Em defesa de uma Educação em Direitos Humanos: um balanço do LAEDH em seus cinco primeiros anos
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2701 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentarmos um balanço sobre o LAEDH – Laboratório de Educação em Direitos Humanos do Colégio Pedro II, que completou cinco anos de sua inauguração em novembro de 2019, a partir das atividades desenvolvidas pelo laboratório para além da sala de aula, em conexão não apenas com o ensino de Sociologia, mas voltadas especialmente para a Educação em Direitos Humanos (EDH). Após uma apresentação do que é o LAEDH e da justificativa para sua existência, indicaremos o que vem sendo realizado pelo laboratório desde sua criação e encerraremos com uma reflexão sobre a escola e a EDH, onde pretendemos demonstrar que a educação escolar, norteada pelas Diretrizes Nacionais para Educação em Direitos Humanos, deve estruturar um conjunto de orientações para a educação emancipatória, estimulando práticas e projetos na construção de sujeitos conectados com princípios éticos, que valorizem a diversidade, reconheçam as diferenças e contribuam para a redução da violência, desigualdade econômica e melhor distribuição de renda, entendendo a escola como um espaço indispensável à Educação em Direitos Humanos, devendo incluir em seus projetos políticos pedagógicos institucionais a formação política da comunidade escolar, o desenvolvimento da solidariedade e a valorização do bem comum. |
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Em defesa de uma Educação em Direitos Humanos: um balanço do LAEDH em seus cinco primeiros anosO objetivo deste artigo é apresentarmos um balanço sobre o LAEDH – Laboratório de Educação em Direitos Humanos do Colégio Pedro II, que completou cinco anos de sua inauguração em novembro de 2019, a partir das atividades desenvolvidas pelo laboratório para além da sala de aula, em conexão não apenas com o ensino de Sociologia, mas voltadas especialmente para a Educação em Direitos Humanos (EDH). Após uma apresentação do que é o LAEDH e da justificativa para sua existência, indicaremos o que vem sendo realizado pelo laboratório desde sua criação e encerraremos com uma reflexão sobre a escola e a EDH, onde pretendemos demonstrar que a educação escolar, norteada pelas Diretrizes Nacionais para Educação em Direitos Humanos, deve estruturar um conjunto de orientações para a educação emancipatória, estimulando práticas e projetos na construção de sujeitos conectados com princípios éticos, que valorizem a diversidade, reconheçam as diferenças e contribuam para a redução da violência, desigualdade econômica e melhor distribuição de renda, entendendo a escola como um espaço indispensável à Educação em Direitos Humanos, devendo incluir em seus projetos políticos pedagógicos institucionais a formação política da comunidade escolar, o desenvolvimento da solidariedade e a valorização do bem comum.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2701Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 25: As múltiplas possibilidades do Ensino de Sociologia; 70-851983-007610.33025/rps.v0i25reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2701/1701Rêgo, Carlos Eduardo OlivaCarneiro, Silzane de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-13T18:21:40Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2701Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-07-13T18:21:40Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
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