ATLETISMO NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL: AS EXPERIÊNCIAS DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2055 |
Resumo: | O estudo objetiva identificar e compreender os processos educativos decorrentes da prática lúdica do atletismo na Educação Física na Educação Infantil. De cunho qualitativo-exploratório, a pesquisa analisou as vivências de atletismo com distintas turmas de três e cinco anos em um Centro Municipal de Educação Infantil da cidade de São Carlos/SP, Brasil. A análise dos resultados sustentou-se nos referenciais da pesquisa qualitativa, os quais possibilitaram discutir os conteúdos com o referencial teórico eleito. Os resultados demonstraram que houve aprendizado de movimentos básicos da corrida, saltos, arremessos e lançamentos. As crianças apresentaram motivação em conhecer e praticar o atletismo de uma maneira lúdica, proporcionando assim uma maior variabilidade de experimentação da prática. Também houve melhoria no comportamento das crianças, quer nos aspectos motores quer na socialização. Destacamos a possibilidade de vivenciar a modalidade sem a necessidade de espaços e materiais sofisticados, assim priorizando os processos de ensino e aprendizagem dentro das suas possibilidades e limitações. |
id |
CP2-1_aa2a25b60802121e6c91b8561bdfbe20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2055 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
ATLETISMO NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL: AS EXPERIÊNCIAS DE UMA PRÁTICA EDUCATIVAEducação Física escolarEducação InfantilAtletismo.O estudo objetiva identificar e compreender os processos educativos decorrentes da prática lúdica do atletismo na Educação Física na Educação Infantil. De cunho qualitativo-exploratório, a pesquisa analisou as vivências de atletismo com distintas turmas de três e cinco anos em um Centro Municipal de Educação Infantil da cidade de São Carlos/SP, Brasil. A análise dos resultados sustentou-se nos referenciais da pesquisa qualitativa, os quais possibilitaram discutir os conteúdos com o referencial teórico eleito. Os resultados demonstraram que houve aprendizado de movimentos básicos da corrida, saltos, arremessos e lançamentos. As crianças apresentaram motivação em conhecer e praticar o atletismo de uma maneira lúdica, proporcionando assim uma maior variabilidade de experimentação da prática. Também houve melhoria no comportamento das crianças, quer nos aspectos motores quer na socialização. Destacamos a possibilidade de vivenciar a modalidade sem a necessidade de espaços e materiais sofisticados, assim priorizando os processos de ensino e aprendizagem dentro das suas possibilidades e limitações.Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2055Temas em Educação Física Escolar; v. 4 n. 1 (2019): JAN/JUN 2019; 126-1412525-591610.33025/tefe.v4i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2055/pdf_9Vasconcelos, Eliton da SilvaZanotto, LuanaAlves, Fernando DonizetePaulo, Camila Milaninfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-23T18:57:52Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2055Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2019-08-23T18:57:52Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
ATLETISMO NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL: AS EXPERIÊNCIAS DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA |
title |
ATLETISMO NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL: AS EXPERIÊNCIAS DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA |
spellingShingle |
ATLETISMO NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL: AS EXPERIÊNCIAS DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA Vasconcelos, Eliton da Silva Educação Física escolar Educação Infantil Atletismo. |
title_short |
ATLETISMO NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL: AS EXPERIÊNCIAS DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA |
title_full |
ATLETISMO NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL: AS EXPERIÊNCIAS DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA |
title_fullStr |
ATLETISMO NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL: AS EXPERIÊNCIAS DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA |
title_full_unstemmed |
ATLETISMO NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL: AS EXPERIÊNCIAS DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA |
title_sort |
ATLETISMO NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL: AS EXPERIÊNCIAS DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA |
author |
Vasconcelos, Eliton da Silva |
author_facet |
Vasconcelos, Eliton da Silva Zanotto, Luana Alves, Fernando Donizete Paulo, Camila Milan |
author_role |
author |
author2 |
Zanotto, Luana Alves, Fernando Donizete Paulo, Camila Milan |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Eliton da Silva Zanotto, Luana Alves, Fernando Donizete Paulo, Camila Milan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física escolar Educação Infantil Atletismo. |
topic |
Educação Física escolar Educação Infantil Atletismo. |
description |
O estudo objetiva identificar e compreender os processos educativos decorrentes da prática lúdica do atletismo na Educação Física na Educação Infantil. De cunho qualitativo-exploratório, a pesquisa analisou as vivências de atletismo com distintas turmas de três e cinco anos em um Centro Municipal de Educação Infantil da cidade de São Carlos/SP, Brasil. A análise dos resultados sustentou-se nos referenciais da pesquisa qualitativa, os quais possibilitaram discutir os conteúdos com o referencial teórico eleito. Os resultados demonstraram que houve aprendizado de movimentos básicos da corrida, saltos, arremessos e lançamentos. As crianças apresentaram motivação em conhecer e praticar o atletismo de uma maneira lúdica, proporcionando assim uma maior variabilidade de experimentação da prática. Também houve melhoria no comportamento das crianças, quer nos aspectos motores quer na socialização. Destacamos a possibilidade de vivenciar a modalidade sem a necessidade de espaços e materiais sofisticados, assim priorizando os processos de ensino e aprendizagem dentro das suas possibilidades e limitações. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2055 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2055 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2055/pdf_9 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Temas em Educação Física Escolar; v. 4 n. 1 (2019): JAN/JUN 2019; 126-141 2525-5916 10.33025/tefe.v4i1 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042178385018880 |