ano da escola. A metodologia consistiu em uma breve análise do conteúdo sobre os vegetais no livro adotado pela escola, desenvolvimento de atividades práticas, como coleta de material botânico para a produção de exsicatas, aula prática de microscopia e o ensino lúdico, os dados foram analisados qualitativamente buscando refletir sobre o ensino de botânica na escola ribeirinha de São Miguel. Os resultados apontaram a importância da utilização de atividades práticas no processo de ensino de estudantes ribeirinhos, bem como as contribuições das atividades para a educação científica, além da necessidade de articulações de conhecimentos tradicionais e escolares. Diante dos resultados, é primordial que professores pensem em estratégias de interligação de conhecimento no ensino de ciências, principalmente ao considerar o público-alvo dessa pesquisa. Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3577Cadernos de Educação Básica; v. 7 n. 1 (2022); 152-1752525-28792525-287910.33025/ceb.v7i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3577/2294Melo, Paula Regina Humbelino deBatista, Eliane Regina MartinsAbreu, Thiago FerreiraCamargo, Tatiana Souza deFerreira, Daniele do Nascimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-20T16:26:05Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3577Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2022-05-20T16:26:05Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO DE BOTÂNICA: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA ESCOLA RIBEIRINHA NO SUDOESTE DO AMAZONAS |
title |
ENSINO DE BOTÂNICA: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA ESCOLA RIBEIRINHA NO SUDOESTE DO AMAZONAS |
spellingShingle |
ENSINO DE BOTÂNICA: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA ESCOLA RIBEIRINHA NO SUDOESTE DO AMAZONAS Melo, Paula Regina Humbelino de Biologia Vegetal. Ensino de Botânica. Educação Científica. |
title_short |
ENSINO DE BOTÂNICA: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA ESCOLA RIBEIRINHA NO SUDOESTE DO AMAZONAS |
title_full |
ENSINO DE BOTÂNICA: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA ESCOLA RIBEIRINHA NO SUDOESTE DO AMAZONAS |
title_fullStr |
ENSINO DE BOTÂNICA: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA ESCOLA RIBEIRINHA NO SUDOESTE DO AMAZONAS |
title_full_unstemmed |
ENSINO DE BOTÂNICA: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA ESCOLA RIBEIRINHA NO SUDOESTE DO AMAZONAS |
title_sort |
ENSINO DE BOTÂNICA: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA ESCOLA RIBEIRINHA NO SUDOESTE DO AMAZONAS |
author |
Melo, Paula Regina Humbelino de |
author_facet |
Melo, Paula Regina Humbelino de Batista, Eliane Regina Martins Abreu, Thiago Ferreira Camargo, Tatiana Souza de Ferreira, Daniele do Nascimento |
author_role |
author |
author2 |
Batista, Eliane Regina Martins Abreu, Thiago Ferreira Camargo, Tatiana Souza de Ferreira, Daniele do Nascimento |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Paula Regina Humbelino de Batista, Eliane Regina Martins Abreu, Thiago Ferreira Camargo, Tatiana Souza de Ferreira, Daniele do Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biologia Vegetal. Ensino de Botânica. Educação Científica. |
topic |
Biologia Vegetal. Ensino de Botânica. Educação Científica. |
description |
A botânica é a ciência que estuda todas as características morfológicas, genéticas, fisiológicas e evolutivas dos vegetais, sendo seus conhecimentos essenciais para humanidade, uma vez que existe uma relação mútua com os seres vivos. Com a importância da botânica como ciência, este artigo apresenta uma análise da inserção de atividades didáticas no ensino de ciências naturais em uma escola ribeirinha no sudoeste do Amazonas, sendo o público-alvo estudantes de 7º, 8º e 9º ano da escola. A metodologia consistiu em uma breve análise do conteúdo sobre os vegetais no livro adotado pela escola, desenvolvimento de atividades práticas, como coleta de material botânico para a produção de exsicatas, aula prática de microscopia e o ensino lúdico, os dados foram analisados qualitativamente buscando refletir sobre o ensino de botânica na escola ribeirinha de São Miguel. Os resultados apontaram a importância da utilização de atividades práticas no processo de ensino de estudantes ribeirinhos, bem como as contribuições das atividades para a educação científica, além da necessidade de articulações de conhecimentos tradicionais e escolares. Diante dos resultados, é primordial que professores pensem em estratégias de interligação de conhecimento no ensino de ciências, principalmente ao considerar o público-alvo dessa pesquisa. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3577 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3577 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3577/2294 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 7 n. 1 (2022); 152-175 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v7i1 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180975001600 |