ENSINANDO HISTÓRIA A CONTRAPELO: reflexões benjaminianas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meato, Juliana Araujo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/encontros/article/view/2019
Resumo: O objetivo da proposição deste trabalho é o de analisar as contribuições do filósofo Walter Benjamin a partir de “Suas Teses sobre a História” (1940) para se repensar o ensino de História atual. A partir da sua sugestão de “escovar a história a contrapelo”, encontramos uma chave analítica que propicia uma forma de enxergar a história a partir do ângulo dos excluídos, recusando a tradição dos vencedores. O presente trabalho também visa propor a utilização da ótica teórico-metodológica benjaminiana, aliada aos estudos de gênero, para a compreensão dos movimentos rurais e urbanos de resistência ao projeto modernizador da Primeira República.
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