Instalações geográficas: uma avaliação possível a partir de livros paradidáticos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/4026 |
Resumo: | A leitura e avaliação estão no cerne das discussões sobre as dificuldades enfrentadas por educadores no âmbito escolar, sobretudo pós-pandemia COVID-19. É sabido que, no Brasil, o método avaliativo que prevalece ainda é a prova escrita, que exige que o aluno tenha desenvolvido a competência leitura. Esse é um dos fatores que contribuem para o alto índice de reprovação, sobretudo no 6ª ano do Ensino Fundamental, situação que é recorrente na Escola Municipal Severino Paulino de Souza/RN. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo compreender de que maneira as instalações geográficas desenvolvidas a partir de livros paradidáticos do gênero narrativo contribuem para o processo de ensino e aprendizagem da Geografia. Para o desenvolvimento da pesquisa, alicerçamo-nos na pesquisa-ação a partir do entendimento de Thiollent (2011), quando ele aponta que esse tipo de pesquisa, além da participação, supõe uma forma de ação planejada de caráter social, educacional e técnico. Para desenvolver as instalações geográficas, tomamos como referencial teórico o trabalho de Ribeiro (2014), momento que ele delimita e estrutura as instalações no âmbito da Geografia. |
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Instalações geográficas: uma avaliação possível a partir de livros paradidáticosAvaliaçãoLeituraCompetências Geográficas.Livros ParadidáticosA leitura e avaliação estão no cerne das discussões sobre as dificuldades enfrentadas por educadores no âmbito escolar, sobretudo pós-pandemia COVID-19. É sabido que, no Brasil, o método avaliativo que prevalece ainda é a prova escrita, que exige que o aluno tenha desenvolvido a competência leitura. Esse é um dos fatores que contribuem para o alto índice de reprovação, sobretudo no 6ª ano do Ensino Fundamental, situação que é recorrente na Escola Municipal Severino Paulino de Souza/RN. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo compreender de que maneira as instalações geográficas desenvolvidas a partir de livros paradidáticos do gênero narrativo contribuem para o processo de ensino e aprendizagem da Geografia. Para o desenvolvimento da pesquisa, alicerçamo-nos na pesquisa-ação a partir do entendimento de Thiollent (2011), quando ele aponta que esse tipo de pesquisa, além da participação, supõe uma forma de ação planejada de caráter social, educacional e técnico. Para desenvolver as instalações geográficas, tomamos como referencial teórico o trabalho de Ribeiro (2014), momento que ele delimita e estrutura as instalações no âmbito da Geografia.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/4026Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 17 (2022): GIRAMUNDO, DÉCIMA SÉTIMA EDIÇÃO; 33-422358-446710.33025/grgcp2.v9i17reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/4026/2496Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro IIinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Izabel Cristina2023-12-31T12:56:47Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/4026Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2023-12-31T12:56:47Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
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A leitura e avaliação estão no cerne das discussões sobre as dificuldades enfrentadas por educadores no âmbito escolar, sobretudo pós-pandemia COVID-19. É sabido que, no Brasil, o método avaliativo que prevalece ainda é a prova escrita, que exige que o aluno tenha desenvolvido a competência leitura. Esse é um dos fatores que contribuem para o alto índice de reprovação, sobretudo no 6ª ano do Ensino Fundamental, situação que é recorrente na Escola Municipal Severino Paulino de Souza/RN. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo compreender de que maneira as instalações geográficas desenvolvidas a partir de livros paradidáticos do gênero narrativo contribuem para o processo de ensino e aprendizagem da Geografia. Para o desenvolvimento da pesquisa, alicerçamo-nos na pesquisa-ação a partir do entendimento de Thiollent (2011), quando ele aponta que esse tipo de pesquisa, além da participação, supõe uma forma de ação planejada de caráter social, educacional e técnico. Para desenvolver as instalações geográficas, tomamos como referencial teórico o trabalho de Ribeiro (2014), momento que ele delimita e estrutura as instalações no âmbito da Geografia. |
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