JOGOS AFRICANOS NO PROJETO DE EXTENSÃO EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3213 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo relatar a experiência vivenciada com o bloco de conteúdo jogos, desenvolvendo especificamente os jogos africanos, a partir das ações do projeto de extensão Educação Física escolar na perspectiva inclusiva, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em parceria com docentes de uma escola pública municipal no Rio de Janeiro. Apoiamos nossas ações e reflexões em um conceito de inclusão amplo, processual, infindável e dialético que busca problematizar e minimizar toda forma de exclusão envolvendo qualquer diferença humana. Para este recorte, relataremos a experiência vivenciada com 39 estudantes do 8º ano no 3º bimestre de 2019. Neste artigo, mostramos situações cotidianas e nossa forma de enfrentamento das exclusões envolvendo (não) participação, casos de violência e questões de gênero, a partir de um conteúdo que, por si só, já é carregado de intencionalidade inclusiva posto que valoriza a cultura africana e afro-brasileira. |
id |
CP2-1_964e954053d10af01da138e89758b943 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3213 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
JOGOS AFRICANOS NO PROJETO DE EXTENSÃO EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PERSPECTIVA INCLUSIVAInclusãoExtensão universitáriaEducação Física escolarEnsino ColaborativoJogos Africanos.Este estudo tem como objetivo relatar a experiência vivenciada com o bloco de conteúdo jogos, desenvolvendo especificamente os jogos africanos, a partir das ações do projeto de extensão Educação Física escolar na perspectiva inclusiva, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em parceria com docentes de uma escola pública municipal no Rio de Janeiro. Apoiamos nossas ações e reflexões em um conceito de inclusão amplo, processual, infindável e dialético que busca problematizar e minimizar toda forma de exclusão envolvendo qualquer diferença humana. Para este recorte, relataremos a experiência vivenciada com 39 estudantes do 8º ano no 3º bimestre de 2019. Neste artigo, mostramos situações cotidianas e nossa forma de enfrentamento das exclusões envolvendo (não) participação, casos de violência e questões de gênero, a partir de um conteúdo que, por si só, já é carregado de intencionalidade inclusiva posto que valoriza a cultura africana e afro-brasileira.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3213Cadernos de Educação Básica; v. 6 n. 1 (2021); 5-212525-28792525-287910.33025/ceb.v6i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3213/1993Fonseca, Michele Pereira de Souza daRodrigues, Luciana dos SantosOliveira, Victor Barreto Gonçalves deMelo, Lucas Ribeiro deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-28T16:05:09Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3213Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-05-28T16:05:09Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
JOGOS AFRICANOS NO PROJETO DE EXTENSÃO EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PERSPECTIVA INCLUSIVA |
title |
JOGOS AFRICANOS NO PROJETO DE EXTENSÃO EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PERSPECTIVA INCLUSIVA |
spellingShingle |
JOGOS AFRICANOS NO PROJETO DE EXTENSÃO EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PERSPECTIVA INCLUSIVA Fonseca, Michele Pereira de Souza da Inclusão Extensão universitária Educação Física escolar Ensino Colaborativo Jogos Africanos. |
title_short |
JOGOS AFRICANOS NO PROJETO DE EXTENSÃO EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PERSPECTIVA INCLUSIVA |
title_full |
JOGOS AFRICANOS NO PROJETO DE EXTENSÃO EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PERSPECTIVA INCLUSIVA |
title_fullStr |
JOGOS AFRICANOS NO PROJETO DE EXTENSÃO EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PERSPECTIVA INCLUSIVA |
title_full_unstemmed |
JOGOS AFRICANOS NO PROJETO DE EXTENSÃO EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PERSPECTIVA INCLUSIVA |
title_sort |
JOGOS AFRICANOS NO PROJETO DE EXTENSÃO EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PERSPECTIVA INCLUSIVA |
author |
Fonseca, Michele Pereira de Souza da |
author_facet |
Fonseca, Michele Pereira de Souza da Rodrigues, Luciana dos Santos Oliveira, Victor Barreto Gonçalves de Melo, Lucas Ribeiro de |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Luciana dos Santos Oliveira, Victor Barreto Gonçalves de Melo, Lucas Ribeiro de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Michele Pereira de Souza da Rodrigues, Luciana dos Santos Oliveira, Victor Barreto Gonçalves de Melo, Lucas Ribeiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Extensão universitária Educação Física escolar Ensino Colaborativo Jogos Africanos. |
topic |
Inclusão Extensão universitária Educação Física escolar Ensino Colaborativo Jogos Africanos. |
description |
Este estudo tem como objetivo relatar a experiência vivenciada com o bloco de conteúdo jogos, desenvolvendo especificamente os jogos africanos, a partir das ações do projeto de extensão Educação Física escolar na perspectiva inclusiva, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em parceria com docentes de uma escola pública municipal no Rio de Janeiro. Apoiamos nossas ações e reflexões em um conceito de inclusão amplo, processual, infindável e dialético que busca problematizar e minimizar toda forma de exclusão envolvendo qualquer diferença humana. Para este recorte, relataremos a experiência vivenciada com 39 estudantes do 8º ano no 3º bimestre de 2019. Neste artigo, mostramos situações cotidianas e nossa forma de enfrentamento das exclusões envolvendo (não) participação, casos de violência e questões de gênero, a partir de um conteúdo que, por si só, já é carregado de intencionalidade inclusiva posto que valoriza a cultura africana e afro-brasileira. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3213 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3213 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3213/1993 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 6 n. 1 (2021); 5-21 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v6i1 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180939350016 |