PRECISAMOS FALAR SOBRE GABRIELA... (OU SOBRE SER PROFESSOR EM UM MUNDO QUE ASSOLA E DÓI)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2236 |
Resumo: | O presente ensaio tece algumas considerações acerca do ser professor em um contexto de capitalismo, exclusão, desigualdade social e desejo de mesmidade, a partir de conversações vividas em um encontro realizado no Colégio Pedro II. Nesse encontro, estava em discussão nosso fazer como professores dos anos iniciais do ensino fundamental, do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da rede federal de ensino. Assim, no diálogo com uma experiência vivida pelo autor, quando de sua condição de aluno em uma escola, o texto convida a pensar uma forma de viver e praticar o educativo que potencialize a construção e assunção de si como autor de sua própria formação, na afirmação de si como potência, na relação de diferença e alteridade. Defende o educar como possibilidade de estranhar e indagar o mundo, indo contra a “ordem natural das coisas”. |
id |
CP2-1_7b9c90c723569cca222fdfb8d5679609 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2236 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
PRECISAMOS FALAR SOBRE GABRIELA... (OU SOBRE SER PROFESSOR EM UM MUNDO QUE ASSOLA E DÓI)Diferença. Alteridade. Emancipação. Escola.O presente ensaio tece algumas considerações acerca do ser professor em um contexto de capitalismo, exclusão, desigualdade social e desejo de mesmidade, a partir de conversações vividas em um encontro realizado no Colégio Pedro II. Nesse encontro, estava em discussão nosso fazer como professores dos anos iniciais do ensino fundamental, do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da rede federal de ensino. Assim, no diálogo com uma experiência vivida pelo autor, quando de sua condição de aluno em uma escola, o texto convida a pensar uma forma de viver e praticar o educativo que potencialize a construção e assunção de si como autor de sua própria formação, na afirmação de si como potência, na relação de diferença e alteridade. Defende o educar como possibilidade de estranhar e indagar o mundo, indo contra a “ordem natural das coisas”.Anos Iniciais em Revista2019-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2236Anos Iniciais em Revista; v. 3 n. 3 (2019): DOSSIÊ “Anos Iniciais: estrutura, diversidade, democracia e carreira docente”2526-7191reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2236/1532RIBEIRO, Tiagoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-10T13:42:16Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2236Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2019-12-10T13:42:16Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRECISAMOS FALAR SOBRE GABRIELA... (OU SOBRE SER PROFESSOR EM UM MUNDO QUE ASSOLA E DÓI) |
title |
PRECISAMOS FALAR SOBRE GABRIELA... (OU SOBRE SER PROFESSOR EM UM MUNDO QUE ASSOLA E DÓI) |
spellingShingle |
PRECISAMOS FALAR SOBRE GABRIELA... (OU SOBRE SER PROFESSOR EM UM MUNDO QUE ASSOLA E DÓI) RIBEIRO, Tiago Diferença. Alteridade. Emancipação. Escola. |
title_short |
PRECISAMOS FALAR SOBRE GABRIELA... (OU SOBRE SER PROFESSOR EM UM MUNDO QUE ASSOLA E DÓI) |
title_full |
PRECISAMOS FALAR SOBRE GABRIELA... (OU SOBRE SER PROFESSOR EM UM MUNDO QUE ASSOLA E DÓI) |
title_fullStr |
PRECISAMOS FALAR SOBRE GABRIELA... (OU SOBRE SER PROFESSOR EM UM MUNDO QUE ASSOLA E DÓI) |
title_full_unstemmed |
PRECISAMOS FALAR SOBRE GABRIELA... (OU SOBRE SER PROFESSOR EM UM MUNDO QUE ASSOLA E DÓI) |
title_sort |
PRECISAMOS FALAR SOBRE GABRIELA... (OU SOBRE SER PROFESSOR EM UM MUNDO QUE ASSOLA E DÓI) |
author |
RIBEIRO, Tiago |
author_facet |
RIBEIRO, Tiago |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RIBEIRO, Tiago |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diferença. Alteridade. Emancipação. Escola. |
topic |
Diferença. Alteridade. Emancipação. Escola. |
description |
O presente ensaio tece algumas considerações acerca do ser professor em um contexto de capitalismo, exclusão, desigualdade social e desejo de mesmidade, a partir de conversações vividas em um encontro realizado no Colégio Pedro II. Nesse encontro, estava em discussão nosso fazer como professores dos anos iniciais do ensino fundamental, do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da rede federal de ensino. Assim, no diálogo com uma experiência vivida pelo autor, quando de sua condição de aluno em uma escola, o texto convida a pensar uma forma de viver e praticar o educativo que potencialize a construção e assunção de si como autor de sua própria formação, na afirmação de si como potência, na relação de diferença e alteridade. Defende o educar como possibilidade de estranhar e indagar o mundo, indo contra a “ordem natural das coisas”. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2236 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2236 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2236/1532 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Anos Iniciais em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Anos Iniciais em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Anos Iniciais em Revista; v. 3 n. 3 (2019): DOSSIÊ “Anos Iniciais: estrutura, diversidade, democracia e carreira docente” 2526-7191 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180124606464 |