Desvendando o 'dilúvio' das novas tecnologias da informação e comunicação na Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lage, Giselle Carino
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Marinho, Mariana de Castilho Cabral C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3684
Resumo: Nesta pesquisa procuramos compreender e analisar os dilemas e desafios provocados pelo “dilúvio” das novas tecnologias da informação e da comunicação (NTICs) nas escolas brasileiras. Pretende-se também compreender quando efetivamente as salas de aula começaram a receber as novas tecnologias da informação e da comunicação para serem utilizadas como ferramentas pedagógicas. Devido à necessidade de compreender como as novas tecnologias impactaram a vida escolar, sobretudo, no contexto de pandemia de COVID-19, aplicamos um questionário online não identificado direcionado a estudantes do ensino médio do IFRJ – campus Nilópolis e de outras instituições da mesma região, que, dentre outros aspectos, revelou que o contexto pandêmico fez com que não se utilizasse essas ferramentas com todo o potencial que possuem. Por meio deste estudo, percebemos que as tentativas de inserção dos artefatos tecnológicos nas escolas públicas brasileiras aconteceram diversas vezes (NASCIMENTO, 2012), porém nenhuma delas foi, de fato, efetiva. Além disso, percebe-se que os aparelhos tecnológicos, principalmente os celulares, não eram vistos como ferramentas pedagógicas e sim como instrumentos para o lazer ou busca de informações das quais os estudantes alegam se dissociar do meio educacional.
id CP2-1_79f054c30b570a2b7d55fea10794ebca
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3684
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Desvendando o 'dilúvio' das novas tecnologias da informação e comunicação na EducaçãoNesta pesquisa procuramos compreender e analisar os dilemas e desafios provocados pelo “dilúvio” das novas tecnologias da informação e da comunicação (NTICs) nas escolas brasileiras. Pretende-se também compreender quando efetivamente as salas de aula começaram a receber as novas tecnologias da informação e da comunicação para serem utilizadas como ferramentas pedagógicas. Devido à necessidade de compreender como as novas tecnologias impactaram a vida escolar, sobretudo, no contexto de pandemia de COVID-19, aplicamos um questionário online não identificado direcionado a estudantes do ensino médio do IFRJ – campus Nilópolis e de outras instituições da mesma região, que, dentre outros aspectos, revelou que o contexto pandêmico fez com que não se utilizasse essas ferramentas com todo o potencial que possuem. Por meio deste estudo, percebemos que as tentativas de inserção dos artefatos tecnológicos nas escolas públicas brasileiras aconteceram diversas vezes (NASCIMENTO, 2012), porém nenhuma delas foi, de fato, efetiva. Além disso, percebe-se que os aparelhos tecnológicos, principalmente os celulares, não eram vistos como ferramentas pedagógicas e sim como instrumentos para o lazer ou busca de informações das quais os estudantes alegam se dissociar do meio educacional.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3684Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 29: Ensino de Sociologia e a escola no retorno pandêmico; 4-191983-007610.33025/rps.v0i29reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3684/2303Lage, Giselle CarinoMarinho, Mariana de Castilho Cabral C.info:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-15T17:27:35Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3684Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2022-07-15T17:27:35Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Desvendando o 'dilúvio' das novas tecnologias da informação e comunicação na Educação
title Desvendando o 'dilúvio' das novas tecnologias da informação e comunicação na Educação
spellingShingle Desvendando o 'dilúvio' das novas tecnologias da informação e comunicação na Educação
Lage, Giselle Carino
title_short Desvendando o 'dilúvio' das novas tecnologias da informação e comunicação na Educação
title_full Desvendando o 'dilúvio' das novas tecnologias da informação e comunicação na Educação
title_fullStr Desvendando o 'dilúvio' das novas tecnologias da informação e comunicação na Educação
title_full_unstemmed Desvendando o 'dilúvio' das novas tecnologias da informação e comunicação na Educação
title_sort Desvendando o 'dilúvio' das novas tecnologias da informação e comunicação na Educação
author Lage, Giselle Carino
author_facet Lage, Giselle Carino
Marinho, Mariana de Castilho Cabral C.
author_role author
author2 Marinho, Mariana de Castilho Cabral C.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lage, Giselle Carino
Marinho, Mariana de Castilho Cabral C.
description Nesta pesquisa procuramos compreender e analisar os dilemas e desafios provocados pelo “dilúvio” das novas tecnologias da informação e da comunicação (NTICs) nas escolas brasileiras. Pretende-se também compreender quando efetivamente as salas de aula começaram a receber as novas tecnologias da informação e da comunicação para serem utilizadas como ferramentas pedagógicas. Devido à necessidade de compreender como as novas tecnologias impactaram a vida escolar, sobretudo, no contexto de pandemia de COVID-19, aplicamos um questionário online não identificado direcionado a estudantes do ensino médio do IFRJ – campus Nilópolis e de outras instituições da mesma região, que, dentre outros aspectos, revelou que o contexto pandêmico fez com que não se utilizasse essas ferramentas com todo o potencial que possuem. Por meio deste estudo, percebemos que as tentativas de inserção dos artefatos tecnológicos nas escolas públicas brasileiras aconteceram diversas vezes (NASCIMENTO, 2012), porém nenhuma delas foi, de fato, efetiva. Além disso, percebe-se que os aparelhos tecnológicos, principalmente os celulares, não eram vistos como ferramentas pedagógicas e sim como instrumentos para o lazer ou busca de informações das quais os estudantes alegam se dissociar do meio educacional.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3684
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3684
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3684/2303
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 29: Ensino de Sociologia e a escola no retorno pandêmico; 4-19
1983-0076
10.33025/rps.v0i29
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042176246972416