EDUCAÇÃO INFANTIL E DIFERENÇAS: “OS MIL CABELOS DE RITINHA”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/375 |
Resumo: | Entre os dias 18 de outubro e 1º de novembro, ocorreu, no Colégio Pedro II, o I Circuito Cultural Afro-Brasileiro, organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB), com o objetivo de abordar as culturas negras e contribuir para a superação do racismo na escola e na sociedade. No dia 24 de outubro, este circuito passou pela Unidade de Educação Infantil e trouxe, além de um importante debate entre docentes com apresentação de práticas pedagógicas, uma peça teatral para as crianças baseada na história literária “Os mil cabelos de Ritinha”. A literatura infantil pode ser uma boa ferramenta no trato das questões raciais e das diferenças e pode ser um trunfo para a Educação Infantil. Atualmente, diversos livros abordam questões étnicas, culturas africanas, religiosidade afro-brasileira e identidade negra, além de tentar garantir representatividade às crianças negras. O livro e a dramatização colocam em voga a questão do cabelo afro e das diferentes possibilidades de penteados. Desta forma, cria-se uma estratégia de abordagem da identidade negra, da autoestima das crianças negras e valorização das diferenças através do cabelo crespo. |
id |
CP2-1_9a3dd5134ebe6d93dab93ef73203cbf5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/375 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO INFANTIL E DIFERENÇAS: “OS MIL CABELOS DE RITINHA”Educação InfantilLiteratura InfantilCultura Negra.Entre os dias 18 de outubro e 1º de novembro, ocorreu, no Colégio Pedro II, o I Circuito Cultural Afro-Brasileiro, organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB), com o objetivo de abordar as culturas negras e contribuir para a superação do racismo na escola e na sociedade. No dia 24 de outubro, este circuito passou pela Unidade de Educação Infantil e trouxe, além de um importante debate entre docentes com apresentação de práticas pedagógicas, uma peça teatral para as crianças baseada na história literária “Os mil cabelos de Ritinha”. A literatura infantil pode ser uma boa ferramenta no trato das questões raciais e das diferenças e pode ser um trunfo para a Educação Infantil. Atualmente, diversos livros abordam questões étnicas, culturas africanas, religiosidade afro-brasileira e identidade negra, além de tentar garantir representatividade às crianças negras. O livro e a dramatização colocam em voga a questão do cabelo afro e das diferentes possibilidades de penteados. Desta forma, cria-se uma estratégia de abordagem da identidade negra, da autoestima das crianças negras e valorização das diferenças através do cabelo crespo.Imperial Editora do Colégio Pedro II2015-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/375Práticas em Educação Infantil; v. 1 n. 1 (2015): Construindo a Prática2447-620Xreponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/375/314Monsores, Luciana Helenainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T23:45:00Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/375Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2015-11-06T23:45Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO INFANTIL E DIFERENÇAS: “OS MIL CABELOS DE RITINHA” |
title |
EDUCAÇÃO INFANTIL E DIFERENÇAS: “OS MIL CABELOS DE RITINHA” |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO INFANTIL E DIFERENÇAS: “OS MIL CABELOS DE RITINHA” Monsores, Luciana Helena Educação Infantil Literatura Infantil Cultura Negra. |
title_short |
EDUCAÇÃO INFANTIL E DIFERENÇAS: “OS MIL CABELOS DE RITINHA” |
title_full |
EDUCAÇÃO INFANTIL E DIFERENÇAS: “OS MIL CABELOS DE RITINHA” |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO INFANTIL E DIFERENÇAS: “OS MIL CABELOS DE RITINHA” |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO INFANTIL E DIFERENÇAS: “OS MIL CABELOS DE RITINHA” |
title_sort |
EDUCAÇÃO INFANTIL E DIFERENÇAS: “OS MIL CABELOS DE RITINHA” |
author |
Monsores, Luciana Helena |
author_facet |
Monsores, Luciana Helena |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monsores, Luciana Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Literatura Infantil Cultura Negra. |
topic |
Educação Infantil Literatura Infantil Cultura Negra. |
description |
Entre os dias 18 de outubro e 1º de novembro, ocorreu, no Colégio Pedro II, o I Circuito Cultural Afro-Brasileiro, organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB), com o objetivo de abordar as culturas negras e contribuir para a superação do racismo na escola e na sociedade. No dia 24 de outubro, este circuito passou pela Unidade de Educação Infantil e trouxe, além de um importante debate entre docentes com apresentação de práticas pedagógicas, uma peça teatral para as crianças baseada na história literária “Os mil cabelos de Ritinha”. A literatura infantil pode ser uma boa ferramenta no trato das questões raciais e das diferenças e pode ser um trunfo para a Educação Infantil. Atualmente, diversos livros abordam questões étnicas, culturas africanas, religiosidade afro-brasileira e identidade negra, além de tentar garantir representatividade às crianças negras. O livro e a dramatização colocam em voga a questão do cabelo afro e das diferentes possibilidades de penteados. Desta forma, cria-se uma estratégia de abordagem da identidade negra, da autoestima das crianças negras e valorização das diferenças através do cabelo crespo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/375 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/375 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/375/314 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práticas em Educação Infantil; v. 1 n. 1 (2015): Construindo a Prática 2447-620X reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177965588480 |