EDUCAÇÃO INFANTIL E DIFERENÇAS: “OS MIL CABELOS DE RITINHA”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monsores, Luciana Helena
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/375
Resumo: Entre os dias 18 de outubro e 1º de novembro, ocorreu, no Colégio Pedro II, o I Circuito Cultural Afro-Brasileiro, organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB), com o objetivo de abordar as culturas negras e contribuir para a superação do racismo na escola e na sociedade. No dia 24 de outubro, este circuito passou pela Unidade de Educação Infantil e trouxe, além de um importante debate entre docentes com apresentação de práticas pedagógicas, uma peça teatral para as crianças baseada na história literária “Os mil cabelos de Ritinha”. A literatura infantil pode ser uma boa ferramenta no trato das questões raciais e das diferenças e pode ser um trunfo para a Educação Infantil. Atualmente, diversos livros abordam questões étnicas, culturas africanas, religiosidade afro-brasileira e identidade negra, além de tentar garantir representatividade às crianças negras. O livro e a dramatização colocam em voga a questão do cabelo afro e das diferentes possibilidades de penteados. Desta forma, cria-se uma estratégia de abordagem da identidade negra, da autoestima das crianças negras e valorização das diferenças através do cabelo crespo.
id CP2-1_9a3dd5134ebe6d93dab93ef73203cbf5
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/375
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO INFANTIL E DIFERENÇAS: “OS MIL CABELOS DE RITINHA”Educação InfantilLiteratura InfantilCultura Negra.Entre os dias 18 de outubro e 1º de novembro, ocorreu, no Colégio Pedro II, o I Circuito Cultural Afro-Brasileiro, organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB), com o objetivo de abordar as culturas negras e contribuir para a superação do racismo na escola e na sociedade. No dia 24 de outubro, este circuito passou pela Unidade de Educação Infantil e trouxe, além de um importante debate entre docentes com apresentação de práticas pedagógicas, uma peça teatral para as crianças baseada na história literária “Os mil cabelos de Ritinha”. A literatura infantil pode ser uma boa ferramenta no trato das questões raciais e das diferenças e pode ser um trunfo para a Educação Infantil. Atualmente, diversos livros abordam questões étnicas, culturas africanas, religiosidade afro-brasileira e identidade negra, além de tentar garantir representatividade às crianças negras. O livro e a dramatização colocam em voga a questão do cabelo afro e das diferentes possibilidades de penteados. Desta forma, cria-se uma estratégia de abordagem da identidade negra, da autoestima das crianças negras e valorização das diferenças através do cabelo crespo.Imperial Editora do Colégio Pedro II2015-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/375Práticas em Educação Infantil; v. 1 n. 1 (2015): Construindo a Prática2447-620Xreponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/375/314Monsores, Luciana Helenainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T23:45:00Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/375Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2015-11-06T23:45Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO INFANTIL E DIFERENÇAS: “OS MIL CABELOS DE RITINHA”
title EDUCAÇÃO INFANTIL E DIFERENÇAS: “OS MIL CABELOS DE RITINHA”
spellingShingle EDUCAÇÃO INFANTIL E DIFERENÇAS: “OS MIL CABELOS DE RITINHA”
Monsores, Luciana Helena
Educação Infantil
Literatura Infantil
Cultura Negra.
title_short EDUCAÇÃO INFANTIL E DIFERENÇAS: “OS MIL CABELOS DE RITINHA”
title_full EDUCAÇÃO INFANTIL E DIFERENÇAS: “OS MIL CABELOS DE RITINHA”
title_fullStr EDUCAÇÃO INFANTIL E DIFERENÇAS: “OS MIL CABELOS DE RITINHA”
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO INFANTIL E DIFERENÇAS: “OS MIL CABELOS DE RITINHA”
title_sort EDUCAÇÃO INFANTIL E DIFERENÇAS: “OS MIL CABELOS DE RITINHA”
author Monsores, Luciana Helena
author_facet Monsores, Luciana Helena
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monsores, Luciana Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Literatura Infantil
Cultura Negra.
topic Educação Infantil
Literatura Infantil
Cultura Negra.
description Entre os dias 18 de outubro e 1º de novembro, ocorreu, no Colégio Pedro II, o I Circuito Cultural Afro-Brasileiro, organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB), com o objetivo de abordar as culturas negras e contribuir para a superação do racismo na escola e na sociedade. No dia 24 de outubro, este circuito passou pela Unidade de Educação Infantil e trouxe, além de um importante debate entre docentes com apresentação de práticas pedagógicas, uma peça teatral para as crianças baseada na história literária “Os mil cabelos de Ritinha”. A literatura infantil pode ser uma boa ferramenta no trato das questões raciais e das diferenças e pode ser um trunfo para a Educação Infantil. Atualmente, diversos livros abordam questões étnicas, culturas africanas, religiosidade afro-brasileira e identidade negra, além de tentar garantir representatividade às crianças negras. O livro e a dramatização colocam em voga a questão do cabelo afro e das diferentes possibilidades de penteados. Desta forma, cria-se uma estratégia de abordagem da identidade negra, da autoestima das crianças negras e valorização das diferenças através do cabelo crespo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/375
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/375
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/375/314
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Práticas em Educação Infantil; v. 1 n. 1 (2015): Construindo a Prática
2447-620X
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177965588480