JOGOS AFRICANOS NO PROJETO DE EXTENSÃO EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PERSPECTIVA INCLUSIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Michele Pereira de Souza da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rodrigues, Luciana dos Santos, Oliveira, Victor Barreto Gonçalves de, Melo, Lucas Ribeiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3213
Resumo: Este estudo tem como objetivo relatar a experiência vivenciada com o bloco de conteúdo jogos, desenvolvendo especificamente os jogos africanos, a partir das ações do projeto de extensão Educação Física escolar na perspectiva inclusiva, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em parceria com docentes de uma escola pública municipal no Rio de Janeiro. Apoiamos nossas ações e reflexões em um conceito de inclusão amplo, processual, infindável e dialético que busca problematizar e minimizar toda forma de exclusão envolvendo qualquer diferença humana. Para este recorte, relataremos a experiência vivenciada com 39 estudantes do 8º ano no 3º bimestre de 2019. Neste artigo, mostramos situações cotidianas e nossa forma de enfrentamento das exclusões envolvendo (não) participação, casos de violência e questões de gênero, a partir de um conteúdo que, por si só, já é carregado de intencionalidade inclusiva posto que valoriza a cultura africana e afro-brasileira.
id CP2-1_964e954053d10af01da138e89758b943
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3213
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling JOGOS AFRICANOS NO PROJETO DE EXTENSÃO EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PERSPECTIVA INCLUSIVAInclusãoExtensão universitáriaEducação Física escolarEnsino ColaborativoJogos Africanos.Este estudo tem como objetivo relatar a experiência vivenciada com o bloco de conteúdo jogos, desenvolvendo especificamente os jogos africanos, a partir das ações do projeto de extensão Educação Física escolar na perspectiva inclusiva, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em parceria com docentes de uma escola pública municipal no Rio de Janeiro. Apoiamos nossas ações e reflexões em um conceito de inclusão amplo, processual, infindável e dialético que busca problematizar e minimizar toda forma de exclusão envolvendo qualquer diferença humana. Para este recorte, relataremos a experiência vivenciada com 39 estudantes do 8º ano no 3º bimestre de 2019. Neste artigo, mostramos situações cotidianas e nossa forma de enfrentamento das exclusões envolvendo (não) participação, casos de violência e questões de gênero, a partir de um conteúdo que, por si só, já é carregado de intencionalidade inclusiva posto que valoriza a cultura africana e afro-brasileira.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3213Cadernos de Educação Básica; v. 6 n. 1 (2021); 5-212525-28792525-287910.33025/ceb.v6i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3213/1993Fonseca, Michele Pereira de Souza daRodrigues, Luciana dos SantosOliveira, Victor Barreto Gonçalves deMelo, Lucas Ribeiro deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-28T16:05:09Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3213Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-05-28T16:05:09Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv JOGOS AFRICANOS NO PROJETO DE EXTENSÃO EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
title JOGOS AFRICANOS NO PROJETO DE EXTENSÃO EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
spellingShingle JOGOS AFRICANOS NO PROJETO DE EXTENSÃO EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
Fonseca, Michele Pereira de Souza da
Inclusão
Extensão universitária
Educação Física escolar
Ensino Colaborativo
Jogos Africanos.
title_short JOGOS AFRICANOS NO PROJETO DE EXTENSÃO EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
title_full JOGOS AFRICANOS NO PROJETO DE EXTENSÃO EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
title_fullStr JOGOS AFRICANOS NO PROJETO DE EXTENSÃO EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
title_full_unstemmed JOGOS AFRICANOS NO PROJETO DE EXTENSÃO EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
title_sort JOGOS AFRICANOS NO PROJETO DE EXTENSÃO EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
author Fonseca, Michele Pereira de Souza da
author_facet Fonseca, Michele Pereira de Souza da
Rodrigues, Luciana dos Santos
Oliveira, Victor Barreto Gonçalves de
Melo, Lucas Ribeiro de
author_role author
author2 Rodrigues, Luciana dos Santos
Oliveira, Victor Barreto Gonçalves de
Melo, Lucas Ribeiro de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Michele Pereira de Souza da
Rodrigues, Luciana dos Santos
Oliveira, Victor Barreto Gonçalves de
Melo, Lucas Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Extensão universitária
Educação Física escolar
Ensino Colaborativo
Jogos Africanos.
topic Inclusão
Extensão universitária
Educação Física escolar
Ensino Colaborativo
Jogos Africanos.
description Este estudo tem como objetivo relatar a experiência vivenciada com o bloco de conteúdo jogos, desenvolvendo especificamente os jogos africanos, a partir das ações do projeto de extensão Educação Física escolar na perspectiva inclusiva, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em parceria com docentes de uma escola pública municipal no Rio de Janeiro. Apoiamos nossas ações e reflexões em um conceito de inclusão amplo, processual, infindável e dialético que busca problematizar e minimizar toda forma de exclusão envolvendo qualquer diferença humana. Para este recorte, relataremos a experiência vivenciada com 39 estudantes do 8º ano no 3º bimestre de 2019. Neste artigo, mostramos situações cotidianas e nossa forma de enfrentamento das exclusões envolvendo (não) participação, casos de violência e questões de gênero, a partir de um conteúdo que, por si só, já é carregado de intencionalidade inclusiva posto que valoriza a cultura africana e afro-brasileira.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3213
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3213/1993
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 6 n. 1 (2021); 5-21
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v6i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180939350016