A escuta na escola regular: reflexões e relatos de experiências de professores de Educação Musical do Colégio Pedro II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Milena Tibúrcio de Oliveira Antunes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, João Marcelo Lanzillotti da, Machado, Roberto Stepheson Anchiêta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1386
Resumo: Apresentamos três relatos de experiências de aulas de música no Colégio Pedro II. Tais relatos tiveram como ponto comum atividades que envolveram a escuta, esta ampliada e ressaltada a partir das discussões levantadas sobre conceito e gosto musical e através da criação musical com alunos. Dando respaldo ao intento, dialogamos com referenciais teóricos acerca da escuta com Schaeffer (1993), Meyer (1956) e Sekeff (2002); sobre Educação Musical com Swanwick (2003), Schafer (1991), Brito (2003) e Green (2012); sobre aprendizagem com Perrenoud (2000) e sobre infância com Benjamin (1987) e Vigotski (2008), dentre outros aqui elencados. A partir dos diálogos estabelecidos, procurou-se refletir sobre a prática pedagógico-musical dos docentes envolvidos, aliando a essa condição contribuições advindas da literatura elegida para fomentar troca de saberes e, consequentemente, aprendizagens.
id CP2-1_b7b2c0a550c99ba1bad0f3750aa02e8d
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1386
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling A escuta na escola regular: reflexões e relatos de experiências de professores de Educação Musical do Colégio Pedro IIApresentamos três relatos de experiências de aulas de música no Colégio Pedro II. Tais relatos tiveram como ponto comum atividades que envolveram a escuta, esta ampliada e ressaltada a partir das discussões levantadas sobre conceito e gosto musical e através da criação musical com alunos. Dando respaldo ao intento, dialogamos com referenciais teóricos acerca da escuta com Schaeffer (1993), Meyer (1956) e Sekeff (2002); sobre Educação Musical com Swanwick (2003), Schafer (1991), Brito (2003) e Green (2012); sobre aprendizagem com Perrenoud (2000) e sobre infância com Benjamin (1987) e Vigotski (2008), dentre outros aqui elencados. A partir dos diálogos estabelecidos, procurou-se refletir sobre a prática pedagógico-musical dos docentes envolvidos, aliando a essa condição contribuições advindas da literatura elegida para fomentar troca de saberes e, consequentemente, aprendizagens.Colégio Pedro II2017-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1386Interlúdio - Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; v. 3 n. 3 (2015): Interlúdio: Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; 9-222594407X2236121910.33025/irdemcp2.v3i3reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1386/1018Caetano, Milena Tibúrcio de Oliveira AntunesSilva, João Marcelo Lanzillotti daMachado, Roberto Stepheson Anchiêtainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-28T23:09:45Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1386Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-07-28T23:09:45Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv A escuta na escola regular: reflexões e relatos de experiências de professores de Educação Musical do Colégio Pedro II
title A escuta na escola regular: reflexões e relatos de experiências de professores de Educação Musical do Colégio Pedro II
spellingShingle A escuta na escola regular: reflexões e relatos de experiências de professores de Educação Musical do Colégio Pedro II
Caetano, Milena Tibúrcio de Oliveira Antunes
title_short A escuta na escola regular: reflexões e relatos de experiências de professores de Educação Musical do Colégio Pedro II
title_full A escuta na escola regular: reflexões e relatos de experiências de professores de Educação Musical do Colégio Pedro II
title_fullStr A escuta na escola regular: reflexões e relatos de experiências de professores de Educação Musical do Colégio Pedro II
title_full_unstemmed A escuta na escola regular: reflexões e relatos de experiências de professores de Educação Musical do Colégio Pedro II
title_sort A escuta na escola regular: reflexões e relatos de experiências de professores de Educação Musical do Colégio Pedro II
author Caetano, Milena Tibúrcio de Oliveira Antunes
author_facet Caetano, Milena Tibúrcio de Oliveira Antunes
Silva, João Marcelo Lanzillotti da
Machado, Roberto Stepheson Anchiêta
author_role author
author2 Silva, João Marcelo Lanzillotti da
Machado, Roberto Stepheson Anchiêta
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caetano, Milena Tibúrcio de Oliveira Antunes
Silva, João Marcelo Lanzillotti da
Machado, Roberto Stepheson Anchiêta
description Apresentamos três relatos de experiências de aulas de música no Colégio Pedro II. Tais relatos tiveram como ponto comum atividades que envolveram a escuta, esta ampliada e ressaltada a partir das discussões levantadas sobre conceito e gosto musical e através da criação musical com alunos. Dando respaldo ao intento, dialogamos com referenciais teóricos acerca da escuta com Schaeffer (1993), Meyer (1956) e Sekeff (2002); sobre Educação Musical com Swanwick (2003), Schafer (1991), Brito (2003) e Green (2012); sobre aprendizagem com Perrenoud (2000) e sobre infância com Benjamin (1987) e Vigotski (2008), dentre outros aqui elencados. A partir dos diálogos estabelecidos, procurou-se refletir sobre a prática pedagógico-musical dos docentes envolvidos, aliando a essa condição contribuições advindas da literatura elegida para fomentar troca de saberes e, consequentemente, aprendizagens.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1386
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1386
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1386/1018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Interlúdio - Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; v. 3 n. 3 (2015): Interlúdio: Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; 9-22
2594407X
22361219
10.33025/irdemcp2.v3i3
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042181014847489