ENSINO DE BOTÂNICA: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA ESCOLA RIBEIRINHA NO SUDOESTE DO AMAZONAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Paula Regina Humbelino de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Batista, Eliane Regina Martins, Abreu, Thiago Ferreira, Camargo, Tatiana Souza de, Ferreira, Daniele do Nascimento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3577
Resumo: A botânica é a ciência que estuda todas as características morfológicas, genéticas, fisiológicas e evolutivas dos vegetais, sendo seus conhecimentos essenciais para humanidade, uma vez que existe uma relação mútua com os seres vivos. Com a importância da botânica como ciência, este artigo apresenta uma análise da inserção de atividades didáticas no ensino de ciências naturais em uma escola ribeirinha no sudoeste do Amazonas, sendo o público-alvo estudantes de 7º, 8º e 9º ano da escola. A metodologia consistiu em uma breve análise do conteúdo sobre os vegetais no livro adotado pela escola, desenvolvimento de atividades práticas, como coleta de material botânico para a produção de exsicatas, aula prática de microscopia e o ensino lúdico, os dados foram analisados qualitativamente buscando refletir sobre o ensino de botânica na escola ribeirinha de São Miguel. Os resultados apontaram a importância da utilização de atividades práticas no processo de ensino de estudantes ribeirinhos, bem como as contribuições das atividades para a educação científica, além da necessidade de articulações de conhecimentos tradicionais e escolares. Diante dos resultados, é primordial que professores pensem em estratégias de interligação de conhecimento no ensino de ciências, principalmente ao considerar o público-alvo dessa pesquisa. 
id CP2-1_6989cc12f27dbec18e72618f77b436b3
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3577
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling ENSINO DE BOTÂNICA: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA ESCOLA RIBEIRINHA NO SUDOESTE DO AMAZONASBiologia Vegetal. Ensino de Botânica. Educação Científica.A botânica é a ciência que estuda todas as características morfológicas, genéticas, fisiológicas e evolutivas dos vegetais, sendo seus conhecimentos essenciais para humanidade, uma vez que existe uma relação mútua com os seres vivos. Com a importância da botânica como ciência, este artigo apresenta uma análise da inserção de atividades didáticas no ensino de ciências naturais em uma escola ribeirinha no sudoeste do Amazonas, sendo o público-alvo estudantes de 7º, 8º e 9º ano da escola. A metodologia consistiu em uma breve análise do conteúdo sobre os vegetais no livro adotado pela escola, desenvolvimento de atividades práticas, como coleta de material botânico para a produção de exsicatas, aula prática de microscopia e o ensino lúdico, os dados foram analisados qualitativamente buscando refletir sobre o ensino de botânica na escola ribeirinha de São Miguel. Os resultados apontaram a importância da utilização de atividades práticas no processo de ensino de estudantes ribeirinhos, bem como as contribuições das atividades para a educação científica, além da necessidade de articulações de conhecimentos tradicionais e escolares. Diante dos resultados, é primordial que professores pensem em estratégias de interligação de conhecimento no ensino de ciências, principalmente ao considerar o público-alvo dessa pesquisa. Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3577Cadernos de Educação Básica; v. 7 n. 1 (2022); 152-1752525-28792525-287910.33025/ceb.v7i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3577/2294Melo, Paula Regina Humbelino deBatista, Eliane Regina MartinsAbreu, Thiago FerreiraCamargo, Tatiana Souza deFerreira, Daniele do Nascimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-20T16:26:05Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3577Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2022-05-20T16:26:05Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO DE BOTÂNICA: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA ESCOLA RIBEIRINHA NO SUDOESTE DO AMAZONAS
title ENSINO DE BOTÂNICA: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA ESCOLA RIBEIRINHA NO SUDOESTE DO AMAZONAS
spellingShingle ENSINO DE BOTÂNICA: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA ESCOLA RIBEIRINHA NO SUDOESTE DO AMAZONAS
Melo, Paula Regina Humbelino de
Biologia Vegetal. Ensino de Botânica. Educação Científica.
title_short ENSINO DE BOTÂNICA: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA ESCOLA RIBEIRINHA NO SUDOESTE DO AMAZONAS
title_full ENSINO DE BOTÂNICA: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA ESCOLA RIBEIRINHA NO SUDOESTE DO AMAZONAS
title_fullStr ENSINO DE BOTÂNICA: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA ESCOLA RIBEIRINHA NO SUDOESTE DO AMAZONAS
title_full_unstemmed ENSINO DE BOTÂNICA: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA ESCOLA RIBEIRINHA NO SUDOESTE DO AMAZONAS
title_sort ENSINO DE BOTÂNICA: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA ESCOLA RIBEIRINHA NO SUDOESTE DO AMAZONAS
author Melo, Paula Regina Humbelino de
author_facet Melo, Paula Regina Humbelino de
Batista, Eliane Regina Martins
Abreu, Thiago Ferreira
Camargo, Tatiana Souza de
Ferreira, Daniele do Nascimento
author_role author
author2 Batista, Eliane Regina Martins
Abreu, Thiago Ferreira
Camargo, Tatiana Souza de
Ferreira, Daniele do Nascimento
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Paula Regina Humbelino de
Batista, Eliane Regina Martins
Abreu, Thiago Ferreira
Camargo, Tatiana Souza de
Ferreira, Daniele do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia Vegetal. Ensino de Botânica. Educação Científica.
topic Biologia Vegetal. Ensino de Botânica. Educação Científica.
description A botânica é a ciência que estuda todas as características morfológicas, genéticas, fisiológicas e evolutivas dos vegetais, sendo seus conhecimentos essenciais para humanidade, uma vez que existe uma relação mútua com os seres vivos. Com a importância da botânica como ciência, este artigo apresenta uma análise da inserção de atividades didáticas no ensino de ciências naturais em uma escola ribeirinha no sudoeste do Amazonas, sendo o público-alvo estudantes de 7º, 8º e 9º ano da escola. A metodologia consistiu em uma breve análise do conteúdo sobre os vegetais no livro adotado pela escola, desenvolvimento de atividades práticas, como coleta de material botânico para a produção de exsicatas, aula prática de microscopia e o ensino lúdico, os dados foram analisados qualitativamente buscando refletir sobre o ensino de botânica na escola ribeirinha de São Miguel. Os resultados apontaram a importância da utilização de atividades práticas no processo de ensino de estudantes ribeirinhos, bem como as contribuições das atividades para a educação científica, além da necessidade de articulações de conhecimentos tradicionais e escolares. Diante dos resultados, é primordial que professores pensem em estratégias de interligação de conhecimento no ensino de ciências, principalmente ao considerar o público-alvo dessa pesquisa. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3577
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3577
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3577/2294
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 7 n. 1 (2022); 152-175
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v7i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180975001600