CAPACITAÇÃO ONLINE DOS DOCENTES DURANTE A PANDEMIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Câmara, Juliana Pereira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/3411
Resumo: A pesquisa apresenta os desdobramentos durante a pandemia da “Covid-2019” enfrentados pelos professores da Educação Infantil ao Ensino Médio de uma instituição particular no Rio de Janeiro. Nesse contexto, ninguém estava preparado para a chegada da Pandemia pelo covid-19,que atingiu o mundo em 2020, fazendo o cenário, no qual conhecíamos, das esferas social, política e educacional tornarem o distanciamento social algo como obrigatório, fechando comércio, indústrias, escolas, instituições governamentais e não-governamentais, trazendo a utilização do termo “home-office” através do uso das Tecnologias Digitais como se fosse algo tão normal e  habitual frente à população que muitas vezes, não tinham, ou por falta de familiaridade com a tecnologia , ou por escassez de aparatos e componentes tecnológicos. Diante disso, as escolas tiveram que se adaptar, por meio da modalidade de Ensino Remoto, para que os alunos não perdessem o ano letivo e seus professores pudessem mediar uma educação mesmo sem ser presencial.A interpretação dos dados da pesquisa oriundos dos diálogos no chat, e dos relatos de aula construídos pelos alunos (professores inscritos no curso) demonstrou a viabilidade do  curso online oferecido.  Pretende-se que estes resultados, bem como a proposta, seja um convite à reflexão sobre novas e/ou diferentes formas e possibilidades de se fazer a Formação Docente a partir da expectativa e vivências/experiências dos participantes de um curso online.Palavras-chave: Inclusão digital docente. Pandemia. Ensino remoto. Ensino online.
id CP2-1_8957c5fda305042da230ac7811bc30cb
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3411
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling CAPACITAÇÃO ONLINE DOS DOCENTES DURANTE A PANDEMIAA pesquisa apresenta os desdobramentos durante a pandemia da “Covid-2019” enfrentados pelos professores da Educação Infantil ao Ensino Médio de uma instituição particular no Rio de Janeiro. Nesse contexto, ninguém estava preparado para a chegada da Pandemia pelo covid-19,que atingiu o mundo em 2020, fazendo o cenário, no qual conhecíamos, das esferas social, política e educacional tornarem o distanciamento social algo como obrigatório, fechando comércio, indústrias, escolas, instituições governamentais e não-governamentais, trazendo a utilização do termo “home-office” através do uso das Tecnologias Digitais como se fosse algo tão normal e  habitual frente à população que muitas vezes, não tinham, ou por falta de familiaridade com a tecnologia , ou por escassez de aparatos e componentes tecnológicos. Diante disso, as escolas tiveram que se adaptar, por meio da modalidade de Ensino Remoto, para que os alunos não perdessem o ano letivo e seus professores pudessem mediar uma educação mesmo sem ser presencial.A interpretação dos dados da pesquisa oriundos dos diálogos no chat, e dos relatos de aula construídos pelos alunos (professores inscritos no curso) demonstrou a viabilidade do  curso online oferecido.  Pretende-se que estes resultados, bem como a proposta, seja um convite à reflexão sobre novas e/ou diferentes formas e possibilidades de se fazer a Formação Docente a partir da expectativa e vivências/experiências dos participantes de um curso online.Palavras-chave: Inclusão digital docente. Pandemia. Ensino remoto. Ensino online.Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais2021-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/3411Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais; v. 5 n. 5 (2021): Volume especial - IX Seminário Mídias & Educação 20212594-5580reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/3411/2175Câmara, Juliana Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-22T12:59:58Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3411Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-12-22T12:59:58Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv CAPACITAÇÃO ONLINE DOS DOCENTES DURANTE A PANDEMIA
title CAPACITAÇÃO ONLINE DOS DOCENTES DURANTE A PANDEMIA
spellingShingle CAPACITAÇÃO ONLINE DOS DOCENTES DURANTE A PANDEMIA
Câmara, Juliana Pereira
title_short CAPACITAÇÃO ONLINE DOS DOCENTES DURANTE A PANDEMIA
title_full CAPACITAÇÃO ONLINE DOS DOCENTES DURANTE A PANDEMIA
title_fullStr CAPACITAÇÃO ONLINE DOS DOCENTES DURANTE A PANDEMIA
title_full_unstemmed CAPACITAÇÃO ONLINE DOS DOCENTES DURANTE A PANDEMIA
title_sort CAPACITAÇÃO ONLINE DOS DOCENTES DURANTE A PANDEMIA
author Câmara, Juliana Pereira
author_facet Câmara, Juliana Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Câmara, Juliana Pereira
description A pesquisa apresenta os desdobramentos durante a pandemia da “Covid-2019” enfrentados pelos professores da Educação Infantil ao Ensino Médio de uma instituição particular no Rio de Janeiro. Nesse contexto, ninguém estava preparado para a chegada da Pandemia pelo covid-19,que atingiu o mundo em 2020, fazendo o cenário, no qual conhecíamos, das esferas social, política e educacional tornarem o distanciamento social algo como obrigatório, fechando comércio, indústrias, escolas, instituições governamentais e não-governamentais, trazendo a utilização do termo “home-office” através do uso das Tecnologias Digitais como se fosse algo tão normal e  habitual frente à população que muitas vezes, não tinham, ou por falta de familiaridade com a tecnologia , ou por escassez de aparatos e componentes tecnológicos. Diante disso, as escolas tiveram que se adaptar, por meio da modalidade de Ensino Remoto, para que os alunos não perdessem o ano letivo e seus professores pudessem mediar uma educação mesmo sem ser presencial.A interpretação dos dados da pesquisa oriundos dos diálogos no chat, e dos relatos de aula construídos pelos alunos (professores inscritos no curso) demonstrou a viabilidade do  curso online oferecido.  Pretende-se que estes resultados, bem como a proposta, seja um convite à reflexão sobre novas e/ou diferentes formas e possibilidades de se fazer a Formação Docente a partir da expectativa e vivências/experiências dos participantes de um curso online.Palavras-chave: Inclusão digital docente. Pandemia. Ensino remoto. Ensino online.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/3411
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/3411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/3411/2175
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais
publisher.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais; v. 5 n. 5 (2021): Volume especial - IX Seminário Mídias & Educação 2021
2594-5580
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042181836931072