PRECISAMOS FALAR SOBRE GABRIELA... (OU SOBRE SER PROFESSOR EM UM MUNDO QUE ASSOLA E DÓI)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RIBEIRO, Tiago
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2236
Resumo: O presente ensaio tece algumas considerações acerca do ser professor em um contexto de capitalismo, exclusão, desigualdade social e desejo de mesmidade, a partir de conversações vividas em um encontro realizado no Colégio Pedro II. Nesse encontro, estava em discussão nosso fazer como professores dos anos iniciais do ensino fundamental, do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da rede federal de ensino. Assim, no diálogo com uma experiência vivida pelo autor, quando de sua condição de aluno em uma escola, o texto convida a pensar uma forma de viver e praticar o educativo que potencialize a construção e assunção de si como autor de sua própria formação, na afirmação de si como potência, na relação de diferença e alteridade. Defende o educar como possibilidade de estranhar e indagar o mundo, indo contra a “ordem natural das coisas”.
id CP2-1_7b9c90c723569cca222fdfb8d5679609
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2236
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling PRECISAMOS FALAR SOBRE GABRIELA... (OU SOBRE SER PROFESSOR EM UM MUNDO QUE ASSOLA E DÓI)Diferença. Alteridade. Emancipação. Escola.O presente ensaio tece algumas considerações acerca do ser professor em um contexto de capitalismo, exclusão, desigualdade social e desejo de mesmidade, a partir de conversações vividas em um encontro realizado no Colégio Pedro II. Nesse encontro, estava em discussão nosso fazer como professores dos anos iniciais do ensino fundamental, do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da rede federal de ensino. Assim, no diálogo com uma experiência vivida pelo autor, quando de sua condição de aluno em uma escola, o texto convida a pensar uma forma de viver e praticar o educativo que potencialize a construção e assunção de si como autor de sua própria formação, na afirmação de si como potência, na relação de diferença e alteridade. Defende o educar como possibilidade de estranhar e indagar o mundo, indo contra a “ordem natural das coisas”.Anos Iniciais em Revista2019-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2236Anos Iniciais em Revista; v. 3 n. 3 (2019): DOSSIÊ “Anos Iniciais: estrutura, diversidade, democracia e carreira docente”2526-7191reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2236/1532RIBEIRO, Tiagoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-10T13:42:16Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2236Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2019-12-10T13:42:16Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv PRECISAMOS FALAR SOBRE GABRIELA... (OU SOBRE SER PROFESSOR EM UM MUNDO QUE ASSOLA E DÓI)
title PRECISAMOS FALAR SOBRE GABRIELA... (OU SOBRE SER PROFESSOR EM UM MUNDO QUE ASSOLA E DÓI)
spellingShingle PRECISAMOS FALAR SOBRE GABRIELA... (OU SOBRE SER PROFESSOR EM UM MUNDO QUE ASSOLA E DÓI)
RIBEIRO, Tiago
Diferença. Alteridade. Emancipação. Escola.
title_short PRECISAMOS FALAR SOBRE GABRIELA... (OU SOBRE SER PROFESSOR EM UM MUNDO QUE ASSOLA E DÓI)
title_full PRECISAMOS FALAR SOBRE GABRIELA... (OU SOBRE SER PROFESSOR EM UM MUNDO QUE ASSOLA E DÓI)
title_fullStr PRECISAMOS FALAR SOBRE GABRIELA... (OU SOBRE SER PROFESSOR EM UM MUNDO QUE ASSOLA E DÓI)
title_full_unstemmed PRECISAMOS FALAR SOBRE GABRIELA... (OU SOBRE SER PROFESSOR EM UM MUNDO QUE ASSOLA E DÓI)
title_sort PRECISAMOS FALAR SOBRE GABRIELA... (OU SOBRE SER PROFESSOR EM UM MUNDO QUE ASSOLA E DÓI)
author RIBEIRO, Tiago
author_facet RIBEIRO, Tiago
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RIBEIRO, Tiago
dc.subject.por.fl_str_mv Diferença. Alteridade. Emancipação. Escola.
topic Diferença. Alteridade. Emancipação. Escola.
description O presente ensaio tece algumas considerações acerca do ser professor em um contexto de capitalismo, exclusão, desigualdade social e desejo de mesmidade, a partir de conversações vividas em um encontro realizado no Colégio Pedro II. Nesse encontro, estava em discussão nosso fazer como professores dos anos iniciais do ensino fundamental, do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da rede federal de ensino. Assim, no diálogo com uma experiência vivida pelo autor, quando de sua condição de aluno em uma escola, o texto convida a pensar uma forma de viver e praticar o educativo que potencialize a construção e assunção de si como autor de sua própria formação, na afirmação de si como potência, na relação de diferença e alteridade. Defende o educar como possibilidade de estranhar e indagar o mundo, indo contra a “ordem natural das coisas”.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2236
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2236/1532
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Anos Iniciais em Revista
publisher.none.fl_str_mv Anos Iniciais em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Anos Iniciais em Revista; v. 3 n. 3 (2019): DOSSIÊ “Anos Iniciais: estrutura, diversidade, democracia e carreira docente”
2526-7191
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180124606464