O uso das imagens de M. C. Escher para introduzir o conhecimento sociológico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1398 |
Resumo: | O presente artigo é resultado da Oficina realizada no 2º Encontro Estadual de Ensino de Sociologia, no Rio de Janeiro, em 2010, na qual propôs apresentar, aos professores de Sociologia e licenciandos do curso de Ciências Sociais, a possibilidade de se trabalhar com os alunos do Ensino Médio os princípios de desnaturalização e estranhamento, utilizando as obras do artista gráfico holandês M. C. Escher, Relativity (1958) e Belvedere (1958). Os referenciais teóricos utilizados na Oficina foram: Peter Berger (1994), C. Whright Mills (1982) e Michael Löwy (2009), além das Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio de Sociologia (OCNs de Sociologia, 2006). São apresentados os resultados obtidos com a Oficina, realizada entre 2011 e 2012, com turmas da 1ª série do Ensino Médio de dois colégios do Rio de Janeiro, o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/Unidade Maracanã) e o Colégio Estadual de Magé.Palavras-chave: Estranhamento e Desnaturalização; M.C. Escher; Ensino Médio; Sociologia. |
id |
CP2-1_ab3a4335023790c802bd74dc515f96b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1398 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso das imagens de M. C. Escher para introduzir o conhecimento sociológicoO presente artigo é resultado da Oficina realizada no 2º Encontro Estadual de Ensino de Sociologia, no Rio de Janeiro, em 2010, na qual propôs apresentar, aos professores de Sociologia e licenciandos do curso de Ciências Sociais, a possibilidade de se trabalhar com os alunos do Ensino Médio os princípios de desnaturalização e estranhamento, utilizando as obras do artista gráfico holandês M. C. Escher, Relativity (1958) e Belvedere (1958). Os referenciais teóricos utilizados na Oficina foram: Peter Berger (1994), C. Whright Mills (1982) e Michael Löwy (2009), além das Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio de Sociologia (OCNs de Sociologia, 2006). São apresentados os resultados obtidos com a Oficina, realizada entre 2011 e 2012, com turmas da 1ª série do Ensino Médio de dois colégios do Rio de Janeiro, o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/Unidade Maracanã) e o Colégio Estadual de Magé.Palavras-chave: Estranhamento e Desnaturalização; M.C. Escher; Ensino Médio; Sociologia.Imperial Editora do Colégio Pedro II2017-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1398Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 10: Brasil: Tempos e Lugares; 45-591983-007610.33025/rps.v0i10reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1398/1028Lennert, Ana Luciade Lima, Letícia Bezerrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-10T16:49:11Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1398Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2017-11-10T16:49:11Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso das imagens de M. C. Escher para introduzir o conhecimento sociológico |
title |
O uso das imagens de M. C. Escher para introduzir o conhecimento sociológico |
spellingShingle |
O uso das imagens de M. C. Escher para introduzir o conhecimento sociológico Lennert, Ana Lucia |
title_short |
O uso das imagens de M. C. Escher para introduzir o conhecimento sociológico |
title_full |
O uso das imagens de M. C. Escher para introduzir o conhecimento sociológico |
title_fullStr |
O uso das imagens de M. C. Escher para introduzir o conhecimento sociológico |
title_full_unstemmed |
O uso das imagens de M. C. Escher para introduzir o conhecimento sociológico |
title_sort |
O uso das imagens de M. C. Escher para introduzir o conhecimento sociológico |
author |
Lennert, Ana Lucia |
author_facet |
Lennert, Ana Lucia de Lima, Letícia Bezerra |
author_role |
author |
author2 |
de Lima, Letícia Bezerra |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lennert, Ana Lucia de Lima, Letícia Bezerra |
description |
O presente artigo é resultado da Oficina realizada no 2º Encontro Estadual de Ensino de Sociologia, no Rio de Janeiro, em 2010, na qual propôs apresentar, aos professores de Sociologia e licenciandos do curso de Ciências Sociais, a possibilidade de se trabalhar com os alunos do Ensino Médio os princípios de desnaturalização e estranhamento, utilizando as obras do artista gráfico holandês M. C. Escher, Relativity (1958) e Belvedere (1958). Os referenciais teóricos utilizados na Oficina foram: Peter Berger (1994), C. Whright Mills (1982) e Michael Löwy (2009), além das Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio de Sociologia (OCNs de Sociologia, 2006). São apresentados os resultados obtidos com a Oficina, realizada entre 2011 e 2012, com turmas da 1ª série do Ensino Médio de dois colégios do Rio de Janeiro, o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/Unidade Maracanã) e o Colégio Estadual de Magé.Palavras-chave: Estranhamento e Desnaturalização; M.C. Escher; Ensino Médio; Sociologia. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1398 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1398 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1398/1028 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 10: Brasil: Tempos e Lugares; 45-59 1983-0076 10.33025/rps.v0i10 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042175799230465 |