O DESAFIO DA INCLUSÃO DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL (CEGO) NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Marcos Vinicius Pereira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Gabriel Vasconcellos de Lima Costa e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2381
Resumo: A inclusão de todas as diversidades é um dos reais desafios da educação na atualidade. A eliminação das múltiplas barreiras que impedem a inclusão não é uma tarefa simples, sendo necessário conscientizar a comunidade escolar sobre a importância do acolhimento das variadas diversidades. Historicamente a Educação Física escolar teve dificuldades no trato com a diversidade, teve dificuldades em se consolidar como um direito de todos. Este relato de experiência sobre a inclusão de um aluno com deficiência visual (cego) na disciplina Educação Física, demonstra alternativas possíveis que foram elaboradas e colocadas em prática a partir de um trabalho feito em bidocência em um Colégio Federal do município do Rio de Janeiro. Ao final do ano letivo, apesar das dúvidas durante a caminhada, foi possível verificar a efetiva inclusão do aluno que obteve significativos avanços em sua corporeidade a partir de atividades feitas em conjunto com toda a sua turma.
id CP2-1_78bce86e7f39f1f3080c6f0a24fe08d9
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2381
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling O DESAFIO DA INCLUSÃO DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL (CEGO) NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAEducação FísicaInclusãoDiversidadeDeficiência VisualCegoA inclusão de todas as diversidades é um dos reais desafios da educação na atualidade. A eliminação das múltiplas barreiras que impedem a inclusão não é uma tarefa simples, sendo necessário conscientizar a comunidade escolar sobre a importância do acolhimento das variadas diversidades. Historicamente a Educação Física escolar teve dificuldades no trato com a diversidade, teve dificuldades em se consolidar como um direito de todos. Este relato de experiência sobre a inclusão de um aluno com deficiência visual (cego) na disciplina Educação Física, demonstra alternativas possíveis que foram elaboradas e colocadas em prática a partir de um trabalho feito em bidocência em um Colégio Federal do município do Rio de Janeiro. Ao final do ano letivo, apesar das dúvidas durante a caminhada, foi possível verificar a efetiva inclusão do aluno que obteve significativos avanços em sua corporeidade a partir de atividades feitas em conjunto com toda a sua turma.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2381Temas em Educação Física Escolar; v. 4 n. 2 (2019): AGO/DEZ 2019; 142-1522525-591610.33025/tefe.v4i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2381/1596Monteiro, Marcos Vinicius PereiraSilva, Gabriel Vasconcellos de Lima Costa einfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-03T09:38:14Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2381Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-03T09:38:14Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv O DESAFIO DA INCLUSÃO DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL (CEGO) NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title O DESAFIO DA INCLUSÃO DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL (CEGO) NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
spellingShingle O DESAFIO DA INCLUSÃO DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL (CEGO) NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Monteiro, Marcos Vinicius Pereira
Educação Física
Inclusão
Diversidade
Deficiência Visual
Cego
title_short O DESAFIO DA INCLUSÃO DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL (CEGO) NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full O DESAFIO DA INCLUSÃO DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL (CEGO) NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_fullStr O DESAFIO DA INCLUSÃO DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL (CEGO) NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full_unstemmed O DESAFIO DA INCLUSÃO DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL (CEGO) NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_sort O DESAFIO DA INCLUSÃO DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL (CEGO) NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
author Monteiro, Marcos Vinicius Pereira
author_facet Monteiro, Marcos Vinicius Pereira
Silva, Gabriel Vasconcellos de Lima Costa e
author_role author
author2 Silva, Gabriel Vasconcellos de Lima Costa e
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Marcos Vinicius Pereira
Silva, Gabriel Vasconcellos de Lima Costa e
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Inclusão
Diversidade
Deficiência Visual
Cego
topic Educação Física
Inclusão
Diversidade
Deficiência Visual
Cego
description A inclusão de todas as diversidades é um dos reais desafios da educação na atualidade. A eliminação das múltiplas barreiras que impedem a inclusão não é uma tarefa simples, sendo necessário conscientizar a comunidade escolar sobre a importância do acolhimento das variadas diversidades. Historicamente a Educação Física escolar teve dificuldades no trato com a diversidade, teve dificuldades em se consolidar como um direito de todos. Este relato de experiência sobre a inclusão de um aluno com deficiência visual (cego) na disciplina Educação Física, demonstra alternativas possíveis que foram elaboradas e colocadas em prática a partir de um trabalho feito em bidocência em um Colégio Federal do município do Rio de Janeiro. Ao final do ano letivo, apesar das dúvidas durante a caminhada, foi possível verificar a efetiva inclusão do aluno que obteve significativos avanços em sua corporeidade a partir de atividades feitas em conjunto com toda a sua turma.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2381
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2381/1596
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Temas em Educação Física Escolar; v. 4 n. 2 (2019): AGO/DEZ 2019; 142-152
2525-5916
10.33025/tefe.v4i2
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042178511896576