NO ONÍRICO, A RESISTÊNCIA: CAMINHOS DA LITERATURA DE GEORGINA MARTINS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Moraes, Jorge Luiz Marques
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3053
Resumo: Este trabalho pretende investigar as imagens que aliam miséria e infância na produção para crianças e jovens da escritora Georgina Martins.  Dentro de uma proposta de literatura que se caracteriza pelo engajamento social, a obra da autora comporta uma série de cinco títulos.  Todos eles forjam uma realidade sombria e cruel de como o status quo trata a infância.  Ao mesmo tempo em que fome, violência e desolação fazem parte da realidade das pequenas personagens, delineiam-se possibilidades de esperança que provêm da imaginação, da criação e, em última instância, da literatura em si mesma.
id CP2-1_a08a46849c6bd7c3e0af733d49ebd677
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3053
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling NO ONÍRICO, A RESISTÊNCIA: CAMINHOS DA LITERATURA DE GEORGINA MARTINSEste trabalho pretende investigar as imagens que aliam miséria e infância na produção para crianças e jovens da escritora Georgina Martins.  Dentro de uma proposta de literatura que se caracteriza pelo engajamento social, a obra da autora comporta uma série de cinco títulos.  Todos eles forjam uma realidade sombria e cruel de como o status quo trata a infância.  Ao mesmo tempo em que fome, violência e desolação fazem parte da realidade das pequenas personagens, delineiam-se possibilidades de esperança que provêm da imaginação, da criação e, em última instância, da literatura em si mesma.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3053Cadernos de Educação Básica; v. 5 n. 3 (2020); 59-772525-28792525-287910.33025/ceb.v5i3reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3053/1902de Moraes, Jorge Luiz Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-12T15:27:36Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3053Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-02-12T15:27:36Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv NO ONÍRICO, A RESISTÊNCIA: CAMINHOS DA LITERATURA DE GEORGINA MARTINS
title NO ONÍRICO, A RESISTÊNCIA: CAMINHOS DA LITERATURA DE GEORGINA MARTINS
spellingShingle NO ONÍRICO, A RESISTÊNCIA: CAMINHOS DA LITERATURA DE GEORGINA MARTINS
de Moraes, Jorge Luiz Marques
title_short NO ONÍRICO, A RESISTÊNCIA: CAMINHOS DA LITERATURA DE GEORGINA MARTINS
title_full NO ONÍRICO, A RESISTÊNCIA: CAMINHOS DA LITERATURA DE GEORGINA MARTINS
title_fullStr NO ONÍRICO, A RESISTÊNCIA: CAMINHOS DA LITERATURA DE GEORGINA MARTINS
title_full_unstemmed NO ONÍRICO, A RESISTÊNCIA: CAMINHOS DA LITERATURA DE GEORGINA MARTINS
title_sort NO ONÍRICO, A RESISTÊNCIA: CAMINHOS DA LITERATURA DE GEORGINA MARTINS
author de Moraes, Jorge Luiz Marques
author_facet de Moraes, Jorge Luiz Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Moraes, Jorge Luiz Marques
description Este trabalho pretende investigar as imagens que aliam miséria e infância na produção para crianças e jovens da escritora Georgina Martins.  Dentro de uma proposta de literatura que se caracteriza pelo engajamento social, a obra da autora comporta uma série de cinco títulos.  Todos eles forjam uma realidade sombria e cruel de como o status quo trata a infância.  Ao mesmo tempo em que fome, violência e desolação fazem parte da realidade das pequenas personagens, delineiam-se possibilidades de esperança que provêm da imaginação, da criação e, em última instância, da literatura em si mesma.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3053
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3053/1902
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 5 n. 3 (2020); 59-77
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v5i3
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180612194304