“OLHA QUEM VEM LÁ! É A TURMA CURUPIRA!”: CULTURA POPULAR E BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO E CUIDADO DE CRIANÇAS PEQUENAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Bianka
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos de Britto, Karina, Silva Nascimento, Márcia, de C. Nascimento, Pedro Henrique, da Silva do Nascimento, Raquel Marina, de Moraes da Silva, Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2205
Resumo: Neste artigo, professora supervisora e estudantes vinculados ao PIBID trazem algumas discussões a respeito do trabalho pedagógico com crianças de 3 e 4 anos de idade no Colégio Pedro II, escola federal localizada no Rio de Janeiro. A partir do relato de um a atividade, destacando a arte e a imaginação, discutimos os aspectos do fazer cotidiano, tão rico em possibilidades de trabalho. Retomando o que foi vivido com as crianças foi possível discutir o currículo da educação infantil para crianças pequenas, a riqueza na articulação de diversas linguagens nesse processo e a importância da brincadeira para as mesmas. Neste percurso, os estudantes do PIBID abordam as experiências vividas com as crianças em relação aos seus processos de formação e a possibilidade de construir novos olhares para a infância, identificando as como produtoras de culturas.
id CP2-1_a5ac4f55b114020b2e7ba997b17122d9
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2205
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling “OLHA QUEM VEM LÁ! É A TURMA CURUPIRA!”: CULTURA POPULAR E BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO E CUIDADO DE CRIANÇAS PEQUENASEducação InfantilCrianças pequenasBrincadeiraPIBID.Neste artigo, professora supervisora e estudantes vinculados ao PIBID trazem algumas discussões a respeito do trabalho pedagógico com crianças de 3 e 4 anos de idade no Colégio Pedro II, escola federal localizada no Rio de Janeiro. A partir do relato de um a atividade, destacando a arte e a imaginação, discutimos os aspectos do fazer cotidiano, tão rico em possibilidades de trabalho. Retomando o que foi vivido com as crianças foi possível discutir o currículo da educação infantil para crianças pequenas, a riqueza na articulação de diversas linguagens nesse processo e a importância da brincadeira para as mesmas. Neste percurso, os estudantes do PIBID abordam as experiências vividas com as crianças em relação aos seus processos de formação e a possibilidade de construir novos olhares para a infância, identificando as como produtoras de culturas.Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2205Práticas em Educação Infantil; v. 4 n. 5 (2019)2447-620Xreponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2205/1502Barbosa, BiankaSantos de Britto, KarinaSilva Nascimento, Márciade C. Nascimento, Pedro Henriqueda Silva do Nascimento, Raquel Marinade Moraes da Silva, Ricardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-07T07:56:34Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2205Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-07-07T07:56:34Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv “OLHA QUEM VEM LÁ! É A TURMA CURUPIRA!”: CULTURA POPULAR E BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO E CUIDADO DE CRIANÇAS PEQUENAS
title “OLHA QUEM VEM LÁ! É A TURMA CURUPIRA!”: CULTURA POPULAR E BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO E CUIDADO DE CRIANÇAS PEQUENAS
spellingShingle “OLHA QUEM VEM LÁ! É A TURMA CURUPIRA!”: CULTURA POPULAR E BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO E CUIDADO DE CRIANÇAS PEQUENAS
Barbosa, Bianka
Educação Infantil
Crianças pequenas
Brincadeira
PIBID.
title_short “OLHA QUEM VEM LÁ! É A TURMA CURUPIRA!”: CULTURA POPULAR E BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO E CUIDADO DE CRIANÇAS PEQUENAS
title_full “OLHA QUEM VEM LÁ! É A TURMA CURUPIRA!”: CULTURA POPULAR E BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO E CUIDADO DE CRIANÇAS PEQUENAS
title_fullStr “OLHA QUEM VEM LÁ! É A TURMA CURUPIRA!”: CULTURA POPULAR E BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO E CUIDADO DE CRIANÇAS PEQUENAS
title_full_unstemmed “OLHA QUEM VEM LÁ! É A TURMA CURUPIRA!”: CULTURA POPULAR E BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO E CUIDADO DE CRIANÇAS PEQUENAS
title_sort “OLHA QUEM VEM LÁ! É A TURMA CURUPIRA!”: CULTURA POPULAR E BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO E CUIDADO DE CRIANÇAS PEQUENAS
author Barbosa, Bianka
author_facet Barbosa, Bianka
Santos de Britto, Karina
Silva Nascimento, Márcia
de C. Nascimento, Pedro Henrique
da Silva do Nascimento, Raquel Marina
de Moraes da Silva, Ricardo
author_role author
author2 Santos de Britto, Karina
Silva Nascimento, Márcia
de C. Nascimento, Pedro Henrique
da Silva do Nascimento, Raquel Marina
de Moraes da Silva, Ricardo
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Bianka
Santos de Britto, Karina
Silva Nascimento, Márcia
de C. Nascimento, Pedro Henrique
da Silva do Nascimento, Raquel Marina
de Moraes da Silva, Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Crianças pequenas
Brincadeira
PIBID.
topic Educação Infantil
Crianças pequenas
Brincadeira
PIBID.
description Neste artigo, professora supervisora e estudantes vinculados ao PIBID trazem algumas discussões a respeito do trabalho pedagógico com crianças de 3 e 4 anos de idade no Colégio Pedro II, escola federal localizada no Rio de Janeiro. A partir do relato de um a atividade, destacando a arte e a imaginação, discutimos os aspectos do fazer cotidiano, tão rico em possibilidades de trabalho. Retomando o que foi vivido com as crianças foi possível discutir o currículo da educação infantil para crianças pequenas, a riqueza na articulação de diversas linguagens nesse processo e a importância da brincadeira para as mesmas. Neste percurso, os estudantes do PIBID abordam as experiências vividas com as crianças em relação aos seus processos de formação e a possibilidade de construir novos olhares para a infância, identificando as como produtoras de culturas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2205
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2205/1502
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Práticas em Educação Infantil; v. 4 n. 5 (2019)
2447-620X
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042178019065856