O DESAFIO DA INCLUSÃO DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL (CEGO) NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2381 |
Resumo: | A inclusão de todas as diversidades é um dos reais desafios da educação na atualidade. A eliminação das múltiplas barreiras que impedem a inclusão não é uma tarefa simples, sendo necessário conscientizar a comunidade escolar sobre a importância do acolhimento das variadas diversidades. Historicamente a Educação Física escolar teve dificuldades no trato com a diversidade, teve dificuldades em se consolidar como um direito de todos. Este relato de experiência sobre a inclusão de um aluno com deficiência visual (cego) na disciplina Educação Física, demonstra alternativas possíveis que foram elaboradas e colocadas em prática a partir de um trabalho feito em bidocência em um Colégio Federal do município do Rio de Janeiro. Ao final do ano letivo, apesar das dúvidas durante a caminhada, foi possível verificar a efetiva inclusão do aluno que obteve significativos avanços em sua corporeidade a partir de atividades feitas em conjunto com toda a sua turma. |
id |
CP2-1_78bce86e7f39f1f3080c6f0a24fe08d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2381 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
O DESAFIO DA INCLUSÃO DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL (CEGO) NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAEducação FísicaInclusãoDiversidadeDeficiência VisualCegoA inclusão de todas as diversidades é um dos reais desafios da educação na atualidade. A eliminação das múltiplas barreiras que impedem a inclusão não é uma tarefa simples, sendo necessário conscientizar a comunidade escolar sobre a importância do acolhimento das variadas diversidades. Historicamente a Educação Física escolar teve dificuldades no trato com a diversidade, teve dificuldades em se consolidar como um direito de todos. Este relato de experiência sobre a inclusão de um aluno com deficiência visual (cego) na disciplina Educação Física, demonstra alternativas possíveis que foram elaboradas e colocadas em prática a partir de um trabalho feito em bidocência em um Colégio Federal do município do Rio de Janeiro. Ao final do ano letivo, apesar das dúvidas durante a caminhada, foi possível verificar a efetiva inclusão do aluno que obteve significativos avanços em sua corporeidade a partir de atividades feitas em conjunto com toda a sua turma.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2381Temas em Educação Física Escolar; v. 4 n. 2 (2019): AGO/DEZ 2019; 142-1522525-591610.33025/tefe.v4i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2381/1596Monteiro, Marcos Vinicius PereiraSilva, Gabriel Vasconcellos de Lima Costa einfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-03T09:38:14Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2381Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-03T09:38:14Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O DESAFIO DA INCLUSÃO DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL (CEGO) NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title |
O DESAFIO DA INCLUSÃO DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL (CEGO) NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
spellingShingle |
O DESAFIO DA INCLUSÃO DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL (CEGO) NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Monteiro, Marcos Vinicius Pereira Educação Física Inclusão Diversidade Deficiência Visual Cego |
title_short |
O DESAFIO DA INCLUSÃO DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL (CEGO) NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_full |
O DESAFIO DA INCLUSÃO DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL (CEGO) NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_fullStr |
O DESAFIO DA INCLUSÃO DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL (CEGO) NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_full_unstemmed |
O DESAFIO DA INCLUSÃO DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL (CEGO) NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_sort |
O DESAFIO DA INCLUSÃO DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL (CEGO) NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
author |
Monteiro, Marcos Vinicius Pereira |
author_facet |
Monteiro, Marcos Vinicius Pereira Silva, Gabriel Vasconcellos de Lima Costa e |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Gabriel Vasconcellos de Lima Costa e |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Marcos Vinicius Pereira Silva, Gabriel Vasconcellos de Lima Costa e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Inclusão Diversidade Deficiência Visual Cego |
topic |
Educação Física Inclusão Diversidade Deficiência Visual Cego |
description |
A inclusão de todas as diversidades é um dos reais desafios da educação na atualidade. A eliminação das múltiplas barreiras que impedem a inclusão não é uma tarefa simples, sendo necessário conscientizar a comunidade escolar sobre a importância do acolhimento das variadas diversidades. Historicamente a Educação Física escolar teve dificuldades no trato com a diversidade, teve dificuldades em se consolidar como um direito de todos. Este relato de experiência sobre a inclusão de um aluno com deficiência visual (cego) na disciplina Educação Física, demonstra alternativas possíveis que foram elaboradas e colocadas em prática a partir de um trabalho feito em bidocência em um Colégio Federal do município do Rio de Janeiro. Ao final do ano letivo, apesar das dúvidas durante a caminhada, foi possível verificar a efetiva inclusão do aluno que obteve significativos avanços em sua corporeidade a partir de atividades feitas em conjunto com toda a sua turma. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2381 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2381 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2381/1596 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Temas em Educação Física Escolar; v. 4 n. 2 (2019): AGO/DEZ 2019; 142-152 2525-5916 10.33025/tefe.v4i2 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042178511896576 |