IMAGENS EM MOVIMENTO: A PRÁXIS DO CINECLUBE CINEMA E OPRESSÕES NO COLÉGIO PEDRO II
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2121 |
Resumo: | Este trabalho reflete e analisa a percepção de estudantes sobre a prática do Cineclube “Cinema e Opressões” do Laboratório de Sociologia Lincoln Bicalho Roque, no Colégio Pedro II (CPII) - Campus São Cristóvão III (SCIII). Nesse ambiente escolar, optou-se pela observação participante, focando nas experiências dos(as) estudantes. Adotou-se o método de entrevistas qualitativas com roteiro pré-definido, na tentativa de desvelar a percepção dos(as) estudantes membros da equipe do projeto e público do Cineclube. A partir dos relatos, por um lado, percebe-se o cineclube como um lugar lúdico e crítico de aprendizagem, baseado no diálogo entre os sujeitos. Por outro, compreende-se a sala de aula, em grande parte, como um espaço onde se observa o monólogo do(a) professor(a), ministrando aulas expositivas. O Cineclube configura-se como espaço de produção coletiva de conhecimento, somando-se educador(a) e educandas(os). O Cineclube apresenta-se como uma experiência de encontro com outras linguagens estéticas e políticas, com trocas coletivas sobre os filmes, com percepções de mundo distintas, com debates sobre temáticas importantes e atuais da sociedade. É um espaço de experiência crítica, que abre novas possibilidades de ensino-aprendizagem, pautado na relação de alteridade. Um espaço que se constitui como uma pedagogia participativa e autônoma, que reconhece a percepção de mundo de cada sujeito como relevante para a construção do conhecimento. Palavras-chave: Ensino de Sociologia, Cineclube, Cinema e Sociologia, Colégio Pedro II. |
id |
CP2-1_838f6acdea25f7668065cd10bcff4a41 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2121 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
IMAGENS EM MOVIMENTO: A PRÁXIS DO CINECLUBE CINEMA E OPRESSÕES NO COLÉGIO PEDRO IIEste trabalho reflete e analisa a percepção de estudantes sobre a prática do Cineclube “Cinema e Opressões” do Laboratório de Sociologia Lincoln Bicalho Roque, no Colégio Pedro II (CPII) - Campus São Cristóvão III (SCIII). Nesse ambiente escolar, optou-se pela observação participante, focando nas experiências dos(as) estudantes. Adotou-se o método de entrevistas qualitativas com roteiro pré-definido, na tentativa de desvelar a percepção dos(as) estudantes membros da equipe do projeto e público do Cineclube. A partir dos relatos, por um lado, percebe-se o cineclube como um lugar lúdico e crítico de aprendizagem, baseado no diálogo entre os sujeitos. Por outro, compreende-se a sala de aula, em grande parte, como um espaço onde se observa o monólogo do(a) professor(a), ministrando aulas expositivas. O Cineclube configura-se como espaço de produção coletiva de conhecimento, somando-se educador(a) e educandas(os). O Cineclube apresenta-se como uma experiência de encontro com outras linguagens estéticas e políticas, com trocas coletivas sobre os filmes, com percepções de mundo distintas, com debates sobre temáticas importantes e atuais da sociedade. É um espaço de experiência crítica, que abre novas possibilidades de ensino-aprendizagem, pautado na relação de alteridade. Um espaço que se constitui como uma pedagogia participativa e autônoma, que reconhece a percepção de mundo de cada sujeito como relevante para a construção do conhecimento. Palavras-chave: Ensino de Sociologia, Cineclube, Cinema e Sociologia, Colégio Pedro II.Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2121Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 23: Educar para a Cidadania: princípios e métodos do fazer sociológico na escola; 39-551983-007610.33025/rps.v0i23reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2121/1429Pimenta, Vítor GonçalvesMosca Junior, Robertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T22:50:34Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2121Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2019-07-17T22:50:34Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
IMAGENS EM MOVIMENTO: A PRÁXIS DO CINECLUBE CINEMA E OPRESSÕES NO COLÉGIO PEDRO II |
title |
IMAGENS EM MOVIMENTO: A PRÁXIS DO CINECLUBE CINEMA E OPRESSÕES NO COLÉGIO PEDRO II |
spellingShingle |
IMAGENS EM MOVIMENTO: A PRÁXIS DO CINECLUBE CINEMA E OPRESSÕES NO COLÉGIO PEDRO II Pimenta, Vítor Gonçalves |
title_short |
IMAGENS EM MOVIMENTO: A PRÁXIS DO CINECLUBE CINEMA E OPRESSÕES NO COLÉGIO PEDRO II |
title_full |
IMAGENS EM MOVIMENTO: A PRÁXIS DO CINECLUBE CINEMA E OPRESSÕES NO COLÉGIO PEDRO II |
title_fullStr |
IMAGENS EM MOVIMENTO: A PRÁXIS DO CINECLUBE CINEMA E OPRESSÕES NO COLÉGIO PEDRO II |
title_full_unstemmed |
IMAGENS EM MOVIMENTO: A PRÁXIS DO CINECLUBE CINEMA E OPRESSÕES NO COLÉGIO PEDRO II |
title_sort |
IMAGENS EM MOVIMENTO: A PRÁXIS DO CINECLUBE CINEMA E OPRESSÕES NO COLÉGIO PEDRO II |
author |
Pimenta, Vítor Gonçalves |
author_facet |
Pimenta, Vítor Gonçalves Mosca Junior, Roberto |
author_role |
author |
author2 |
Mosca Junior, Roberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pimenta, Vítor Gonçalves Mosca Junior, Roberto |
description |
Este trabalho reflete e analisa a percepção de estudantes sobre a prática do Cineclube “Cinema e Opressões” do Laboratório de Sociologia Lincoln Bicalho Roque, no Colégio Pedro II (CPII) - Campus São Cristóvão III (SCIII). Nesse ambiente escolar, optou-se pela observação participante, focando nas experiências dos(as) estudantes. Adotou-se o método de entrevistas qualitativas com roteiro pré-definido, na tentativa de desvelar a percepção dos(as) estudantes membros da equipe do projeto e público do Cineclube. A partir dos relatos, por um lado, percebe-se o cineclube como um lugar lúdico e crítico de aprendizagem, baseado no diálogo entre os sujeitos. Por outro, compreende-se a sala de aula, em grande parte, como um espaço onde se observa o monólogo do(a) professor(a), ministrando aulas expositivas. O Cineclube configura-se como espaço de produção coletiva de conhecimento, somando-se educador(a) e educandas(os). O Cineclube apresenta-se como uma experiência de encontro com outras linguagens estéticas e políticas, com trocas coletivas sobre os filmes, com percepções de mundo distintas, com debates sobre temáticas importantes e atuais da sociedade. É um espaço de experiência crítica, que abre novas possibilidades de ensino-aprendizagem, pautado na relação de alteridade. Um espaço que se constitui como uma pedagogia participativa e autônoma, que reconhece a percepção de mundo de cada sujeito como relevante para a construção do conhecimento. Palavras-chave: Ensino de Sociologia, Cineclube, Cinema e Sociologia, Colégio Pedro II. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2121 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2121 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2121/1429 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 23: Educar para a Cidadania: princípios e métodos do fazer sociológico na escola; 39-55 1983-0076 10.33025/rps.v0i23 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042176130580480 |