Antirracismo, Educação e Geografia: o potencial das coletividades negras na subversão do espaço escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3467 |
Resumo: | O presente relato visa expor práticas pedagógicas articuladas entre integrantes do coletivo de alunes negres da Geografia UERJ - Maracanã, o Mandume, professoras do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira e estudantes integrantes do coletivo negro desse mesmo colégio, o CApretos, com turmas de 7° ano, realizando uma abordagem didática crítica sobre a questão racial e associando a condição do estudante negre em uma realidade encadeada pelo racismo a seu desempenho escolar. Com o intuito de contribuir para o desenvolvimento de práticas antirracistas no espaço da escola, o coletivo visou possibilitar o surgimento de mais coletividades organizadas pleiteando uma existência plena e digna na sociedade. Para elaboração de um material didático adequado às turmas de 7° ano foram utilizados, como exemplos, fortes referências midiáticas consumidas pela faixa etária dos estudantes alvo naquele momento e situações do cotidiano compartilhadas pelas coletividades, a fim de que o conteúdo abordado fosse facilmente correlacionado com experiências da vida pessoal e, portanto, compusessem relações de ensino-aprendizagem com conhecimentos e críticas significativas para as vivências e trajetórias desses estudantes. |
id |
CP2-1_92eb4aeb7efef354b6ffcd3a5b0e9510 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3467 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Antirracismo, Educação e Geografia: o potencial das coletividades negras na subversão do espaço escolarEducação AntirracistaEducação GeográficaEducação Não-formalMovimentos SociaisColetividades NegrasO presente relato visa expor práticas pedagógicas articuladas entre integrantes do coletivo de alunes negres da Geografia UERJ - Maracanã, o Mandume, professoras do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira e estudantes integrantes do coletivo negro desse mesmo colégio, o CApretos, com turmas de 7° ano, realizando uma abordagem didática crítica sobre a questão racial e associando a condição do estudante negre em uma realidade encadeada pelo racismo a seu desempenho escolar. Com o intuito de contribuir para o desenvolvimento de práticas antirracistas no espaço da escola, o coletivo visou possibilitar o surgimento de mais coletividades organizadas pleiteando uma existência plena e digna na sociedade. Para elaboração de um material didático adequado às turmas de 7° ano foram utilizados, como exemplos, fortes referências midiáticas consumidas pela faixa etária dos estudantes alvo naquele momento e situações do cotidiano compartilhadas pelas coletividades, a fim de que o conteúdo abordado fosse facilmente correlacionado com experiências da vida pessoal e, portanto, compusessem relações de ensino-aprendizagem com conhecimentos e críticas significativas para as vivências e trajetórias desses estudantes.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3467Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 8 n. 16 (2021): GEOGRAFIAS NEGRAS NO ESPAÇO ESCOLAR (PARTE 2); 61-702358-446710.33025/grgcp2.v8i16reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3467/2360Barbosa, Ana Carolina SantosCostard, LarissaDias, Jane FerreiraSilva, Silvia dos SantosBertho, Vinicius Gonçalves de Françainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-03T15:09:33Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3467Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2022-10-03T15:09:33Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Antirracismo, Educação e Geografia: o potencial das coletividades negras na subversão do espaço escolar |
title |
Antirracismo, Educação e Geografia: o potencial das coletividades negras na subversão do espaço escolar |
spellingShingle |
Antirracismo, Educação e Geografia: o potencial das coletividades negras na subversão do espaço escolar Barbosa, Ana Carolina Santos Educação Antirracista Educação Geográfica Educação Não-formal Movimentos Sociais Coletividades Negras |
title_short |
Antirracismo, Educação e Geografia: o potencial das coletividades negras na subversão do espaço escolar |
title_full |
Antirracismo, Educação e Geografia: o potencial das coletividades negras na subversão do espaço escolar |
title_fullStr |
Antirracismo, Educação e Geografia: o potencial das coletividades negras na subversão do espaço escolar |
title_full_unstemmed |
Antirracismo, Educação e Geografia: o potencial das coletividades negras na subversão do espaço escolar |
title_sort |
Antirracismo, Educação e Geografia: o potencial das coletividades negras na subversão do espaço escolar |
author |
Barbosa, Ana Carolina Santos |
author_facet |
Barbosa, Ana Carolina Santos Costard, Larissa Dias, Jane Ferreira Silva, Silvia dos Santos Bertho, Vinicius Gonçalves de França |
author_role |
author |
author2 |
Costard, Larissa Dias, Jane Ferreira Silva, Silvia dos Santos Bertho, Vinicius Gonçalves de França |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Ana Carolina Santos Costard, Larissa Dias, Jane Ferreira Silva, Silvia dos Santos Bertho, Vinicius Gonçalves de França |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Antirracista Educação Geográfica Educação Não-formal Movimentos Sociais Coletividades Negras |
topic |
Educação Antirracista Educação Geográfica Educação Não-formal Movimentos Sociais Coletividades Negras |
description |
O presente relato visa expor práticas pedagógicas articuladas entre integrantes do coletivo de alunes negres da Geografia UERJ - Maracanã, o Mandume, professoras do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira e estudantes integrantes do coletivo negro desse mesmo colégio, o CApretos, com turmas de 7° ano, realizando uma abordagem didática crítica sobre a questão racial e associando a condição do estudante negre em uma realidade encadeada pelo racismo a seu desempenho escolar. Com o intuito de contribuir para o desenvolvimento de práticas antirracistas no espaço da escola, o coletivo visou possibilitar o surgimento de mais coletividades organizadas pleiteando uma existência plena e digna na sociedade. Para elaboração de um material didático adequado às turmas de 7° ano foram utilizados, como exemplos, fortes referências midiáticas consumidas pela faixa etária dos estudantes alvo naquele momento e situações do cotidiano compartilhadas pelas coletividades, a fim de que o conteúdo abordado fosse facilmente correlacionado com experiências da vida pessoal e, portanto, compusessem relações de ensino-aprendizagem com conhecimentos e críticas significativas para as vivências e trajetórias desses estudantes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3467 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3467 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3467/2360 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 8 n. 16 (2021): GEOGRAFIAS NEGRAS NO ESPAÇO ESCOLAR (PARTE 2); 61-70 2358-4467 10.33025/grgcp2.v8i16 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177517846528 |