CAPACITAÇÃO ONLINE DOS DOCENTES DURANTE A PANDEMIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/3411 |
Resumo: | A pesquisa apresenta os desdobramentos durante a pandemia da “Covid-2019” enfrentados pelos professores da Educação Infantil ao Ensino Médio de uma instituição particular no Rio de Janeiro. Nesse contexto, ninguém estava preparado para a chegada da Pandemia pelo covid-19,que atingiu o mundo em 2020, fazendo o cenário, no qual conhecíamos, das esferas social, política e educacional tornarem o distanciamento social algo como obrigatório, fechando comércio, indústrias, escolas, instituições governamentais e não-governamentais, trazendo a utilização do termo “home-office” através do uso das Tecnologias Digitais como se fosse algo tão normal e habitual frente à população que muitas vezes, não tinham, ou por falta de familiaridade com a tecnologia , ou por escassez de aparatos e componentes tecnológicos. Diante disso, as escolas tiveram que se adaptar, por meio da modalidade de Ensino Remoto, para que os alunos não perdessem o ano letivo e seus professores pudessem mediar uma educação mesmo sem ser presencial.A interpretação dos dados da pesquisa oriundos dos diálogos no chat, e dos relatos de aula construídos pelos alunos (professores inscritos no curso) demonstrou a viabilidade do curso online oferecido. Pretende-se que estes resultados, bem como a proposta, seja um convite à reflexão sobre novas e/ou diferentes formas e possibilidades de se fazer a Formação Docente a partir da expectativa e vivências/experiências dos participantes de um curso online.Palavras-chave: Inclusão digital docente. Pandemia. Ensino remoto. Ensino online. |
id |
CP2-1_8957c5fda305042da230ac7811bc30cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3411 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
CAPACITAÇÃO ONLINE DOS DOCENTES DURANTE A PANDEMIAA pesquisa apresenta os desdobramentos durante a pandemia da “Covid-2019” enfrentados pelos professores da Educação Infantil ao Ensino Médio de uma instituição particular no Rio de Janeiro. Nesse contexto, ninguém estava preparado para a chegada da Pandemia pelo covid-19,que atingiu o mundo em 2020, fazendo o cenário, no qual conhecíamos, das esferas social, política e educacional tornarem o distanciamento social algo como obrigatório, fechando comércio, indústrias, escolas, instituições governamentais e não-governamentais, trazendo a utilização do termo “home-office” através do uso das Tecnologias Digitais como se fosse algo tão normal e habitual frente à população que muitas vezes, não tinham, ou por falta de familiaridade com a tecnologia , ou por escassez de aparatos e componentes tecnológicos. Diante disso, as escolas tiveram que se adaptar, por meio da modalidade de Ensino Remoto, para que os alunos não perdessem o ano letivo e seus professores pudessem mediar uma educação mesmo sem ser presencial.A interpretação dos dados da pesquisa oriundos dos diálogos no chat, e dos relatos de aula construídos pelos alunos (professores inscritos no curso) demonstrou a viabilidade do curso online oferecido. Pretende-se que estes resultados, bem como a proposta, seja um convite à reflexão sobre novas e/ou diferentes formas e possibilidades de se fazer a Formação Docente a partir da expectativa e vivências/experiências dos participantes de um curso online.Palavras-chave: Inclusão digital docente. Pandemia. Ensino remoto. Ensino online.Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais2021-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/3411Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais; v. 5 n. 5 (2021): Volume especial - IX Seminário Mídias & Educação 20212594-5580reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/3411/2175Câmara, Juliana Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-22T12:59:58Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3411Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-12-22T12:59:58Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
CAPACITAÇÃO ONLINE DOS DOCENTES DURANTE A PANDEMIA |
title |
CAPACITAÇÃO ONLINE DOS DOCENTES DURANTE A PANDEMIA |
spellingShingle |
CAPACITAÇÃO ONLINE DOS DOCENTES DURANTE A PANDEMIA Câmara, Juliana Pereira |
title_short |
CAPACITAÇÃO ONLINE DOS DOCENTES DURANTE A PANDEMIA |
title_full |
CAPACITAÇÃO ONLINE DOS DOCENTES DURANTE A PANDEMIA |
title_fullStr |
CAPACITAÇÃO ONLINE DOS DOCENTES DURANTE A PANDEMIA |
title_full_unstemmed |
CAPACITAÇÃO ONLINE DOS DOCENTES DURANTE A PANDEMIA |
title_sort |
CAPACITAÇÃO ONLINE DOS DOCENTES DURANTE A PANDEMIA |
author |
Câmara, Juliana Pereira |
author_facet |
Câmara, Juliana Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Câmara, Juliana Pereira |
description |
A pesquisa apresenta os desdobramentos durante a pandemia da “Covid-2019” enfrentados pelos professores da Educação Infantil ao Ensino Médio de uma instituição particular no Rio de Janeiro. Nesse contexto, ninguém estava preparado para a chegada da Pandemia pelo covid-19,que atingiu o mundo em 2020, fazendo o cenário, no qual conhecíamos, das esferas social, política e educacional tornarem o distanciamento social algo como obrigatório, fechando comércio, indústrias, escolas, instituições governamentais e não-governamentais, trazendo a utilização do termo “home-office” através do uso das Tecnologias Digitais como se fosse algo tão normal e habitual frente à população que muitas vezes, não tinham, ou por falta de familiaridade com a tecnologia , ou por escassez de aparatos e componentes tecnológicos. Diante disso, as escolas tiveram que se adaptar, por meio da modalidade de Ensino Remoto, para que os alunos não perdessem o ano letivo e seus professores pudessem mediar uma educação mesmo sem ser presencial.A interpretação dos dados da pesquisa oriundos dos diálogos no chat, e dos relatos de aula construídos pelos alunos (professores inscritos no curso) demonstrou a viabilidade do curso online oferecido. Pretende-se que estes resultados, bem como a proposta, seja um convite à reflexão sobre novas e/ou diferentes formas e possibilidades de se fazer a Formação Docente a partir da expectativa e vivências/experiências dos participantes de um curso online.Palavras-chave: Inclusão digital docente. Pandemia. Ensino remoto. Ensino online. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/3411 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/3411 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/3411/2175 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais; v. 5 n. 5 (2021): Volume especial - IX Seminário Mídias & Educação 2021 2594-5580 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042181836931072 |