FRIGOTTO, Gaudêncio (org). ESCOLA “SEM” PARTIDO: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2017. 144 p.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marília Márcia Cunha da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1742
Resumo: RESUMO: Atualmente, a educação pública brasileira enfrenta ataques de grupos conservadores preocupados com a expansão das críticas aos sistemas econômicos e políticos e à manutenção dos privilégios ligados às elites históricas. O movimento “Escola sem Partido” se insere neste contexto e incentiva a desconfiança, a fiscalização e as denúncias dos responsáveis e estudantes contra educadores que tratarem de temas relacionados à política nacional, à diversidade étnica e à diversidade sexual. O livro Escola “Sem” Partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira foi organizado pelo professor Gaudêncio Frigotto e reúne, com este, dezenove pesquisadores que desdobram, em nove capítulos, diferentes aspectos do citado movimento mostrando as suas ligações a determinados interesses políticos e financeiros. O livro é instigante e provocativo, fundamental para todos os educadores interessados em discutir e refletir sobre a instituição escolar e o papel da educação na sociedade contemporânea, especialmente em face ao recrudescimento da intolerância e da violência contra aqueles que apresentam argumentos contra-hegemônicos.
id CP2-1_825d41f5c9611c8971011d331ed89cee
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1742
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling FRIGOTTO, Gaudêncio (org). ESCOLA “SEM” PARTIDO: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2017. 144 p.RESUMO: Atualmente, a educação pública brasileira enfrenta ataques de grupos conservadores preocupados com a expansão das críticas aos sistemas econômicos e políticos e à manutenção dos privilégios ligados às elites históricas. O movimento “Escola sem Partido” se insere neste contexto e incentiva a desconfiança, a fiscalização e as denúncias dos responsáveis e estudantes contra educadores que tratarem de temas relacionados à política nacional, à diversidade étnica e à diversidade sexual. O livro Escola “Sem” Partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira foi organizado pelo professor Gaudêncio Frigotto e reúne, com este, dezenove pesquisadores que desdobram, em nove capítulos, diferentes aspectos do citado movimento mostrando as suas ligações a determinados interesses políticos e financeiros. O livro é instigante e provocativo, fundamental para todos os educadores interessados em discutir e refletir sobre a instituição escolar e o papel da educação na sociedade contemporânea, especialmente em face ao recrudescimento da intolerância e da violência contra aqueles que apresentam argumentos contra-hegemônicos.Imperial Editora do Colégio Pedro II2018-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1742Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 21: Ensino de Sociologia e o contexto da Reforma da Educação; 97-1041983-007610.33025/rps.v1i21reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1742/1250Silva, Marília Márcia Cunha dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-06T12:10:18Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1742Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2018-08-06T12:10:18Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv FRIGOTTO, Gaudêncio (org). ESCOLA “SEM” PARTIDO: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2017. 144 p.
title FRIGOTTO, Gaudêncio (org). ESCOLA “SEM” PARTIDO: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2017. 144 p.
spellingShingle FRIGOTTO, Gaudêncio (org). ESCOLA “SEM” PARTIDO: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2017. 144 p.
Silva, Marília Márcia Cunha da
title_short FRIGOTTO, Gaudêncio (org). ESCOLA “SEM” PARTIDO: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2017. 144 p.
title_full FRIGOTTO, Gaudêncio (org). ESCOLA “SEM” PARTIDO: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2017. 144 p.
title_fullStr FRIGOTTO, Gaudêncio (org). ESCOLA “SEM” PARTIDO: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2017. 144 p.
title_full_unstemmed FRIGOTTO, Gaudêncio (org). ESCOLA “SEM” PARTIDO: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2017. 144 p.
title_sort FRIGOTTO, Gaudêncio (org). ESCOLA “SEM” PARTIDO: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2017. 144 p.
author Silva, Marília Márcia Cunha da
author_facet Silva, Marília Márcia Cunha da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marília Márcia Cunha da
description RESUMO: Atualmente, a educação pública brasileira enfrenta ataques de grupos conservadores preocupados com a expansão das críticas aos sistemas econômicos e políticos e à manutenção dos privilégios ligados às elites históricas. O movimento “Escola sem Partido” se insere neste contexto e incentiva a desconfiança, a fiscalização e as denúncias dos responsáveis e estudantes contra educadores que tratarem de temas relacionados à política nacional, à diversidade étnica e à diversidade sexual. O livro Escola “Sem” Partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira foi organizado pelo professor Gaudêncio Frigotto e reúne, com este, dezenove pesquisadores que desdobram, em nove capítulos, diferentes aspectos do citado movimento mostrando as suas ligações a determinados interesses políticos e financeiros. O livro é instigante e provocativo, fundamental para todos os educadores interessados em discutir e refletir sobre a instituição escolar e o papel da educação na sociedade contemporânea, especialmente em face ao recrudescimento da intolerância e da violência contra aqueles que apresentam argumentos contra-hegemônicos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1742
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1742
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1742/1250
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 21: Ensino de Sociologia e o contexto da Reforma da Educação; 97-104
1983-0076
10.33025/rps.v1i21
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042175835930624