A escuta na escola regular: reflexões e relatos de experiências de professores de Educação Musical do Colégio Pedro II
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1386 |
Resumo: | Apresentamos três relatos de experiências de aulas de música no Colégio Pedro II. Tais relatos tiveram como ponto comum atividades que envolveram a escuta, esta ampliada e ressaltada a partir das discussões levantadas sobre conceito e gosto musical e através da criação musical com alunos. Dando respaldo ao intento, dialogamos com referenciais teóricos acerca da escuta com Schaeffer (1993), Meyer (1956) e Sekeff (2002); sobre Educação Musical com Swanwick (2003), Schafer (1991), Brito (2003) e Green (2012); sobre aprendizagem com Perrenoud (2000) e sobre infância com Benjamin (1987) e Vigotski (2008), dentre outros aqui elencados. A partir dos diálogos estabelecidos, procurou-se refletir sobre a prática pedagógico-musical dos docentes envolvidos, aliando a essa condição contribuições advindas da literatura elegida para fomentar troca de saberes e, consequentemente, aprendizagens. |
id |
CP2-1_b7b2c0a550c99ba1bad0f3750aa02e8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1386 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
A escuta na escola regular: reflexões e relatos de experiências de professores de Educação Musical do Colégio Pedro IIApresentamos três relatos de experiências de aulas de música no Colégio Pedro II. Tais relatos tiveram como ponto comum atividades que envolveram a escuta, esta ampliada e ressaltada a partir das discussões levantadas sobre conceito e gosto musical e através da criação musical com alunos. Dando respaldo ao intento, dialogamos com referenciais teóricos acerca da escuta com Schaeffer (1993), Meyer (1956) e Sekeff (2002); sobre Educação Musical com Swanwick (2003), Schafer (1991), Brito (2003) e Green (2012); sobre aprendizagem com Perrenoud (2000) e sobre infância com Benjamin (1987) e Vigotski (2008), dentre outros aqui elencados. A partir dos diálogos estabelecidos, procurou-se refletir sobre a prática pedagógico-musical dos docentes envolvidos, aliando a essa condição contribuições advindas da literatura elegida para fomentar troca de saberes e, consequentemente, aprendizagens.Colégio Pedro II2017-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1386Interlúdio - Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; v. 3 n. 3 (2015): Interlúdio: Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; 9-222594407X2236121910.33025/irdemcp2.v3i3reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1386/1018Caetano, Milena Tibúrcio de Oliveira AntunesSilva, João Marcelo Lanzillotti daMachado, Roberto Stepheson Anchiêtainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-28T23:09:45Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1386Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-07-28T23:09:45Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escuta na escola regular: reflexões e relatos de experiências de professores de Educação Musical do Colégio Pedro II |
title |
A escuta na escola regular: reflexões e relatos de experiências de professores de Educação Musical do Colégio Pedro II |
spellingShingle |
A escuta na escola regular: reflexões e relatos de experiências de professores de Educação Musical do Colégio Pedro II Caetano, Milena Tibúrcio de Oliveira Antunes |
title_short |
A escuta na escola regular: reflexões e relatos de experiências de professores de Educação Musical do Colégio Pedro II |
title_full |
A escuta na escola regular: reflexões e relatos de experiências de professores de Educação Musical do Colégio Pedro II |
title_fullStr |
A escuta na escola regular: reflexões e relatos de experiências de professores de Educação Musical do Colégio Pedro II |
title_full_unstemmed |
A escuta na escola regular: reflexões e relatos de experiências de professores de Educação Musical do Colégio Pedro II |
title_sort |
A escuta na escola regular: reflexões e relatos de experiências de professores de Educação Musical do Colégio Pedro II |
author |
Caetano, Milena Tibúrcio de Oliveira Antunes |
author_facet |
Caetano, Milena Tibúrcio de Oliveira Antunes Silva, João Marcelo Lanzillotti da Machado, Roberto Stepheson Anchiêta |
author_role |
author |
author2 |
Silva, João Marcelo Lanzillotti da Machado, Roberto Stepheson Anchiêta |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caetano, Milena Tibúrcio de Oliveira Antunes Silva, João Marcelo Lanzillotti da Machado, Roberto Stepheson Anchiêta |
description |
Apresentamos três relatos de experiências de aulas de música no Colégio Pedro II. Tais relatos tiveram como ponto comum atividades que envolveram a escuta, esta ampliada e ressaltada a partir das discussões levantadas sobre conceito e gosto musical e através da criação musical com alunos. Dando respaldo ao intento, dialogamos com referenciais teóricos acerca da escuta com Schaeffer (1993), Meyer (1956) e Sekeff (2002); sobre Educação Musical com Swanwick (2003), Schafer (1991), Brito (2003) e Green (2012); sobre aprendizagem com Perrenoud (2000) e sobre infância com Benjamin (1987) e Vigotski (2008), dentre outros aqui elencados. A partir dos diálogos estabelecidos, procurou-se refletir sobre a prática pedagógico-musical dos docentes envolvidos, aliando a essa condição contribuições advindas da literatura elegida para fomentar troca de saberes e, consequentemente, aprendizagens. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1386 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1386 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1386/1018 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interlúdio - Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; v. 3 n. 3 (2015): Interlúdio: Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; 9-22 2594407X 22361219 10.33025/irdemcp2.v3i3 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042181014847489 |