Entrevista com o professor David Lambert

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Ana Angelita
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1665
Resumo: Esta entrevista foi realizada durante contextos políticos conturbados tanto na Inglaterra quanto no Brasil. Enquanto nos trópicos vivenciamos tempos-espaços de reformas e instabilidades político-econômicas, o Reino Unido experimenta a incerteza do futuro “Brexit”. A entrevista com Dr. David Lambert aconteceu no dia 18 de maio de 2017, na Universidade de Londres (Institute of Education, UCL). Os corredores das salas do Departamento de Currículo Pedagogia e Avaliação vêm testemunhando mudanças, proposições e alternativas, particularmente no âmbito do currículo, há mais de quatro décadas. Nesta entrevista, David Lambert nos apresenta a dinâmica curricular na Inglaterra e, em particular, defende “a virada do conhecimento”, como abordagem que resgata a potencialidade da organização curricular por disciplinas e o protagonismo do oficio docente, afastando-se assim de uma perspectiva conservadora, da educação tradicional. Para tanto, ele sustentou seu argumento a partir da categoria de “conhecimento poderoso” de Michael Young, em que se baseia na função epistemológica da escola e seus desdobramentos para a justiça social.
id CP2-1_8fe99cd028220da776e48f3f71a5347f
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1665
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Entrevista com o professor David LambertEsta entrevista foi realizada durante contextos políticos conturbados tanto na Inglaterra quanto no Brasil. Enquanto nos trópicos vivenciamos tempos-espaços de reformas e instabilidades político-econômicas, o Reino Unido experimenta a incerteza do futuro “Brexit”. A entrevista com Dr. David Lambert aconteceu no dia 18 de maio de 2017, na Universidade de Londres (Institute of Education, UCL). Os corredores das salas do Departamento de Currículo Pedagogia e Avaliação vêm testemunhando mudanças, proposições e alternativas, particularmente no âmbito do currículo, há mais de quatro décadas. Nesta entrevista, David Lambert nos apresenta a dinâmica curricular na Inglaterra e, em particular, defende “a virada do conhecimento”, como abordagem que resgata a potencialidade da organização curricular por disciplinas e o protagonismo do oficio docente, afastando-se assim de uma perspectiva conservadora, da educação tradicional. Para tanto, ele sustentou seu argumento a partir da categoria de “conhecimento poderoso” de Michael Young, em que se baseia na função epistemológica da escola e seus desdobramentos para a justiça social.Imperial Editora do Colégio Pedro II2018-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEntrevista com convidadoapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1665Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 3 n. 6 (2016): GIRAMUNDO, SEXTA EDIÇÃO; 117-1222358-446710.33025/grgcp2.v3i6reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1665/1236Rocha, Ana Angelitainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-08T12:00:53Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1665Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2018-07-08T12:00:53Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Entrevista com o professor David Lambert
title Entrevista com o professor David Lambert
spellingShingle Entrevista com o professor David Lambert
Rocha, Ana Angelita
title_short Entrevista com o professor David Lambert
title_full Entrevista com o professor David Lambert
title_fullStr Entrevista com o professor David Lambert
title_full_unstemmed Entrevista com o professor David Lambert
title_sort Entrevista com o professor David Lambert
author Rocha, Ana Angelita
author_facet Rocha, Ana Angelita
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Ana Angelita
description Esta entrevista foi realizada durante contextos políticos conturbados tanto na Inglaterra quanto no Brasil. Enquanto nos trópicos vivenciamos tempos-espaços de reformas e instabilidades político-econômicas, o Reino Unido experimenta a incerteza do futuro “Brexit”. A entrevista com Dr. David Lambert aconteceu no dia 18 de maio de 2017, na Universidade de Londres (Institute of Education, UCL). Os corredores das salas do Departamento de Currículo Pedagogia e Avaliação vêm testemunhando mudanças, proposições e alternativas, particularmente no âmbito do currículo, há mais de quatro décadas. Nesta entrevista, David Lambert nos apresenta a dinâmica curricular na Inglaterra e, em particular, defende “a virada do conhecimento”, como abordagem que resgata a potencialidade da organização curricular por disciplinas e o protagonismo do oficio docente, afastando-se assim de uma perspectiva conservadora, da educação tradicional. Para tanto, ele sustentou seu argumento a partir da categoria de “conhecimento poderoso” de Michael Young, em que se baseia na função epistemológica da escola e seus desdobramentos para a justiça social.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Entrevista com convidado
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1665
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1665
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1665/1236
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 3 n. 6 (2016): GIRAMUNDO, SEXTA EDIÇÃO; 117-122
2358-4467
10.33025/grgcp2.v3i6
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042176692617216