NO ONÍRICO, A RESISTÊNCIA: CAMINHOS DA LITERATURA DE GEORGINA MARTINS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3053 |
Resumo: | Este trabalho pretende investigar as imagens que aliam miséria e infância na produção para crianças e jovens da escritora Georgina Martins. Dentro de uma proposta de literatura que se caracteriza pelo engajamento social, a obra da autora comporta uma série de cinco títulos. Todos eles forjam uma realidade sombria e cruel de como o status quo trata a infância. Ao mesmo tempo em que fome, violência e desolação fazem parte da realidade das pequenas personagens, delineiam-se possibilidades de esperança que provêm da imaginação, da criação e, em última instância, da literatura em si mesma. |
id |
CP2-1_a08a46849c6bd7c3e0af733d49ebd677 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3053 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
NO ONÍRICO, A RESISTÊNCIA: CAMINHOS DA LITERATURA DE GEORGINA MARTINSEste trabalho pretende investigar as imagens que aliam miséria e infância na produção para crianças e jovens da escritora Georgina Martins. Dentro de uma proposta de literatura que se caracteriza pelo engajamento social, a obra da autora comporta uma série de cinco títulos. Todos eles forjam uma realidade sombria e cruel de como o status quo trata a infância. Ao mesmo tempo em que fome, violência e desolação fazem parte da realidade das pequenas personagens, delineiam-se possibilidades de esperança que provêm da imaginação, da criação e, em última instância, da literatura em si mesma.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3053Cadernos de Educação Básica; v. 5 n. 3 (2020); 59-772525-28792525-287910.33025/ceb.v5i3reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3053/1902de Moraes, Jorge Luiz Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-12T15:27:36Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3053Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-02-12T15:27:36Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
NO ONÍRICO, A RESISTÊNCIA: CAMINHOS DA LITERATURA DE GEORGINA MARTINS |
title |
NO ONÍRICO, A RESISTÊNCIA: CAMINHOS DA LITERATURA DE GEORGINA MARTINS |
spellingShingle |
NO ONÍRICO, A RESISTÊNCIA: CAMINHOS DA LITERATURA DE GEORGINA MARTINS de Moraes, Jorge Luiz Marques |
title_short |
NO ONÍRICO, A RESISTÊNCIA: CAMINHOS DA LITERATURA DE GEORGINA MARTINS |
title_full |
NO ONÍRICO, A RESISTÊNCIA: CAMINHOS DA LITERATURA DE GEORGINA MARTINS |
title_fullStr |
NO ONÍRICO, A RESISTÊNCIA: CAMINHOS DA LITERATURA DE GEORGINA MARTINS |
title_full_unstemmed |
NO ONÍRICO, A RESISTÊNCIA: CAMINHOS DA LITERATURA DE GEORGINA MARTINS |
title_sort |
NO ONÍRICO, A RESISTÊNCIA: CAMINHOS DA LITERATURA DE GEORGINA MARTINS |
author |
de Moraes, Jorge Luiz Marques |
author_facet |
de Moraes, Jorge Luiz Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Moraes, Jorge Luiz Marques |
description |
Este trabalho pretende investigar as imagens que aliam miséria e infância na produção para crianças e jovens da escritora Georgina Martins. Dentro de uma proposta de literatura que se caracteriza pelo engajamento social, a obra da autora comporta uma série de cinco títulos. Todos eles forjam uma realidade sombria e cruel de como o status quo trata a infância. Ao mesmo tempo em que fome, violência e desolação fazem parte da realidade das pequenas personagens, delineiam-se possibilidades de esperança que provêm da imaginação, da criação e, em última instância, da literatura em si mesma. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3053 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3053 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3053/1902 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 5 n. 3 (2020); 59-77 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v5i3 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180612194304 |