O uso das imagens de M. C. Escher para introduzir o conhecimento sociológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lennert, Ana Lucia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: de Lima, Letícia Bezerra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1398
Resumo: O presente artigo é resultado da Oficina realizada no 2º Encontro Estadual de Ensino de Sociologia, no Rio de Janeiro, em 2010, na qual propôs apresentar, aos professores de Sociologia e licenciandos do curso de Ciências Sociais, a possibilidade de se trabalhar com os alunos do Ensino Médio os princípios de desnaturalização e estranhamento, utilizando as obras do artista gráfico holandês M. C. Escher, Relativity (1958) e Belvedere (1958). Os referenciais teóricos utilizados na Oficina foram: Peter Berger (1994), C. Whright Mills (1982) e Michael Löwy (2009), além das Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio de Sociologia (OCNs de Sociologia, 2006). São apresentados os resultados obtidos com a Oficina, realizada entre 2011 e 2012, com turmas da 1ª série do Ensino Médio de dois colégios do Rio de Janeiro, o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/Unidade Maracanã) e o Colégio Estadual de Magé.Palavras-chave: Estranhamento e Desnaturalização; M.C. Escher; Ensino Médio; Sociologia.
id CP2-1_ab3a4335023790c802bd74dc515f96b4
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1398
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling O uso das imagens de M. C. Escher para introduzir o conhecimento sociológicoO presente artigo é resultado da Oficina realizada no 2º Encontro Estadual de Ensino de Sociologia, no Rio de Janeiro, em 2010, na qual propôs apresentar, aos professores de Sociologia e licenciandos do curso de Ciências Sociais, a possibilidade de se trabalhar com os alunos do Ensino Médio os princípios de desnaturalização e estranhamento, utilizando as obras do artista gráfico holandês M. C. Escher, Relativity (1958) e Belvedere (1958). Os referenciais teóricos utilizados na Oficina foram: Peter Berger (1994), C. Whright Mills (1982) e Michael Löwy (2009), além das Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio de Sociologia (OCNs de Sociologia, 2006). São apresentados os resultados obtidos com a Oficina, realizada entre 2011 e 2012, com turmas da 1ª série do Ensino Médio de dois colégios do Rio de Janeiro, o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/Unidade Maracanã) e o Colégio Estadual de Magé.Palavras-chave: Estranhamento e Desnaturalização; M.C. Escher; Ensino Médio; Sociologia.Imperial Editora do Colégio Pedro II2017-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1398Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 10: Brasil: Tempos e Lugares; 45-591983-007610.33025/rps.v0i10reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1398/1028Lennert, Ana Luciade Lima, Letícia Bezerrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-10T16:49:11Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1398Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2017-11-10T16:49:11Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv O uso das imagens de M. C. Escher para introduzir o conhecimento sociológico
title O uso das imagens de M. C. Escher para introduzir o conhecimento sociológico
spellingShingle O uso das imagens de M. C. Escher para introduzir o conhecimento sociológico
Lennert, Ana Lucia
title_short O uso das imagens de M. C. Escher para introduzir o conhecimento sociológico
title_full O uso das imagens de M. C. Escher para introduzir o conhecimento sociológico
title_fullStr O uso das imagens de M. C. Escher para introduzir o conhecimento sociológico
title_full_unstemmed O uso das imagens de M. C. Escher para introduzir o conhecimento sociológico
title_sort O uso das imagens de M. C. Escher para introduzir o conhecimento sociológico
author Lennert, Ana Lucia
author_facet Lennert, Ana Lucia
de Lima, Letícia Bezerra
author_role author
author2 de Lima, Letícia Bezerra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lennert, Ana Lucia
de Lima, Letícia Bezerra
description O presente artigo é resultado da Oficina realizada no 2º Encontro Estadual de Ensino de Sociologia, no Rio de Janeiro, em 2010, na qual propôs apresentar, aos professores de Sociologia e licenciandos do curso de Ciências Sociais, a possibilidade de se trabalhar com os alunos do Ensino Médio os princípios de desnaturalização e estranhamento, utilizando as obras do artista gráfico holandês M. C. Escher, Relativity (1958) e Belvedere (1958). Os referenciais teóricos utilizados na Oficina foram: Peter Berger (1994), C. Whright Mills (1982) e Michael Löwy (2009), além das Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio de Sociologia (OCNs de Sociologia, 2006). São apresentados os resultados obtidos com a Oficina, realizada entre 2011 e 2012, com turmas da 1ª série do Ensino Médio de dois colégios do Rio de Janeiro, o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/Unidade Maracanã) e o Colégio Estadual de Magé.Palavras-chave: Estranhamento e Desnaturalização; M.C. Escher; Ensino Médio; Sociologia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1398
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1398
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1398/1028
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 10: Brasil: Tempos e Lugares; 45-59
1983-0076
10.33025/rps.v0i10
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042175799230465