ATLETISMO NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL: AS EXPERIÊNCIAS DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Eliton da Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Zanotto, Luana, Alves, Fernando Donizete, Paulo, Camila Milan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2055
Resumo: O estudo objetiva identificar e compreender os processos educativos decorrentes da prática lúdica do atletismo na Educação Física na Educação Infantil. De cunho qualitativo-exploratório, a pesquisa analisou as vivências de atletismo com distintas turmas de três e cinco anos em um Centro Municipal de Educação Infantil da cidade de São Carlos/SP, Brasil. A análise dos resultados sustentou-se nos referenciais da pesquisa qualitativa, os quais possibilitaram discutir os conteúdos com o referencial teórico eleito. Os resultados demonstraram que houve aprendizado de movimentos básicos da corrida, saltos, arremessos e lançamentos. As crianças apresentaram motivação em conhecer e praticar o atletismo de uma maneira lúdica, proporcionando assim uma maior variabilidade de experimentação da prática. Também houve melhoria no comportamento das crianças, quer nos aspectos motores quer na socialização. Destacamos a possibilidade de vivenciar a modalidade sem a necessidade de espaços e materiais sofisticados, assim priorizando os processos de ensino e aprendizagem dentro das suas possibilidades e limitações.
id CP2-1_aa2a25b60802121e6c91b8561bdfbe20
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2055
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling ATLETISMO NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL: AS EXPERIÊNCIAS DE UMA PRÁTICA EDUCATIVAEducação Física escolarEducação InfantilAtletismo.O estudo objetiva identificar e compreender os processos educativos decorrentes da prática lúdica do atletismo na Educação Física na Educação Infantil. De cunho qualitativo-exploratório, a pesquisa analisou as vivências de atletismo com distintas turmas de três e cinco anos em um Centro Municipal de Educação Infantil da cidade de São Carlos/SP, Brasil. A análise dos resultados sustentou-se nos referenciais da pesquisa qualitativa, os quais possibilitaram discutir os conteúdos com o referencial teórico eleito. Os resultados demonstraram que houve aprendizado de movimentos básicos da corrida, saltos, arremessos e lançamentos. As crianças apresentaram motivação em conhecer e praticar o atletismo de uma maneira lúdica, proporcionando assim uma maior variabilidade de experimentação da prática. Também houve melhoria no comportamento das crianças, quer nos aspectos motores quer na socialização. Destacamos a possibilidade de vivenciar a modalidade sem a necessidade de espaços e materiais sofisticados, assim priorizando os processos de ensino e aprendizagem dentro das suas possibilidades e limitações.Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2055Temas em Educação Física Escolar; v. 4 n. 1 (2019): JAN/JUN 2019; 126-1412525-591610.33025/tefe.v4i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2055/pdf_9Vasconcelos, Eliton da SilvaZanotto, LuanaAlves, Fernando DonizetePaulo, Camila Milaninfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-23T18:57:52Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2055Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2019-08-23T18:57:52Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv ATLETISMO NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL: AS EXPERIÊNCIAS DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA
title ATLETISMO NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL: AS EXPERIÊNCIAS DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA
spellingShingle ATLETISMO NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL: AS EXPERIÊNCIAS DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA
Vasconcelos, Eliton da Silva
Educação Física escolar
Educação Infantil
Atletismo.
title_short ATLETISMO NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL: AS EXPERIÊNCIAS DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA
title_full ATLETISMO NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL: AS EXPERIÊNCIAS DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA
title_fullStr ATLETISMO NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL: AS EXPERIÊNCIAS DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA
title_full_unstemmed ATLETISMO NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL: AS EXPERIÊNCIAS DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA
title_sort ATLETISMO NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL: AS EXPERIÊNCIAS DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA
author Vasconcelos, Eliton da Silva
author_facet Vasconcelos, Eliton da Silva
Zanotto, Luana
Alves, Fernando Donizete
Paulo, Camila Milan
author_role author
author2 Zanotto, Luana
Alves, Fernando Donizete
Paulo, Camila Milan
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Eliton da Silva
Zanotto, Luana
Alves, Fernando Donizete
Paulo, Camila Milan
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física escolar
Educação Infantil
Atletismo.
topic Educação Física escolar
Educação Infantil
Atletismo.
description O estudo objetiva identificar e compreender os processos educativos decorrentes da prática lúdica do atletismo na Educação Física na Educação Infantil. De cunho qualitativo-exploratório, a pesquisa analisou as vivências de atletismo com distintas turmas de três e cinco anos em um Centro Municipal de Educação Infantil da cidade de São Carlos/SP, Brasil. A análise dos resultados sustentou-se nos referenciais da pesquisa qualitativa, os quais possibilitaram discutir os conteúdos com o referencial teórico eleito. Os resultados demonstraram que houve aprendizado de movimentos básicos da corrida, saltos, arremessos e lançamentos. As crianças apresentaram motivação em conhecer e praticar o atletismo de uma maneira lúdica, proporcionando assim uma maior variabilidade de experimentação da prática. Também houve melhoria no comportamento das crianças, quer nos aspectos motores quer na socialização. Destacamos a possibilidade de vivenciar a modalidade sem a necessidade de espaços e materiais sofisticados, assim priorizando os processos de ensino e aprendizagem dentro das suas possibilidades e limitações.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2055
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2055/pdf_9
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Temas em Educação Física Escolar; v. 4 n. 1 (2019): JAN/JUN 2019; 126-141
2525-5916
10.33025/tefe.v4i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042178385018880