Desvendando o 'dilúvio' das novas tecnologias da informação e comunicação na Educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3684 |
Resumo: | Nesta pesquisa procuramos compreender e analisar os dilemas e desafios provocados pelo “dilúvio” das novas tecnologias da informação e da comunicação (NTICs) nas escolas brasileiras. Pretende-se também compreender quando efetivamente as salas de aula começaram a receber as novas tecnologias da informação e da comunicação para serem utilizadas como ferramentas pedagógicas. Devido à necessidade de compreender como as novas tecnologias impactaram a vida escolar, sobretudo, no contexto de pandemia de COVID-19, aplicamos um questionário online não identificado direcionado a estudantes do ensino médio do IFRJ – campus Nilópolis e de outras instituições da mesma região, que, dentre outros aspectos, revelou que o contexto pandêmico fez com que não se utilizasse essas ferramentas com todo o potencial que possuem. Por meio deste estudo, percebemos que as tentativas de inserção dos artefatos tecnológicos nas escolas públicas brasileiras aconteceram diversas vezes (NASCIMENTO, 2012), porém nenhuma delas foi, de fato, efetiva. Além disso, percebe-se que os aparelhos tecnológicos, principalmente os celulares, não eram vistos como ferramentas pedagógicas e sim como instrumentos para o lazer ou busca de informações das quais os estudantes alegam se dissociar do meio educacional. |
id |
CP2-1_79f054c30b570a2b7d55fea10794ebca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3684 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Desvendando o 'dilúvio' das novas tecnologias da informação e comunicação na EducaçãoNesta pesquisa procuramos compreender e analisar os dilemas e desafios provocados pelo “dilúvio” das novas tecnologias da informação e da comunicação (NTICs) nas escolas brasileiras. Pretende-se também compreender quando efetivamente as salas de aula começaram a receber as novas tecnologias da informação e da comunicação para serem utilizadas como ferramentas pedagógicas. Devido à necessidade de compreender como as novas tecnologias impactaram a vida escolar, sobretudo, no contexto de pandemia de COVID-19, aplicamos um questionário online não identificado direcionado a estudantes do ensino médio do IFRJ – campus Nilópolis e de outras instituições da mesma região, que, dentre outros aspectos, revelou que o contexto pandêmico fez com que não se utilizasse essas ferramentas com todo o potencial que possuem. Por meio deste estudo, percebemos que as tentativas de inserção dos artefatos tecnológicos nas escolas públicas brasileiras aconteceram diversas vezes (NASCIMENTO, 2012), porém nenhuma delas foi, de fato, efetiva. Além disso, percebe-se que os aparelhos tecnológicos, principalmente os celulares, não eram vistos como ferramentas pedagógicas e sim como instrumentos para o lazer ou busca de informações das quais os estudantes alegam se dissociar do meio educacional.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3684Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 29: Ensino de Sociologia e a escola no retorno pandêmico; 4-191983-007610.33025/rps.v0i29reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3684/2303Lage, Giselle CarinoMarinho, Mariana de Castilho Cabral C.info:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-15T17:27:35Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3684Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2022-07-15T17:27:35Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desvendando o 'dilúvio' das novas tecnologias da informação e comunicação na Educação |
title |
Desvendando o 'dilúvio' das novas tecnologias da informação e comunicação na Educação |
spellingShingle |
Desvendando o 'dilúvio' das novas tecnologias da informação e comunicação na Educação Lage, Giselle Carino |
title_short |
Desvendando o 'dilúvio' das novas tecnologias da informação e comunicação na Educação |
title_full |
Desvendando o 'dilúvio' das novas tecnologias da informação e comunicação na Educação |
title_fullStr |
Desvendando o 'dilúvio' das novas tecnologias da informação e comunicação na Educação |
title_full_unstemmed |
Desvendando o 'dilúvio' das novas tecnologias da informação e comunicação na Educação |
title_sort |
Desvendando o 'dilúvio' das novas tecnologias da informação e comunicação na Educação |
author |
Lage, Giselle Carino |
author_facet |
Lage, Giselle Carino Marinho, Mariana de Castilho Cabral C. |
author_role |
author |
author2 |
Marinho, Mariana de Castilho Cabral C. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lage, Giselle Carino Marinho, Mariana de Castilho Cabral C. |
description |
Nesta pesquisa procuramos compreender e analisar os dilemas e desafios provocados pelo “dilúvio” das novas tecnologias da informação e da comunicação (NTICs) nas escolas brasileiras. Pretende-se também compreender quando efetivamente as salas de aula começaram a receber as novas tecnologias da informação e da comunicação para serem utilizadas como ferramentas pedagógicas. Devido à necessidade de compreender como as novas tecnologias impactaram a vida escolar, sobretudo, no contexto de pandemia de COVID-19, aplicamos um questionário online não identificado direcionado a estudantes do ensino médio do IFRJ – campus Nilópolis e de outras instituições da mesma região, que, dentre outros aspectos, revelou que o contexto pandêmico fez com que não se utilizasse essas ferramentas com todo o potencial que possuem. Por meio deste estudo, percebemos que as tentativas de inserção dos artefatos tecnológicos nas escolas públicas brasileiras aconteceram diversas vezes (NASCIMENTO, 2012), porém nenhuma delas foi, de fato, efetiva. Além disso, percebe-se que os aparelhos tecnológicos, principalmente os celulares, não eram vistos como ferramentas pedagógicas e sim como instrumentos para o lazer ou busca de informações das quais os estudantes alegam se dissociar do meio educacional. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3684 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3684 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3684/2303 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 29: Ensino de Sociologia e a escola no retorno pandêmico; 4-19 1983-0076 10.33025/rps.v0i29 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042176246972416 |