BULLYING GORDOFÓBICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A PERSPECTIVA DOS/AS PROFESSORES/AS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonetto, Pedro Xavier Russo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gonçalves, Brenda Chagas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3179
Resumo: O artigo em questão busca compreender e analisar o fenômeno do bullying gordofóbico nas aulas de Educação Física. Inicialmente, produzimos uma revisão bibliográfica que nos indicou apenas um artigo que trata especificamente desse recorte. Depois, construímos um questionário, disponibilizado pela internet, o qual foi preenchido por 43 professores participantes. De acordo com os dados, 36 professores já identificaram discursos de bullying gordofóbico em suas aulas. Sobre o papel do professor e as formas de intervir, alguns descreveram intervenções muito superficiais, baseadas em broncas e em discursos apaziguadores. Outros indicaram ações mais complexas, como elaborar um projeto pedagógico a partir da desconstrução dos padrões de saúde e beleza.
id CP2-1_94923d550562d4c61f94b858691592cb
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3179
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling BULLYING GORDOFÓBICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A PERSPECTIVA DOS/AS PROFESSORES/ASEducação Física escolarBullyingGordofobia.O artigo em questão busca compreender e analisar o fenômeno do bullying gordofóbico nas aulas de Educação Física. Inicialmente, produzimos uma revisão bibliográfica que nos indicou apenas um artigo que trata especificamente desse recorte. Depois, construímos um questionário, disponibilizado pela internet, o qual foi preenchido por 43 professores participantes. De acordo com os dados, 36 professores já identificaram discursos de bullying gordofóbico em suas aulas. Sobre o papel do professor e as formas de intervir, alguns descreveram intervenções muito superficiais, baseadas em broncas e em discursos apaziguadores. Outros indicaram ações mais complexas, como elaborar um projeto pedagógico a partir da desconstrução dos padrões de saúde e beleza.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3179Temas em Educação Física Escolar; v. 7 (2022): JAN/DEZ Publicação contínua; 1-162525-591610.33025/tefe.v7i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3179/pdf_55Bonetto, Pedro Xavier RussoGonçalves, Brenda Chagasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-03T23:04:40Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3179Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2024-04-03T23:04:40Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv BULLYING GORDOFÓBICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A PERSPECTIVA DOS/AS PROFESSORES/AS
title BULLYING GORDOFÓBICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A PERSPECTIVA DOS/AS PROFESSORES/AS
spellingShingle BULLYING GORDOFÓBICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A PERSPECTIVA DOS/AS PROFESSORES/AS
Bonetto, Pedro Xavier Russo
Educação Física escolar
Bullying
Gordofobia.
title_short BULLYING GORDOFÓBICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A PERSPECTIVA DOS/AS PROFESSORES/AS
title_full BULLYING GORDOFÓBICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A PERSPECTIVA DOS/AS PROFESSORES/AS
title_fullStr BULLYING GORDOFÓBICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A PERSPECTIVA DOS/AS PROFESSORES/AS
title_full_unstemmed BULLYING GORDOFÓBICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A PERSPECTIVA DOS/AS PROFESSORES/AS
title_sort BULLYING GORDOFÓBICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A PERSPECTIVA DOS/AS PROFESSORES/AS
author Bonetto, Pedro Xavier Russo
author_facet Bonetto, Pedro Xavier Russo
Gonçalves, Brenda Chagas
author_role author
author2 Gonçalves, Brenda Chagas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonetto, Pedro Xavier Russo
Gonçalves, Brenda Chagas
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física escolar
Bullying
Gordofobia.
topic Educação Física escolar
Bullying
Gordofobia.
description O artigo em questão busca compreender e analisar o fenômeno do bullying gordofóbico nas aulas de Educação Física. Inicialmente, produzimos uma revisão bibliográfica que nos indicou apenas um artigo que trata especificamente desse recorte. Depois, construímos um questionário, disponibilizado pela internet, o qual foi preenchido por 43 professores participantes. De acordo com os dados, 36 professores já identificaram discursos de bullying gordofóbico em suas aulas. Sobre o papel do professor e as formas de intervir, alguns descreveram intervenções muito superficiais, baseadas em broncas e em discursos apaziguadores. Outros indicaram ações mais complexas, como elaborar um projeto pedagógico a partir da desconstrução dos padrões de saúde e beleza.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Empírica de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3179
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3179/pdf_55
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Temas em Educação Física Escolar; v. 7 (2022): JAN/DEZ Publicação contínua; 1-16
2525-5916
10.33025/tefe.v7i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042178856878080