Antirracismo, Educação e Geografia: o potencial das coletividades negras na subversão do espaço escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Ana Carolina Santos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Costard, Larissa, Dias, Jane Ferreira, Silva, Silvia dos Santos, Bertho, Vinicius Gonçalves de França
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3467
Resumo: O presente relato visa expor práticas pedagógicas articuladas entre integrantes do coletivo de alunes negres da Geografia UERJ - Maracanã, o Mandume, professoras do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira e estudantes integrantes do coletivo negro desse mesmo colégio, o CApretos, com turmas de 7° ano, realizando uma abordagem didática crítica sobre a questão racial e associando a condição do estudante negre em uma realidade encadeada pelo racismo a seu desempenho escolar. Com o intuito de contribuir para o desenvolvimento de práticas antirracistas no espaço da escola, o coletivo visou possibilitar o surgimento de mais coletividades organizadas pleiteando uma existência plena e digna na sociedade. Para elaboração de um material didático adequado às turmas de 7° ano foram utilizados, como exemplos, fortes referências midiáticas consumidas pela faixa etária dos estudantes alvo naquele momento e situações do cotidiano compartilhadas pelas coletividades, a fim de que o conteúdo abordado fosse facilmente correlacionado com experiências da vida pessoal e, portanto, compusessem relações de ensino-aprendizagem com conhecimentos e críticas significativas para as vivências e trajetórias desses estudantes.
id CP2-1_92eb4aeb7efef354b6ffcd3a5b0e9510
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3467
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Antirracismo, Educação e Geografia: o potencial das coletividades negras na subversão do espaço escolarEducação AntirracistaEducação GeográficaEducação Não-formalMovimentos SociaisColetividades NegrasO presente relato visa expor práticas pedagógicas articuladas entre integrantes do coletivo de alunes negres da Geografia UERJ - Maracanã, o Mandume, professoras do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira e estudantes integrantes do coletivo negro desse mesmo colégio, o CApretos, com turmas de 7° ano, realizando uma abordagem didática crítica sobre a questão racial e associando a condição do estudante negre em uma realidade encadeada pelo racismo a seu desempenho escolar. Com o intuito de contribuir para o desenvolvimento de práticas antirracistas no espaço da escola, o coletivo visou possibilitar o surgimento de mais coletividades organizadas pleiteando uma existência plena e digna na sociedade. Para elaboração de um material didático adequado às turmas de 7° ano foram utilizados, como exemplos, fortes referências midiáticas consumidas pela faixa etária dos estudantes alvo naquele momento e situações do cotidiano compartilhadas pelas coletividades, a fim de que o conteúdo abordado fosse facilmente correlacionado com experiências da vida pessoal e, portanto, compusessem relações de ensino-aprendizagem com conhecimentos e críticas significativas para as vivências e trajetórias desses estudantes.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3467Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 8 n. 16 (2021): GEOGRAFIAS NEGRAS NO ESPAÇO ESCOLAR (PARTE 2); 61-702358-446710.33025/grgcp2.v8i16reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3467/2360Barbosa, Ana Carolina SantosCostard, LarissaDias, Jane FerreiraSilva, Silvia dos SantosBertho, Vinicius Gonçalves de Françainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-03T15:09:33Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3467Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2022-10-03T15:09:33Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Antirracismo, Educação e Geografia: o potencial das coletividades negras na subversão do espaço escolar
title Antirracismo, Educação e Geografia: o potencial das coletividades negras na subversão do espaço escolar
spellingShingle Antirracismo, Educação e Geografia: o potencial das coletividades negras na subversão do espaço escolar
Barbosa, Ana Carolina Santos
Educação Antirracista
Educação Geográfica
Educação Não-formal
Movimentos Sociais
Coletividades Negras
title_short Antirracismo, Educação e Geografia: o potencial das coletividades negras na subversão do espaço escolar
title_full Antirracismo, Educação e Geografia: o potencial das coletividades negras na subversão do espaço escolar
title_fullStr Antirracismo, Educação e Geografia: o potencial das coletividades negras na subversão do espaço escolar
title_full_unstemmed Antirracismo, Educação e Geografia: o potencial das coletividades negras na subversão do espaço escolar
title_sort Antirracismo, Educação e Geografia: o potencial das coletividades negras na subversão do espaço escolar
author Barbosa, Ana Carolina Santos
author_facet Barbosa, Ana Carolina Santos
Costard, Larissa
Dias, Jane Ferreira
Silva, Silvia dos Santos
Bertho, Vinicius Gonçalves de França
author_role author
author2 Costard, Larissa
Dias, Jane Ferreira
Silva, Silvia dos Santos
Bertho, Vinicius Gonçalves de França
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Ana Carolina Santos
Costard, Larissa
Dias, Jane Ferreira
Silva, Silvia dos Santos
Bertho, Vinicius Gonçalves de França
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Antirracista
Educação Geográfica
Educação Não-formal
Movimentos Sociais
Coletividades Negras
topic Educação Antirracista
Educação Geográfica
Educação Não-formal
Movimentos Sociais
Coletividades Negras
description O presente relato visa expor práticas pedagógicas articuladas entre integrantes do coletivo de alunes negres da Geografia UERJ - Maracanã, o Mandume, professoras do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira e estudantes integrantes do coletivo negro desse mesmo colégio, o CApretos, com turmas de 7° ano, realizando uma abordagem didática crítica sobre a questão racial e associando a condição do estudante negre em uma realidade encadeada pelo racismo a seu desempenho escolar. Com o intuito de contribuir para o desenvolvimento de práticas antirracistas no espaço da escola, o coletivo visou possibilitar o surgimento de mais coletividades organizadas pleiteando uma existência plena e digna na sociedade. Para elaboração de um material didático adequado às turmas de 7° ano foram utilizados, como exemplos, fortes referências midiáticas consumidas pela faixa etária dos estudantes alvo naquele momento e situações do cotidiano compartilhadas pelas coletividades, a fim de que o conteúdo abordado fosse facilmente correlacionado com experiências da vida pessoal e, portanto, compusessem relações de ensino-aprendizagem com conhecimentos e críticas significativas para as vivências e trajetórias desses estudantes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3467
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3467/2360
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 8 n. 16 (2021): GEOGRAFIAS NEGRAS NO ESPAÇO ESCOLAR (PARTE 2); 61-70
2358-4467
10.33025/grgcp2.v8i16
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177517846528