Instalações geográficas: uma avaliação possível a partir de livros paradidáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Izabel Cristina
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/4026
Resumo: A leitura e avaliação estão no cerne das discussões sobre as dificuldades enfrentadas por educadores no âmbito escolar, sobretudo pós-pandemia COVID-19. É sabido que, no Brasil, o método avaliativo que prevalece ainda é a prova escrita, que exige que o aluno tenha desenvolvido a competência leitura. Esse é um dos fatores que contribuem para o alto índice de reprovação, sobretudo no 6ª ano do Ensino Fundamental, situação que é recorrente na Escola Municipal Severino Paulino de Souza/RN. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo compreender de que maneira as instalações geográficas desenvolvidas a partir de livros paradidáticos do gênero narrativo contribuem para o processo de ensino e aprendizagem da Geografia.  Para o desenvolvimento da pesquisa, alicerçamo-nos na pesquisa-ação a partir do entendimento de Thiollent (2011), quando ele aponta que esse tipo de pesquisa, além da participação, supõe uma forma de ação planejada de caráter social, educacional e técnico. Para desenvolver as instalações geográficas, tomamos como referencial teórico o trabalho de Ribeiro (2014), momento que ele delimita e estrutura as instalações no âmbito da Geografia.
id CP2-1_92834718e1bb1dafb0bb133e382eb67c
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/4026
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Instalações geográficas: uma avaliação possível a partir de livros paradidáticosAvaliaçãoLeituraCompetências Geográficas.Livros ParadidáticosA leitura e avaliação estão no cerne das discussões sobre as dificuldades enfrentadas por educadores no âmbito escolar, sobretudo pós-pandemia COVID-19. É sabido que, no Brasil, o método avaliativo que prevalece ainda é a prova escrita, que exige que o aluno tenha desenvolvido a competência leitura. Esse é um dos fatores que contribuem para o alto índice de reprovação, sobretudo no 6ª ano do Ensino Fundamental, situação que é recorrente na Escola Municipal Severino Paulino de Souza/RN. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo compreender de que maneira as instalações geográficas desenvolvidas a partir de livros paradidáticos do gênero narrativo contribuem para o processo de ensino e aprendizagem da Geografia.  Para o desenvolvimento da pesquisa, alicerçamo-nos na pesquisa-ação a partir do entendimento de Thiollent (2011), quando ele aponta que esse tipo de pesquisa, além da participação, supõe uma forma de ação planejada de caráter social, educacional e técnico. Para desenvolver as instalações geográficas, tomamos como referencial teórico o trabalho de Ribeiro (2014), momento que ele delimita e estrutura as instalações no âmbito da Geografia.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/4026Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 17 (2022): GIRAMUNDO, DÉCIMA SÉTIMA EDIÇÃO; 33-422358-446710.33025/grgcp2.v9i17reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/4026/2496Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro IIinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Izabel Cristina2023-12-31T12:56:47Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/4026Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2023-12-31T12:56:47Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Instalações geográficas: uma avaliação possível a partir de livros paradidáticos
title Instalações geográficas: uma avaliação possível a partir de livros paradidáticos
spellingShingle Instalações geográficas: uma avaliação possível a partir de livros paradidáticos
da Silva, Izabel Cristina
Avaliação
Leitura
Competências Geográficas.
Livros Paradidáticos
title_short Instalações geográficas: uma avaliação possível a partir de livros paradidáticos
title_full Instalações geográficas: uma avaliação possível a partir de livros paradidáticos
title_fullStr Instalações geográficas: uma avaliação possível a partir de livros paradidáticos
title_full_unstemmed Instalações geográficas: uma avaliação possível a partir de livros paradidáticos
title_sort Instalações geográficas: uma avaliação possível a partir de livros paradidáticos
author da Silva, Izabel Cristina
author_facet da Silva, Izabel Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Izabel Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Leitura
Competências Geográficas.
Livros Paradidáticos
topic Avaliação
Leitura
Competências Geográficas.
Livros Paradidáticos
description A leitura e avaliação estão no cerne das discussões sobre as dificuldades enfrentadas por educadores no âmbito escolar, sobretudo pós-pandemia COVID-19. É sabido que, no Brasil, o método avaliativo que prevalece ainda é a prova escrita, que exige que o aluno tenha desenvolvido a competência leitura. Esse é um dos fatores que contribuem para o alto índice de reprovação, sobretudo no 6ª ano do Ensino Fundamental, situação que é recorrente na Escola Municipal Severino Paulino de Souza/RN. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo compreender de que maneira as instalações geográficas desenvolvidas a partir de livros paradidáticos do gênero narrativo contribuem para o processo de ensino e aprendizagem da Geografia.  Para o desenvolvimento da pesquisa, alicerçamo-nos na pesquisa-ação a partir do entendimento de Thiollent (2011), quando ele aponta que esse tipo de pesquisa, além da participação, supõe uma forma de ação planejada de caráter social, educacional e técnico. Para desenvolver as instalações geográficas, tomamos como referencial teórico o trabalho de Ribeiro (2014), momento que ele delimita e estrutura as instalações no âmbito da Geografia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/4026
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/4026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/4026/2496
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 17 (2022): GIRAMUNDO, DÉCIMA SÉTIMA EDIÇÃO; 33-42
2358-4467
10.33025/grgcp2.v9i17
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177572372481