DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE E COMUNIDADE: UMA PROPOSTA DE AÇÃO COLETIVA NO TEMPO COMUNIDADE DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kavalek, Débora Schmitt
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Reis, Ariele Maria Santos dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2716
Resumo: A presente proposta baseia-se numa ação coletiva dialógica realizada em uma das etapas do Tempo Comunidade do Curso de Licenciatura em Educação do Campo do Centro Universitário Norte do Espírito Santo da Universidade Federal do Espírito Santo, em uma das comunidades de origem dos estudantes: a comunidade Quilombola São Domingos, localizada no município de Conceição da Barra-ES. Esta investigação configura-se como pesquisa participante, onde os docentes e discentes realizaram uma prática interdisciplinar, aliada aos conhecimentos locais. Além de abordar características da pedagogia da alternância, a pesquisa aborda a dialogicidade, a problematização do conhecimento a partir da realidade e a construção de novos saberes.
id CP2-1_b3d4844d6fff18a9e6d2e0a765ad071b
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2716
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE E COMUNIDADE: UMA PROPOSTA DE AÇÃO COLETIVA NO TEMPO COMUNIDADE DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPOTempo comunidade. Dialogicidade. Pedagogia da Alternância. Comunidade Quilombola.A presente proposta baseia-se numa ação coletiva dialógica realizada em uma das etapas do Tempo Comunidade do Curso de Licenciatura em Educação do Campo do Centro Universitário Norte do Espírito Santo da Universidade Federal do Espírito Santo, em uma das comunidades de origem dos estudantes: a comunidade Quilombola São Domingos, localizada no município de Conceição da Barra-ES. Esta investigação configura-se como pesquisa participante, onde os docentes e discentes realizaram uma prática interdisciplinar, aliada aos conhecimentos locais. Além de abordar características da pedagogia da alternância, a pesquisa aborda a dialogicidade, a problematização do conhecimento a partir da realidade e a construção de novos saberes. Imperial Editora do Colégio Pedro II2024-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2716Cadernos de Educação Básica; v. 8 n. 1 (2024); 6-202525-28792525-287910.33025/ceb.v8i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2716/2372Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação Básicainfo:eu-repo/semantics/openAccessKavalek, Débora SchmittReis, Ariele Maria Santos dos2024-05-31T20:15:23Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2716Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2024-05-31T20:15:23Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE E COMUNIDADE: UMA PROPOSTA DE AÇÃO COLETIVA NO TEMPO COMUNIDADE DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
title DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE E COMUNIDADE: UMA PROPOSTA DE AÇÃO COLETIVA NO TEMPO COMUNIDADE DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
spellingShingle DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE E COMUNIDADE: UMA PROPOSTA DE AÇÃO COLETIVA NO TEMPO COMUNIDADE DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
Kavalek, Débora Schmitt
Tempo comunidade. Dialogicidade. Pedagogia da Alternância. Comunidade Quilombola.
title_short DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE E COMUNIDADE: UMA PROPOSTA DE AÇÃO COLETIVA NO TEMPO COMUNIDADE DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
title_full DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE E COMUNIDADE: UMA PROPOSTA DE AÇÃO COLETIVA NO TEMPO COMUNIDADE DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
title_fullStr DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE E COMUNIDADE: UMA PROPOSTA DE AÇÃO COLETIVA NO TEMPO COMUNIDADE DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
title_full_unstemmed DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE E COMUNIDADE: UMA PROPOSTA DE AÇÃO COLETIVA NO TEMPO COMUNIDADE DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
title_sort DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE E COMUNIDADE: UMA PROPOSTA DE AÇÃO COLETIVA NO TEMPO COMUNIDADE DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
author Kavalek, Débora Schmitt
author_facet Kavalek, Débora Schmitt
Reis, Ariele Maria Santos dos
author_role author
author2 Reis, Ariele Maria Santos dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kavalek, Débora Schmitt
Reis, Ariele Maria Santos dos
dc.subject.por.fl_str_mv Tempo comunidade. Dialogicidade. Pedagogia da Alternância. Comunidade Quilombola.
topic Tempo comunidade. Dialogicidade. Pedagogia da Alternância. Comunidade Quilombola.
description A presente proposta baseia-se numa ação coletiva dialógica realizada em uma das etapas do Tempo Comunidade do Curso de Licenciatura em Educação do Campo do Centro Universitário Norte do Espírito Santo da Universidade Federal do Espírito Santo, em uma das comunidades de origem dos estudantes: a comunidade Quilombola São Domingos, localizada no município de Conceição da Barra-ES. Esta investigação configura-se como pesquisa participante, onde os docentes e discentes realizaram uma prática interdisciplinar, aliada aos conhecimentos locais. Além de abordar características da pedagogia da alternância, a pesquisa aborda a dialogicidade, a problematização do conhecimento a partir da realidade e a construção de novos saberes.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2716
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2716
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2716/2372
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação Básica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação Básica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 8 n. 1 (2024); 6-20
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v8i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180525162496