Entrevista com o professor David Lambert
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1665 |
Resumo: | Esta entrevista foi realizada durante contextos políticos conturbados tanto na Inglaterra quanto no Brasil. Enquanto nos trópicos vivenciamos tempos-espaços de reformas e instabilidades político-econômicas, o Reino Unido experimenta a incerteza do futuro “Brexit”. A entrevista com Dr. David Lambert aconteceu no dia 18 de maio de 2017, na Universidade de Londres (Institute of Education, UCL). Os corredores das salas do Departamento de Currículo Pedagogia e Avaliação vêm testemunhando mudanças, proposições e alternativas, particularmente no âmbito do currículo, há mais de quatro décadas. Nesta entrevista, David Lambert nos apresenta a dinâmica curricular na Inglaterra e, em particular, defende “a virada do conhecimento”, como abordagem que resgata a potencialidade da organização curricular por disciplinas e o protagonismo do oficio docente, afastando-se assim de uma perspectiva conservadora, da educação tradicional. Para tanto, ele sustentou seu argumento a partir da categoria de “conhecimento poderoso” de Michael Young, em que se baseia na função epistemológica da escola e seus desdobramentos para a justiça social. |
id |
CP2-1_8fe99cd028220da776e48f3f71a5347f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1665 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Entrevista com o professor David LambertEsta entrevista foi realizada durante contextos políticos conturbados tanto na Inglaterra quanto no Brasil. Enquanto nos trópicos vivenciamos tempos-espaços de reformas e instabilidades político-econômicas, o Reino Unido experimenta a incerteza do futuro “Brexit”. A entrevista com Dr. David Lambert aconteceu no dia 18 de maio de 2017, na Universidade de Londres (Institute of Education, UCL). Os corredores das salas do Departamento de Currículo Pedagogia e Avaliação vêm testemunhando mudanças, proposições e alternativas, particularmente no âmbito do currículo, há mais de quatro décadas. Nesta entrevista, David Lambert nos apresenta a dinâmica curricular na Inglaterra e, em particular, defende “a virada do conhecimento”, como abordagem que resgata a potencialidade da organização curricular por disciplinas e o protagonismo do oficio docente, afastando-se assim de uma perspectiva conservadora, da educação tradicional. Para tanto, ele sustentou seu argumento a partir da categoria de “conhecimento poderoso” de Michael Young, em que se baseia na função epistemológica da escola e seus desdobramentos para a justiça social.Imperial Editora do Colégio Pedro II2018-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEntrevista com convidadoapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1665Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 3 n. 6 (2016): GIRAMUNDO, SEXTA EDIÇÃO; 117-1222358-446710.33025/grgcp2.v3i6reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1665/1236Rocha, Ana Angelitainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-08T12:00:53Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1665Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2018-07-08T12:00:53Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entrevista com o professor David Lambert |
title |
Entrevista com o professor David Lambert |
spellingShingle |
Entrevista com o professor David Lambert Rocha, Ana Angelita |
title_short |
Entrevista com o professor David Lambert |
title_full |
Entrevista com o professor David Lambert |
title_fullStr |
Entrevista com o professor David Lambert |
title_full_unstemmed |
Entrevista com o professor David Lambert |
title_sort |
Entrevista com o professor David Lambert |
author |
Rocha, Ana Angelita |
author_facet |
Rocha, Ana Angelita |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Ana Angelita |
description |
Esta entrevista foi realizada durante contextos políticos conturbados tanto na Inglaterra quanto no Brasil. Enquanto nos trópicos vivenciamos tempos-espaços de reformas e instabilidades político-econômicas, o Reino Unido experimenta a incerteza do futuro “Brexit”. A entrevista com Dr. David Lambert aconteceu no dia 18 de maio de 2017, na Universidade de Londres (Institute of Education, UCL). Os corredores das salas do Departamento de Currículo Pedagogia e Avaliação vêm testemunhando mudanças, proposições e alternativas, particularmente no âmbito do currículo, há mais de quatro décadas. Nesta entrevista, David Lambert nos apresenta a dinâmica curricular na Inglaterra e, em particular, defende “a virada do conhecimento”, como abordagem que resgata a potencialidade da organização curricular por disciplinas e o protagonismo do oficio docente, afastando-se assim de uma perspectiva conservadora, da educação tradicional. Para tanto, ele sustentou seu argumento a partir da categoria de “conhecimento poderoso” de Michael Young, em que se baseia na função epistemológica da escola e seus desdobramentos para a justiça social. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Entrevista com convidado |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1665 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1665 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1665/1236 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 3 n. 6 (2016): GIRAMUNDO, SEXTA EDIÇÃO; 117-122 2358-4467 10.33025/grgcp2.v3i6 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042176692617216 |