SENTIDOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: DIÁLOGOS ENTRE DUAS PROFESSORAS EM FORMAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2939 |
Resumo: | Este texto tem como objetivo refletir sobre os desafios docentes na Educação Infantil que emergem no contexto de pandemia. Observa-se que tensões históricas da Educação Infantil tomam contornos ainda mais complexos nessa situação de crise. Reflexões sobre a função da creche e da pré-escola e a especificidade do trabalho educativo com as crianças pequenas mostram-se extremamente relevantes. Como metodologia para a construção desse debate, foram realizadas trocas de cartas entre duas colegas de turma da graduação em Pedagogia e participantes do mesmo grupo de pesquisa, que tem privilegiado estudos e investigações no campo da Educação Infantil. As cartas criam possibilidades de diálogos, de construção de elos entre os sujeitos e a história. Dentro desse contexto atual, as experiências educativas mostram-se mais fragilizadas, marcadas por uma lógica escolarizante e transmissiva. Aqui parte-se da noção do professor como um intelectual, autor do seu trabalho para a construção de uma prática que respeite as crianças como sujeitos históricos, ativos, que inventam esse mundo. |
id |
CP2-1_6dafac71e035c5108c795758a61bbb22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2939 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
SENTIDOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: DIÁLOGOS ENTRE DUAS PROFESSORAS EM FORMAÇÃOFormação docentePráticas pedagógicasEducação InfantilPandemia.Este texto tem como objetivo refletir sobre os desafios docentes na Educação Infantil que emergem no contexto de pandemia. Observa-se que tensões históricas da Educação Infantil tomam contornos ainda mais complexos nessa situação de crise. Reflexões sobre a função da creche e da pré-escola e a especificidade do trabalho educativo com as crianças pequenas mostram-se extremamente relevantes. Como metodologia para a construção desse debate, foram realizadas trocas de cartas entre duas colegas de turma da graduação em Pedagogia e participantes do mesmo grupo de pesquisa, que tem privilegiado estudos e investigações no campo da Educação Infantil. As cartas criam possibilidades de diálogos, de construção de elos entre os sujeitos e a história. Dentro desse contexto atual, as experiências educativas mostram-se mais fragilizadas, marcadas por uma lógica escolarizante e transmissiva. Aqui parte-se da noção do professor como um intelectual, autor do seu trabalho para a construção de uma prática que respeite as crianças como sujeitos históricos, ativos, que inventam esse mundo.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2939Práticas em Educação Infantil; v. 5 n. 6 (2020)2447-620Xreponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2939/1858da Silva, Rayssa Prudênciode Siqueira, Silvaneide Figuerêdoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-30T10:43:44Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2939Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-11-30T10:43:44Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
SENTIDOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: DIÁLOGOS ENTRE DUAS PROFESSORAS EM FORMAÇÃO |
title |
SENTIDOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: DIÁLOGOS ENTRE DUAS PROFESSORAS EM FORMAÇÃO |
spellingShingle |
SENTIDOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: DIÁLOGOS ENTRE DUAS PROFESSORAS EM FORMAÇÃO da Silva, Rayssa Prudêncio Formação docente Práticas pedagógicas Educação Infantil Pandemia. |
title_short |
SENTIDOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: DIÁLOGOS ENTRE DUAS PROFESSORAS EM FORMAÇÃO |
title_full |
SENTIDOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: DIÁLOGOS ENTRE DUAS PROFESSORAS EM FORMAÇÃO |
title_fullStr |
SENTIDOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: DIÁLOGOS ENTRE DUAS PROFESSORAS EM FORMAÇÃO |
title_full_unstemmed |
SENTIDOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: DIÁLOGOS ENTRE DUAS PROFESSORAS EM FORMAÇÃO |
title_sort |
SENTIDOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: DIÁLOGOS ENTRE DUAS PROFESSORAS EM FORMAÇÃO |
author |
da Silva, Rayssa Prudêncio |
author_facet |
da Silva, Rayssa Prudêncio de Siqueira, Silvaneide Figuerêdo |
author_role |
author |
author2 |
de Siqueira, Silvaneide Figuerêdo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Rayssa Prudêncio de Siqueira, Silvaneide Figuerêdo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente Práticas pedagógicas Educação Infantil Pandemia. |
topic |
Formação docente Práticas pedagógicas Educação Infantil Pandemia. |
description |
Este texto tem como objetivo refletir sobre os desafios docentes na Educação Infantil que emergem no contexto de pandemia. Observa-se que tensões históricas da Educação Infantil tomam contornos ainda mais complexos nessa situação de crise. Reflexões sobre a função da creche e da pré-escola e a especificidade do trabalho educativo com as crianças pequenas mostram-se extremamente relevantes. Como metodologia para a construção desse debate, foram realizadas trocas de cartas entre duas colegas de turma da graduação em Pedagogia e participantes do mesmo grupo de pesquisa, que tem privilegiado estudos e investigações no campo da Educação Infantil. As cartas criam possibilidades de diálogos, de construção de elos entre os sujeitos e a história. Dentro desse contexto atual, as experiências educativas mostram-se mais fragilizadas, marcadas por uma lógica escolarizante e transmissiva. Aqui parte-se da noção do professor como um intelectual, autor do seu trabalho para a construção de uma prática que respeite as crianças como sujeitos históricos, ativos, que inventam esse mundo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2939 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2939 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2939/1858 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práticas em Educação Infantil; v. 5 n. 6 (2020) 2447-620X reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042178048425984 |