DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE E COMUNIDADE: UMA PROPOSTA DE AÇÃO COLETIVA NO TEMPO COMUNIDADE DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2716 |
Resumo: | A presente proposta baseia-se numa ação coletiva dialógica realizada em uma das etapas do Tempo Comunidade do Curso de Licenciatura em Educação do Campo do Centro Universitário Norte do Espírito Santo da Universidade Federal do Espírito Santo, em uma das comunidades de origem dos estudantes: a comunidade Quilombola São Domingos, localizada no município de Conceição da Barra-ES. Esta investigação configura-se como pesquisa participante, onde os docentes e discentes realizaram uma prática interdisciplinar, aliada aos conhecimentos locais. Além de abordar características da pedagogia da alternância, a pesquisa aborda a dialogicidade, a problematização do conhecimento a partir da realidade e a construção de novos saberes. |
id |
CP2-1_b3d4844d6fff18a9e6d2e0a765ad071b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2716 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE E COMUNIDADE: UMA PROPOSTA DE AÇÃO COLETIVA NO TEMPO COMUNIDADE DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPOTempo comunidade. Dialogicidade. Pedagogia da Alternância. Comunidade Quilombola.A presente proposta baseia-se numa ação coletiva dialógica realizada em uma das etapas do Tempo Comunidade do Curso de Licenciatura em Educação do Campo do Centro Universitário Norte do Espírito Santo da Universidade Federal do Espírito Santo, em uma das comunidades de origem dos estudantes: a comunidade Quilombola São Domingos, localizada no município de Conceição da Barra-ES. Esta investigação configura-se como pesquisa participante, onde os docentes e discentes realizaram uma prática interdisciplinar, aliada aos conhecimentos locais. Além de abordar características da pedagogia da alternância, a pesquisa aborda a dialogicidade, a problematização do conhecimento a partir da realidade e a construção de novos saberes. Imperial Editora do Colégio Pedro II2024-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2716Cadernos de Educação Básica; v. 8 n. 1 (2024); 6-202525-28792525-287910.33025/ceb.v8i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2716/2372Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação Básicainfo:eu-repo/semantics/openAccessKavalek, Débora SchmittReis, Ariele Maria Santos dos2024-05-31T20:15:23Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2716Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2024-05-31T20:15:23Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE E COMUNIDADE: UMA PROPOSTA DE AÇÃO COLETIVA NO TEMPO COMUNIDADE DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO |
title |
DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE E COMUNIDADE: UMA PROPOSTA DE AÇÃO COLETIVA NO TEMPO COMUNIDADE DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO |
spellingShingle |
DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE E COMUNIDADE: UMA PROPOSTA DE AÇÃO COLETIVA NO TEMPO COMUNIDADE DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO Kavalek, Débora Schmitt Tempo comunidade. Dialogicidade. Pedagogia da Alternância. Comunidade Quilombola. |
title_short |
DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE E COMUNIDADE: UMA PROPOSTA DE AÇÃO COLETIVA NO TEMPO COMUNIDADE DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO |
title_full |
DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE E COMUNIDADE: UMA PROPOSTA DE AÇÃO COLETIVA NO TEMPO COMUNIDADE DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO |
title_fullStr |
DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE E COMUNIDADE: UMA PROPOSTA DE AÇÃO COLETIVA NO TEMPO COMUNIDADE DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO |
title_full_unstemmed |
DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE E COMUNIDADE: UMA PROPOSTA DE AÇÃO COLETIVA NO TEMPO COMUNIDADE DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO |
title_sort |
DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE E COMUNIDADE: UMA PROPOSTA DE AÇÃO COLETIVA NO TEMPO COMUNIDADE DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO |
author |
Kavalek, Débora Schmitt |
author_facet |
Kavalek, Débora Schmitt Reis, Ariele Maria Santos dos |
author_role |
author |
author2 |
Reis, Ariele Maria Santos dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kavalek, Débora Schmitt Reis, Ariele Maria Santos dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tempo comunidade. Dialogicidade. Pedagogia da Alternância. Comunidade Quilombola. |
topic |
Tempo comunidade. Dialogicidade. Pedagogia da Alternância. Comunidade Quilombola. |
description |
A presente proposta baseia-se numa ação coletiva dialógica realizada em uma das etapas do Tempo Comunidade do Curso de Licenciatura em Educação do Campo do Centro Universitário Norte do Espírito Santo da Universidade Federal do Espírito Santo, em uma das comunidades de origem dos estudantes: a comunidade Quilombola São Domingos, localizada no município de Conceição da Barra-ES. Esta investigação configura-se como pesquisa participante, onde os docentes e discentes realizaram uma prática interdisciplinar, aliada aos conhecimentos locais. Além de abordar características da pedagogia da alternância, a pesquisa aborda a dialogicidade, a problematização do conhecimento a partir da realidade e a construção de novos saberes. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2716 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2716 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2716/2372 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação Básica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação Básica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 8 n. 1 (2024); 6-20 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v8i1 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180525162496 |