BULLYING GORDOFÓBICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A PERSPECTIVA DOS/AS PROFESSORES/AS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3179 |
Resumo: | O artigo em questão busca compreender e analisar o fenômeno do bullying gordofóbico nas aulas de Educação Física. Inicialmente, produzimos uma revisão bibliográfica que nos indicou apenas um artigo que trata especificamente desse recorte. Depois, construímos um questionário, disponibilizado pela internet, o qual foi preenchido por 43 professores participantes. De acordo com os dados, 36 professores já identificaram discursos de bullying gordofóbico em suas aulas. Sobre o papel do professor e as formas de intervir, alguns descreveram intervenções muito superficiais, baseadas em broncas e em discursos apaziguadores. Outros indicaram ações mais complexas, como elaborar um projeto pedagógico a partir da desconstrução dos padrões de saúde e beleza. |
id |
CP2-1_94923d550562d4c61f94b858691592cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3179 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
BULLYING GORDOFÓBICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A PERSPECTIVA DOS/AS PROFESSORES/ASEducação Física escolarBullyingGordofobia.O artigo em questão busca compreender e analisar o fenômeno do bullying gordofóbico nas aulas de Educação Física. Inicialmente, produzimos uma revisão bibliográfica que nos indicou apenas um artigo que trata especificamente desse recorte. Depois, construímos um questionário, disponibilizado pela internet, o qual foi preenchido por 43 professores participantes. De acordo com os dados, 36 professores já identificaram discursos de bullying gordofóbico em suas aulas. Sobre o papel do professor e as formas de intervir, alguns descreveram intervenções muito superficiais, baseadas em broncas e em discursos apaziguadores. Outros indicaram ações mais complexas, como elaborar um projeto pedagógico a partir da desconstrução dos padrões de saúde e beleza.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3179Temas em Educação Física Escolar; v. 7 (2022): JAN/DEZ Publicação contínua; 1-162525-591610.33025/tefe.v7i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3179/pdf_55Bonetto, Pedro Xavier RussoGonçalves, Brenda Chagasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-03T23:04:40Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3179Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2024-04-03T23:04:40Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
BULLYING GORDOFÓBICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A PERSPECTIVA DOS/AS PROFESSORES/AS |
title |
BULLYING GORDOFÓBICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A PERSPECTIVA DOS/AS PROFESSORES/AS |
spellingShingle |
BULLYING GORDOFÓBICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A PERSPECTIVA DOS/AS PROFESSORES/AS Bonetto, Pedro Xavier Russo Educação Física escolar Bullying Gordofobia. |
title_short |
BULLYING GORDOFÓBICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A PERSPECTIVA DOS/AS PROFESSORES/AS |
title_full |
BULLYING GORDOFÓBICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A PERSPECTIVA DOS/AS PROFESSORES/AS |
title_fullStr |
BULLYING GORDOFÓBICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A PERSPECTIVA DOS/AS PROFESSORES/AS |
title_full_unstemmed |
BULLYING GORDOFÓBICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A PERSPECTIVA DOS/AS PROFESSORES/AS |
title_sort |
BULLYING GORDOFÓBICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A PERSPECTIVA DOS/AS PROFESSORES/AS |
author |
Bonetto, Pedro Xavier Russo |
author_facet |
Bonetto, Pedro Xavier Russo Gonçalves, Brenda Chagas |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Brenda Chagas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bonetto, Pedro Xavier Russo Gonçalves, Brenda Chagas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física escolar Bullying Gordofobia. |
topic |
Educação Física escolar Bullying Gordofobia. |
description |
O artigo em questão busca compreender e analisar o fenômeno do bullying gordofóbico nas aulas de Educação Física. Inicialmente, produzimos uma revisão bibliográfica que nos indicou apenas um artigo que trata especificamente desse recorte. Depois, construímos um questionário, disponibilizado pela internet, o qual foi preenchido por 43 professores participantes. De acordo com os dados, 36 professores já identificaram discursos de bullying gordofóbico em suas aulas. Sobre o papel do professor e as formas de intervir, alguns descreveram intervenções muito superficiais, baseadas em broncas e em discursos apaziguadores. Outros indicaram ações mais complexas, como elaborar um projeto pedagógico a partir da desconstrução dos padrões de saúde e beleza. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Empírica de Campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3179 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3179 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3179/pdf_55 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Temas em Educação Física Escolar; v. 7 (2022): JAN/DEZ Publicação contínua; 1-16 2525-5916 10.33025/tefe.v7i1 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042178856878080 |