SENTIDOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: DIÁLOGOS ENTRE DUAS PROFESSORAS EM FORMAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Rayssa Prudêncio
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Siqueira, Silvaneide Figuerêdo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2939
Resumo: Este texto tem como objetivo refletir sobre os desafios docentes na Educação Infantil que emergem no contexto de pandemia. Observa-se que tensões históricas da Educação Infantil tomam contornos ainda mais complexos nessa situação de crise. Reflexões sobre a função da creche e da pré-escola e a especificidade do trabalho educativo com as crianças pequenas mostram-se extremamente relevantes. Como metodologia para a construção desse debate, foram realizadas trocas de cartas entre duas colegas de turma da graduação em Pedagogia e participantes do mesmo grupo de pesquisa, que tem privilegiado estudos e investigações no campo da Educação Infantil. As cartas criam possibilidades de diálogos, de construção de elos entre os sujeitos e a história. Dentro desse contexto atual, as experiências educativas mostram-se mais fragilizadas, marcadas por uma lógica escolarizante e transmissiva. Aqui parte-se da noção do professor como um intelectual, autor do seu trabalho para a construção de uma prática que respeite as crianças como sujeitos históricos, ativos, que inventam esse mundo.
id CP2-1_6dafac71e035c5108c795758a61bbb22
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2939
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling SENTIDOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: DIÁLOGOS ENTRE DUAS PROFESSORAS EM FORMAÇÃOFormação docentePráticas pedagógicasEducação InfantilPandemia.Este texto tem como objetivo refletir sobre os desafios docentes na Educação Infantil que emergem no contexto de pandemia. Observa-se que tensões históricas da Educação Infantil tomam contornos ainda mais complexos nessa situação de crise. Reflexões sobre a função da creche e da pré-escola e a especificidade do trabalho educativo com as crianças pequenas mostram-se extremamente relevantes. Como metodologia para a construção desse debate, foram realizadas trocas de cartas entre duas colegas de turma da graduação em Pedagogia e participantes do mesmo grupo de pesquisa, que tem privilegiado estudos e investigações no campo da Educação Infantil. As cartas criam possibilidades de diálogos, de construção de elos entre os sujeitos e a história. Dentro desse contexto atual, as experiências educativas mostram-se mais fragilizadas, marcadas por uma lógica escolarizante e transmissiva. Aqui parte-se da noção do professor como um intelectual, autor do seu trabalho para a construção de uma prática que respeite as crianças como sujeitos históricos, ativos, que inventam esse mundo.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2939Práticas em Educação Infantil; v. 5 n. 6 (2020)2447-620Xreponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2939/1858da Silva, Rayssa Prudênciode Siqueira, Silvaneide Figuerêdoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-30T10:43:44Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2939Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-11-30T10:43:44Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv SENTIDOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: DIÁLOGOS ENTRE DUAS PROFESSORAS EM FORMAÇÃO
title SENTIDOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: DIÁLOGOS ENTRE DUAS PROFESSORAS EM FORMAÇÃO
spellingShingle SENTIDOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: DIÁLOGOS ENTRE DUAS PROFESSORAS EM FORMAÇÃO
da Silva, Rayssa Prudêncio
Formação docente
Práticas pedagógicas
Educação Infantil
Pandemia.
title_short SENTIDOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: DIÁLOGOS ENTRE DUAS PROFESSORAS EM FORMAÇÃO
title_full SENTIDOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: DIÁLOGOS ENTRE DUAS PROFESSORAS EM FORMAÇÃO
title_fullStr SENTIDOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: DIÁLOGOS ENTRE DUAS PROFESSORAS EM FORMAÇÃO
title_full_unstemmed SENTIDOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: DIÁLOGOS ENTRE DUAS PROFESSORAS EM FORMAÇÃO
title_sort SENTIDOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: DIÁLOGOS ENTRE DUAS PROFESSORAS EM FORMAÇÃO
author da Silva, Rayssa Prudêncio
author_facet da Silva, Rayssa Prudêncio
de Siqueira, Silvaneide Figuerêdo
author_role author
author2 de Siqueira, Silvaneide Figuerêdo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Rayssa Prudêncio
de Siqueira, Silvaneide Figuerêdo
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Práticas pedagógicas
Educação Infantil
Pandemia.
topic Formação docente
Práticas pedagógicas
Educação Infantil
Pandemia.
description Este texto tem como objetivo refletir sobre os desafios docentes na Educação Infantil que emergem no contexto de pandemia. Observa-se que tensões históricas da Educação Infantil tomam contornos ainda mais complexos nessa situação de crise. Reflexões sobre a função da creche e da pré-escola e a especificidade do trabalho educativo com as crianças pequenas mostram-se extremamente relevantes. Como metodologia para a construção desse debate, foram realizadas trocas de cartas entre duas colegas de turma da graduação em Pedagogia e participantes do mesmo grupo de pesquisa, que tem privilegiado estudos e investigações no campo da Educação Infantil. As cartas criam possibilidades de diálogos, de construção de elos entre os sujeitos e a história. Dentro desse contexto atual, as experiências educativas mostram-se mais fragilizadas, marcadas por uma lógica escolarizante e transmissiva. Aqui parte-se da noção do professor como um intelectual, autor do seu trabalho para a construção de uma prática que respeite as crianças como sujeitos históricos, ativos, que inventam esse mundo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2939
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2939
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2939/1858
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Práticas em Educação Infantil; v. 5 n. 6 (2020)
2447-620X
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042178048425984